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Tribunal português condena Ryanair por cobrar taxas sobre malas de cabine. ANAV aplaude

A ANAV aplaude a decisão da Comarca de Braga que condena a Ryanair por considerar ilegal a cobrança de taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine, e recorda que está a trabalhar para garantir maiores proteções aos agentes de viagens face a esta companhia aérea.

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A ANAV aplaude a decisão da Comarca de Braga que condena a Ryanair por considerar ilegal a cobrança de taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine, e recorda que está a trabalhar para garantir maiores proteções aos agentes de viagens face a esta companhia aérea.

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Em nota de imprensa, a ANAV– Associação Nacional de Agências de Viagens, congratula-se com a decisão que acaba de ser proferida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Braga, ao condenar a Ryanair por considerar ilegal a companhia aérea cobrar taxas adicionais aos passageiros que transportam malas de cabine, uma vez que “trata-se de uma violação dos direitos do consumidor”, conforme referiu o juiz que julgou o caso.

A ANAV lembra que tem intimado a referida companhia aérea para que esta termine com “as suas práticas abusivas”, nomeadamente contra os agentes de viagens e, como consequência, contra os clientes finais. A decisão do Tribunal de Braga “vem dar razão e reforçar as interpelações da ANAV para que a Ryanair arrepie caminho no que toca a

respeitar o mercado português, as agências de viagens e os seus clientes”, indica Miguel Quintas, presidente da associação, avançando que “este tema da ilegalidade de cobrança de taxas adicionais pelas malas de cabine, era já um dos pontos da nossa agenda, que agora se vê alavancada pela decisão do Tribunal de Braga. Mas, não se esgota aqui”, assegura.

Recorde-se que a ANAV anunciou, no início deste ano, que se encontrava a recolher dados e informações junto das agências de viagens sobre as práticas abusivas da Ryanair no mercado nacional, e “a consequência dessa avaliação poderia resultar numa possível ação ou queixa formal contra a companhia”.

Miguel Quintas informou que anunciará novidades em breve, sendo que, “para a ANAV, a defesa dos interesses das agências de viagens e dos seus clientes finais não pode ser subjugada pela dimensão de nenhuma empresa ou entidade”.

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Tecnologia

Unicâmbio facilita gestão de dinheiro para quem viaja com nova carteira digital

Unimoney é a nova carteira digital da Unicâmbio que permite gerir o dinheiro no telemóvel em mais de 50 moedas diferentes, facilitando a vida a quem viaja.

A Unicâmbio apresentou esta terça-feira, 17 de setembro, uma nova carteira digital e disponível em formato mobile (iOS e Android). A Unimoney foi desenhada pela Unicâmbio e permite o acesso a uma conta de pagamentos, com funcionalidades exclusivas para os utilizadores, criada para chegar a um público mais vasto através de um canal digital, permitindo gerir o dinheiro dos utilizadores com maior facilidade e comodidade, liberdade e segurança nos serviços prestados.

Ao oferecer suporte para mais de 50 moedas diferentes, os clientes têm a possibilidade de gerir os seus fundos e realizar conversões cambiais instantâneas, sem a necessidade de recorrer a balcões físicos. Esta flexibilidade é ideal para viajantes, expatriados ou para quem realiza transações internacionais com frequência.

Os utilizadores têm acesso também a um cartão de pagamentos virtual e físico em diferentes moedas, esperando a empresa chegar às 16 moedas até ao final do ano de 2024, podendo ser utilizado em qualquer parte do mundo para realizar compras e levantar dinheiro em caixas multibanco.

Os utilizadores podem, igualmente, carregar a carteira Unimoney por transferência bancária, referência multibanco ou MBWay.

Diogo Cardoso, Head of Product da FinPay, responsável pela solução tecnológica da nova carteira digital, adiantou ao Publituris que, com esta App é possível “efetuar a reserva de dinheiro para posteriormente levantar em qualquer balcão da Unicâmbio ou utilizá-lo através do smartphone ou no cartão físico que surgirá até ao final do ano”.

Limitado a um valor não superior a 10.000 euros, o cartão terá custos de aquisição, mas não de manutenção, a Unimoney permitirá, em breve, pagamentos de serviços e transferências Western Union.

Relativamente ao turista/viajantes, a Unicâmbio refere que a Unimoney se destina a um cliente que “não quer viajar com todo o orçamento na carteira, que valoriza planear os seus gastos com antecedências e com capacidade para fazer reserva de moeda ou levantamento no local de destino”.

A Unimoney disponibiliza ainda aos seus utilizadores dois cartões de débito virtuais, cada um numa divisa diferente (Euros e Libras), de modo a oferecer maior flexibilidade e conveniência durantes viagens internacionais. Para breve está previsto o lançamento de um cartão multi-divisas com mais de 10 moedas.

O que é possível fazer com a carteira digital Unimoney:

  • Carregar fundos
  • Câmbio de moeda
  • Levantamento de moeda estrangeira
  • Envio de dinheiro
  • Realizar pagamentos
  • Carregamento de telemóvel e compra de vouchers

 

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Alojamento

Mercan Properties inaugura Holiday Inn Express Porto-Boavista após investimento de 21M€

O hotel localizado na Rua de 5 de Outubro soma 91 quartos à oferta hoteleira da cidade do Porto e pretende captar viajantes de negócios. O promotor aponta que a unidade hoteleira vai criar 32 postos de trabalho diretos.

O Grupo Mercan Properties inaugura esta terça-feira, 17 de setembro, o seu mais recente empreendimento na cidade Invicta, o Holiday Inn Express Porto-Boavista.

Sob a insígnia da InterContinental Hotels Group (IHG), o projeto representa um investimento de 21 milhões de euros e a criação de 32 postos de trabalho diretos, de acordo com o promotor.

O hotel localizado na Rua de 5 de Outubro conta com 91 quartos, um restaurante e zona de bar, sendo que a gestão hoteleira ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management. Este hotel faz também parte “do projeto de reabilitação urbana que o Grupo Mercan Properties tem desenvolvido na região do Porto”, como o mesmo refere em nota de imprensa, cidade onde conta com oito hotéis em funcionamento e três em construção.

“O Porto foi a nossa casa, quando em 2015 chegámos a Portugal. Foi aqui que começámos a desenvolver os nossos primeiros projetos e é aqui onde temos encontrado mais oportunidades de reabilitação urbana. O Holiday Inn Express Porto-Boavista pretende oferecer um novo serviço à cidade, estando localizado numa área maioritariamente empresarial, mas também com uma grande oferta cultural e turística”, afirma Jordi Vilanova, presidente do Grupo Mercan Properties em Portugal.

O novo Holiday Inn Express Porto-Boavista é o segundo hotel inaugurado este ano sob a insígnia InterContinental Hotels Group (IHG), juntando-se ao Holiday Inn Beja e ao Holiday Inn Express Évora, cuja abertura está prevista ainda para este ano.

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“O Mundo é Solférias!”: Evento de Lisboa adiado para 23 de setembro

Devido à situação de alerta para risco de incêndio declarada pelo governo e consequente declaração de proibição de circulação em espaços florestais, o operador turístico foi obrigado a alterar a data do evento “O Mundo é Solférias!”, que estava agendado para esta terça-feira, 17 de setembro, no Clube Monsanto Secret Spot, em Lisboa.

De acordo com nota da Solférias, esta decisão foi tomada tendo em vista a segurança de todos os participantes e em respeito pelas diretrizes estabelecidas pelas autoridades competentes.

No entanto, o operador turístico indica que este é apenas um adiamento, uma vez que confirma que o evento terá lugar na próxima segunda-feira, 23 de setembro de 2024, no Clube Monsanto Secret Spot a partir das 19h00, ou seja, mantem-se o local e a hora.

“Agradecemos desde já toda a vossa compreensão e colaboração e esperamos por todos vocês na próxima segunda-feira, no mesmo local, à mesma hora e com a mesma disposição”, destaca-se no comunicado.

Mais informa que, em relação ao evento, com o mote “Vem connosco antecipar o Ano Novo”, que se irá realizar no Porto, no dia 19 de setembro, quinta-feira, continua confirmado e sem qualquer alteração.

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Franceses viajaram menos para o exterior neste verão

Globalmente, o número de saídas de franceses para o estrangeiro diminuiu 14% no médio curso em julho, e 2% em agosto, as mesmas tendências para viagens de longo curso, segundo o barómetro da Travel Enterprises (EDV), o sindicato do setor, que agrega as vendas das agências de viagens, presenciais e online.

Espanha, Grécia e Tunísia continuam a ser os destinos mais populares para os franceses, mas estão em declínio, observaram as agências de viagens e os operadores turísticos de França, no momento em que se inicia, em Paris, a feira de turismo IFTM TOP RESA. A Itália, por outro lado, atrai um número crescente de franceses.

Estes profissionais relatam um verão como nenhum outro. Globalmente, o número de saídas para o estrangeiro diminuiu: − 14% no médio curso em julho, e − 2% em agosto. Mesmas tendências para viagens de longo curso, de acordo com dados da Travel Enterprises (EDV).

Defendem que as Olimpíadas perturbaram o ecossistema. As pessoas anteciparam dificuldades nos aeroportos ou decidiram comparecer aos Jogos. Por outro lado, no início do ano, as passagens aéreas para o verão estavam uma loucura. Os preços caíram pouco antes da temporada, mas já era tarde demais.

Neste verão, o trio de destinos estrangeiros mais reservados manteve-se o mesmo: Espanha, Grécia e Tunísia, ainda que os três tenham registado menos partidas do que em 2023. Além do aumento dos preços, o medo das altas temperaturas – com a multiplicação da onda de calor episódios no Mediterrâneo – podem explicar esta menor atratividade. Por outro lado, o quarto destino no pódio, a Itália, teve muito sucesso, graças às inúmeras ofertas hoteleiras a bons preços e acessíveis, uma vez que não havia necessidade de utilização da componente voo.

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Soltour reformula site com mais de 100 novas funcionalidades

O operador turístico Soltour acaba de reformular o seu website com objetivo de satisfazer as necessidades dos agentes de viagens, melhorando a utilização, a rapidez e a diversidade de produtos, com mais de 100 opções.

A Soltour responde às necessidades das agências de viagens com uma nova versão do seu website, soltour.com. Esta plataforma digital foi completamente redesenhada para melhorar a utilização, a rapidez e a diversidade de produtos.

O novo website inclui mais de 100 funcionalidades inovadoras destinadas a proporcionar aos agentes de viagens os benefícios das últimas tecnologias. Estas funcionalidades incluem a criação instantânea de documentos PDF, partilha nas redes sociais, produtos com códigos QR e a pesquisa de produtos com inteligência artificial.

A empresa também otimizou a velocidade do seu website, permitindo que as agências de viagens façam pesquisas e cheguem ao passo final em cerca de 20 segundos.

O operador turístico procura, através da nova plataforma, responder à evolução do perfil do viajante, mais exigente e ligado à tecnologia, com uma oferta de produtos alargada e adaptada às necessidades de cada consumidor. Os agentes de viagens podem encontrar pacotes de férias para mais de 50 destinos com ligações a partir de Lisboa e do Porto, hotéis de cidade e à beira-mar ao melhor preço em mais de 3 mil destinos, voos + hotel completamente personalizados e mais de 150 circuitos pelo mundo inteiro.

A empresa deu mais um passo no sentido da personalização completa dos seus pacotes turísticos, disponibilizando um novo produto de pacotes livres: uma nova oferta com mais de 100 pacotes que dão liberdade para personalizar o número de dias em cada destino.

Para além disso, o website permite pesquisar a viagem ideal, selecionando os aeroportos de origem preferidos por parte da agência e personalizando todas as ofertas e produtos de acordo com essa origem.

 

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A4E insta novo Comissário dos Transportes a apoiar um setor da aviação europeu “forte e competitivo”

Depois de a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter dado a conhecer os novos comissários, a Airlines for Europe não perdeu tempo e reforçou os principais domínios em que o novo Comissário se deve concentrar.

Conhecida que está a equipa de Comissários proposta por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, a Airlines for Europe (A4E) veio congratular-se com a nomeação de Apostolos Tzitzikostas para o cargo de Comissário para o Transporte Sustentável e Turismo, salientando, desde logo, que o grego deverá apoiar um setor da aviação europeu forte e competitivo para acelerar a descarbonização.

Numa pasta que junta, igualmente, o turismo, a A4E insta Apostolos Tzitzikostas a adotar uma abordagem regulamentar pragmática que dê prioridade a um setor europeu de transportes aéreos forte e competitivo, mais bem posicionado para acelerar o progresso no sentido de emissões líquidas nulas de carbono. Na sua carta de missão alternativa, a A4E descreve os principais domínios em que o novo Comissário dos Transportes se deve concentrar. Assim, “Reformar o espaço aéreo europeu; Acelerar a produção de tecnologias e combustíveis alternativos; Combater as fugas de carbono e de empresas; e Concluir o mercado único da aviação”, deverão ser, segundo a A4E as prioridades do novo comissário grego.

O recente relatório de Mario Draghi sobre a competitividade europeia sublinha que os transportes são um dos principais pontos fortes da União Europeia (UE). No entanto, “a persistente falta de integração da UE e a fraca concorrência” continuam a comprometer a capacidade e a conectividade em toda a Europa, admite a A4E.

“A nova Comissão tem agora a oportunidade de dar prioridade aos transportes e de abordar estas questões para melhorar as viagens aéreas para os milhões de europeus que delas dependem diariamente”.

Ourania Georgoutsakou, diretora-geral da A4E, salienta, assim, que “os transportes são fundamentais para o êxito da União Europeia que vemos atualmente”, frisando que o comissário indigitado tem uma agenda “cada vez mais rica, desde a reforma do espaço aéreo ao combate às emissões de carbono e às fugas de informação das empresas, passando pela conclusão do mercado único da aviação.”

“A competitividade é a palavra de ordem em Bruxelas neste momento e é fundamental para permitir que as companhias aéreas europeias contribuam para a transição sustentável. Ao enfrentar os desafios delineados na nossa carta de missão alternativa, o comissário indigitado pode ajudar a garantir que as companhias aéreas continuem a servir a Europa e a desempenhar o seu papel na transição para um futuro sustentável.”

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Turismo da Madeira e Airmet juntam-se na promoção do Porto Santo

A Airmet e o Turismo da Madeira associaram-se numa campanha pós-verão para promover a ilha do Porto Santo, para reservas até 30 de setembro e viagens até 31 de dezembro de 2024.

Com o mote “Porto Santo – A Harmonia Perfeita Aqui Tão Perto”, esta campanha tem como objetivo destacar a Ilha Dourada como um local perfeito para desfrutar de férias de praia, mesmo após o pico do verão, e promovendo-a como um destino acessível e encantador a menos de duas horas de Portugal Continental.

Os pacotes promocionais estarão disponíveis nas agências da rede Airmet, com reservas a serem feitas até 30 de setembro para viagens até 31 de dezembro. A iniciativa incentiva os turistas a aproveitarem meses menos convencionais para férias na ilha, como setembro, outubro, novembro e dezembro.

Além de toda a oferta promocional, a Airmet vai disponibilizar um apoio adicional às agências de viagens que promovam os materiais gráficos da campanha nas suas redes sociais, podendo beneficiar de um reembolso de 50% sobre o valor investido em anúncios pagos nas redes sociais, conforme as condições da campanha.

Luís Henriques, diretor geral da Airmet, destacou que Porto Santo “é um verdadeiro tesouro escondido que merece ser descoberto em todas as estações”.

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INSIDER propõe uma Madeira “luxury”

A operar há dois anos na Madeira, a INSIDER oferece programas exclusivos e experiências únicas para clientes que procuram uma abordagem personalizada para explorar a verdadeira essência da ilha. Esta jovem DMC propõe, assim, uma Madeira mais “luxury”, fugindo dos tradicionais pacotes pré-formatados, para propostas “tailor made”, explicou ao Publituris o seu Managing Partner, Filipe Fraga.

Baseada da Madeira, a INISIDER, que no início do ano havia comunicado a sua expansão para os Açores, decidiu não avançar com o negócio e, segundo revelou ao Publituris o seu Managing Partner, Filipe Fraga, vai manter, “para já” a sua operação na ilha sede. “Mantemos tudo como estava antes, operando na Madeira”, disse, acrescentando que “não vamos avançar, pelo menos este ano, tendo optado por um crescimento mais sustentado”.

Com dois anos de existência, esta DMC, que se identifica como uma agência boutique de pessoas para pessoas, diferencia-se de outros DMC que existem na região, propondo viagens autênticas e feitas à medida para viajantes exigentes que procuram experiências únicas na ilha da Madeira. “Como se sabe, a Madeira é uma região turística que sempre viveu da operação turística, daqueles modelos clássicos do turismo, da operação charter e dos grandes operadores. Portanto, existem algumas ou várias agências e DMC que continuam a operar e a trabalhar com esse modelo de negócio”, apontou Filipe Fraga, destacando que “nós aparecemos no mercado há dois anos posicionando-nos como uma DMC tailor made”.

Neste sentido “tudo é feito à medida, cada cliente é um cliente, não vendemos pacotes, não temos nada pré-definido e só vendemos atividades privadas, ou seja, não comercializamos as típicas excursões de Half Day ou de Full Day. O nosso conceito é querer mostrar uma parte mais exclusiva do destino Madeira, fugindo às grandes atrações turísticas e ao turismo de massa”.

O que faz a diferença
O responsável acentua que “diferenciamos nesse sentido, porque para já não existem outros players a operar e focados neste segmento de mercado na Madeira, diria de ‘luxury’. Não pretendemos e nem trabalhamos os mesmos sítios e as mesmas atrações turísticas que todos nós conhecemos na ilha. No entanto, como somos agência de viagens algumas vezes nos pedem para reservar os carros de cesto, por exemplo”, esclareceu, sublinhando ainda que “na agência conseguimos reservar, tratar de tudo e vender todas essas atividades, mas não promovemos, nem as vendemos proactivamente”.

Filipe Fraga assume que “fizemos aqui um trabalho também de formatação de produto nosso, no sentido em que criámos algumas experiências autênticas e sempre numa ótica privada, ou seja, os nossos clientes desfrutam das atividades sempre em privado”.

Uma ou outra vez a INISIDER trabalha com pequenos grupos, não de incentivos de 100, 200 ou 300 pessoas, “esse não é o nosso segmento. Quando digo grupo, estamos a falar 15, 20 pessoas, 30, única forma de manter uma oferta de atividades mais exclusiva”.

Filipe Fraga, Managing Partner da INSIDER

O que propor a um cliente mais exclusivo
O Managing Partner da empresa deu-nos alguns exemplos das atividades que podem propor a um cliente mais exclusivo.

“Recebemos os pedidos de reserva, e para desenhamos os programas precisamos de um briefing com o perfil do cliente, sobre o que procura porque muitas das vezes não nos pedem algo especificamente”, esclareceu.

Para um dia na Madeira um pouco diferente, a INSIDER pode sugerir: “Acordar bem cedo,

antes do nascer do sol, levarmos os clientes até à montanha, organizarmos lá um pequeno-almoço em cima das nuvens, num dos picos mais altos da Madeira, para terem aquele momento de contemplação do nascer do sol, depois do pequeno-almoço podemos descer, vamos ao mar. Levamos um chefe a bordo de um veleiro privado que irá preparar um almoço com produtos típicos da região, e para os clientes usufruírem e darem mergulhos numa baía privada, longe das confusões dos catamarãs grandes. Na volta, podem fazer uma prova do Vinho Madeira. Em vez de irmos à Blandy’s Wine Lodge, por exemplo, que tem muita gente e muito turismo, formatamos um produto diferente, vamos à torre do Museu de Arte Sacra, que é no centro do Funchal, onde conseguimos colocar um sommelier, e o museu fica fechado para os nossos clientes. Finalmente, podemos terminar o dia com um Jeep Tour, vamos à costa oeste da ilha, onde o sol se põe, e lá num terreno privado, conseguimos fazer também um piquenique, algo mais informal”.

Importa salientar que a INSIDER oferece uma diversidade de clusters focados em quatro áreas: gastronomia; terra e montanha; mar; e artes e cultura. No que diz respeito às artes e cultura promovem, igualmente, atividades como workshops do vime da Madeira, uma forma de os seus clientes aprenderem a manusear esta arte tão caraterística da ilha.

O nosso conceito é querer mostrar uma parte mais exclusiva do destino Madeira, fugindo às grandes atrações turísticas e ao turismo de massa

Clientes são estrangeiros
Filipe Fraga ressalvou, ao longo da nossa entrevista, que hoje em dia, o destino Madeira, que sempre foi muito tradicional em termos de procura dos seus produtos turísticos, alterou-se muito pós-Covid. Disse que apesar da Madeira ter sido sempre conhecida nos mercados inglês e alemão, “temos muitos mercados novos a chegar, como por exemplo o dos Estados Unidos que procuram muito estas viagens privadas, estas viagens feitas à medida”, indicou, para sublinhar que “neste momento só operamos B2B, não vendemos ainda direto ao consumidor final, mas quando aparecemos no mercado, a aceitação pelas agências foi muito boa porque não tinham nenhum parceiro na Madeira ainda a fazer este tipo de trabalho, e tinham alguma dificuldade em contactar fornecedores para este tipo de produto mais exclusivo” disse o nosso entrevistado.

Infelizmente, segundo o Managing Partner da INSIDER, o cliente nacional (continente) não está ainda preparado para este tipo de produto mais exclusivo quando visita a Madeira. O responsável refere que “o cliente nacional quando vem à Madeira ou aos Açores, ou seja, quando viaja dentro do seu país, o budget é um pouco mais limitado, do que quando vai fazer uma viagem de long-haul”, aponta, sem esquecer de frisar que muito poucos nacionais estão dispostos a pagar, na Madeira, 800 ou 900 euros pelo aluguer de um barco privado, quando pretende, ao fim ao cabo, fazer apenas uma escapadinha de dois ou três dias ao Funchal. Por essa razão “nós na INSIDER ainda não tivemos clientes nacionais”.

Portanto, é só estrangeiros. É nesse sentido que faz parte do plano de atividades da DMC a presença em eventos internacionais para este nicho de mercado, ou seja, eventos de turismo luxury, “com o objetivo de captarmos novos parceiros e novos mercados”.

Temos como planos e objetivos abrir as vendas ao consumidor final, com uma presença no digital mais forte, o que quer dizer abrir um canal de venda direta

Futuro: abrir um canal de venda direta
E o futuro da empresa? Questionámos Filipe Fraga. Sem a concretização do negócio de expansão para os Açores, o responsável evidenciou que “o objetivo seria posicionarmos como uma agência tailor made das ilhas portuguesas, Madeira e Açores”, mas agora, no mais curto prazo, “temos como planos e objetivos abrir as vendas ao consumidor final, com uma presença no digital mais forte, o que quer dizer abrir um canal de venda direta”.

A médio e longo prazo, e ainda apenas em projeto, “temos vontade, mediante os resultados que aí vêm e o crescimento mais sustentado da empresa, sem querer dar passos maiores que a perna, como se costuma dizer, de ter uma presença a nível nacional e não pensarmos só aqui na região. São ideias que ainda não passaram do papel”.

Um verdadeiro insider para fazer diferente
Filipe Fraga lembra, nestas declarações, a sua história profissional. “Tenho um background no turismo, na Associação de Promoção da Madeira,

onde estava na equipa de parcerias internacionais, portanto tive a oportunidade de trabalhar com alguns mercados, onde fazia parcerias com agências, operadores, companhias aéreas. Então a INSIDER nasce de uma necessidade, de uma oportunidade de mercado, em que

nesses mercados novos sentia que pediam atividades, produtos turísticos, e eu sabia que a Madeira tinha todas as condições para as oferecer, mas que ninguém, nenhuma agência estava ainda virada para as comercializar”.

Por isso, enquanto madeirense, e como o próprio nome da agência indica, INSIDER, o responsável revela que se considera um verdadeiro Insider, pois conhece muito bem a ilha, o que se pode fazer de diferente, os produtos, atrativos turísticos de relevo, os hotéis e o trade turístico regional. “A INSIDER nasce exatamente por isso, quero mostrar o que a Madeira tem de melhor, que ainda não é promovido, vendido, e de facto existe um potencial grande, para fugirmos dos roteiros turísticos clássicos e dos pacotes, vamos mostrar e fazer coisas novas, criar uma oferta, criar produto, e apesar de pequenos, queremos ter um crescimento sustentado”, defendeu.

Porto Santo ainda não
A empresa trabalha a ilha da Madeira, e Porto Santo? A Ilha Dourada ainda não “porque sentimos que existe uma dificuldade mais operacional, falta de serviços de qualidade, e nós posicionando neste nicho de mercado, não queremos e nem podemos arriscar. Nós experimentamos tudo,

e queremos ter a garantia de um serviço de excelência no Porto Santo”.

Filipe Fraga indica que, neste caso há ainda um caminho a percorrer, “é um destino turístico mais pequeno, muito mais sazonal, ainda com uma oferta mais reduzida, portanto ainda não demos esse passo”.

Mesmo assim, a INSIDER consegue levar clientes ao Porto Santo, por exemplo, num barco privado, num iate ou numa lancha, para passar um dia, ou até mesmo pernoitar. “É o único contacto que temos com a ilha vizinha, de resto ainda não entramos lá”, confidencia.

A Madeira está um destino novo em termos de infraestrutura, de hotéis e de restaurantes, já não é só um destino da Festa das Flores ou do fim de ano. Hoje é muito mais do que isso

A Madeira mudou
A Madeira foi durante muitos anos destino turístico de pessoas com mais idade. Hoje isto mudou e recebe cada vez mais turistas jovens. Esta é também a perceção desta DMC. “Ultimamente, é um destino também para jovens, conseguimos captar esse nicho, e temos produtos para esta camada que quer não só visitar a ilha pela gastronomia e para descansar”, revelou o responsável.

Esta camada mais jovem que visita a Madeira “é ativa e temos ofertas para esse público-alvo com atividades no mar e em terra, como viagens de barco, caminhadas, jipes, canyoning, mas que depois, ao final do dia ou à noite, não nos descoram de uma boa experiência gastronómica” frisou.

Filipe Fraga fez questão de destacar, ao longo da nossa conversa, que a Madeira mudou, “há empresas novas, há coisas novas a acontecer, há novas empresas de animação turística nossas parceiras, a Madeira está um destino novo em termos de infraestrutura, de hotéis e de restaurantes, já não é só um destino da Festa das Flores ou do fim de ano, hoje é muito mais do que isso, e de facto temos coisas super interessantes para promover em termos culturais, de eventos, festivais, de concertos, portanto é um destino com muita dinâmica”, concluiu o Managing Partner da INSIDER.

 

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IAG está “mais bem posicionada” para comprar a TAP, avança Sabadell

O International Airlines Group (IAG) estará “mais bem posicionado” para uma eventual compra da TAP, avançam os analistas do banco Sabadell citados pela imprensa espanhola.

O banco Sabadell avançou, recentemente, que o International Airlines Group (IAG), que engloba as companhias aéreas Iberia e British Airways, estará “mais bem posicionado” para comprar a TAP Air Portugal do que os seus concorrentes, estimando os analistas do banco espanhol o valor entre 1.000 e 2.500 milhões de euros por 100% da companhia aérea.

De acordo com um comunicado do banco espanhol, o processo deverá estar concluído no final de 2025, sempre sujeito a aprovação por parte da Comissão Europeia, avançando, no entanto, no caso de não obter a aprovação de Bruxelas, o banco adverte que “não seria assim tão mau”, uma vez que nada mudaria e a IAG permaneceria “tal como está”.

A imprensa espanhola destaca a complementaridade de rotas entre as existentes na IAG e as da TAP, salientando o Sabadell que a TAP é a companhia aérea líder em Portugal e a primeira em termos de passageiros transportados do Brasil para a Europa, o que contribuiria para melhorar a posição da IAG no mercado da Europa-América Latina.

A concluir, o Sabadell, refere que a TAP “se enquadraria bem na plataforma e no portefólio de marcas da IAG, além de proporcionar uma rede complementar de destinos. Tudo isto sem a obrigação de desmantelar o hub de Lisboa e tendo em conta que a holding tem um ‘historial sólido’ de geração de sinergias em fusões e joint-ventures”.

 

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GIATA e Ratehawk associam-se para melhorar base de dados da solução de mapeamento de hotéis

A GIATA, empresa tecnológica especializada no turismo, e a ferramenta de reservas Ratehawk para profissionais de viagens, com mais de 2,6 milhões de hotéis, acabam de celebrar uma parceria com vista a melhorar significativamente a precisão da MultiCodes, uma solução de mapeamento de dados de hotéis da GIATA.

A MultiCodes da GIATA, que apresenta a maior base de dados mundial de hotéis, resolve a inconsistência de dados de endereços na indústria das viagens, fornecendo um código unificado para cada unidade hoteleira. A Ratehawk recomendará a GIATA como a sua fornecedora de mapeamento preferencial e servirá como fornecedora fundamental de dados hoteleiros para a GIATA MultiCodes, assegurando uma integração sem falhas entre plataformas e melhorando a fiabilidade dos dados para agências de viagens, operadores turísticos e plataformas de reservas online.

Esta parceria estratégica oferecerá benefícios substanciais a ambas as equipas, assim como à generalidade da indústria das viagens. Combinando o conhecimento especializado da GIATA no mapeamento de dados com a alargada base de dados da Ratehawk, a colaboração resultará em dados hoteleiros mais precisos, reduzindo os erros nas reservas e melhorando a satisfação dos utilizadores para os clientes de ambas as empresas. As agências de viagens, os operadores turísticos e as plataformas de reservas online poderão experimentar uma integração sem falhas e uma maior fiabilidade dos dados.

Os produtos digitais da GIATA, com sede em Berlim, centrados no conteúdo fora das reservas destinam-se a 20 mil clientes e parceiros em 74 países, incluindo hotéis, cadeias hoteleiras, agência de viagens online, operadores turísticos, cooperações entre agências de viagens e sistemas de distribuição global.

A Ratehawk é uma plataforma de reservas B2B desenvolvida pela Emerging Travel Group, uma empresa sedeada no Dubai, que oferece hotéis, bilhetes de avião, transferes, aluguer de carros e outros serviços relacionados com viagens. Disponibiliza acesso a mais de 2,6 milhões de hotéis e outros tipos de alojamentos, a partir de mais de 100 mil propriedades com contratos diretos e 260 distribuidores.

 

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