Tudo a postos para a Abav Expo 2024 em Brasília
Está tudo a postos, em Brasília, para acolher a Abav Expo, que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro, reunindo agências e operadoras de turismo. Os pormenores da 51ª edição da considerada maior feira de turismo da América Latina acabam de ser apresentados.
Publituris
Lisboa é o Melhor Destino Culinário da Europa
Berlim vive “ano muito especial” e prepara 35.º aniversário da queda do muro
Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade
Lusanova promove formação online sobre a Madeira
Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado
Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira
Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação
Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu
Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
A 51ª edição do Abav Expo terá lugar entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, evento que deverá gerar cerca de 30 milhões de reais de imediato na economia local, com serviços de alojamento, alimentação e transporte. São esperados 30 mil visitantes em todos os dias da feira, sendo 10 mil pessoas de fora do Distrito Federal. Serão 198 stands, 1,5 mil marcas, 22 países representados, além de 26 estados e 15 municípios brasileiros, num espaço com cerca de 30 mil m2, bem como 120 compradores convidados.
“É a maior feira de turismo da América Latina”, assinala Jerusa Hara, que lembra que a capital ainda envia mais turistas do que recebe. “Mas vemos um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”, declarou a diretora executiva da Abav nacional.
Ana Carolina Medeiros, presidente nacional da Abav destaca os benefícios que a feira traz para a cidade sede do evento. “A feira será propulsora do turismo de Brasília por até os próximos seis meses”, para uma capital que ainda envia mais turistas do que recebe, enquanto Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional acredita que existe “um grande potencial para Brasília receber mais do que emite turistas”.
Segundo dados apresentados por Jerusa Hara, 80% dos produtos e serviços turísticos no Brasil são comercializados através de agências de viagens e a presença massiva dos profissionais do setor na cidade que sedia o evento gera impactos positivos. “Pesquisas realizadas pela Abav com associados, até seis meses após a realização do evento, mostram que o destino anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os cinco destinos nacionais mais comercializados”, destacou.
Ao longo dos três dias do evento, serão 60 ações entre palestras, painéis e capacitações, que vão abranger temas como “Afro Turismo e Povos Originários”, “Turismo 60+”, “Turismo Inclusivo e Diversidade”, “Direito do Consumidor”, “Turismo Cívico”, entre outros, além de formações de produtos e serviços turísticos.
Por sua vez, o programa de buyers levará à Brasília compradores de 13 países: Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha, México, EUA, Suíça, França, Reino Unido e Alemanha. A iniciativa pretende gerar uma aproximação entre o mercado brasileiro e os principais players internacionais, possibilitando o intercâmbio de negócios com mercados emissores nas Américas, Caribe e Europa. Também participarão desta edição 60 compradores nacionais, divididos entre DMC, operadoras e profissionais do segmento MICE do mercado brasileiro.
Na área internacional, mais de 20 destinos internacionais estarão presentes na feira com stands personalizados.
Para estimular a inovação no Turismo, a ilha de tecnologiaABAV Travel Tech vai reunir projetos especiais criados especialmente para empresas do setor. Outro destaque é o Espaço das Operadoras, o maior em feiras do setor. A iniciativa oferece uma localização estratégica no evento e serve como uma montra para as empresas, dando mais visibilidade e proporcionando mais oportunidades de negócios.
Uma das novidades do evento é o lançamento da Jornada do Turismo 2030, seminário voltado para a sustentabilidade, trazendo cases de como o turismo pode mitigar os efeitos da crise climática.
O secretário de turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo reforçou, na ocasião, que a capital da República é polo gastronómico nacional, considerada cidade do design e um dos melhores destinos da lista do The New York Times. “Em média, Brasília fica 120 dias por ano sem chuva, o que favorece a ativação do lago para atividades voltadas para o turismo, como a prática de desportos”, evidenciou.
Refira-se que a Associação Brasileira de Agências de viagens, organizadora da Expo Abav engloba 2.232 associados, entre pequenas médias e grandes agências de viagens, operadoras de turismo, agências corporativas e agências on-line.