Tunísia planeia desenvolver plataforma de visto eletrónico para transformar o turismo
A Tunísia lançou um concurso internacional para desenvolver uma plataforma digital para a solicitação de vistos eletrónicos (e-visto). Este projeto insere-se na iniciativa “Tunísia Digital 2025”, que visa modernizar e digitalizar os serviços públicos do país, facilitando os procedimentos administrativos visitantes estrangeiros.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
O principal objetivo, embora não seja o caso de Portugal, é tornar o processo de pedido de visto mais rápido, acessível e seguro, reduzindo assim os tempos de espera e simplificando o processo para turistas e viajantes de negócios.
A plataforma de e-visto permitirá aos requerentes submeter os seus ficheiros online, pagar as taxas exigidas e acompanhar o andamento do seu pedido, sem ter que se deslocar fisicamente às embaixadas ou consulados.
Esta iniciativa é também uma alavanca para impulsionar o setor do turismo na Tunísia, ao atrair mais viajantes internacionais graças a um procedimento de visto simplificado.
O financiamento do projeto é fornecido por um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), destacando a importância da cooperação internacional para este tipo de projetos de transformação digital. A empresa selecionada será responsável por projetar, desenvolver e implantar a plataforma, com atenção especial à segurança dos dados e à experiência do consumidor.
A Tunísia planeia adjudicar o contrato para este projeto estratégico até 15 de outubro de 2024, prevendo-se que a plataforma esteja operacional pouco depois. Este programa faz parte de uma série de iniciativas mais amplas que visam modernizar a infraestrutura digital do país e posicionar a Tunísia como líder na transformação digital no Norte de África.