“Portugal tem muito para oferecer”
De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.
Victor Jorge
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Os números são indicativos, ou melhor, são a confirmação de que Portugal está na moda para os lados da América do Norte. “Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino Portugal é popular neste momento”, revela Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, empresa de viagens de aventura para pequenos grupos que oferece mais de 1.100 passeios acompanhados em todo o mundo, com uma média de 10 viajantes por passeio.
O foco da Intrepid Travel está no que chama de “Turismo de Base Comunitária” (TBC), o que segundo Berna “cria a sensação de ligação à autenticidade da cultura local”. Até porque, “só assim as pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias”.
A missão da Intrepid Travel é criar mudanças positivas através do prazer de viajar. Como é que isto pode ser aplicado a Portugal?
Todas as viagens da Intrepid são concebidas para deixar um impacto positivo e isto, claro, estende-se às nossas viagens em Portugal. Esperamos criar uma mudança positiva ao trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais em Portugal para garantir que as nossas viagens as beneficiem.
Portugal tem muito para oferecer. Está oficialmente no mapa em grande e estamos a ver a sua popularidade a aumentar nos últimos anos. As nossas vendas já aumentaram 11% para 2024, em relação ao ano anterior, na América do Norte.
Temos visto outros destinos na Europa a tornarem-se vítimas da sua própria popularidade. As nossas viagens têm como objetivo levar os viajantes para fora dos “destinos batidos”, a fim de ajudar a minimizar os impactos do excesso de turismo em destinos extremamente populares que estão a sentir a pressão das multidões, ao mesmo tempo que apoiam diretamente empregos e meios de subsistência em comunidades locais que poderiam realmente beneficiar com isso.
Esperamos poder continuar a alargar o turismo a todas as áreas do destino, encorajando, simultaneamente, os viajantes a viajar durante a época baixa, para ajudar a distribuir o fluxo de visitantes e evitar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que a popularidade de Portugal aumenta.
Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem
Hoje em dia, as experiências e a ligação com as comunidades locais assumiram um papel importante para os turistas. É esse o tipo de experiência que oferece aos clientes? E, por outro lado, são essas experiências que os clientes procuram quando escolhem um destino?
As nossas viagens são sempre conduzidas a nível local e concebidas para deixar um impacto positivo. Este é um dos nossos maiores pontos fortes. A Intrepid acredita que as melhores pessoas para lhe mostrar um destino são as que lá vivem.
O Turismo de Base Comunitária (TBC) não só lhe dá uma visão real da vida local, como também assegura que a sua experiência de viagem faz uma diferença genuína para a população local. A Intrepid tem vindo a praticar efetivamente o TBC desde os seus primeiros dias. Ficámos alojados em aldeias de tribos das montanhas e comunidades insulares na Tailândia, Vietname, Malásia ou Bornéu. Mais recentemente, criámos estadias comunitárias na América Central e na América do Sul, como no Vale Sagrado, no Lago Atitlan e no Panamá.
Uma das razões do enorme sucesso das visitas de TBC para os nossos viajantes é a sensação de ligação à autenticidade da cultura local. Os viajantes falam do acolhimento mais caloroso da população local. Há uma compreensão mais profunda da cultura local e dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e remotas. As pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias.
Viagens sustentáveis certificadas
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando se trata de sustentabilidade ou de um destino sustentável?
O interesse dos consumidores por viagens sustentáveis mudou consideravelmente nas últimas duas décadas. Uma nova investigação da Intrepid revelou que 1 em cada 2 adultos está agora disposto a alterar os seus planos de viagem se souber como isso pode reduzir a sua pegada de carbono, pelo que, atualmente, a sustentabilidade está muito mais presente nas decisões de viagem.
À medida que mais marcas se juntam ao comboio ecológico, os norte-americanos podem tornar-se mais exigentes quando se trata de escolher para onde viajam e com que marcas viajam, uma vez que o “greenwashing” se torna proeminente. Incentivamos os viajantes a procurarem fornecedores com certificações reconhecidas, como a Travelife ou a B Corp. Isto significa que passaram por um processo rigoroso para estabelecer as suas credenciais ecológicas.
Sabemos que a transparência é fundamental neste domínio. É por isso que, em 2023, lançámos a etiquetagem de carbono em mais de 500 itinerários. As etiquetas mostram o total de CO2 e da viagem por viajante, por dia, ajudando os viajantes a compreender melhor a pegada ambiental das suas escolhas de viagem e permitindo-lhes tomar decisões informadas. Acreditamos que a rotulagem das emissões de carbono tornar-se-á em breve uma prática corrente e parte da política governamental, tal como aconteceu com os rótulos nutricionais em meados da década de 1990.
Sabemos também que os norte-americanos valorizam os produtos de viagem topo de gama, pelo que a criação de experiências de viagem mais sustentáveis e topo de gama tem sido uma das principais preocupações da Intrepid. A gama Intrepid Premium conta com 100 itinerários em 42 países e 5 continentes. Uma nova experiência nesta gama inclui a Costa Rica Premium de 9 dias, com uma visita a Matambu para apoiar o povo indígena Chorotegan e uma estadia no Mawamba Lodge em Tortugero, que está a utilizar um biodigestor e várias fontes de energia renováveis.
O transporte aéreo é um dos fatores que é sempre apontada como “insustentável” no que respeita às viagens. Os viajantes norte-americanos tentam compensar de alguma forma esta pegada climática? Como?
A Intrepid encomendou um estudo em 2023 que concluiu que 64% dos adultos em todo o mundo não fazem ideia da sua pegada de carbono. No entanto, embora a maioria dos adultos não pense na sua pegada de carbono ou não saiba o que é, cerca de 7 em cada 10 dizem que estão dispostos a mudar as suas ações e compras diárias para minimizar a sua pegada de carbono, mesmo que isso seja mais dispendioso ou inconveniente.
Assim, sabemos que a maioria da nossa base de clientes quer apoiar opções de viagem ecológicas e já está a optar por viagens sem voos. De facto, 70% das nossas 20 principais viagens em 2023 foram totalmente por terra.
Estamos à procura de formas de reduzir as nossas emissões de carbono. Para 2024, removemos 18 trechos de voos de curta distância em 14 viagens, o que afetará apenas 400 partidas. Embora a redução dos voos continue a ser uma prioridade do Intrepid, nem sempre será possível encontrar alternativas viáveis.
O transporte terrestre como primeira escolha dos viajantes foi identificado como uma das cinco principais tendências futuras para garantir um futuro mais sustentável das viagens num relatório da Future Labs encomendado pela Intrepid Travel em 2023. As viagens de comboio serão parte integrante desta abordagem regenerativa e, em 2040, prevê-se que os viajantes terão a opção de escolher entre inovações de alta velocidade e modos mais lentos, dependendo das suas preferências, pegada e geografia.
Novidade para 2024, a Intrepid lançou uma viagem totalmente terrestre de Paris a Madrid, oferecendo uma excursão de oito dias sem voos que visita Paris, Nimes, Barcelona e Madrid inteiramente em transportes públicos, com a opção de se estender a Londres via Eurostar. A Intrepid também estabeleceu anteriormente uma parceria com a empresa de viagens sem voos e com a sua congénere B Corp “Byway” para oferecer aos viajantes que reservam uma viagem em Itália ou Espanha a opção de reservar a sua viagem (via comboio) de e para o seu destino.
Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países. Por isso, esperamos que mais viajantes comecem a adotar uma filosofia de slow travel para reduzir a quantidade de voos que fazem.
Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países
Como é que se pode criar uma mudança positiva através da “alegria de viajar”, um dos vossos lemas?
As viagens têm o poder de mudar o mundo para melhor. As viagens e o turismo geram um em cada 10 empregos a nível mundial – o nosso setor apoia milhões de pessoas. Para ter um impacto social positivo, é essencial estabelecer uma ligação com as pessoas que vivem na comunidade para compreender as questões que lhes interessam e como as nossas ações podem afetar positivamente as suas vidas. Como uma empresa de viagens que se concentra na imersão dos viajantes numa comunidade local em vez de os isolar dela, temos a enorme responsabilidade de garantir que as nossas viagens são feitas de forma responsável para as pessoas que vivem nas comunidades visitadas.
É por isso que trabalhamos exclusivamente com líderes locais, por exemplo. Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem.
Um excelente exemplo de mudança e impacto positivos que gostaria de referir são as nossas Expedições para Mulheres, lançadas pela primeira vez em 2018 e que têm sido algumas das excursões mais populares até à data. São uma coleção de excursões conduzidas inteiramente por líderes femininas que visam quebrar barreiras para as mulheres viajantes. Proporcionam emprego às mulheres locais através de experiências conduzidas localmente, ao mesmo tempo que apoiam empresas detidas e geridas por mulheres na nossa cadeia de abastecimento.
Colaborações como esta resultam em experiências significativas e agradáveis para os viajantes, assegurando simultaneamente que a cultura e a história partilhadas durante estas aventuras são autênticas e factuais.
O nosso objetivo é capacitar as mulheres em todas as áreas, para além das nossas expedições, claro. Por exemplo, no Nepal, fomos uma das primeiras empresas a liderar caminhadas compostas inteiramente por mulheres carregadoras e guias. A indústria do trekking no Nepal tem sido historicamente dominada por homens, mas a Intrepid está a trabalhar arduamente para mudar esta situação, contratando, formando e apoiando uma nova vaga de talentos femininos locais. A Intrepid tem atualmente cerca de 20 líderes e guias assistentes.
Existimos para inspirar, criar, partilhar e conduzir as melhores experiências de viagem de sempre – tanto para as pessoas como para o planeta.
Um Portugal “apetecido”
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, destacando-se os números de 2023 face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?
Portugal tem muito para oferecer. Desde as suas cidades pitorescas, costa encantadora e incrível história culinária, tem um enorme apelo para os norte-americanos e tudo o que procuram numa aventura europeia num só país.
Os norte-americanos também estão limitados a apenas duas ou três semanas de férias por ano. Isto pode ser um desafio quando se tem uma lista de viagens ambiciosa. Felizmente, existem destinos maravilhosos, como Portugal, que podem ser explorados confortavelmente em apenas sete dias.
Temos uma série de viagens no destino, incluindo uma popular que é completamente dedicada à comida, pois sabemos que é um grande atrativo. Uma nova experiência “WOW” que adicionámos a esta viagem para 2024 é uma estadia no Vale do Côa, uma região em Portugal conhecida pelos esforços de locais apaixonados para reflorestar a área e trazer turistas para desfrutar dos excelentes ambientes naturais e produtos locais. Os viajantes ficarão alojados numa aldeia fortificada no topo de uma montanha e desfrutarão dos produtos locais mais frescos, servidos e preparados de forma tradicional pelos nossos acolhedores anfitriões. Os nossos viajantes vêm ter connosco porque procuram uma experiência autêntica e envolvente, onde possam interagir com os habitantes locais, pelo que pensamos que esta será uma adição muito popular à viagem.
Para além da comida, os norte-americanos também são atraídos por aventuras ativas. A caminhada e o trekking explodiram após a pandemia – na verdade, vimos um aumento de 445% nas vendas (ano-ano) na nossa linha de caminhada e trekking em 2023.
O nosso “Hike the Rota Vicentina” em Portugal é uma aventura perfeita para quem procura aventura neste destino. A Rota Vicentina de Portugal, também conhecida como Trilho dos Pescadores, pode não ser a caminhada mais famosa da Europa, mas é certamente uma das mais espetaculares. Os viajantes juntar-se-ão a um líder local para se maravilharem com penhascos recortados, atravessarem dunas de areia repletas de vida selvagem única.
Por último, a Intrepid é conhecida pelas aventuras em grupos pequenos. As nossas viagens têm uma média de apenas 10 pessoas. Suficientemente pequenos para se sentir como se estivesse a explorar um destino de forma independente, mas suficientemente grandes para criar um bom ambiente social. Isto permite o acesso a locais no destino que muitos dos grupos turísticos maiores, com mais de 50 viajantes, que se veem pela Europa, não podem experimentar devido ao seu tamanho. Os nossos grupos permitem misturar-se e conhecer Portugal como um local.
Com base nos números atuais, como prevê este ano [2024] em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino é popular neste momento! Para contextualizar, maio, junho e setembro são os meses com maior número de partidas, por isso, o facto de estarmos apenas em abril e já estarmos a subir em relação ao ano anterior significa que estamos provavelmente no bom caminho para ultrapassar a visitação do ano passado.
Isto é especialmente impressionante, uma vez que estamos a assistir a uma queda global no Sul da Europa em locais tradicionalmente populares como Itália e Espanha para o verão de 2024 de cerca de 25% a nível global. Entretanto, Portugal está a crescer!
E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
2023 representou o melhor desempenho financeiro e os melhores resultados de impacto da Intrepid nos nossos 34 anos de história, marcando o fim do período de recuperação da pandemia e refletindo uma procura global crescente de viagens sustentáveis e experienciais.
Esperamos que este entusiasmo pelas viagens continue. Portugal tem muito para oferecer, pelo que estamos entusiasmados por continuar a trazer os nossos viajantes ao destino nas nossas viagens para o experimentarem.