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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

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Os números são indicativos, ou melhor, são a confirmação de que Portugal está na moda para os lados da América do Norte. “Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino Portugal é popular neste momento”, revela Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, empresa de viagens de aventura para pequenos grupos que oferece mais de 1.100 passeios acompanhados em todo o mundo, com uma média de 10 viajantes por passeio.

O foco da Intrepid Travel está no que chama de “Turismo de Base Comunitária” (TBC), o que segundo Berna “cria a sensação de ligação à autenticidade da cultura local”. Até porque, “só assim as pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias”.

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A missão da Intrepid Travel é criar mudanças positivas através do prazer de viajar. Como é que isto pode ser aplicado a Portugal?
Todas as viagens da Intrepid são concebidas para deixar um impacto positivo e isto, claro, estende-se às nossas viagens em Portugal. Esperamos criar uma mudança positiva ao trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais em Portugal para garantir que as nossas viagens as beneficiem.

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Portugal tem muito para oferecer. Está oficialmente no mapa em grande e estamos a ver a sua popularidade a aumentar nos últimos anos. As nossas vendas já aumentaram 11% para 2024, em relação ao ano anterior, na América do Norte.

Temos visto outros destinos na Europa a tornarem-se vítimas da sua própria popularidade. As nossas viagens têm como objetivo levar os viajantes para fora dos “destinos batidos”, a fim de ajudar a minimizar os impactos do excesso de turismo em destinos extremamente populares que estão a sentir a pressão das multidões, ao mesmo tempo que apoiam diretamente empregos e meios de subsistência em comunidades locais que poderiam realmente beneficiar com isso.

Esperamos poder continuar a alargar o turismo a todas as áreas do destino, encorajando, simultaneamente, os viajantes a viajar durante a época baixa, para ajudar a distribuir o fluxo de visitantes e evitar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que a popularidade de Portugal aumenta.

Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem

Hoje em dia, as experiências e a ligação com as comunidades locais assumiram um papel importante para os turistas. É esse o tipo de experiência que oferece aos clientes? E, por outro lado, são essas experiências que os clientes procuram quando escolhem um destino?
As nossas viagens são sempre conduzidas a nível local e concebidas para deixar um impacto positivo. Este é um dos nossos maiores pontos fortes. A Intrepid acredita que as melhores pessoas para lhe mostrar um destino são as que lá vivem.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) não só lhe dá uma visão real da vida local, como também assegura que a sua experiência de viagem faz uma diferença genuína para a população local. A Intrepid tem vindo a praticar efetivamente o TBC desde os seus primeiros dias. Ficámos alojados em aldeias de tribos das montanhas e comunidades insulares na Tailândia, Vietname, Malásia ou Bornéu. Mais recentemente, criámos estadias comunitárias na América Central e na América do Sul, como no Vale Sagrado, no Lago Atitlan e no Panamá.

Uma das razões do enorme sucesso das visitas de TBC para os nossos viajantes é a sensação de ligação à autenticidade da cultura local. Os viajantes falam do acolhimento mais caloroso da população local. Há uma compreensão mais profunda da cultura local e dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e remotas. As pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias.

Viagens sustentáveis certificadas
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando se trata de sustentabilidade ou de um destino sustentável?
O interesse dos consumidores por viagens sustentáveis mudou consideravelmente nas últimas duas décadas. Uma nova investigação da Intrepid revelou que 1 em cada 2 adultos está agora disposto a alterar os seus planos de viagem se souber como isso pode reduzir a sua pegada de carbono, pelo que, atualmente, a sustentabilidade está muito mais presente nas decisões de viagem.

À medida que mais marcas se juntam ao comboio ecológico, os norte-americanos podem tornar-se mais exigentes quando se trata de escolher para onde viajam e com que marcas viajam, uma vez que o “greenwashing” se torna proeminente. Incentivamos os viajantes a procurarem fornecedores com certificações reconhecidas, como a Travelife ou a B Corp. Isto significa que passaram por um processo rigoroso para estabelecer as suas credenciais ecológicas.

Sabemos que a transparência é fundamental neste domínio. É por isso que, em 2023, lançámos a etiquetagem de carbono em mais de 500 itinerários. As etiquetas mostram o total de CO2 e da viagem por viajante, por dia, ajudando os viajantes a compreender melhor a pegada ambiental das suas escolhas de viagem e permitindo-lhes tomar decisões informadas. Acreditamos que a rotulagem das emissões de carbono tornar-se-á em breve uma prática corrente e parte da política governamental, tal como aconteceu com os rótulos nutricionais em meados da década de 1990.

Sabemos também que os norte-americanos valorizam os produtos de viagem topo de gama, pelo que a criação de experiências de viagem mais sustentáveis e topo de gama tem sido uma das principais preocupações da Intrepid. A gama Intrepid Premium conta com 100 itinerários em 42 países e 5 continentes. Uma nova experiência nesta gama inclui a Costa Rica Premium de 9 dias, com uma visita a Matambu para apoiar o povo indígena Chorotegan e uma estadia no Mawamba Lodge em Tortugero, que está a utilizar um biodigestor e várias fontes de energia renováveis.

O transporte aéreo é um dos fatores que é sempre apontada como “insustentável” no que respeita às viagens. Os viajantes norte-americanos tentam compensar de alguma forma esta pegada climática? Como?
A Intrepid encomendou um estudo em 2023 que concluiu que 64% dos adultos em todo o mundo não fazem ideia da sua pegada de carbono. No entanto, embora a maioria dos adultos não pense na sua pegada de carbono ou não saiba o que é, cerca de 7 em cada 10 dizem que estão dispostos a mudar as suas ações e compras diárias para minimizar a sua pegada de carbono, mesmo que isso seja mais dispendioso ou inconveniente.

Assim, sabemos que a maioria da nossa base de clientes quer apoiar opções de viagem ecológicas e já está a optar por viagens sem voos. De facto, 70% das nossas 20 principais viagens em 2023 foram totalmente por terra.

Estamos à procura de formas de reduzir as nossas emissões de carbono. Para 2024, removemos 18 trechos de voos de curta distância em 14 viagens, o que afetará apenas 400 partidas. Embora a redução dos voos continue a ser uma prioridade do Intrepid, nem sempre será possível encontrar alternativas viáveis.

O transporte terrestre como primeira escolha dos viajantes foi identificado como uma das cinco principais tendências futuras para garantir um futuro mais sustentável das viagens num relatório da Future Labs encomendado pela Intrepid Travel em 2023. As viagens de comboio serão parte integrante desta abordagem regenerativa e, em 2040, prevê-se que os viajantes terão a opção de escolher entre inovações de alta velocidade e modos mais lentos, dependendo das suas preferências, pegada e geografia.

Novidade para 2024, a Intrepid lançou uma viagem totalmente terrestre de Paris a Madrid, oferecendo uma excursão de oito dias sem voos que visita Paris, Nimes, Barcelona e Madrid inteiramente em transportes públicos, com a opção de se estender a Londres via Eurostar. A Intrepid também estabeleceu anteriormente uma parceria com a empresa de viagens sem voos e com a sua congénere B Corp “Byway” para oferecer aos viajantes que reservam uma viagem em Itália ou Espanha a opção de reservar a sua viagem (via comboio) de e para o seu destino.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países. Por isso, esperamos que mais viajantes comecem a adotar uma filosofia de slow travel para reduzir a quantidade de voos que fazem.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países

Como é que se pode criar uma mudança positiva através da “alegria de viajar”, um dos vossos lemas?
As viagens têm o poder de mudar o mundo para melhor. As viagens e o turismo geram um em cada 10 empregos a nível mundial – o nosso setor apoia milhões de pessoas. Para ter um impacto social positivo, é essencial estabelecer uma ligação com as pessoas que vivem na comunidade para compreender as questões que lhes interessam e como as nossas ações podem afetar positivamente as suas vidas. Como uma empresa de viagens que se concentra na imersão dos viajantes numa comunidade local em vez de os isolar dela, temos a enorme responsabilidade de garantir que as nossas viagens são feitas de forma responsável para as pessoas que vivem nas comunidades visitadas.

É por isso que trabalhamos exclusivamente com líderes locais, por exemplo. Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem.

Um excelente exemplo de mudança e impacto positivos que gostaria de referir são as nossas Expedições para Mulheres, lançadas pela primeira vez em 2018 e que têm sido algumas das excursões mais populares até à data. São uma coleção de excursões conduzidas inteiramente por líderes femininas que visam quebrar barreiras para as mulheres viajantes. Proporcionam emprego às mulheres locais através de experiências conduzidas localmente, ao mesmo tempo que apoiam empresas detidas e geridas por mulheres na nossa cadeia de abastecimento.

Colaborações como esta resultam em experiências significativas e agradáveis para os viajantes, assegurando simultaneamente que a cultura e a história partilhadas durante estas aventuras são autênticas e factuais.

O nosso objetivo é capacitar as mulheres em todas as áreas, para além das nossas expedições, claro. Por exemplo, no Nepal, fomos uma das primeiras empresas a liderar caminhadas compostas inteiramente por mulheres carregadoras e guias. A indústria do trekking no Nepal tem sido historicamente dominada por homens, mas a Intrepid está a trabalhar arduamente para mudar esta situação, contratando, formando e apoiando uma nova vaga de talentos femininos locais. A Intrepid tem atualmente cerca de 20 líderes e guias assistentes.

Existimos para inspirar, criar, partilhar e conduzir as melhores experiências de viagem de sempre – tanto para as pessoas como para o planeta.

Um Portugal “apetecido”
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, destacando-se os números de 2023 face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?

Portugal tem muito para oferecer. Desde as suas cidades pitorescas, costa encantadora e incrível história culinária, tem um enorme apelo para os norte-americanos e tudo o que procuram numa aventura europeia num só país.

Os norte-americanos também estão limitados a apenas duas ou três semanas de férias por ano. Isto pode ser um desafio quando se tem uma lista de viagens ambiciosa. Felizmente, existem destinos maravilhosos, como Portugal, que podem ser explorados confortavelmente em apenas sete dias.

Temos uma série de viagens no destino, incluindo uma popular que é completamente dedicada à comida, pois sabemos que é um grande atrativo. Uma nova experiência “WOW” que adicionámos a esta viagem para 2024 é uma estadia no Vale do Côa, uma região em Portugal conhecida pelos esforços de locais apaixonados para reflorestar a área e trazer turistas para desfrutar dos excelentes ambientes naturais e produtos locais. Os viajantes ficarão alojados numa aldeia fortificada no topo de uma montanha e desfrutarão dos produtos locais mais frescos, servidos e preparados de forma tradicional pelos nossos acolhedores anfitriões. Os nossos viajantes vêm ter connosco porque procuram uma experiência autêntica e envolvente, onde possam interagir com os habitantes locais, pelo que pensamos que esta será uma adição muito popular à viagem.

Para além da comida, os norte-americanos também são atraídos por aventuras ativas. A caminhada e o trekking explodiram após a pandemia – na verdade, vimos um aumento de 445% nas vendas (ano-ano) na nossa linha de caminhada e trekking em 2023.

O nosso “Hike the Rota Vicentina” em Portugal é uma aventura perfeita para quem procura aventura neste destino. A Rota Vicentina de Portugal, também conhecida como Trilho dos Pescadores, pode não ser a caminhada mais famosa da Europa, mas é certamente uma das mais espetaculares. Os viajantes juntar-se-ão a um líder local para se maravilharem com penhascos recortados, atravessarem dunas de areia repletas de vida selvagem única.

Por último, a Intrepid é conhecida pelas aventuras em grupos pequenos. As nossas viagens têm uma média de apenas 10 pessoas. Suficientemente pequenos para se sentir como se estivesse a explorar um destino de forma independente, mas suficientemente grandes para criar um bom ambiente social. Isto permite o acesso a locais no destino que muitos dos grupos turísticos maiores, com mais de 50 viajantes, que se veem pela Europa, não podem experimentar devido ao seu tamanho. Os nossos grupos permitem misturar-se e conhecer Portugal como um local.

Com base nos números atuais, como prevê este ano [2024] em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino é popular neste momento! Para contextualizar, maio, junho e setembro são os meses com maior número de partidas, por isso, o facto de estarmos apenas em abril e já estarmos a subir em relação ao ano anterior significa que estamos provavelmente no bom caminho para ultrapassar a visitação do ano passado.

Isto é especialmente impressionante, uma vez que estamos a assistir a uma queda global no Sul da Europa em locais tradicionalmente populares como Itália e Espanha para o verão de 2024 de cerca de 25% a nível global. Entretanto, Portugal está a crescer!

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
2023 representou o melhor desempenho financeiro e os melhores resultados de impacto da Intrepid nos nossos 34 anos de história, marcando o fim do período de recuperação da pandemia e refletindo uma procura global crescente de viagens sustentáveis e experienciais.

Esperamos que este entusiasmo pelas viagens continue. Portugal tem muito para oferecer, pelo que estamos entusiasmados por continuar a trazer os nossos viajantes ao destino nas nossas viagens para o experimentarem.

 

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Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem

A próxima edição do Publituris destaca a viagem feita a Macau, a convite da APAVT, para visitar a 13.ª edição da MITE, mas também os bastidores do que será o local do 50.º Congresso da APAVT. Uma entrevista a Tiago Brito, diretor do Turismo de Portugal na China, uma viagem a Florianópolis e um dossier sobre o mercado dos seguros de viagem, completam a primeira edição de maio.

Durante cinco dias, o Publituris acompanhou a comitiva da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que se deslocou a Macau para a 13.ª edição da MITE e teve oportunidade de conhecer, em primeira mão, os bastidores do 50.º Congresso da APAVT, que se realiza de 2 a 4 de dezembro de 2025, no Andaz Macau.

Antes de conhecer o local onde a APAVT realizará o seu 50.º Congresso, marcando, simultaneamente, os 75 anos da associação, o Publituris esteve à conversa com Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, que fez um balanço da parceria entre a APAVT e a Direção dos Serviços de Turismo de Macau, salientando que “a nossa ambição é continuar a subir os degraus da escada na relação com a China”, destacando que “a porta de entrada no mercado chinês através de Macau e, também, a ideia da porta de entrada na Europa através de Portugal”.

Considerando que a colaboração entre a APAVT e as entidades do turismo de Macau não se esgota com o congresso, em dezembro, Pedro Costa Ferreira, admite que a “ambição de Macau se revigorou e que a confiança entre as partes, nos mercados asiáticos, é muito importante e se tem reforçado”.

Quanto ao mercado chinês e ao posicionamento que os players em Portugal deverão e terão de ter perante o maior mercado turístico emissor, Pedro Costa Ferreira considera que “há algumas dimensões do mercado chinês que colam muito bem connosco” e dá o exemplo da época alta dos turistas chineses – janeiro e fevereiro – se “ajusta bem com o nosso objetivo de quebra de sazonalidade”. E adianta: “o facto de não serem atraídos por praia, mas sim por cultura, pelo interior ou natureza, permite-nos ter mais território turístico”.

Escolhido para receber o 50.º Congresso da APAVT, o Andaz Macau, inserido no Galaxy Entertainment Group (GEG), é, segundo Jessica Chan, Manager – Corporate Social Responsability do GEG, “o local possibilita o impossível”. Ligado diretamente ao Galaxy International Convention Center (GICC), o Andaz Macau é um hotel composto por duas torres, com 715 quartos e suites, e marca uma nova era para a indústria MICE em Macau.

Trata-se de um local de eventos, com 40.000 m2 de espaço flexível, com pavilhão de exposições, uma arena com capacidade para 16.000 pessoas, constituindo a flexibilidade do espaço a grande mais-valia.

De resto, Nuno Carvalho, fundador da Click and Play, empresa responsável pela organização do 50.º Congresso da APAVT destacou no local as “ótimas condições técnicas”, salientando que o objetivo é “ter um congresso imersivo, com recurso a tecnologia e que “surpreenda quem participe no evento”.

A poucas semanas da realização da cimeira da ECTAA (Confederação das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), Eric Drésin, secretário-geral da entidade, afirmou ao Publituris que “a ideia de realizarmos a nossa cimeira em Macau, passa, essencialmente, por reatar uma relação que, de certa forma, foi interrompida por causa da pandemia”. Assim, o objetivo passa por “aproximar estes dois grandes mercados turísticos”.

O Publituris entrevistou, igualmente, Tiago Brito, diretor da delegação do Turismo de Portugal na China, que, depois de mostrar os indicadores relativamente ao comportamento do mercado emissor chinês para Portugal, traçou os objetivos para o futuro: “alcançar 1 milhão de dormidas e 500 mil hóspedes nos próximos três anos”.

Para que tal aconteça, Tiago Brito reforçou, no entanto, a necessidade de “haver um grau de customização e de adaptabilidade do negócio e do serviço ao mercado chinês”, destacando que “há uma nova vaga de turistas chineses que procuram outras coisas, sítios com mais recato, mas com sofisticação”.

Além da viagem a Macau, o Publituris viajou, também, a convite da Solférias e da TAP, a Florianópolis, destino que conta com praias de areia branca e águas azul-turquesa, tons que contrastam com o verde da serra catarinense e que marcam uma cidade cuja história se cruza com os Açores.

O “dossier” desta primeira edição de maio de 2025 do Publituris é dedicado aos seguros de viagem. O Publituris falou com José Carlos Viseu, Executive Manager da In Sure Brokes; Diogo Tomás Pereira, Head de Turismo da MAWDY; Manuel Mariano Ramos, Account Manager em Portugal da Intermundial; José Gabriel, sócio fundador da SGS; bem como com Emília Sanches, diretora de Marketing da Zurich Portugal, e todos concordaram que, após a pandemia, a perceção dos viajantes sobre os seguros de viagem mudou, pois o turismo mudou, enfim, o mundo mudou e, hoje, esses mesmos viajantes estão “mais atentos e conscientes” que mais vale prevenir do que remediar, principalmente quando estão fora da sua zona de conforto.

Além do “Pulse Report”, numa parceria entre a Guestcentric e o Publituris que divulga dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Castro (diretor da SkyExpert Consulting e docente em Gestão Turística no ISCE), e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School).

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Considerando que a colaboração entre a APAVT e as entidades do turismo de Macau não se esgota com o congresso, em dezembro, Pedro Costa Ferreira, admite que a “ambição de Macau se revigorou e que a confiança entre as partes, nos mercados asiáticos, é muito importante e se tem reforçado”.

Quanto ao mercado chinês e ao posicionamento que os players em Portugal deverão e terão de ter perante o maior mercado turístico emissor, Pedro Costa Ferreira considera que “há algumas dimensões do mercado chinês que colam muito bem connosco” e dá o exemplo da época alta dos turistas chineses – janeiro e fevereiro – se “ajusta bem com o nosso objetivo de quebra de sazonalidade”. E adianta: “o facto de não serem atraídos por praia, mas sim por cultura, pelo interior ou natureza, permite-nos ter mais território turístico”.

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Trata-se de um local de eventos, com 40.000 m2 de espaço flexível, com pavilhão de exposições, uma arena com capacidade para 16.000 pessoas, constituindo a flexibilidade do espaço a grande mais-valia.

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A poucas semanas da realização da cimeira da ECTAA (Confederação das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), Eric Drésin, secretário-geral da entidade, afirmou ao Publituris que “a ideia de realizarmos a nossa cimeira em Macau, passa, essencialmente, por reatar uma relação que, de certa forma, foi interrompida por causa da pandemia”. Assim, o objetivo passa por “aproximar estes dois grandes mercados turísticos”.

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Para que tal aconteça, Tiago Brito reforçou, no entanto, a necessidade de “haver um grau de customização e de adaptabilidade do negócio e do serviço ao mercado chinês”, destacando que “há uma nova vaga de turistas chineses que procuram outras coisas, sítios com mais recato, mas com sofisticação”.

Além da viagem a Macau, o Publituris viajou, também, a convite da Solférias e da TAP, a Florianópolis, destino que conta com praias de areia branca e águas azul-turquesa, tons que contrastam com o verde da serra catarinense e que marcam uma cidade cuja história se cruza com os Açores.

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Além do “Pulse Report”, numa parceria entre a Guestcentric e o Publituris que divulga dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Castro (diretor da SkyExpert Consulting e docente em Gestão Turística no ISCE), e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School).

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Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas

A Reunião Ministerial de Turismo do BRICS, marcada para o dia 12 de maio, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (Brasil) reunirá representantes dos 11 países que constituem o bloco para discutir ações conjuntas e formalizar uma declaração voltada ao fortalecimento do turismo regional, resiliente e também com foco na atração de nômades digitais para os destinos dos países membros.

A secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, destacou a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento do setor, afirmando que “estamos certos de que o BRICS continuará a promover avanços positivos para as nossas nações e para o mundo”.

Antes do momento ministerial, o Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS reúne-se, esta sexta-feira, dia 9 de maio, também em Brasília, para consolidar as propostas que farão parte do relatório conjunto sobre a regionalização do turismo.

Durante o encontro técnico serão discutidos e aprovados relatórios, como o que traz análises dos avanços em turismo sustentável, resiliente e regenerativo nos países do BRICS, abordando, por exemplo, aspetos como marcos regulatórios, resposta a desafios, engajamento das comunidades locais e integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estudo que posiciona o turismo como vetor de desenvolvimento económico, social e ambiental, destacando boas práticas e desafios comuns enfrentados pelos países do grupo.

Um outro eixo central dos debates será a formulação de estratégias para consolidar os países do BRICS como destinos de referência para nômadas digitais, além de analisar quatro dimensões prioritárias: levantamento de destinos, políticas de visto, infraestrutura e promoção turística.

Entre as principais recomendações estão o monitoramento e intercâmbio de boas práticas, o fortalecimento da resiliência institucional e a incorporação da justiça climática no planeamento turístico. A conclusão reforça a importância de ampliar a cooperação entre os países do bloco para consolidar o turismo como uma força regenerativa, inclusiva e sustentável.

Refira-se que, este ano, o Brasil exerce a presidência rotativa do BRICS até 31 de dezembro. A liderança temporária é responsável por definir as prioridades da agenda anual e coordenar as iniciativas do bloco. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, a presidência brasileira tem como foco a reforma da governança internacional e o fortalecimento da cooperação entre os países em desenvolvimento.

A cimeira dos Chefes de Estado do BRICS será realizada em julho, no Rio de Janeiro, e deverá consolidar os principais avanços promovidos ao longo do ano.

O BRICS é um grupo formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irão. O grupo foi criado para promover a cooperação económica e política entre economias emergentes.

Sobre o autorCarolina Morgado

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LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas

A renovação dos aparelhos faz parte de um programa mais amplo de ‘retrofit’ da LATAM Airlines, anunciado em setembro do ano passado, que prevê a renovação de 24 aviões Boeing 787 com um investimento total de 360 milhões de dólares.

A LATAM Airlines já está a operar os três aviões 787-8 com cabines renovadas, com destaque para as suítes Recaro R7 na Premium Business, que se inspiram na América do Sul e oferecem um “maior conforto e privacidade”.

“Com este lançamento, o Grupo LATAM Airlines torna-se o primeiro grupo de companhias aéreas da América do Sul a oferecer aos seus clientes uma experiência de viagem tão sofisticada”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

As suítes Recaro R7 da cabine Premium Business contam com portas de correr para oferecer maior conforto e privacidade aos passageiros, assim como assentos que se convertem em camas, espaço de arrumação e portas de carregamento USB-A e USB-C, além de um ecrã de alta-definição de 18 polegadas, possuindo ainda “interiores inspirados na beleza natural da América do Sul”.

Além das cabines Premium Business, a atualização também se estende à classe Económica, que agora conta com “assentos de última geração, ergonomicamente projetados para maior espaço e conforto, entretenimento a bordo e design otimizado”.

Os aviões renovados começaram a operar a 26 de abril, na rota entre Santiago-Cidade do México, com um voo que partiu do Chile às 8h10, tendo, entretanto, passado a ser utilizados também nas rotas Santiago-Bogotá e Santiago-Miami.

Os aparelhos 787-8 agora renovados vão ser também utilizados nas rotas de Santiago para a Ilha de Páscoa (Chile), Bogotá (Colômbia), Madrid (Espanha) e Miami, Nova Iorque e Los Angeles (EUA).

A renovação dos aparelhos faz parte de um programa mais amplo de retrofit anunciado em setembro do ano passado, que prevê a renovação de 24 aviões Boeing 787 com um investimento total de 360 milhões de dólares.

“Com o objetivo de modernizar, de forma contínua, nossa frota e elevar a experiência de voo na América do Sul, a LATAM orgulha-se de ser o primeiro grupo da região a inovar na Premium Business com a incorporação de portas nos assentos. Essa iniciativa proporciona aos nossos passageiros um nível de privacidade e conforto sem precedentes, inspirado na beleza local”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM.

Entre os 24 aparelhos que vão ser alvo de renovação, encontram-se 10 aviões Boeing 787-8 que operam voos internacionais e domésticos no Chile, assim como 14 Boeing 787-9, que realizam os voos internacionais e domésticos no Chile, Brasil e Peru.

O processo de modernização está a ser realizado nas bases de manutenção da LATAM em São Carlos, no Brasil, e em Santiago, no Chile, e deverá estar concluído no segundo semestre de 2026, uma vez que as intervenções em cada aparelho demoram, em média, um a dois meses, dependendo do âmbito das melhorias.

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Transportes

Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes

A Volta ao Mundo 2027 – Grande Círculo do Pacífico da Princess Cruises vai visitar 61 destinos em 20 países e três continentes, contando com partida a 6 de janeiro de 2027, a bordo do navio Coral Princess. Disponíveis estão também outras versões mais curtas desta viagem.

A Volta ao Mundo 2027 – Grande Círculo do Pacífico da Princess Cruises vai visitar 61 destinos em 20 países e três continentes, contando com partida a 6 de janeiro de 2027, a bordo do navio Coral Princess.

No total, a proposta da Princess Cruises tem a duração de 130 dias, com partida de Ft. Lauderdale, nos EUA, no dia 6 de janeiro de 2027, com a chegada a estar marcada para Los Angeles, também nos EUA.

No entanto, a companhia de cruzeiros disponibiliza mais duas opções mais curtas, cujas partidas decorrem ambas a 21 de janeiro de 2027 de Los Angeles, estando disponível um itinerário de 115 dias que tem chegada também a Los Angeles, bem como outro de 11 dias, com chegada a Vancouver, no Canadá.

“A nossa próxima Volta ao Mundo 2027 — Grande Círculo do Pacífico é uma viagem única na vida que conecta os viajantes com os destinos mais impressionantes do mundo, com a elegância e calor que só a Princess consegue oferecer”, afirma Terry Thornton, diretor Comercial da Princess, explicando que esta viagem foi pensada para “passageiros que desejam descobrir diferentes culturas, tradições, sabores e paisagens espetaculares do Pacífico como nunca antes”.

O Canal do Panamá, Pacífico Sul, incluindo Samoa, Fiji e Vanuatu; a Austrália e Nova Zelândia, desde Brisbane e Tasmânia até às duas ilhas da Nova Zelândia; o Sudeste Asiático, com visitas à Indonésia, Tailândia e Hong Kong; o Japão, com escalas em Okinawa e Osaka; o Alasca, com seis destinos na “Grande Terra”; e Vancouver, no Canadá, antes da chegada a Los Angeles, são os principais destaques deste itinerário da Princess Cruises.

Durante a viagem, os passageiros têm também acesso a 23 locais classificados como Património Mundial da UNESCO, com destaque para a Grande Barreira de Coral (Austrália), a Baía de Ha Long (Vietname), o Parque Nacional dos Vulcões do Havai e a Ópera de Sydney.

O itinerário disponibiliza também nove pernoitas, incluindo uma noite em Hong Kong e escalas noturnas em Anchorage (Whittier), Cairns, Honolulu, Osaka, Singapura, Suva, Sydney e Tóquio.

Além das opções de 111 e 115 dias, a Princess Cruises permite também embarques noutros portos além dos EUA, o que permite optar por segmentos mais curtos, entre cinco e 69 dias, com partida de portos como Auckland, Hong Kong, Honolulu, Singapura, Sydney, Tóquio e Vancouver.

A companhia de cruzeiros recorda ainda que o navio Coral Princess, com capacidade para 2.000 passageiros, oferece refeições gourmet, incluindo os restaurantes de especialidades Crown Grill e Sabatini’s Italian Trattoria; entretenimento de classe mundial com espetáculos ao estilo da Broadway, música ao vivo, jogos de casino e filmes ao ar livre; conforto máximo, com jantares flexíveis e vantagens como o serviço Reserve Collection Dining e entregas através do OceanNow; assim como Wi-Fi em todo o navio.

Mas informações sobre os itinerários da Princess Cruises aqui, assim como através das agências de viagens.

 

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Enoturismo

Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas

A herdade Monte da Bica, situada no coração do Alentejo, na zona de Montemor-o-Novo, inicia um novo capítulo da sua história que remonta há mais de 100 anos. Sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia, prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros na construção de um boutique hotel, novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas, mas há mais novidades.

“Estamos a dar início a uma nova fase deste projeto de alma portuguesa e tão profundamente alentejana: o Monte da Bica. Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos — irreverentes e audazes como sempre — que continuam a desafiar convenções e a elevar a perceção dos vinhos da região”, afirma Manuela Pinto Gouveia, proprietária do Monte da Bica.

A empresária avança ainda que “contamos também com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita”, para anunciar que ainda este ano “abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas, e em 2027, concretizaremos um sonho antigo dos meus pais: o hotel”, pois segundo acrescenta, “queremos recuperar a hospitalidade da nossa casa de família, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, apontou.

A família Pinto Gouveia é, desde 1919, proprietária desta herdade, conhecida pela sua longa tradição na produção de cortiça e cereais. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica é hoje, segundo a proprietária, um modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, combinando tradição e inovação, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

A marca está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

A produção dos vinhos Monte da Bica está nas mãos experientes de dois enólogos: André Herrera, enólogo consultor, e Madalena Torres Pereira, enóloga residente.

Com uma nova adega e uma adega-galeria na sala das barricas que acolhe exposições de arte regulares, o Monte da Bica quer afirmar-se não apenas como produtor de vinhos, mas também como destino obrigatório no Alentejo, promovendo a cultura, o terroir e a identidade singular da região. Além disso, oferece uma variedade de experiências imersivas, como provas de vinhos, visitas à herdade, piqueniques, tirada de cortiça e pisa em lagar, permitindo aos visitantes conectar-se com a terra e a biodiversidade local.

“Os nossos vinhos são completamente fora da caixa. Somos indiscutivelmente uma marca para um nicho de mercado que valoriza a irreverência, a autenticidade e, principalmente, a exclusividade. Através dos nossos vinhos conseguimos dar a conhecer um outro Alentejo”, destaca Manuela Pinto Gouveia.

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Alojamento

Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República centrado em quatro eixos considerados estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial).

No âmbito das próximas eleições legislativas, marcadas para 18 de maio, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República, apelando à sua concretização durante a XVII Legislatura, considerando que “é essencial garantir a sustentabilidade, competitividade e coesão territorial das suas atividades, verdadeiras locomotivas da economia nacional”.

Segundo a AHRESP, as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico (Canal HORECA) registaram, no ano 2023 (último ano disponível, fonte INE), um total de 125.679 empresas (+0,5% face a 2022) e 445.160 trabalhadores (+2% face a 2019), o que representa cerca de 8,3% e 9,14% do total nacional, respetivamente.

No que diz respeito ao volume de negócios, o Canal HORECA atingiu, em 2023, o valor de 23,2 mil milhões de euros, afirmando a AHRESP que “o setor do Alojamento e Restauração mantém uma importante representatividade no panorama nacional das empresas e do emprego, consolidando-se como uma das principais fontes de riqueza do país com forte contributo para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico nacional”, reforçando que as atividades económicas, debaixo do “chapéu” da AHRESP, “movem toda a economia e têm dos efeitos indiretos mais elevados em todos os setores: primário (agricultura), secundário (indústria) e terciário (serviços)”.

Contudo, diz a associação, “importa reconhecer o atual contexto macroeconómico, nacional e internacional, marcado por incertezas, como as recentes políticas comerciais dos EUA, que colocam novos desafios à atividade das empresas” e, apesar de 2024 ter sido um ano recorde em número de hóspedes, dormidas e receitas turísticas internacionais, “estas estatísticas não refletem as dificuldades enfrentadas pelas empresas da restauração, sobretudo as localizadas fora das zonas de maior afluência turística”, salientando que a AHRESP que “o início de 2025 confirma um agravamento dessa realidade”.

Assim, a AHRESP apresenta as suas propostas para o período das Legislativas 2025-2029, centradas em quatro eixos estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial), num total de 13 medidas, considerando-as como “prioritárias para salvaguardar as empresas e contribuir para o fortalecimento da economia portuguesa”.

No eixo da “Fiscalidade”, a associação propõe a reposição integral da taxa intermédia do IVA nas bebidas, a redução da Taxa do IRC, a contribuição sobre embalagens de utilização única (fiscalidade verde), bem como a eliminação do Pagamento por Conta.

No emprego, as propostas da AHRESP incluem a redução da TSU a cargo das empresas, redução do IRS, além de programas de apoio à integração de imigrantes (habitação, formação e valorização).

No terceiro eixo – “Investimento” – a AHRESP destaca os programas de reforço à capitalização das empresas (capitais próprios e tesouraria), programas de apoio ao investimento e requalificação das empresas, medidas de apoio à eficiência energética e hídrica e à transição digital, além da celeridade na justiça económica.

Finalmente, na “Coesão Territorial”, as propostas incluem a necessidade de um programa de dinamização à economia nos territórios de baixa densidade, bem como um programa para dinamização de produtos regionais/locais.

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Transportes

Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril

O setor dos Transportes foi, segundo um relatório da consultora Informa D&B, um dos que mais recuaram na constituição de novas empresas nos primeiros quatro meses de 2025, período em que foram criadas 18.979 novas empresas em Portugal, descida de 2,9% (-567 constituições) face a período homólogo.

O setor dos Transportes foi, segundo o relatório Informa Business by Data, um dos que mais recuaram na constituição de novas empresas nos primeiros quatro meses de 2025, período em que foram criadas 18.979 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,9% (-567 constituições) face ao período homólogo.

O relatório, elaborado pela consultora Informa D&B, mostra que a “maioria dos setores” contribuiu para a descida na criação de novas empresas nos primeiros quatro meses do ano, ainda que os Transportes tenham apresentado a maior descida, que chegou aos -26%, com menos 464 empresas criadas.

A descida no setor dos Transportes, acrescenta o relatório da Informa D&B, foi ditada essencialmente pelo menor número de constituições na ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’, uma atividade que a consultora diz estar em queda desde 2024.

“Esta atividade, depois de nos últimos anos ter atingido crescimentos que superaram todas as outras, está em queda desde 2024, registando nestes quatro primeiros meses de 2025 um recuo de 49% (-669 constituições)”, refere a Informa D&B, que diz que também os Serviços gerais, que foi o segundo setor com maior número de novas empresas, “tem também uma queda significativa de 9,7% (-289 constituições)”.

Já as Atividades imobiliárias (+22%; +398 constituições), Construção (+6,6%; +154 constituições), Agricultura e outros recursos naturais (+25%; +142 constituições) e Indústrias (+6,7%; +50 constituições), foram os setores que registam crescimento na criação de novas empresas até 30 de abril deste ano.

A Informa D&B revela também que, do ponto de vista geográfico, os centros urbanos de Lisboa e Porto foram os que reuniram “maior número de novas empresas, mas são também aqueles onde se registam as maiores descidas neste indicador”.

“Até 30 de abril, e em comparação com o período homólogo, em Lisboa constituíram-se menos 318 empresas (-5,3%) e no Porto menos 197 empresas (-5,8%). Pelo contrário, Braga, que é o 3º distrito com o maior número de constituições de novas empresas, viu aumentar este indicador em 7,2% (+104 constituições), com destaque para os setores das Atividades imobiliárias e da Construção”, acrescenta a consultora.

Encerramentos e insolvências descem em grande parte dos setores

No que diz respeito a encerramentos, os dados do Informa Business by Data, mostram que estes têm estado a cair nos últimos 12 meses, período em que encerraram 13.784 empresas, o que representa uma descida de 12% (-1 893 encerramentos) face aos 12 meses anteriores.

No entanto, o comportamento foi diferente consoante os setores em análise, uma vez que o setor dos Transportes, por exemplo, se mantém na liderança também neste tópico, com um aumento de 4,6% nos encerramentos registados no último ano.

“A descida neste período foi transversal à maioria dos setores de atividade, com exceção dos Transportes (+4,6%; +38 encerramentos) e das Tecnologias da informação e comunicação (+0,1%; +1 encerramento)”, indica a consultora.

Já no que diz respeito a insolvências, a Informa D&B apurou que 648 empresas iniciaram um processo de insolvência até final de abril, o que corresponde a uma descida de 11,5% (-84 insolvências) face ao período homólogo.

E também no que diz respeito às insolvências houve comportamentos distintos entre os setores, com a consultora a indicar que “mais de metade dos setores registam menos insolvências”, com destaque para as Indústrias (-36%; -78 insolvências), nomeadamente a Indústria de têxtil e moda (-51%; -71 insolvências) nos distritos de Braga e Porto, e que tinha sido “um subsetor que no ano passado quase triplicou o número de insolvências”.

 

 

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Aviação

Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) de Cabo Verde anunciou uma greve dos pilotos da TACV a partir de 22 de maio, com duração de cinco dias, exigindo a resolução de pendências. O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Airlines responde que a situação financeira da companhia “é critica” e não permite “uma nova progressão salarial”, mas que administração tem estado aberto ao diálogo.

O presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, conforme avança a Inforpress, assegurou, em conferência de imprensa, que esta decisão foi tomada após esgotarem todas as possibilidades de diálogo com o conselho de administração da TACV.

Entre as reivindicações pendentes, destacam-se a regularização do cancelamento das consultas médicas, a eliminação do seguro de vida e acidentes pessoais, bem como a formalização do acordo de empresa previsto para a assinatura do memorando de 25 de fevereiro de 2019.

Além disso, segundo notícia da Inforpress, o SNPAC exige a implementação de um programa de segurança, proteção da saúde e higiene no trabalho, bem como a resolução de problemas relacionados à segurança no serviço de restauração e “catering” deficitário, além de reivindicar as progressões dos pilotos, em atraso, e o cumprimento dos pagamentos de suplementos remuneratórios que, não têm sido feitos de forma equitativa. A estrutura sindical afirma que está aberto à negociação, mas sublinha que a greve será mantida até que as pendências sejam resolvidas.

Entretanto, também em conferência de imprensa, o presidente do conselho de administração da TACV-Cabo Verde Airlines, Pedro Barros disse, citado pela agência cabo-verdiana de notícias, que a situação financeira da companhia “é critica”, o que não permite “uma nova progressão salarial”, destacando, no entanto que houve uma progressão salarial só dos pilotos de 2.5%.

Informou ainda que o conselho administrativo tem “privilegiado” o diálogo para se chegar a um entendimento, frisando que há procedimentos que poderiam ser feitos de uma outra forma.

Considerou ainda que as pendências existentes antes da privatização da empresa foram “discutidas” o ano passado com a mediação da Direção-Geral do Trabalho, em que se assumiu um conjunto de compromissos para resolvê-las.

Barros explicou que “o salário está a ser pago com alguma ginástica devido à situação crítica da empresa e vai ser pago no tempo estabelecido”, ou seja, no dia 25 do corrente mês, para ressalvar ser legítimo e justo a progressão salarial, mas explicou que a empresa não possui condições para fazer uma nova progressão.

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Destinos

Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão

O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que decorre até outubro, tendo já motivado a realização de duas iniciativas em Tóquio e Osaka.

O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que conta com vários momentos, até outubro deste ano, que cruzam “tradição, inovação e sustentabilidade, protagonizados por reconhecidos chefs portugueses”.

A iniciativa, que arrancou a 2 de maio, no restaurante Noda Harajuku, em Tóquio, destina-se a “críticos gastronómicos, operadores turísticos e líderes de opinião japoneses”, um mercado onde, segundo o Turismo de Portuga, “o turismo gastronómico tem uma enorme relevância”.

O arranque deste programa contou com a participação do chef Diogo Rocha, que levou ao Japão os sabores do Centro de Portugal, numa criação conjunta com o chef Yuki Noda, conhecido pela sua dedicação à preservação da cozinha regional japonesa.

“Esta colaboração destacou-se pela fusão entre a autenticidade dos produtos portugueses, a criatividade dos chefs e a delicadeza técnica da gastronomia japonesa”, explica o Turismo de Portugal, revelando que a ação incluiu também “um momento especial no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, onde o chef Diogo Rocha recriou a tradicional vitela à moda de Lafões, integrada numa mostra de barro negro de Molelos”.

Esta quarta-feira, 7 de maio, houve uma nova ação promocional da gastronomia portuguesa no Japão, que contou com a participação do chef Vítor Sobral e do chef japonês Yoshida, em Osaka, na qual ambos os chef cozinharam lado a lado, numa “abordagem inovadora, que cruza tradição, criatividade e sustentabilidade”.

O Turismo de Portugal indica que o chef Vítor Sobral foi também o responsável pelo menu da receção do Dia de Portugal na Expo Osaka 2025, criando para o efeito “um momento único de degustação de Portugal para os mais de 100 convidados presentes”.

“Estas ações inserem-se numa estratégia mais ampla de valorização da gastronomia portuguesa como ativo-chave da marca Portugal, afirmando-a cada vez mais nos mercados internacionais como um ativo estratégico do turismo nacional, como um motor de valorização dos territórios, de estímulo à sustentabilidade e de promoção da autenticidade cultural”, explica Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

As iniciativas visaram também reforçar a campanha “Portugal, uma receita por escrever”, que convida os viajantes a descobrirem o país através de uma combinação única de ingredientes, concretamente frescura, autenticidade, criatividade, sustentabilidade e generosidade, numa campanha que “celebra a ligação entre os sabores, as pessoas e as regiões, e que coloca Portugal no mapa dos grandes destinos gastronómicos a nível mundial”.

 

 

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