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UL e ERT-RL assinam protocolo de cooperação

A Universidade Lusófona (UL) e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) vão cooperar no âmbito da formação, investigação e desenvolvimento de projetos na área do turismo, ao abrigo de um protocolo que acabam de firmar.

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UL e ERT-RL assinam protocolo de cooperação

A Universidade Lusófona (UL) e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) vão cooperar no âmbito da formação, investigação e desenvolvimento de projetos na área do turismo, ao abrigo de um protocolo que acabam de firmar.

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A cerimónia de assinatura decorreu na BTL e contou com a presença de Maria da Conceição Soeiro, vogal do Conselho de Administração da Universidade Lusófona e da Diretora do Departamento de Turismo, Mafalda Patuleia. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa esteve representada por Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva.

Este protocolo estabelece um conjunto de iniciativas conjuntas, destacando-se a promoção de eventos académicos, como conferências, seminários e workshops sobre tendências e desafios do turismo, colaboração em projetos de investigação aplicada e publicação de estudos académicos sobre a atividade turística, bem como a criação de oportunidades de estágio para estudante contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho, e ainda e o desenvolvimento de programas de formação personalizada para as necessidades da Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

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Para celebrar a assinatura deste protocolo, alguns alunos da Licenciatura em Turismo, liderados pelo professor Marco Noivo, irão realizar, no próximo dia 25 de abril, uma visita guiada à memória dos momentos mais marcantes do 25 de Abril de 1974, na cidade de Lisboa. Este roteiro permite redescobrir os lugares, as pessoas e os momentos que há 51 anos deram início à Revolução de Abril.

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Transportes

Costa Cruzeiros lança “Hit Parade” com partida a 2 de maio

A Costa Cruzeiros vai promover, com partida de Barcelona a 2 de maio, o cruzeiro “Hit Parade”, uma viagem de duas semanas pela Grécia e Turquia, que conta com animação musical a cargo da MTV e que vai ter uma atuação da banda britânica Skunk Anansie.

A Costa Cruzeiros vai promover, com partida de Barcelona a 2 de maio, o cruzeiro “Hit Parade”, que conta com condições exclusivas para os membros do C|Club, o programa de passageiro frequente da companhia de cruzeiros, mas que está também disponível para os demais passageiros.

Realizado a bordo do Costa Fascinosa, este cruzeiro visita vários destinos na Grécia e Turquia, incluindo uma noite em Istambul, ao longo de duas semanas e vai ser animado com um programa musical que está a cargo da MTV.

“A renovada edição de 2025 será uma experiência ainda mais entusiasmante, enriquecida com uma proposta de entretenimento que evoca a atmosfera única dos anos 80 e 90 com festas e noites temáticas, para proporcionar momentos inesquecíveis: dos grandes clássicos à dança, do rock à celebração final dedicada à pop, com destaque para a Cerimónia de Abertura com a Noite de Gala; a “Festa do Bósforo” e “Mamma Mia! em Zakynthos”, uma referência grega ao famoso filme”, explica a Costa Cruzeiros, em comunicado.

O cruzeiro “Hit Parade” vai contar também com a participação da banda musical Skunk Anansie, que vai atuar ao vivo no Costa Fascinosa no dia 9 de maio, dando a conhecer o seu novo álbum “The Painful Truth”, numa atuação que vai contar também com alguns dos “sucessos mais famosos de sempre” desta banda britânica.

Já a noite de 14 de maio vai ficar marcada pela Party DJ Set powered by MTV, que vai contar com a participação de Stefano Fontana aka Stylophonic, protagonista da cena musical dos anos 90.

Além da música, este cruzeiro vai contar também com propostas gastronómicas únicas, já que está previsto que os chefs Hélène Darroze, Bruno Barbieri e Ángel León subam a bordo do Costa Fascinosa para surpreender os passageiros numa “prova de tempo, preparando pratos inspirados em músicas famosas”.

Os chefs vão também promover uma edição limitada “Destination Plates”, com “pratos especiais inspirados nos destinos visitados, concebidos para valorizar as tradições da gastronomia local e dedicadas exclusivamente a este cruzeiro”.

Para os membros C|Club, que também vão ter atividades exclusivas a bordo, existe uma promoção especial para as reservas realizadas antes de 15 de março, estando garantido um nível de C|Club superior ao do momento da partida durante um ano inteiro, de março de 2025 a março de 2026, além de vantagens e benefícios adicionais. Mais informações aqui.

 

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Créditos: DR
Alojamento

VIC Properties assina acordo de gestão hoteleira com a Six Senses para o seu projeto na Comporta

O projeto “Pinheirinho” da VIC Properties, na Comporta, vai contar com a gestão hoteleira da marca Six Senses, da IHG Hotels & Resorts. Com um hotel de 70 quartos e 58 branded residences, este será o segundo projeto hoteleiro da marca a abrir portas em Portugal, a seguir ao Six Senses Lisboa, e o primeiro no país com branded residences.

A VIC Properties assinou um contrato de gestão hoteleira com a Six Senses para o seu projeto “Pinheirinho”, situado na costa da Comporta.

Com conclusão prevista para 2028, o Six Senses Comporta será o segundo projeto da marca de luxo da IHG Hotels & Resorts a abrir portas em Portugal, a seguir ao Six Senses Lisboa, e o primeiro no país com branded residences.

Desta forma, o futuro Six Senses Comporta vai contar com um hotel de 70 quartos e 58 branded residences.

A arquitetura do projeto promete “celebrar os contornos naturais dos pinhais, dos lagos e das dunas” do local em que se insere, como referido em nota de imprensa. Os 66 quartos de luxo e as suites de maiores dimensões serão alojados nas alas do edifício central, com opções de interligação para grupos maiores. As três villas jardim e a villa presidencial elevam o número total de alojamentos do hotel para 70 unidades.

Também as 58 branded residences, que vão desde moradias e apartamentos com dois a cinco quartos, refletem o local onde se encontram, assumindo os nomes de “Floresta”, “Duna” e “Lago”. Os residentes terão acesso a todas as comodidades e amenities exclusivas do hotel, bem como um lounge dedicado apenas aos proprietários.

Créditos: DR

Dos espaços de restauração farão parte um restaurante principal, centrado em ingredientes sazonais fornecidos pela horta local, um bar de piscina e um grill para opções de refeições informais. Acresce um wine bar, que destaca os produtores de vinho da região, o café deli e um mercado. A “Chef’s Table,” localizada na horta, acolherá eventos pop-up e aulas de culinária.

Às valências de restauração junta-se o Six Senses Spa Comporta. O edifício de entrada albergará o lounge de boas-vindas, com um ginásio topo de gama e um estúdio de ioga no primeiro andar. No edifício dedicado a tratamentos, os visitantes podem usufruir de uma variedade de terapias, enquanto no edifício termal podem encontrar uma piscina interior/exterior, sauna, e várias instalações de hidroterapia. A experiência fica completa com o “Alchemy Bar”, onde é possível criar produtos de spa naturais feitos à mão.

Ao anunciar o acordo, João Cabaça, cofundador e CEO da VIC Properties, afirmou: “Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por acolher uma marca de tamanho prestígio como o Six Senses no Pinheirinho Comporta. Partilhando o mesmo compromisso de recuperar e preservar o riquíssimo património desta região, idealizámos, em conjunto, a construção de um legado duradouro, que não só respeite a terra, mas também assegure um futuro sustentável deste ativo para as gerações vindouras”.

Com 400 hectares de terreno, o Pinheirinho vai contar com um campo de golfe de 18 buracos, espaços desportivos e familiares ao ar livre, instalações equestres, trilhos naturais e hortas biológicas, além de acesso direto a pé à praia.

Leia também: Comporta vai contar com novo projeto turístico de 1,7 MM€

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Aviação

Aeromexico estuda abertura de rota para Lisboa

Lisboa é, juntamente com outros destinos na Alemanha, Turquia ou Israel, uma das cidades para onde a Aeromexico está a estudar a abertura de uma nova rota, já que a transportadora mexicana vai receber novos aviões até ao fim do ano, segundo Sérgio Salvador, gerente de Mercados Offline EMEA da companhia aérea mexicana.

A capital portuguesa é um dos destinos que a Aeromexico está a analisar com o objetivo de abrir uma nova rota, avançou ao Publituris Sérgio Salvador, gerente de Mercados Offline EMEA da companhia aérea mexicana.

“Lisboa, se tivermos slots, é uma das possibilidades, juntamente com outros destinos na Alemanha, Turquia ou Israel. Está entre os destinos que temos analisado mas ainda é cedo para confirmar qualquer coisa”, revelou o responsável, à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com o Sérgio Salvador, a Aeromexico, que em Portugal é representada pela ATR – Atividades Turísticas e Representações, conta receber novos aviões até ao final do ano, pelo que a possibilidade de abertura de uma rota para Lisboa está a ser estudada pelo departamento de Network Planning da companhia aérea.

O mercado português, acrescentou o responsável, é interessante para a Aeromexico, não só porque procura o México para viagens de lazer, mas também devido ao tráfego corporativo.

“Há um grande tráfego corporativo de empresas portuguesas que estão a desenvolver projetos ou que já trabalham no México, e é nesses passageiros que nos estamos a focar prioritariamente”, explicou o gerente de Mercados Offline EMEA da Aeromexico.

Por enquanto, os passageiros portugueses que voam com a Aeromexico fazem-no através das várias capitais europeias para onde a transportadora mexicana já voa, concretamente Madrid, Paris, Amesterdão, Roma e Londres, sendo que, no caso da capital espanhola, além dos voos para a Cidade do México, há também ligações diretas para Guadalajara e Monterrei.

“No verão, vamos ter até 65 frequências semanais desde a Europa”, indicou ainda o responsável, que faz um balanço positivo da procura proveniente do mercado português nos últimos dois anos.

Para viajar até às capitais europeias que já contam com voos da Aeromexico, os viajantes portugueses podem usufruir dos acordos de code-share que a transportadora detém com a Air Europa, Air France e KLM, no âmbito da aliança Sky Team, para voos desde Lisboa e Porto.

Desde a Europa, a Aeromexico voa com um avião Boeing 787 Dreamliner, um aparelho moderno, com apenas quatro ou cinco anos de idade, que oferece um “grande conforto aos passageiros”.

“É um bom avião e penso que o serviço que oferecemos a bordo e pós-venda, também é muito bom e não sou eu que o digo, são os passageiros”, acrescentou Sérgio Salvador, lembrando que a Aeromexico é também um exemplo em termos de pontualidade, tendo sido distinguida pela Cirium como a companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado, com um índice de 91% de pontualidade.

 

 

 

 

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Agenda

Viana do Castelo acolhe 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural

O Forte Santiago da Barra, em Viana do
Castelo, será palco, nos dias 20 e 21 de março, do 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural,
promovido pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal (AHRP).

De acordo com a organização, o evento considerado o maior do setor em 2025, pretende ser um marco na discussão sobre o presente e o futuro do turismo rural no país.

O encontro reunirá especialistas, empresários e representantes institucionais para debater os desafios e oportunidades do setor. Entre os nomes confirmados estão o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Após a sessão de abertura marcada para as 09h00 do dia 20, haverá lugar a um debate sobre “O Presente e o Futuro do Turismo em Espaço Rural”.

Durante o dia, estão agendadas sessões paralelas sobre animação turística e eventos como fator de inclusão, bem como a importância dos produtos locais e sazonais na gastronomia. Os debates prosseguem com temas como o planeamento intermunicipal do turismo e a formação e emprego no setor.

No segundo dia, 21 de março, a programação abordará temas como a digitalização e inteligência artificial no turismo rural, a massificação dos destinos e os Caminhos de Santiago. O evento encerrará com um painel dedicado aos fundos europeus e apoios para o setor.

As inscrições para o 2.º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural estão abertas no site da Associação de Hotéis Rurais de Portugal.

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Destinos

Madeira promove-se como destino de Casamentos e Luas de Mel

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento.

A Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) lançou, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, um vídeo promocional que pretende promover a região como destino de Casamentos e Luas de Mel.

Num comunicado enviado à imprensa, a AP-Madeira explica que a aposta neste produto surgiu porque há uma “crescente procura pelo arquipélago por parte de casais não residentes que sonham celebrar o seu casamento num destino único, fora do seu país de origem”.

Por isso, a AP-Madeira decidiu “posicionar e destacar a Madeira e o Porto Santo como destinos exclusivos e inclusivos, que oferecem experiências verdadeiramente inesquecíveis, cenários idílicos e um serviço de excelência, para a celebração destes momentos marcantes na vida de um casal”.

O lançamento oficial deste novo produto aconteceu durante a BTL, onde foi apresentado pela primeira vez o vídeo promocional dedicado a este novo segmento, que foi produzido pela Sterna e que “realça a beleza das paisagens do arquipélago não só como pano de fundo perfeito para o momento em que os noivos dizem ‘sim’, mas também como palco ideal para criar memórias especiais, quer com convidados, quer durante a lua de
mel”.

Além do vídeo, a AP-Madeira disponibilizou também uma nova secção no website oficial do Visit Madeira, dedicada aos Casamentos e Luas de Mel, onde estão concentradas todas as informações essenciais sobre a realização destes eventos no arquipélago.

Nestas páginas podem ser encontrados mais detalhes sobre os espaços para cerimónias na Região, os requisitos legais para formalizar uniões, os serviços necessários para o grande dia e ainda sugestões de atividades para desfrutar na lua de mel na Madeira e no Porto Santo.

Todas as informações estão disponíveis aqui.

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Destinos

Escolas do Turismo de Portugal promovem Open Week 2025

Até 21 de março, as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) do Turismo de Portugal vão estar de portas abertas para promover a “oferta formativa junto das respetivas comunidades”, em mais uma edição do Open Week.

Até 21 de março, as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) do Turismo de Portugal vão estar de portas abertas para promover a “oferta formativa junto das respetivas comunidades”, em mais uma edição do Open Week, que convida “jovens, encarregados de educação, formadores, psicólogos de orientação vocacional e público em geral a visitar e a conhecer as escolas”.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, a iniciativa conta com “aulas abertas, workshops de Bar, Serviço de Mesa, Cozinha ou Pastelaria, debates, visitas culturais, atividades de natureza e aventura”, que vão ter lugar nas 12 escola do Turismo de Portugal.

“As iniciativas em destaque nas 12 Escolas do Turismo de Portugal são diversas e ajustadas a todo o público-alvo. Também participam na Open Week grupos de alunos de diversas escolas que pretendem conhecer a formação em hotelaria e turismo, bem como, profissionais de outros setores de atividade que ponderam uma nova carreira profissional na área do turismo”, acrescenta a informação divulgada.

A 19 e 20 de março, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vai mostrar “a vivência diária da escola, num registo real do dia a dia dos alunos dos diferentes cursos”, permitindo que os visitantes acompanhem “uma aula de cozinha na grande Cozinha Técnica”, sendo ainda possível “assistir à preparação de cocktails pelos alunos de Restauração e Bebidas no Bar de Aplicação” e participar numa dinâmica preparada pelos alunos de Gestão de Turismo.

“Nestes dois dias os visitantes poderão conhecer todos os espaços da escola, incluindo o Hotel S. Francisco onde decorrem as aulas práticas dos cursos de Hotelaria e Alojamento”, refere ainda o Turismo de Portugal.
As Escolas do Turismo de Portugal visam “contribuir para a qualificação dos recursos humanos do setor”, disponibilizando “formação inicial aos jovens e formação continua e executiva aos profissionais do setor, recorrendo também, em muitos casos, à sua Academia Digital”.
Recorde-se que a Open Week decorre anualmente em março, antecedendo a abertura das candidaturas para o ano letivo que se segue. O programa detalhado pode ser consultado aqui.
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Nuno Mota Vargas, Managing Director, e Nídia Gouveia, Sales & Account Director, da Magnet
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Depois de crescer em 2024, Magnet lança plataforma de gestão de grupos até final do mês

Num almoço com a imprensa do trade, no último dia profissional da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, reconheceu que 2024 foi “um ano de crescimento”, apesar de “uma quebra da tarifa média”. Para breve está o lançamento de uma nova plataforma de gestão de grupos.

Victor Jorge

“2024 foi um bom ano”, revelou Nuno Mota Vargas, managing diretor da Magnet em Portugal, durante um almoço com a imprensa do trade à margem da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, adiantando que “fechámos o ano com um crescimento de 6% em termos de volume e 14% em termos de transações”.

O diretor-geral da Magnet salientou, igualmente “uma quebra de tarifa média”, sobretudo para “destinos com ligações através de companhias como Turkish, Qatar ou Ethiad, o que faz com que em termos de volume termos crescido, mas não crescemos tanto quanto em termos de transações, portanto, um dado bastante positivo”.

Indicando que a aposta na tecnologia se mantém como no passado, Nuno Mota Vargas revelou que o NDC [New Distribution Capability] da TAP já está implementado. “Não temos ainda disponível para venda, uma vez que a TAP continua disponível no GDS”, indicando, contudo, que “estamos preparadíssimos para o dia em que o conteúdo da TAP deixar de estar disponível no GDS e termos o NDC da TAP disponível para os nossos clientes”.

Até lá a grande novidade passa por uma nova plataforma de gestão de grupos que o consolidador disponibilizará aos clientes até ao final do primeiro trimestre deste ano. “Vamos disponibilizar aos clientes uma plataforma que permitirá a gestão de grupos, de pedidos de grupo, tudo centralizado numa plataforma, onde será possível consultar todos os status do grupo, receber notificações sobre intervenções a fazer, seja a introdução de nomes de passageiros ou uma atuação devido a uma alteração de qualquer assunto relativamente ao grupo”. No fundo, afiança o diretor-geral da Magnet “é uma plataforma que vai facilitar muito a vida aos nossos clientes, que vai permitir uma organização muito eficiente do trabalho”.

A fase de teste está, neste momento, a decorrer, admitindo Nuno Mota Vargas estar “muito confiante que a nova plataforma vai deixar uma boa marca no mercado, uma boa diferenciação relativamente à nossa concorrência”.

Até porque, segundo o mesmo, “isto é um negócio simples, e esta nova plataforma não necessitará de qualquer investimento por parte das agências. Será um investimento total da Magnet, já que procuramos sempre soluções equilibradas do ponto de vista comercial e com impacto mínimo nos nossos clientes.”. Por isso, diz, “é um valor acrescentado que vamos dar aos clientes sem que eles tenham de desembolsar qualquer valor”.

Quanto ao número de agências que recorreram aos serviços da Magnet, Nuno Mota Vargas avançou que este “manteve-se mais ou menos nos mesmos números”, até porque, admitiu, “o mercado não cresceu, em termos de agências, e temos tido muita concorrência, sobretudo agora dos grupos de gestão”, reconhecendo que “os grupos de gestão começam a apostar cada vez mais e ter este tipo de ferramentas”.

Contudo, o diretor-geral da Magnet salienta que a empresa se tem “distinguido sempre pelo serviço”, o que justifica os números alcançados no inquérito que a Magnet realiza todos os anos e que indicou níveis de serviços “bastante elevados, em torno dos 93% de 0 a 100 na avaliação dos clientes”. “Considero isto um nível muito alto que se tem mantido ao longo dos anos, o que é um bom sinal”.

Relativamente ao que é pedido à Magnet, o responsável pelo consolidador refere que “o que as agências exigem é serviço, até porque a emissão de bilhetes não é uma ciência de foguetões. Se tudo correr bem, é uma coisa simples. O problema é quando as coisas correm mal e aí é que o consolidador se tem de distinguir da concorrência. Todos nós sabemos que o serviço é bom ou não quando as coisas correm mal, porque quando correm bem, não há nada a fazer, é igual em todo o lado”.

Mas é este serviço que faz Nuno Mota Vargas reconhecer que “não se justifica trabalhar com ferramentas de um grupo de gestão. A ferramenta que temos já é bastante forte, reúne o melhor conteúdo do mercado, ou seja, agrega Galileu, Amadeus e NDC, portanto, não há nada mais que possamos acrescentar relativamente a conteúdo à exceção das low cost,”, reconhecendo que estas “possuem características próprias, de venda direta e não de venda intermediada”.

2025 começou, segundo Nuno Mota Vargas “muito bem”, o que é dizer que “começou bastante forte”, frisando tratar-se de uma ”tendência nova”, já que “antigamente janeiro e fevereiro eram meses fracos. Hoje em dia já não é assim, é exatamente o contrário, são os melhores meses do ano”.

Contudo, se esse crescimento será a dois dígitos, o diretor-geral da Magnet diz ser “difícil de avaliar, porque estamos muito dependentes das tarifas médias. Se as companhias aéreas resolverem baixar ou subir mais preço, isso terá impacto muito grande e muito relevante”.

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Gran Canaria foi rainha da Solférias na BTL

Mais de 70 mil turistas portugueses, sendo 30 mil provenientes da Madeira, têm visitado a Gran Canaria nos últimos anos, número que tem vindo a decrescer, mas as autoridades acreditam que, com as suas ações de promoção que continuam a fazer em Portugal, vão voltar a recuperar, e a Solférias “pode ser de grande ajuda neste processo”, revelou Valentin Gonzalvez, responsável para o mercado português.

“Com as nossas ações de promoção em Portugal estamos a tentar recuperar pelo menos 20 a 25 mil turistas da Madeira, mas também do continente, que este ano está a crescer muito, e pensamos que a Solférias pode ser de grande ajuda neste processo, pois acreditamos que Gran Canaria será sempre um destino preferido dos portugueses, pela proximidade e pela oferta de voos diretos”, disse ao Publituris o responsável da ilha das Canárias para o nosso mercado.

Sem contar com a operação da TAP, só da Madeira “temos cinco voos semanais da Binter, e no verão, serão todos os dias, uma operação potente, disse o responsável que evidenciou a “proximidade, voos cómodos, mais um atrativo para que os turistas, tanto do continente como do Funchal, ou dos Açores”.

Durante a BTL, a Solférias teve um momento Gran Canaria, “destino que já nos acompanha há muitos anos, não só enquanto marca Solférias, mas, sobretudo enquanto marca Solférias Madeira”, disse ao Publituris Cláudia Caratão, diretora de produto e contratação do operador turístico, para realçar que “sempre foi um destino muito da preferência do mercado da Madeira, por ser muito próximo do arquipélago, e de modo que há longa data que trabalhamos com a Gran Canaria como destino favorito e preferencial da Solférias”.

A responsável avançou que “temos a oportunidade de ter um turismo que se preocupa com a divulgação do destino em Portugal, temos uma excelente relação com eles o que nos permite desenvolver uma série de ações promocionais ao longo do ano e, este ano, quando decidimos ter um stand próprio na BTL, uma das nossas primeiras ideias e apostas foi ter um momento para que a Gran Canaria pudesse expor uma pouco mais o destino em termos de gastronomia e da sua cultura, e poder também falar e ter um momento mais próximo com os agentes e viagens”, apontou.

Cláudia Caratão explicou que “do continente temos lugares garantidos com a TAP, com estadias fixas de sete noites, além disso vendemos todos os voos regulares que existem em sistema com a TAP, bem como os voos à partida do Funchal com a Binter, com bastantes frequências semanais, companhia aérea com quem temos excelentes relações e muito produto”. De recordar também que a Solférias teve na BTL uma promoção especial sobre a Gran Canaria, que considerou como um destino favorito, para além da sua programação charter.

A responsável da Solférias reconheceu que Gran Canaria é um destino muito procurado pelos portugueses, precisamente pela proximidade, praia, cultura rica, natureza, animação noturna e eventos ao longo do ano, e “acaba por ser um destino para férias de cinco ou sete noites, mas escapadas, pelo número de voos que permitem estadias mais curtas”.

E acrescentou que “no leque de produtos que vendemos, temos as experiências extras que as pessoas podem fazer quando estão na Gran Canaria, seja uma prova de rum, uma ida às dunas, desportos radicais, enfim, um leque que opções para que os clientes possam aproveitar melhor a sua estadia no destino, seja à partida do continente como do Funchal”. Não esquecer o operador turístico trabalha também as restantes ilhas do arquipélago das Canárias.

Valentin Gonzavez disse ainda ao Publituris que “mais do que uma ação de promoção, de chegar ao setor e dar a conhecer a Gran Canaria, de destacar a nossa colaboração com a Soférias que é fundamental, o nosso principal parceiro no mercado português”, referindo ao momento que a ilha teve direito no stand próprio do operador turístico na BTL, e que vários agentes de viagens.

O responsável da ilha canarina explicou que “os portugueses procuram sobretudo praia, mas também a animação, porque temos uma vida noturna muito interessante, o Carnaval, muito parecido com o Rio de Janeiro, as festividades de São João, patrono de Gran Canaria, e compras, uma vez que temos centros comerciais muito interessantes e sem taxas de IVA , para roupa, perfumes, tabaco e produtos eletrónicos, mas também temos portugueses aficionados a outros nichos de produtos, como desportos aquáticos, bicicleta de montanha, observação de estrelas, ou seja somos um destino multiproduto e para todos os gostos”.

Francis Ajeno, que nos últimos anos tem sido a cara da promoção do turismo de Gran Canaria no nosso país, reforçou “temos muitas coisas em comum com o mercado português, enquanto carater, e sempre que vimos a Portugal encontramos a mesma hospitalidade que carateriza o nosso destino”, observando que “queremos continuar a crescer como destino e que os portugueses continuem a optar por Gran Canaria, manter a colaboração com todos os operadores turísticos”, ressalvando que “não podemos parar a promoção”, por isso vem pelo menos cinco a seis vezes por ano a Portugal em várias ações, como roadshows ou à BTL.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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ATR passa a ser representante comercial da Loja de Cruzeiros para o B2B

Segundo Artur Sousa, nesta representação da Loja de Cruzeiros, a ATR conta com uma equipa “completamente dedicada, especializada”, que vai funcionar como um “facilitador para os parceiros de vendas”.

Inês de Matos

A ATR – Atividades Turísticas e Representações passou a representar comercialmente a Loja de Cruzeiros no mercado B2B, disse ao Publituris Artur Sousa, Managing Director da empresa de representações turísticas, que se estreia assim no produto de cruzeiros.

“A representação já está em vigor, é algo que nos traz mais know-how porque a ATR nunca tinha trabalhado em cruzeiros”, explicou o responsável ao Publituris, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com Artur Sousa, há já algum tempo que a “diversificação” das empresas representadas estava nos objetivos da ATR, pelo que a entrada da Loja de Cruzeiros faz sentido, especialmente porque ainda há, entre os agentes de viagens, algumas dificuldades em realizar vendas do produto cruzeiros.

“É um trabalho um pouco à semelhança do trabalho que a ATR fez com o broker de rent-a-car, porque inicialmente era complicado fazer uma venda de rent-a-car. Ainda continua a ser complicado com os cruzeiros. Portanto, será nesse aspecto que vamos trabalhar”, explicou o responsável.

Por isso, a ATR vai promover webinars e formações dedicadas aos agentes de viagens, assim como enviar newsletters e outro tipo de informação, ainda que a Artur Sousa destaque que a principal vantagem é mesmo o apoio da “equipa especializada e que só trata de cruzeiros”.

“A Loja de Cruzeiros tem inúmeras vantagens, uma delas é que temos acordo com todas as companhias mundiais de cruzeiros e temos uma equipa especializada, que já existia, e que só trata de cruzeiros. É uma vantagem para podermos ajudar os nossos parceiros agentes de viagens, nomeadamente em termos de formação para quem não está muito à vontade a vender cruzeiros”, destacou o responsável, realçando que esta equipa é “completamente dedicada, especializada e sabe o que está a fazer”, sendo, por isso, “um facilitador para os parceiros de vendas”.

Além disso, os agentes de viagens podem contar com “partidas garantidas” numa “vasta panóplia de itinerários e cruzeiros no mundo inteiro”, oferta que se encontra já compilada numa brochura de 96 páginas que, segundo o responsável da ATR, “também acaba por ser um manual”.

O Managing Diretor da ATR diz estar “muito entusiasmado com este projeto” e revela que, nas primeiras reuniões que já decorreram, nomeadamente no âmbito da BTL, o feedback foi “extremamente positivo”.

 

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Aeroporto sobrelotado leva TAP a explorar “caminhos alternativos” para crescer

Mário Chaves, Chief Operations Officer (COO) da TAP, revelou sexta-feira, 14 de março, à margem das comemorações dos 80 anos da companhia aérea, que a TAP quer continuar a crescer para se manter como uma “referência em Portugal”.

Inês de Matos

A TAP “está a explorar caminhos alternativos para poder continuar o seu crescimento”, afirmou sexta-feira, 14 de março, Mário Chaves, Chief Operations Officer (COO) da companhia aérea, que admite que as “possibilidades de expansão são limitadas”, devido ao aeroporto “sobrelotado” de Lisboa.

De acordo com o responsável, que falou aos jornalistas à margem das comemorações dos 80 anos da TAP, numa cerimónia na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, a companhia aérea “está, neste momento, a cumprir o seu plano de reestruturação” e” vive num contexto de um aeroporto que está sobrelotado”, pelo que é necessário procurar alternativas para crescer.

Questionado sobre que “caminhos alternativos” pode a TAP percorrer, o COO da transportadora aérea de bandeira nacional, deu o Porto como exemplo, além de outras possibilidades para “pôr mais voos e aumentar a sua oferta”.

“A TAP tem expandido, vai abrir, este ano, uma rota Porto-Boston, tem outros sítios onde vai procurar mercado e onde possa, de facto, por mais voos e aumentar a sua oferta”, explicou Mário Chaves.

O responsável da TAP afirmou também que o “foco no Brasil, obviamente, é para manter”, assim como nos EUA, onde “houve um crescimento há uns anos que está a dar frutos”.

“De resto, temos de esperar pelos eventos para perceber como é que a TAP se adapta. Mas, se se adaptou em 80 anos, vai-se adaptar nos próximos”, acrescentou, defendendo que face ao “contexto mundial que existe, a TAP tem de estar sempre com atenção ao que acontece em todos os mercados para se poder adaptar”.

Mário Chaves explicou também que a TAP se quer manter também como “a companhia aérea mais segura da Europa e uma das mais seguras do mundo”, e vai continuar o “investimento em serviço e novas aeronaves”.

“É um ciclo que se repete e que é necessário para continuarmos outros 80 anos com a mesma performance”, indicou, defendendo que, ao longo destas oito décadas, a TAP se manteve sempre como uma “referência em Portugal”.

 

 

 

 

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