Turquia tem como meta 61 milhões de chegadas de turistas até final do ano
A Turquia está a rever em alta as suas metas de encerramento para 2024, que avançam agora para uma meta de 61 milhões de visitantes em comparação com os 60 inicialmente previstos.
Publituris
O ministro da Cultura e Turismo da Turquia, Mehmet Nuri Ersoy, manifestou-se otimista após apresentar os resultados dos primeiros nove meses do ano em que o destino alcançou um aumento de 6,6% nas receitas turísticas, que atingiram 46,9 mil milhões de dólares. Igualmente, entre janeiro e setembro, as entradas de turistas internacionais subiram 6,8% para 41,9 milhões. Incluindo os turcos que vivem no estrangeiro, o número total de visitantes atingiu 49,2 milhões.
Entre os turistas estrangeiros que visitam a Turquia, a maior parte vai para os provenientes da Rússia, representando 13% do total (5,5 milhões, um aumento de 5,9% face ao ano anterior), seguidos pelos alemães com 5,2 milhões de chegadas, um aumento de 6,2%, enquanto o número de turistas do Reino Unido cresceu 16,5%, para 3,7 milhões. Também os turistas provenientes da França tiveram um crescimento de 70% desde o fim da pandemia, devendo mesmo ocupar em breve a segunda posição no ranking dos países mais visitados da Europa, segundo relatório da WTM.
Entretanto, o governante anunciou na Haberturk TV que a indústria do turismo da Turquia pretende subir ainda mais no ranking global de turismo, declarando que o país agora está na “primeira liga” do turismo.
Com uma meta de receitas de 60 mil milhões de dólares este ano, as aspirações da Turquia são de chegar ao topo dos três primeiros lugares no ranking mundial de turismo. No ano passado, o país ficou em quinto lugar globalmente, e este ano a deve fechar em quarto lugar. “O nosso objetivo é garantir um lugar entre os três primeiros”, disse Ersoy, expressando otimismo de que o destino continuará a construir esse ímpeto anualmente.
O ministro destacou um crescimento notável nos números de turismo de mercados como Estados Unidos, China e Coreia do Sul. No ano passado, a Turquia recebeu mais de um milhão de turistas americanos, um número que deve ultrapassar 1,5 milhão este ano. Da mesma forma, os números de visitantes da China e Coreia do Sul cresceram substancialmente.
Refira-se que a Agência Turca de Promoção e Desenvolvimento do Turismo (TGA) tem sido fundamental no marketing da Turquia no exterior, conduzindo 179 campanhas em colaboração com companhias aéreas e operadoras de turismo em 39 países. A TGA também estabeleceu parcerias com 15 canais de viagens digitais, alcançando 30 países, ao mesmo tempo que tem vindo a trabalhar para mostrar mais regiões além do centro turístico do Mediterrâneo, Antalya.
“Agora estamos a trazer o Egeu, a Anatólia Oriental e o Mar Negro para os holofotes. A Capadócia e outros locais de património cultural tornam a Turquia inigualável neste campo”, declarou Ersoy, acrescentando que o objetivo é estender as atividades turísticas por todos os 12 meses do ano, alavancando os ricos recursos históricos e culturais do país.