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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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Os números são indicativos, ou melhor, são a confirmação de que Portugal está na moda para os lados da América do Norte. “Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino Portugal é popular neste momento”, revela Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, empresa de viagens de aventura para pequenos grupos que oferece mais de 1.100 passeios acompanhados em todo o mundo, com uma média de 10 viajantes por passeio.

O foco da Intrepid Travel está no que chama de “Turismo de Base Comunitária” (TBC), o que segundo Berna “cria a sensação de ligação à autenticidade da cultura local”. Até porque, “só assim as pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias”.

A missão da Intrepid Travel é criar mudanças positivas através do prazer de viajar. Como é que isto pode ser aplicado a Portugal?
Todas as viagens da Intrepid são concebidas para deixar um impacto positivo e isto, claro, estende-se às nossas viagens em Portugal. Esperamos criar uma mudança positiva ao trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais em Portugal para garantir que as nossas viagens as beneficiem.

Portugal tem muito para oferecer. Está oficialmente no mapa em grande e estamos a ver a sua popularidade a aumentar nos últimos anos. As nossas vendas já aumentaram 11% para 2024, em relação ao ano anterior, na América do Norte.

Temos visto outros destinos na Europa a tornarem-se vítimas da sua própria popularidade. As nossas viagens têm como objetivo levar os viajantes para fora dos “destinos batidos”, a fim de ajudar a minimizar os impactos do excesso de turismo em destinos extremamente populares que estão a sentir a pressão das multidões, ao mesmo tempo que apoiam diretamente empregos e meios de subsistência em comunidades locais que poderiam realmente beneficiar com isso.

Esperamos poder continuar a alargar o turismo a todas as áreas do destino, encorajando, simultaneamente, os viajantes a viajar durante a época baixa, para ajudar a distribuir o fluxo de visitantes e evitar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que a popularidade de Portugal aumenta.

Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem

Hoje em dia, as experiências e a ligação com as comunidades locais assumiram um papel importante para os turistas. É esse o tipo de experiência que oferece aos clientes? E, por outro lado, são essas experiências que os clientes procuram quando escolhem um destino?
As nossas viagens são sempre conduzidas a nível local e concebidas para deixar um impacto positivo. Este é um dos nossos maiores pontos fortes. A Intrepid acredita que as melhores pessoas para lhe mostrar um destino são as que lá vivem.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) não só lhe dá uma visão real da vida local, como também assegura que a sua experiência de viagem faz uma diferença genuína para a população local. A Intrepid tem vindo a praticar efetivamente o TBC desde os seus primeiros dias. Ficámos alojados em aldeias de tribos das montanhas e comunidades insulares na Tailândia, Vietname, Malásia ou Bornéu. Mais recentemente, criámos estadias comunitárias na América Central e na América do Sul, como no Vale Sagrado, no Lago Atitlan e no Panamá.

Uma das razões do enorme sucesso das visitas de TBC para os nossos viajantes é a sensação de ligação à autenticidade da cultura local. Os viajantes falam do acolhimento mais caloroso da população local. Há uma compreensão mais profunda da cultura local e dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e remotas. As pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias.

Viagens sustentáveis certificadas
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando se trata de sustentabilidade ou de um destino sustentável?
O interesse dos consumidores por viagens sustentáveis mudou consideravelmente nas últimas duas décadas. Uma nova investigação da Intrepid revelou que 1 em cada 2 adultos está agora disposto a alterar os seus planos de viagem se souber como isso pode reduzir a sua pegada de carbono, pelo que, atualmente, a sustentabilidade está muito mais presente nas decisões de viagem.

À medida que mais marcas se juntam ao comboio ecológico, os norte-americanos podem tornar-se mais exigentes quando se trata de escolher para onde viajam e com que marcas viajam, uma vez que o “greenwashing” se torna proeminente. Incentivamos os viajantes a procurarem fornecedores com certificações reconhecidas, como a Travelife ou a B Corp. Isto significa que passaram por um processo rigoroso para estabelecer as suas credenciais ecológicas.

Sabemos que a transparência é fundamental neste domínio. É por isso que, em 2023, lançámos a etiquetagem de carbono em mais de 500 itinerários. As etiquetas mostram o total de CO2 e da viagem por viajante, por dia, ajudando os viajantes a compreender melhor a pegada ambiental das suas escolhas de viagem e permitindo-lhes tomar decisões informadas. Acreditamos que a rotulagem das emissões de carbono tornar-se-á em breve uma prática corrente e parte da política governamental, tal como aconteceu com os rótulos nutricionais em meados da década de 1990.

Sabemos também que os norte-americanos valorizam os produtos de viagem topo de gama, pelo que a criação de experiências de viagem mais sustentáveis e topo de gama tem sido uma das principais preocupações da Intrepid. A gama Intrepid Premium conta com 100 itinerários em 42 países e 5 continentes. Uma nova experiência nesta gama inclui a Costa Rica Premium de 9 dias, com uma visita a Matambu para apoiar o povo indígena Chorotegan e uma estadia no Mawamba Lodge em Tortugero, que está a utilizar um biodigestor e várias fontes de energia renováveis.

O transporte aéreo é um dos fatores que é sempre apontada como “insustentável” no que respeita às viagens. Os viajantes norte-americanos tentam compensar de alguma forma esta pegada climática? Como?
A Intrepid encomendou um estudo em 2023 que concluiu que 64% dos adultos em todo o mundo não fazem ideia da sua pegada de carbono. No entanto, embora a maioria dos adultos não pense na sua pegada de carbono ou não saiba o que é, cerca de 7 em cada 10 dizem que estão dispostos a mudar as suas ações e compras diárias para minimizar a sua pegada de carbono, mesmo que isso seja mais dispendioso ou inconveniente.

Assim, sabemos que a maioria da nossa base de clientes quer apoiar opções de viagem ecológicas e já está a optar por viagens sem voos. De facto, 70% das nossas 20 principais viagens em 2023 foram totalmente por terra.

Estamos à procura de formas de reduzir as nossas emissões de carbono. Para 2024, removemos 18 trechos de voos de curta distância em 14 viagens, o que afetará apenas 400 partidas. Embora a redução dos voos continue a ser uma prioridade do Intrepid, nem sempre será possível encontrar alternativas viáveis.

O transporte terrestre como primeira escolha dos viajantes foi identificado como uma das cinco principais tendências futuras para garantir um futuro mais sustentável das viagens num relatório da Future Labs encomendado pela Intrepid Travel em 2023. As viagens de comboio serão parte integrante desta abordagem regenerativa e, em 2040, prevê-se que os viajantes terão a opção de escolher entre inovações de alta velocidade e modos mais lentos, dependendo das suas preferências, pegada e geografia.

Novidade para 2024, a Intrepid lançou uma viagem totalmente terrestre de Paris a Madrid, oferecendo uma excursão de oito dias sem voos que visita Paris, Nimes, Barcelona e Madrid inteiramente em transportes públicos, com a opção de se estender a Londres via Eurostar. A Intrepid também estabeleceu anteriormente uma parceria com a empresa de viagens sem voos e com a sua congénere B Corp “Byway” para oferecer aos viajantes que reservam uma viagem em Itália ou Espanha a opção de reservar a sua viagem (via comboio) de e para o seu destino.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países. Por isso, esperamos que mais viajantes comecem a adotar uma filosofia de slow travel para reduzir a quantidade de voos que fazem.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países

Como é que se pode criar uma mudança positiva através da “alegria de viajar”, um dos vossos lemas?
As viagens têm o poder de mudar o mundo para melhor. As viagens e o turismo geram um em cada 10 empregos a nível mundial – o nosso setor apoia milhões de pessoas. Para ter um impacto social positivo, é essencial estabelecer uma ligação com as pessoas que vivem na comunidade para compreender as questões que lhes interessam e como as nossas ações podem afetar positivamente as suas vidas. Como uma empresa de viagens que se concentra na imersão dos viajantes numa comunidade local em vez de os isolar dela, temos a enorme responsabilidade de garantir que as nossas viagens são feitas de forma responsável para as pessoas que vivem nas comunidades visitadas.

É por isso que trabalhamos exclusivamente com líderes locais, por exemplo. Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem.

Um excelente exemplo de mudança e impacto positivos que gostaria de referir são as nossas Expedições para Mulheres, lançadas pela primeira vez em 2018 e que têm sido algumas das excursões mais populares até à data. São uma coleção de excursões conduzidas inteiramente por líderes femininas que visam quebrar barreiras para as mulheres viajantes. Proporcionam emprego às mulheres locais através de experiências conduzidas localmente, ao mesmo tempo que apoiam empresas detidas e geridas por mulheres na nossa cadeia de abastecimento.

Colaborações como esta resultam em experiências significativas e agradáveis para os viajantes, assegurando simultaneamente que a cultura e a história partilhadas durante estas aventuras são autênticas e factuais.

O nosso objetivo é capacitar as mulheres em todas as áreas, para além das nossas expedições, claro. Por exemplo, no Nepal, fomos uma das primeiras empresas a liderar caminhadas compostas inteiramente por mulheres carregadoras e guias. A indústria do trekking no Nepal tem sido historicamente dominada por homens, mas a Intrepid está a trabalhar arduamente para mudar esta situação, contratando, formando e apoiando uma nova vaga de talentos femininos locais. A Intrepid tem atualmente cerca de 20 líderes e guias assistentes.

Existimos para inspirar, criar, partilhar e conduzir as melhores experiências de viagem de sempre – tanto para as pessoas como para o planeta.

Um Portugal “apetecido”
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, destacando-se os números de 2023 face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?

Portugal tem muito para oferecer. Desde as suas cidades pitorescas, costa encantadora e incrível história culinária, tem um enorme apelo para os norte-americanos e tudo o que procuram numa aventura europeia num só país.

Os norte-americanos também estão limitados a apenas duas ou três semanas de férias por ano. Isto pode ser um desafio quando se tem uma lista de viagens ambiciosa. Felizmente, existem destinos maravilhosos, como Portugal, que podem ser explorados confortavelmente em apenas sete dias.

Temos uma série de viagens no destino, incluindo uma popular que é completamente dedicada à comida, pois sabemos que é um grande atrativo. Uma nova experiência “WOW” que adicionámos a esta viagem para 2024 é uma estadia no Vale do Côa, uma região em Portugal conhecida pelos esforços de locais apaixonados para reflorestar a área e trazer turistas para desfrutar dos excelentes ambientes naturais e produtos locais. Os viajantes ficarão alojados numa aldeia fortificada no topo de uma montanha e desfrutarão dos produtos locais mais frescos, servidos e preparados de forma tradicional pelos nossos acolhedores anfitriões. Os nossos viajantes vêm ter connosco porque procuram uma experiência autêntica e envolvente, onde possam interagir com os habitantes locais, pelo que pensamos que esta será uma adição muito popular à viagem.

Para além da comida, os norte-americanos também são atraídos por aventuras ativas. A caminhada e o trekking explodiram após a pandemia – na verdade, vimos um aumento de 445% nas vendas (ano-ano) na nossa linha de caminhada e trekking em 2023.

O nosso “Hike the Rota Vicentina” em Portugal é uma aventura perfeita para quem procura aventura neste destino. A Rota Vicentina de Portugal, também conhecida como Trilho dos Pescadores, pode não ser a caminhada mais famosa da Europa, mas é certamente uma das mais espetaculares. Os viajantes juntar-se-ão a um líder local para se maravilharem com penhascos recortados, atravessarem dunas de areia repletas de vida selvagem única.

Por último, a Intrepid é conhecida pelas aventuras em grupos pequenos. As nossas viagens têm uma média de apenas 10 pessoas. Suficientemente pequenos para se sentir como se estivesse a explorar um destino de forma independente, mas suficientemente grandes para criar um bom ambiente social. Isto permite o acesso a locais no destino que muitos dos grupos turísticos maiores, com mais de 50 viajantes, que se veem pela Europa, não podem experimentar devido ao seu tamanho. Os nossos grupos permitem misturar-se e conhecer Portugal como um local.

Com base nos números atuais, como prevê este ano [2024] em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino é popular neste momento! Para contextualizar, maio, junho e setembro são os meses com maior número de partidas, por isso, o facto de estarmos apenas em abril e já estarmos a subir em relação ao ano anterior significa que estamos provavelmente no bom caminho para ultrapassar a visitação do ano passado.

Isto é especialmente impressionante, uma vez que estamos a assistir a uma queda global no Sul da Europa em locais tradicionalmente populares como Itália e Espanha para o verão de 2024 de cerca de 25% a nível global. Entretanto, Portugal está a crescer!

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
2023 representou o melhor desempenho financeiro e os melhores resultados de impacto da Intrepid nos nossos 34 anos de história, marcando o fim do período de recuperação da pandemia e refletindo uma procura global crescente de viagens sustentáveis e experienciais.

Esperamos que este entusiasmo pelas viagens continue. Portugal tem muito para oferecer, pelo que estamos entusiasmados por continuar a trazer os nossos viajantes ao destino nas nossas viagens para o experimentarem.

 

Sobre o autorVictor Jorge

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Madeira mantém-se uma das rainhas na Lusanova com programação mais diversificada

A Lusanova, que considera a Madeira uma escolha de excelência para os viajantes do continente, apresentou a sua programação temática e ao longo do ano para férias no destino a um grupo de agentes de viagens, numa ação conjunta com o Turismo da Madeira (APM) que decorreu, esta quarta-feira, em Lisboa. Hoje, o operador turístico sugere a Madeira de forma mais diversificada e possível de atender a vários públicos do continente.

A Madeira é um sucesso de vendas da Lusanova, conforme confirmou aos jornalistas, o diretor operacional do operador turístico, Tiago Encarnação, à margem da ação que levou a cabo com agentes de viagens, esta quarta-feira, em Lisboa. As apresentações tanto do destino como da programação da Lusanova, que decorreu no Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira, ficaram a cargo de Catarina Pereira, técnica da APM, e Francisco Patrício Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico.

Tiago Encarnação observou que, na Lusanova, a Madeira “já faz parte do nosso portefólio há algum tempo. Sempre vendemos o destino, mas nunca de forma tão regular. Sempre tivemos muitos circuitos a nível de grupos fechados, a Festa da Flor ou o Final de Ano, mas a partir da pandemia começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo, e o destino também começou a olhar-se de outra forma, ou seja, a diversificar e oferta e não estar dirigida apenas para um determinado segmento”.

Assim, avançou, a partir de 2020 “lançámos o “Madeira Aventura” que são excursões individuais, feitas em circuito, que englobam passeios de jeep e algumas atividades de cariz mais radical e de aventura, para um segmento mais jovem”, e devido a este sucesso, o operador turístico passou a ter uma programação exclusiva traduzida num catálogo online só com a Madeira.

“Fazia sentido, este ano, voltarmos a promover o destino, porque acreditamos que é muito competitivo e aliciante para o público português, mas também achamos que a Madeira merece todo o investimento que tem feito ao apostar nos agentes de viagens”, reconhece Tiago Encarnação.

Hoje, a Lusanova olha para o destino numa perspectiva da experiências. “A Madeira hoje em dia oferece um conjunto de atividades que não são só a contemplação da paisagem, visitas aos monumentos e passeios. Há um conjunto de experiências engraçadas e alicientes que podem ser feitas, desde escapadinhas (Madeira Aventura), em viagens de quatro dias com várias atividades incluídas, para além do normal city break no Funchal, ou do fly & drive (três dias) a dois ou em família, até os circuitos de cinco, seis ou sete dias, bem como os circuitos temáticos como sejam a Festa da Flor, ou até o programa de fim de ano”, considerou o responsável.

Sobre a ação levada a cabo esta quarta-feira em Lisboa, Tiago Encarnação sublinhou que “é um trabalho que começámos a fazer há bastante tempo”, recordando que “no nosso roadshow de apresentação da nossa programação, em 2022, tanto em Lisboa como no Porto o nosso convidado especial foi a Madeira”. Por isso “o que fazemos hoje aqui é a continuação de um trabalho que temos vindo a realizar com a APM”, evidenciou, sublinhando que “a parceria com a Associação de Promoção da Madeira permite-nos realçar as experiências únicas que esta ilha tem para oferecer” aos turistas do continente.

Por sua vez, Francisco Álvares, apontou que, a Madeira “é um dos poucos destinos que podemos vender durante todo o ano, pelo seu clima. É muito difícil, nos meses de janeiro, fevereiro e março vender a maior parte da Europa porque está muito frio, enquanto a Madeira tem uma temperatura média anual ótima, que pode ser visitada em qualquer altura do ano, além de uma excelente gastronomia, falamos em português, ótimos hotéis, próximo do continente (hora e pouco de viagem)”.

E mais, realçou “acho que nós operadores turísticos podemos fazer um bocadinho mais pela Madeira porque, foi durante muito tempo, o primeiro destino para casais portugueses em viagens de lua de mel, talvez nas grandes cidades isso já não aconteça, mas é uma realidade ainda naquelas agências de viagens que estão mais no interior do país”. Assim, sublinha que é um segmento que pode impulsionar as vendas para o destino Madeira.

O responsável comercial da Lusanova referiu ainda, sobre o evento em Lisboa que “quem não aparece, esquece”, frisando que, o objetivo “não é martelar, mas é muito importante, de forma descontraída, não só darmos a conhecer o destino em si aos agentes de viagens, mas também a nossa oferta”.

Programação

A programação da Lusanova para a Madeira oferece uma ampla variedade de pacotes, com durações de duas a cinco noites. As opções variam desde o popular ‘Fly and Drive’, que permite explorar a ilha de forma autónoma, até programas que capturam a essência do destino. Para os amantes de turismo ativo, o operador turístico disponibiliza ainda pacotes de aventura, válidos durante todo o ano.

Para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, operador turístico propõe pacotes que incluem visitas aos Mercadinhos de Natal do Funchal, com estadas de três noites, bem como uma oferta para celebrar o Ano Novo no Funchal, com partida de Lisboa no dia 29 de dezembro, em voos TAP, e estada de quatro noites. O programa de fim de ano, com preços desde 830 euros por pessoa em alojamento duplo com pequeno-almoço, inclui, além da passagem aérea em classe económica, transferes de chegada e partida, uma bagagem de porão (23 kgs) taxas, IVA, seguro de viagem e assistência pelos representantes do operador turístico no local. Há ainda na programação a possibilidade de serviços opcionais como o suplemento meia pensão e jantar de réveillon.

Já em 2025, a Lusanova apresenta pacotes dedicados à Festa da Flor, que se celebra em maio, incluindo visitas a outros pontos de interesse da ilha, como Curral das Freiras, Pico de Barcelos, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz. Segundo Tiago Encarnação, este programa já está praticamente todo vendido.

Se a ilha Madeira é uma das rainhas da Lusanova, o Porto Santo, para da Lusanova “é um destino completamente diferente. Não quer dizer que não esteja nos nossos objetivos, mas neste momento o nosso investimento está a ser feito principalmente para a Madeira”, defendeu Tiago Encarnação.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Highgate Portugal de olhos postos no Algarve após renovação do Palácio do Governador

Após a inauguração oficial do renovado Palácio do Governador, a Highgate Portugal prepara-se para investir quase 50 milhões de euros para remodelar quatro hotéis do seu portefólio no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados. Já em Vale do Lobo, onde tem em vista a construção de uma unidade hoteleira, a Highgate Portugal pondera as várias opções de marcas hoteleiras a associar ao futuro projeto.

Carla Nunes

A Highgate Portugal inaugurou oficialmente esta quarta-feira, 18 de setembro, o Palácio do Governador, o mais recente empreendimento do seu portefólio a ser alvo de uma remodelação no valor de 1,3 milhões de euros.

O hotel, que deixou cair a designação NAU após as obras de renovação, foi oficialmente apresentado com um design de interiores assinado por Nini Andrade Silva, que passados nove anos de ter decorado esta unidade deu “uma segunda vida ao hotel”, como referiu Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador.

Após dar conta do valor destas obras de remodelação, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, explicou que a empresa vai agora investir quase 50 milhões de euros no reposicionamento e rebranding dos quatro hotéis que detém no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados – o NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites.

No caso do São Rafael Atlântico, o hotel de luxo lifestyle vai passar a ostentar a marca Kimpton a partir do próximo ano, cujo design de interiores ficará a cargo de Nini Andrade Silva.

Já nos Salgados, o objetivo passa por retirar estes três hotéis “do mercado all-inclusive e levá-los para o mercado de luxo, com uma renovação e rebranding completos”, de acordo com Alexandre Solleiro. Em entrevista a este órgão de comunicação, o CEO da Highgate Portugal deu conta de que o design de interiores destes hotéis ficará a cargo da Broadway Malyan, por Margarida Caldeira, existindo ainda uma vertente de branded residences, a par da vertente hoteleira. A perspetiva é a de que a obra arranque “nos primeiros inícios de novembro”.

Por enquanto, ainda não são conhecidas as marcas hoteleiras que serão associadas aos hotéis dos Salgados, com o CEO da Highgate Portugal a apontar que esse anúncio será feito “na próxima semana”.

“Estamos empenhados em contribuir não só para o crescimento da qualidade do nosso portefólio, mas também para trazer turismo de mais qualidade para Portugal”, referiu Alexandre Solleiro na inauguração do Palácio do Governador.

Turismo de qualidade
Também Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, marcou presença na inauguração do renovado Palácio do Governador. Apontando para os números de hóspedes, dormidas e proveitos dos últimos sete meses – com subidas na ordem dos 5%, 4% e 11%, respetivamente, Teresa Monteiro afirma que “Portugal está manifestamente numa trajetória de crescimento em termos turísticos”, apontando para a necessidade de “qualificação do nosso destino, posicionando-o num patamar de qualidade, e não na quantidade dos turistas que conseguimos captar”.

“Este hotel é manifestamente um bom exemplo desta necessidade de nos posicionarmos num patamar de qualidade”, afirma a vice-presidente do Turismo de Portugal.

Da esquerda para a direita: Bernardo Trindade, presidente da AHP; Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal; Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal e Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador | Créditos: DR

 


Os planos da Highgate Portugal para Vale do Lobo
Sobre o futuro hotel a integrar o portefólio da Highgate Portugal em Vale do Lobo, Alexandre Solleiro adiantou que apesar de existir um projeto para ser construída uma unidade hoteleira no local, que já deu entrada na Câmara de Loulé, “ainda estamos a finalizar as discussões se vamos ou não pôr uma marca”.

Como explica, “estamos a finalizar a escolha da opção de marca para depois decidirmos quando começamos a construção do hotel”, que se espera que tenha cerca de 120 quartos, a par de uma oferta de cerca de 30 a 40 branded residences. A expectativa da Highgate Portugal é a de que a construção comece “no próximo ano”.

Sobre o autorCarla Nunes

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B travel lança campanha para a Madeira com foco nas emoções e experiências

A B travel, marca do grupo Ávoris, lançou no mercado uma campanha multicanal com foco nas emoções e nas experiências inesquecíveis que as ilhas da Madeira e do Porto Santo oferecem.

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Com o lema “Vais à Madeira ou ao Porto Santo e voltas com uma mala cheia de experiências únicas”, e em associação com o Turismo da Madeira, esta campanha da B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, oferece preços especiais, e permite explorar os encantos das duas ilhas.

A marca exalta todos os benefícios de fazer esta viagem, e de escolher estas duas ilhas para as próximas férias ou uma escapadinha.

No seguimento do mesmo conceito da campanha de verão, a B travel indica, em comunicado de imprensa que, “reforça o valor das viagens e de tudo aquilo que trazemos quando viajamos, porque regressamos não apenas com os pertences físicos, mas também carregados de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis que vamos guardar para sempre”.

Todas as informações sobre esta campanha estão disponíveis no site da B travel em btravel.pt.

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Vila Galé chega a São Luís do Maranhão com dois hotéis

O centro histórico de São Luís, no Maranhão (nordeste do Brasil) vai ganhar dois hotéis da cadeia Vila Galé através de um projeto de reabilitação que vai custar 105 milhões de reais (quase 17,5 milhões de euros).

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O grupo hoteleiro e o Governo do Maranhão formalizaram esta terça-feira, 17 de setembro, a concessão de dois edifícios históricos no centro de São Luís para a implantação dos primeiros hotéis da rede neste estado brasileiro. A assinatura do termo de concessão decorreu numa cerimónia no Palácio dos Leões, com a presença do fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, e do governador, Carlos Brandão.

Com um investimento de 105 milhões de reais, estes projetos, nomeados Vila Galé Collection São Luís e Vila Galé Collection Maranhão, contarão com 67 e 45 quartos, respetivamente, selo da submarca da cadeia que se diferencia pelos seus empreendimentos premium e hotéis boutique.

“Vamos transformar os primeiros prédios que visitámos, onde funcionavam a antiga Defensoria Pública e a Casa do Maranhão, em hotéis Vila Galé”, anunciou o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, para lembrar que o centro histórico de São Luís é rico em história e beleza, “e encantou-me desde a nossa primeira visita”.

Além de revitalizar importantes edifícios históricos, o projeto promete ter um impacto significativo no mercado de trabalho local, gerando 300 empregos durante a fase de construção e 100 postos permanentes após a inauguração destas unidades.

Refira-se que, atualmente, a Vila Galé conta com 10 hotéis e resorts all inclusive no Brasil e é considerada uma das redes hoteleiras de maior crescimento no país. A curto prazo, a marca terá sete novos empreendimentos, seguindo um plano de expansão bastante ambicioso, onde se inclui a introdução da submarca Collection.

Além dos empreendimentos no Maranhão, estão já confirmadas as aberturas do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Ceará) em novembro deste ano; do Vila Galé Collection Ouro Preto (Minas Gerais) em abril de 2025; do Vila Galé Collection Amazónia – Belém (Pará) em novembro de 2025; e dos Vila Galé Collection Coruripe e Vila Galé Nep Kids (dedicado às crianças), ambos em Alagoas e previstos para 2026.

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Incêndios: TAP quer tirar da estrada quem quer viajar e reforça a ponte aérea Lisboa-Porto

A TAP Air Portugal junta-se ao esforço nacional de apoio às consequências dos incêndios trágicos que estão a lavrar no país, principal no centro e no norte, reforçando a ponte aérea entre Lisboa e o Porto.

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Assim, já a partir desta quarta-feira e durante uma semana, quem quiser voar com a TAP entre estas duas cidades poderá fazê-lo em qualquer uma das nove ligações diárias pelo preço fixo de apenas 39 euros por percurso, anuncia a companhia aérea.

Além disso, todos os passageiros que foram impedidos de voar para qualquer destino servido pela TAP a partir do Porto devido aos incêndios dos últimos dias poderão também alterar os seus voos e fazê-lo a partir de Lisboa, sem qualquer custo.

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Azores Airlines aumenta conectividade com EUA

A Azores Airlines irá aumentar as ligações aos EUA com uma nova ligação semanal para Nova Iorque e extensão da ligação entre Boston e a Ilha Terceira.

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A partir de 28 de outubro de 2024, a Azores Airlines aumenta as ligações entre a Ilha Terceira e os Estados Unidos da Amércia (EUA), com a oferta de uma nova ligação entre a Ilha Terceira e a cidade de Nova Iorque e a extensão no período de inverno IATA, da rota Terceira – Boston, tal como vinha acontecendo desde o inverno passado.

Além deste crescimento na operação internacional, a Azores Airlines também irá reforçar a operação doméstica, designadamente, com o aumento da oferta de um voo semanal entre Lisboa e a Ilha Terceira e dois voos semanais entre a Ilha Terceira e a cidade do Porto, dando assim resposta ao incremento da procura que se tem feito sentir nestas rotas.

Com este reforço de voos na época de Inverno IATA, a companhia aérea pretende manter a consistência na oferta, ao longo do ano, entre a América do Norte e a Ilha Terceira.

Por outro lado, a companhia aérea reforça a sua presença no Porto, considerado um mercado emissor onde a Azores Airlines tem fortalecido a sua presença ao longo dos anos, com o incremento consistente da oferta de voos domésticos (Terceira e São Miguel), mas também com diversificação de oferta à partida da cidade do Porto, tendo em conta a possibilidade de ligação à restante rede da transportadora, em particular, aos voos com destino a Boston.

Assim, com este reforço de operação, a Azores Airlines disponibilizará no próximo inverno, uma frequência semanal direta entre Terceira – Boston; uma frequência semanal direta entre Terceira – Nova Iorque; quatro frequências semanais entre Terceira – Porto e sete frequências semanais entre Lisboa e a Ilha Terceira.

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Living Tours aponta baterias aos maiores eventos internacionais do setor do turismo

A Living Tours marcará presença nos principais eventos mundiais no setor do turismo, levando o operador turístico ao Brasil, Japão, Argentina, Itália, Londres e Barcelona.

Victor Jorge

Promover o potencial dos destinos portugueses e espanhóis, seja para conhecer através de experiências turísticas ou com o propósito de receber eventos corporativos, é a principal missão que irá guiar o calendário de presenças internacionais do grupo Living Tours para os últimos meses do ano.

Logo após o anúncio sobre o lançamento de uma área de negócio totalmente dedicada ao segmento MICE, a Living Tours retoma a presença nas principais feiras e eventos do setor do turismo.

Assim, já a partir do final do mês de setembro, o operador marcará presença na ABAV Expo (26 a 28 de setembro), organizada pela entidade que integra o Conselho Nacional de Turismo no Brasil; Tourism Expo Japan (26 a 29 de setembro), a realizar-se na capital japonesa, FIT América Latina (30 de setembro a 1 de outubro), na Argentina, onde terá uma presença reforçada com stand em parceria com o Turismo de Portugal. Já no mês de outubro, a TTG Travel Experience (9 a 11 de outubro) também contará com a presença da Living Tours, sendo que em novembro estará no Global European Marketplace (31 de outubro a 1 de novembro) e WTM London (5 a 7 de novembro), ambas com Londres como cidade anfitriã, e IBTM World (19 a 21 de novembro), em Barcelona.

Neste período, estão ainda reservadas datas para a participação no Roadshow Portugal Trade Meeting, organizado pelo Turismo de Portugal, com paragens em: Buenos Aires (30 de setembro a 1 de outubro), Vitória (2 de outubro), Curitiba (3 de outubro), Florianópolis (4 de outubro) e, já em território nacional, Algarve (22 a 23 de outubro).

Rui Terroso, CEO e fundador da Living Tours, explica que é “fundamental mantermos um canal aberto e de proximidade com os públicos dos países que mais nos escolhem para acompanhar cada passo de descoberta dos territórios que representamos na Península Ibérica. Além disso, estes eventos são também uma oportunidade para anteciparmos tendências e recolhermos insights que podem dar origem a novos serviços e produtos do nosso portefólio”.

Aposta vencedora no Brasil e estreia no Japão
Para a Living Tours, o Brasil é um dos maiores casos de estudo, com a empresa a registar, no último ano, um crescimento superior a 80%, superando a média de outros mercados. Durante a ABAV Expo 2024, o operador pretende reforçar a promoção das suas marcas, com especial foco nos passeios de grupos reduzidos a partir de Lisboa, novos catálogos e tarifários das regiões do Algarve, Madeira e Açores e a duplicação do número de serviços e atividades disponíveis em Espanha.

A Living Tours irá realizar uma visita ao Japão, visando estreitar laços e estabelecer parcerias com agentes e operadores turísticos locais. Esta estreia reflete o compromisso da empresa em expandir a sua presença internacional, reconhecendo o mercado japonês como um dos mais promissores para o setor do turismo.

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Tailândia: Novo ministro do Turismo quer reativar a taxa turística

O novo ministro do Turismo da Tailândia, Sorawong Thienthong, deverá reativar o imposto turístico de 300 baht (cerca de oito euros), anteriormente abandonado, em uma tentativa de aumentar a receita do turismo para pelo menos 80 mil milhões de euros este ano.

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“Acredito que a cobrança da taxa turística beneficia a indústria do turismo porque as receitas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de infraestruturas e para garantir a segurança dos turistas”, afirmou o ministro que tomou posse recentemente.

A proposta de imposto sobre o turismo, inicialmente aprovada pelo gabinete em 2022, prevê que as chegadas estrangeiras por via aérea paguem 300 baht, enquanto as que entram por mar e terra terão de pagar 150 baht. Contudo, o projeto ainda não foi aprovado para publicação no Diário Oficial.

O ministro frisou que também quer continuar as iniciativas “Ignite Tourism Thailand” introduzidas pela primeira-ministra Srettha Thavisin, que incluem o desenvolvimento de complexos de entretenimento, centros de aviação e cidades de segundo nível. “Incentivaremos o sector privado a investir mais, proporcionando incentivos, tais como fiscais”, acrescentou Sorawong Thienthong, referindo-se aos planos para novas atrações turísticas e à promoção de cidades de segunda linha.

O ministro continua empenhado em alcançar a meta de longo prazo de 3 biliões de baht apenas dos mercados estrangeiros durante o mandato de quatro anos do governo. Além disso, apoia a ideia de sediar um evento de automobilismo de Fórmula 1 na Tailândia, sugerindo um circuito de rua na Ratchadamnoen Road para refletir o caráter único do país.

Refira-se que, a partir de dezembro de 2024, a Tailândia introduzirá um sistema obrigatório de Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) para cidadãos isentos de visto, o que terá um impacto significativo no processo de viagem de milhões de visitantes.

Este sistema ETA estará totalmente operacional em junho de 2025, integrando-se à plataforma e-Visa existente, proporcionando uma experiência digital perfeita para viajantes que entram na Tailândia por via aérea, terrestre ou marítima. A Autorização Eletrónica de Viagem será obrigatória para cidadãos de 93 países que atualmente desfrutam de entrada isenta de visto na Tailândia para estadias de até 60 dias.

Cada ETA permitirá uma única entrada e será válida por até 60 dias por visita, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. O processo de obtenção do ETA será totalmente digital. Os candidatos precisarão apenas de enviar as suas informações on-line por meio do portal e-Visa da Tailândia.

Este recurso atualmente gratuito visa incentivar a conformidade e facilitar a transição para visitantes frequentes. Quando estiver totalmente operacional em junho de 2025, os visitantes beneficiarão de um processo digital unificado que combina pedidos de visto e envios de ETA numa única plataforma, proporcionando maior conveniência e tempos de processamento mais rápidos.

Embora a aprovação da ETA facilite a entrada, não a garante. Os oficiais de imigração na fronteira ainda mantêm poder discricionário sobre as decisões de entrada, garantindo que a segurança da fronteira da Tailândia permaneça forte.

Com a ETA em vigor, o governo terá dados mais robustos sobre os movimentos dos visitantes, ajudando a responder de forma mais eficaz às preocupações de segurança. Esta medida alinha a Tailândia com outros destinos globais.

Os viajantes terão de obter a aprovação da ETA antes de cada viagem e as suas estadias serão monitorizadas de perto para garantir que os limites de estadia sejam respeitados. Aqueles que ultrapassarem o prazo ou não cumprirem as novas regras poderão enfrentar sanções, incluindo multas.

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Banco Mundial revela que turismo marroquino vive recuperação sustentada e notável

O Banco Mundial acaba de revelar a realidade do turismo marroquino, num trabalho que engloba também outros países do Magrebe, e diz que o turismo ocupa um lugar importante na economia regional, principalmente em Marrocos.

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Segundo o Banco Mundial, o turismo representa cerca 7% do PIB marroquino e quase 500 mil empregos diretos, ou 5% do total da população ativa, adiantando que o setor está, portanto, particularmente bem, depois de anos difíceis, marcados nomeadamente por um período negro (o da Covid-19), e vive uma recuperação sustentada e notável.

Foi a partir de 2022 que as coisas começaram a andar, diz o Banco Mundial que destaca que o levantamento das restrições sanitárias, aliado ao regresso da diáspora marroquina, deu um impulso a este setor, que realmente precisava dele. Com o tempo, o número de visitantes voltou ao normal, ultrapassando mesmo os níveis históricos da década de 2010, com 14,5 milhões de turistas registados só em 2023.

Pelas contas do Banco Mundial, durante o ano de 2023, o setor do turismo gerou 104,7 mil milhões de DH (quase 10 mil milhões de euros), um aumento muito acentuado em comparação com os registos mais recentes. A hotelaria, a restauração, o comércio e os serviços têm sido beneficiados ao ponto de a oferta ser cada vez mais abundante. Só no setor hoteleiro, a capacidade de alojamento aumentou significativamente, atingindo 291 mil camas no total.

No entanto, o Banco Mundial observou uma queda no gasto médio por turista. Estas despesas eram de 7.379 DH (680 euros) durante a década de 2010, para 5.613 DH (518 euros) em 2023. Isto é explicado em particular pela crise financeira global e pelo aumento dos preços, que afeta absolutamente todos os sectores e, sobretudo, todos os países. Em suma, há mais viajantes, mas são muito mais cuidadosos, enfatiza.

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