Madeira será capital europeia da indústria de cruzeiros
O Funchal irá receber, de 26 a 28 de setembro, a Cruise Atlantic Islands Conference 2024.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Madeira, mais concretamente, o Funchal, vai receber a Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, reunindo os portos da Madeira, ilhas Canárias, Açores e Cabo Verde, numa estratégia comercial e de comunicação comum.
A CAI representa, atualmente, um mercado de 3,3 milhões de turistas de cruzeiro, e deu os primeiros passos como marca coletiva a 19 de setembro de 1984, numa reunião precisamente no Funchal que juntou responsáveis portuários da Madeira e de Canárias.
A coordenar a Cruise Atlantic Islands Conference 2024 estará o vice-presidente da Cruise Lines International Association (CLIA) Europa, Nikos Mertzadinis, associação que agrega 95% da capacidade total dos navios de cruzeiro mundiais e mais de 50 mil agentes de viagem.
“Estamos muito entusiasmados por contar com a presença de Nikos Mertzadinis na Madeira. É uma voz muito respeitada na indústria, e vai trazer a esta Conferência uma visão abrangente e aprofundada de um setor que conhece como poucos”, destaca a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, sublinhando que o objetivo da conferência é precisamente projetar o futuro do mercado de cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, através de um olhar para os desafios e oportunidades que se apresentam.
Esta conferência, promovida pela APRAM, vai assinalar a data de 19 de setembro de 1984, através de uma homenagem e de uma conversa com os participantes desse encontro fundador: Juan Francisco Martin (antigo Diretor Comercial dos Portos de Canárias), João Reis (ex-presidente da APRAM), Michael Blandy (antigo CEO do Grupo Blandy), Eduardo Alvarez Hamilton (antigo CEO da Hamilton & CO, em Canárias), Franklim Spencer (ex-presidente dos Portos de Cabo Verde) e Pedro Roque (antigo presidente da Autoridade Portuária de Tenerife).
“Será uma oportunidade para homenagear todas estas pessoas, de grande valor e visão, a quem o mercado de cruzeiros na região da Macaronésia muito deve. Souberam perceber que só trabalhando em conjunto é que poderíamos nos afirmar numa indústria global e competitiva, como é a dos cruzeiros”, afirma Paula Cabaço.
A conferência conta com um leque alargado e diversificado de especialistas do setor, estando já confirmadas as presenças de Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Portugal; Fiona Noone, diretora de Planeamento e Operações Portuárias da Marella Cruises/TUI; Kai Algar, diretor Planeamento e Operações Portuárias da Fred; Olsen Cruises Lines; Sylviane de Tracy, diretora Desenvolvimento e Investigação da Ponant; Hugo Basto, administrador da Mystic Cruises; e Rafael Fernández-Álvava, diretor Comunicação e Relações Externas da Costa Cruzeiros.
“A qualidade dos oradores desta conferência, mostra o interesse com que a indústria olha para as potencialidades do nosso mercado, que mesmo já estando consolidado oferece uma grande margem de crescimento”, sublinha a presidente do conselho de administração da APRAM, considerando que esta conferência é também uma oportunidade para reforçar o papel da região dentro da CAI e aumentar a notoriedade da Madeira junto dos principais decisores do mercado: companhias de cruzeiro, agentes de viagem e imprensa especializada.
A conferência não se esgota, contudo, nos debates setoriais no âmbito da indústria dos cruzeiros e terá uma forte componente social e de promoção do destino Madeira.
Assim, o programa inclui uma visita ao Parque Ecológico do Funchal, no dia 26 de setembro, para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais; e uma famtrip, no dia 28 de setembro, ao norte da Ilha, também para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais.