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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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“Portugal tem muito para oferecer”

De visita a Portugal, mais concretamente, para participar na reunião anual da USTOA, Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, conversou com o Publituris e salienta que, ao contrário de outros destinos no Sul da Europa, “Portugal está a crescer”.

Victor Jorge
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Os números são indicativos, ou melhor, são a confirmação de que Portugal está na moda para os lados da América do Norte. “Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino Portugal é popular neste momento”, revela Matthew Berna, presidente da Intrepid Travel, Americas, empresa de viagens de aventura para pequenos grupos que oferece mais de 1.100 passeios acompanhados em todo o mundo, com uma média de 10 viajantes por passeio.

O foco da Intrepid Travel está no que chama de “Turismo de Base Comunitária” (TBC), o que segundo Berna “cria a sensação de ligação à autenticidade da cultura local”. Até porque, “só assim as pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias”.

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A missão da Intrepid Travel é criar mudanças positivas através do prazer de viajar. Como é que isto pode ser aplicado a Portugal?
Todas as viagens da Intrepid são concebidas para deixar um impacto positivo e isto, claro, estende-se às nossas viagens em Portugal. Esperamos criar uma mudança positiva ao trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais em Portugal para garantir que as nossas viagens as beneficiem.

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Portugal tem muito para oferecer. Está oficialmente no mapa em grande e estamos a ver a sua popularidade a aumentar nos últimos anos. As nossas vendas já aumentaram 11% para 2024, em relação ao ano anterior, na América do Norte.

Temos visto outros destinos na Europa a tornarem-se vítimas da sua própria popularidade. As nossas viagens têm como objetivo levar os viajantes para fora dos “destinos batidos”, a fim de ajudar a minimizar os impactos do excesso de turismo em destinos extremamente populares que estão a sentir a pressão das multidões, ao mesmo tempo que apoiam diretamente empregos e meios de subsistência em comunidades locais que poderiam realmente beneficiar com isso.

Esperamos poder continuar a alargar o turismo a todas as áreas do destino, encorajando, simultaneamente, os viajantes a viajar durante a época baixa, para ajudar a distribuir o fluxo de visitantes e evitar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que a popularidade de Portugal aumenta.

Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem

Hoje em dia, as experiências e a ligação com as comunidades locais assumiram um papel importante para os turistas. É esse o tipo de experiência que oferece aos clientes? E, por outro lado, são essas experiências que os clientes procuram quando escolhem um destino?
As nossas viagens são sempre conduzidas a nível local e concebidas para deixar um impacto positivo. Este é um dos nossos maiores pontos fortes. A Intrepid acredita que as melhores pessoas para lhe mostrar um destino são as que lá vivem.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) não só lhe dá uma visão real da vida local, como também assegura que a sua experiência de viagem faz uma diferença genuína para a população local. A Intrepid tem vindo a praticar efetivamente o TBC desde os seus primeiros dias. Ficámos alojados em aldeias de tribos das montanhas e comunidades insulares na Tailândia, Vietname, Malásia ou Bornéu. Mais recentemente, criámos estadias comunitárias na América Central e na América do Sul, como no Vale Sagrado, no Lago Atitlan e no Panamá.

Uma das razões do enorme sucesso das visitas de TBC para os nossos viajantes é a sensação de ligação à autenticidade da cultura local. Os viajantes falam do acolhimento mais caloroso da população local. Há uma compreensão mais profunda da cultura local e dos desafios enfrentados pelas comunidades rurais e remotas. As pessoas saem com uma visão local mais profunda, uma melhor compreensão não só do ambiente local, mas também de si próprias.

Viagens sustentáveis certificadas
O que é que os norte-americanos realmente valorizam quando se trata de sustentabilidade ou de um destino sustentável?
O interesse dos consumidores por viagens sustentáveis mudou consideravelmente nas últimas duas décadas. Uma nova investigação da Intrepid revelou que 1 em cada 2 adultos está agora disposto a alterar os seus planos de viagem se souber como isso pode reduzir a sua pegada de carbono, pelo que, atualmente, a sustentabilidade está muito mais presente nas decisões de viagem.

À medida que mais marcas se juntam ao comboio ecológico, os norte-americanos podem tornar-se mais exigentes quando se trata de escolher para onde viajam e com que marcas viajam, uma vez que o “greenwashing” se torna proeminente. Incentivamos os viajantes a procurarem fornecedores com certificações reconhecidas, como a Travelife ou a B Corp. Isto significa que passaram por um processo rigoroso para estabelecer as suas credenciais ecológicas.

Sabemos que a transparência é fundamental neste domínio. É por isso que, em 2023, lançámos a etiquetagem de carbono em mais de 500 itinerários. As etiquetas mostram o total de CO2 e da viagem por viajante, por dia, ajudando os viajantes a compreender melhor a pegada ambiental das suas escolhas de viagem e permitindo-lhes tomar decisões informadas. Acreditamos que a rotulagem das emissões de carbono tornar-se-á em breve uma prática corrente e parte da política governamental, tal como aconteceu com os rótulos nutricionais em meados da década de 1990.

Sabemos também que os norte-americanos valorizam os produtos de viagem topo de gama, pelo que a criação de experiências de viagem mais sustentáveis e topo de gama tem sido uma das principais preocupações da Intrepid. A gama Intrepid Premium conta com 100 itinerários em 42 países e 5 continentes. Uma nova experiência nesta gama inclui a Costa Rica Premium de 9 dias, com uma visita a Matambu para apoiar o povo indígena Chorotegan e uma estadia no Mawamba Lodge em Tortugero, que está a utilizar um biodigestor e várias fontes de energia renováveis.

O transporte aéreo é um dos fatores que é sempre apontada como “insustentável” no que respeita às viagens. Os viajantes norte-americanos tentam compensar de alguma forma esta pegada climática? Como?
A Intrepid encomendou um estudo em 2023 que concluiu que 64% dos adultos em todo o mundo não fazem ideia da sua pegada de carbono. No entanto, embora a maioria dos adultos não pense na sua pegada de carbono ou não saiba o que é, cerca de 7 em cada 10 dizem que estão dispostos a mudar as suas ações e compras diárias para minimizar a sua pegada de carbono, mesmo que isso seja mais dispendioso ou inconveniente.

Assim, sabemos que a maioria da nossa base de clientes quer apoiar opções de viagem ecológicas e já está a optar por viagens sem voos. De facto, 70% das nossas 20 principais viagens em 2023 foram totalmente por terra.

Estamos à procura de formas de reduzir as nossas emissões de carbono. Para 2024, removemos 18 trechos de voos de curta distância em 14 viagens, o que afetará apenas 400 partidas. Embora a redução dos voos continue a ser uma prioridade do Intrepid, nem sempre será possível encontrar alternativas viáveis.

O transporte terrestre como primeira escolha dos viajantes foi identificado como uma das cinco principais tendências futuras para garantir um futuro mais sustentável das viagens num relatório da Future Labs encomendado pela Intrepid Travel em 2023. As viagens de comboio serão parte integrante desta abordagem regenerativa e, em 2040, prevê-se que os viajantes terão a opção de escolher entre inovações de alta velocidade e modos mais lentos, dependendo das suas preferências, pegada e geografia.

Novidade para 2024, a Intrepid lançou uma viagem totalmente terrestre de Paris a Madrid, oferecendo uma excursão de oito dias sem voos que visita Paris, Nimes, Barcelona e Madrid inteiramente em transportes públicos, com a opção de se estender a Londres via Eurostar. A Intrepid também estabeleceu anteriormente uma parceria com a empresa de viagens sem voos e com a sua congénere B Corp “Byway” para oferecer aos viajantes que reservam uma viagem em Itália ou Espanha a opção de reservar a sua viagem (via comboio) de e para o seu destino.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países. Por isso, esperamos que mais viajantes comecem a adotar uma filosofia de slow travel para reduzir a quantidade de voos que fazem.

Acreditamos que as viagens lentas e envolventes são melhores do que as viagens rápidas por países

Como é que se pode criar uma mudança positiva através da “alegria de viajar”, um dos vossos lemas?
As viagens têm o poder de mudar o mundo para melhor. As viagens e o turismo geram um em cada 10 empregos a nível mundial – o nosso setor apoia milhões de pessoas. Para ter um impacto social positivo, é essencial estabelecer uma ligação com as pessoas que vivem na comunidade para compreender as questões que lhes interessam e como as nossas ações podem afetar positivamente as suas vidas. Como uma empresa de viagens que se concentra na imersão dos viajantes numa comunidade local em vez de os isolar dela, temos a enorme responsabilidade de garantir que as nossas viagens são feitas de forma responsável para as pessoas que vivem nas comunidades visitadas.

É por isso que trabalhamos exclusivamente com líderes locais, por exemplo. Sabemos que as melhores pessoas para mostrar o coração de um destino são as que lá vivem.

Um excelente exemplo de mudança e impacto positivos que gostaria de referir são as nossas Expedições para Mulheres, lançadas pela primeira vez em 2018 e que têm sido algumas das excursões mais populares até à data. São uma coleção de excursões conduzidas inteiramente por líderes femininas que visam quebrar barreiras para as mulheres viajantes. Proporcionam emprego às mulheres locais através de experiências conduzidas localmente, ao mesmo tempo que apoiam empresas detidas e geridas por mulheres na nossa cadeia de abastecimento.

Colaborações como esta resultam em experiências significativas e agradáveis para os viajantes, assegurando simultaneamente que a cultura e a história partilhadas durante estas aventuras são autênticas e factuais.

O nosso objetivo é capacitar as mulheres em todas as áreas, para além das nossas expedições, claro. Por exemplo, no Nepal, fomos uma das primeiras empresas a liderar caminhadas compostas inteiramente por mulheres carregadoras e guias. A indústria do trekking no Nepal tem sido historicamente dominada por homens, mas a Intrepid está a trabalhar arduamente para mudar esta situação, contratando, formando e apoiando uma nova vaga de talentos femininos locais. A Intrepid tem atualmente cerca de 20 líderes e guias assistentes.

Existimos para inspirar, criar, partilhar e conduzir as melhores experiências de viagem de sempre – tanto para as pessoas como para o planeta.

Um Portugal “apetecido”
Portugal tem registado um aumento considerável de turistas norte-americanos, destacando-se os números de 2023 face a 2022 e mesmo face ao período pré-Covid de 2019. Porque é que os americanos estão tão interessados em Portugal?

Portugal tem muito para oferecer. Desde as suas cidades pitorescas, costa encantadora e incrível história culinária, tem um enorme apelo para os norte-americanos e tudo o que procuram numa aventura europeia num só país.

Os norte-americanos também estão limitados a apenas duas ou três semanas de férias por ano. Isto pode ser um desafio quando se tem uma lista de viagens ambiciosa. Felizmente, existem destinos maravilhosos, como Portugal, que podem ser explorados confortavelmente em apenas sete dias.

Temos uma série de viagens no destino, incluindo uma popular que é completamente dedicada à comida, pois sabemos que é um grande atrativo. Uma nova experiência “WOW” que adicionámos a esta viagem para 2024 é uma estadia no Vale do Côa, uma região em Portugal conhecida pelos esforços de locais apaixonados para reflorestar a área e trazer turistas para desfrutar dos excelentes ambientes naturais e produtos locais. Os viajantes ficarão alojados numa aldeia fortificada no topo de uma montanha e desfrutarão dos produtos locais mais frescos, servidos e preparados de forma tradicional pelos nossos acolhedores anfitriões. Os nossos viajantes vêm ter connosco porque procuram uma experiência autêntica e envolvente, onde possam interagir com os habitantes locais, pelo que pensamos que esta será uma adição muito popular à viagem.

Para além da comida, os norte-americanos também são atraídos por aventuras ativas. A caminhada e o trekking explodiram após a pandemia – na verdade, vimos um aumento de 445% nas vendas (ano-ano) na nossa linha de caminhada e trekking em 2023.

O nosso “Hike the Rota Vicentina” em Portugal é uma aventura perfeita para quem procura aventura neste destino. A Rota Vicentina de Portugal, também conhecida como Trilho dos Pescadores, pode não ser a caminhada mais famosa da Europa, mas é certamente uma das mais espetaculares. Os viajantes juntar-se-ão a um líder local para se maravilharem com penhascos recortados, atravessarem dunas de areia repletas de vida selvagem única.

Por último, a Intrepid é conhecida pelas aventuras em grupos pequenos. As nossas viagens têm uma média de apenas 10 pessoas. Suficientemente pequenos para se sentir como se estivesse a explorar um destino de forma independente, mas suficientemente grandes para criar um bom ambiente social. Isto permite o acesso a locais no destino que muitos dos grupos turísticos maiores, com mais de 50 viajantes, que se veem pela Europa, não podem experimentar devido ao seu tamanho. Os nossos grupos permitem misturar-se e conhecer Portugal como um local.

Com base nos números atuais, como prevê este ano [2024] em termos de fluxo turístico da América do Norte para Portugal?
Para 2024, as nossas vendas em Portugal já aumentaram 11% em relação ao ano anterior para os norte-americanos, o que mostra como o destino é popular neste momento! Para contextualizar, maio, junho e setembro são os meses com maior número de partidas, por isso, o facto de estarmos apenas em abril e já estarmos a subir em relação ao ano anterior significa que estamos provavelmente no bom caminho para ultrapassar a visitação do ano passado.

Isto é especialmente impressionante, uma vez que estamos a assistir a uma queda global no Sul da Europa em locais tradicionalmente populares como Itália e Espanha para o verão de 2024 de cerca de 25% a nível global. Entretanto, Portugal está a crescer!

E nos anos seguintes, poderá haver alguma mudança?
2023 representou o melhor desempenho financeiro e os melhores resultados de impacto da Intrepid nos nossos 34 anos de história, marcando o fim do período de recuperação da pandemia e refletindo uma procura global crescente de viagens sustentáveis e experienciais.

Esperamos que este entusiasmo pelas viagens continue. Portugal tem muito para oferecer, pelo que estamos entusiasmados por continuar a trazer os nossos viajantes ao destino nas nossas viagens para o experimentarem.

 

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Estamos de regresso em 2025

Com a quadra festiva, também as equipas do jornal Publituris e da revista Publituris Hotelaria resolveram dar uma ajuda ao setor do turismo. Assim, regressamos em 2025.

Publituris

Com a quadra festiva, também as equipas do jornal Publituris e da revista Publituris Hotelaria resolveram dar uma ajuda ao setor do turismo e decidimos ir de férias.

Assim, de 23 de dezembro de 2024 a 2 de janeiro de 2025 não haverá atualização de ambos os websites nem newsletters.

Para recordar o que fizemos ao longo deste ano, relembre as capas do Publituris de 2024.

Desejamos a todos os nossos leitores/todas as nossas leitoras, parceiros, anunciantes, profissionais do turismo, um Feliz Natal e um Excelente Fim de Ano e que 2025 seja preenchido com magníficas viagens, bem como com ótimos negócios.

Voltamos em 2025. Até lá, fique bem e viaje!

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Holiday Inn Porto Gaia entra no ano novo inspirado na Era Disco dos anos 70 e 80

Com a vibrante energia característica de uma noite ‘disco’ dos anos 70 e 80, o Holiday Inn Porto Gaia celebra a entrada no ano novo com muita animação

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A celebração da passagem de ano no Holiday Inn Porto Gaia promete uma viagem no tempo até à ‘Era Disco’ dos anos 70 e 80, recriando o ambiente e a atmosfera eletrizante de uma saída à noite nessa época marcante. O evento, a decorrer entre as 19h30 e as 03h00, contará com música ao vivo, decoração inspirada nas pistas de dança icónicas e uma proposta gastronómica excecional. Com uma banda sonora estimulante e uma decoração que evoca a era disco repleta de elementos como bolas de espelho, luzes néon e cores vibrantes, o desafio vai ser não se contagiar pelo ambiente e pela vontade de dançar noite dentro. A pista de dança será o centro das atenções e cada hóspede e visitante será a estrela da festa.

A celebração inicia-se com um Welcome Drink, com o set de música do DJ Paulo Nogueira e o músico Jony Sax, que estarão responsáveis pela animação musical do evento. Haverá deliciosos canapés como Blini com queijo creme e salmão fumado; Tartelete de sapateira, abacate e lima; Voul-au-vent cremoso de bacalhau; Bombom de alheira e mousse de maça; entre outros. Para harmonizar haverá um Cocktail Station, com destaque para o Per Se Sprits, Porto Tónico, Kir Royal Espumante e Dark & Stormy Martini.

O arranque do jantar é dado com iguarias que vão despertar os sentidos. O Camarão em massa kadaif com mousse de abacate, juliana de legumes e acompanhado por manga e lima e a Bocheca de Vitela a baixa temperatura com gratin de batata trufada, cogumelos silvestres e bimis são algumas das opções de pratos. Para agradar a todos os gostos, haverá Tofu grelhado ao molho ponzu, batata-doce e legumes glacé, entre outras seleções vegetarianas. A refeição termina com em ‘sinfonia’ com o Parfait de chocolate, banhado por caramelo pérolas & salgado com uma trilogia de framboesa e suspiro de lima. No decorrer da noite, estará também incluída uma ceia para se ir petiscando.

Todos estes momentos serão harmonizados com uma seleção de bebidas como Espumante São Domingos reserva bruto e Vallegre reserva branco e tinto. Com serviço de bar aberto até às 03:00, as propostas de cocktails são uma autêntica fusão de sabores: Paloma (Tequila, agave, toranja, lima e água com gás e sal); Bramble (Gin, sumo de limão e creme de amora) e Dark & Stormy (Rum escuro, sumo de limão, xarope de açúcar e ginger beer). O bar aberto inclui, ainda, outras bebidas espiritosas.

O evento promete saxofone live music, uma atuação ao vivo da banda ‘Saia’ e animação musical com DJ Paulo Nogueira live act para garantir um ambiente de festa constante e convidativo a celebrar. O preço por pessoa é 170€, sendo que é gratuito para crianças até aos três anos e tem uma redução de 40% sobre o valor para crianças entre os 4 e os 12 anos (inclusive).

 Para reservas:

[email protected] | (+351) 223 747 511

 

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Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos

Segundo a Etihad Airways, esta mudança visa “centralizar e agilizar o processo de solicitação de grupos”, entrando em vigor a partir de 23 de dezembro.

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A Eithad Airways vai mudar os procedimentos para os pedidos de grupos em Portugal a partir de 23 de dezembro, numa mudança que visa “centralizar e agilizar o processo de solicitação de grupos”, informou a companhia aérea de Abu Dhabi.

De acordo com a informação divulgada, os agentes de viagens portugueses devem passar a preencher um formulário com “os detalhes da solicitação de grupo”, enviando, de seguida, um e-mail para o endereço [email protected] com a solicitação.

“A sua compreensão e cooperação são apreciadas à medida que implementamos essas mudanças. Certifique-se de que sua equipa está ciente deste novo processo para garantir que as suas solicitações sejam recebidas e acionadas adequadamente”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

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China Airlines compra 24 aviões à Boeing e Airbus

A China Airlines decidiu renovar a sua frota de longo curso com a compra de aviões à Airbus e Boeing.

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A China Airlines decidiu renovar a sua frota de longo curso, adquirindo aeronaves à Boeing e à Airbus. A encomenda inclui um total de 24 aeronaves, avaliadas em 11,9 mil milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros).

A companhia aérea irá adquirir 10 Boeing 777-9, quatro Boeing 777-8F e 10 Airbus A350-1000, com as entregas dos novos aviões a estarem previstas para começar em 2029.

A China Airlines afirmou que a sua estratégia de frota visa reforçar a presença da companhia nos mercados globais de passageiros e de carga. Os A350-1000 serão equipados com motores Rolls-Royce, enquanto os Boeing 777-9 serão movidos por motores da General Electric (GE).

Estes novos aviões serão operados pela companhia aérea de Taiwan. Recorde-se que China Airlines tem o Governo de Taiwan como principal acionista. No entanto, o presidente da China Airlines, Hsieh Shih-chien, declarou em outubro que não houve qualquer pressão política na decisão sobre a renovação da frota de longo curso.

 

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Sesimbra Oceanfront Hotel convida a celebrar a passagem de ano com vista deslumbrante sobre o mar

Situado na encantadora vila costeira de Sesimbra, e com vista privilegiada sobre o Atlântico, o hotel promete uma experiência inesquecível com um programa especial para a ocasião.

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O Sesimbra Oceanfront Hotel convida todos a celebrar a passagem de ano num ambiente acolhedor e repleto de conforto. Situado na encantadora vila costeira de Sesimbra, e com vista privilegiada sobre o Atlântico, o hotel promete uma experiência inesquecível com um programa especial para a ocasião.

O Sesimbra Oceanfront Hotel preparou um Programa de Réveillon que promete uma experiência memorável. Este inclui duas noites de alojamento em quarto com vista para o mar, pequeno-almoço buffet, jantar de gala no último dia do ano, com cocktail de boas-vindas, menu exclusivo com bebidas incluídas, música ao vivo e brinde da meia-noite com espumante e ceia de Ano Novo para prolongar a celebração, bem como o Brunch no primeiro dia de 2025.

O Programa Réveillon tem valores a partir dos 415€ por pessoa, e inclui estacionamento coberto e acesso ao spa e ginásio. As reservas efetuadas até 30 de novembro oferecem desconto de 10%, já incluídos, 20% em massagens no spa, late check-out e um presente de despedida especial.

 

 

Não perca a oportunidade de criar memórias junto ao mar neste Fim de Ano. Para mais informações e reservas, visite o site do Sesimbra Oceanfront Hotelou entre em contacto através dos contactos: +351 212 289 803 | [email protected]

 

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Ilha Terceira recebe 13.º Congresso da APECATE em abril de 2025

O 13.º Congresso da APECATE vai decorrer nos dias 2 e 3 de abril de 2025, na Ilha Terceira.

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Entre 2 e 5 de abril de 2025, a Ilha Terceira será o palco central das atenções nacionais e internacionais ao acolher dois eventos de destaque que, pela primeira vez, unem forças para promover a natureza, a sustentabilidade, a inovação e o turismo de experiências: o 13.º Congresso da APECATE e o Açores Trail Fest.

O Congresso da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos) decorrerá nos dias 2 e 3 de abril, reunindo especialistas, empresas e decisores do setor para debater o futuro da indústria das experiências, de que fazem parte os eventos, a animação turística e o turismo em geral, com um foco especial na sustentabilidade, digitalização e criação de experiências autênticas.

Sob o tema “Inovar o Futuro: O Desafio dos Eventos e Animação Turística”, o 13.º Congresso da APECATE será o ponto de encontro essencial para a partilha de ideias e construção de soluções inovadoras.

O último painel do Congresso da APECATE fará a ponte para o prestigiado Azores Trail Fest 2025, um evento de turismo de natureza e trekking promovido pelo Governo dos Açores que, nos dias 4 e 5 de abril, dará a conhecer este produto de excelência da região dos Açores, aliado a experiências imersivas que transformarão os trilhos e paisagens deslumbrantes da Terceira num palco para os amantes da natureza e da aventura de todo o mundo.

Durante o Congresso da APECATE, o turismo de natureza e aventura será um dos temas em destaque, com um painel dedicado ao impacto de eventos como o Azores Trail Fest no posicionamento de destinos turísticos. Por outro lado, servirá como uma experiência viva e dinâmica que dará uma oportunidade de convívio e networking aos participantes do Congresso da APECATE e de verem em ação conceitos debatidos, como inovação, sustentabilidade e animação turística de qualidade.

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Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países

O Guinness World Records reconheceu a Turkish Airlines como a companhia aérea que voa para um maior número de países no mundo, com a transportadora turca a ficar cerca de 30 países à frente do seu principal concorrente.

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A Turkish Airlines foi reconhecida pelo Guinness World Records como a companhia aérea que voa para um maior número de países, ficando 30 países à frente da sua principal concorrente, avança a companhia aérea de bandeira turca.

“A Turkish Airlines, que detém o título de voar para o maior número de países do mundo desde 2012, foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como detentora do recorde. A transportadora nacional de bandeira alcançou com sucesso o título do Guinness World Records para o “Maior número de países para onde voa uma companhia aérea”, lê-se num comunicado divulgado pela transportadora.

O reconhecimento foi entregue à Turkish Airlines durante uma cerimónia no Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benítez, após a chegada do voo inaugural da companhia aérea para Santiago,  que decorreu esta quinta-feira, 19 de dezembro e que passou a ligar Istambul à capital do Chile quatro vezes por semana, via São Paulo, Brasil.

“Com base nos critérios de avaliação do Guinness World Records, a Turkish Airlines estabeleceu o recorde com voos para 120 países, refletindo apenas as rotas ativas dos últimos 12 meses. No entanto, incluindo rotas temporariamente suspensas e o voo inaugural de hoje para o Chile, a rede de voos da Turkish Airlines  abrange agora 131 países”, acrescenta a companhia aérea.

O reconhecimento é motivo de orgulho para a Turkish Airlines, considera Bilal Ekşi, CEO da companhia aérea, que destaca o facto da transportadora ser a que voa para um maior número de destinos há mais de uma década.

“Estamos muito felizes por estar em Santiago, no Chile, a nossa mais recente rota que foi lançada hoje, e por receber o título do Guinness World Records para o maior número de países voados por uma companhia aérea. Enquanto única companhia aérea que manteve essa distinção por mais de uma década,  mostramos orgulhosamente a força da nossa rede de voos e reforçamos a nossa missão de conectar pessoas, culturas e destinos ao redor do mundo”, afirma o responsável.

Já Talal Omar, vice-president do Guinness World Records para a região MENA e Turquia, afirmou que o compromisso da Turkish Airlines em conectar o mundo é um exemplo da “visão e excelência na aviação”.

“Esta conquista notável afirma seu papel vital no cenário global da aviação, alcançando mais destinos internacionais do que qualquer outra companhia aérea. Damos os parabéns à Turkish Airlines por esta conquista extraordinária”, diz o responsável.

 

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Análise

Crescimento do PIB em Portugal abre boas perspetivas para 2025, diz Outlook da Mastercard

Com as estimativas a darem conta de que a economia portuguesa cresça 1,4%, acima da média de 0,9% da zona euro, o Global Outlook do Mastercard Economics Institute para 2025, refere que “Portugal está preparado para um crescimento resiliente e consolidação do consumo” para o próximo ano.

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A economia global em 2025 pode acelerar para um crescimento de 3,2%, após um ritmo de 3,1% em 2024, de acordo com o último relatório Economic Outlook 2025 do Mastercard Economics Institute (MEI).

Na Europa, a estimativa é que a trajetória económica enfrente fatores adversos decorrentes de uma política orçamental mais restritiva e da incerteza comercial, mas também ventos favoráveis decorrentes de uma política monetária mais flexível e de sólidos fundamentos para o consumo.

Neste cenário, antecipa-se que o PIB real de Portugal cresça 1,4%, abaixo de Espanha (1,9%) e acima de países como o Reino Unido (1,2%), França (0,8%), Itália (0,7%) e Alemanha (0,6%). Nos países nórdicos, o crescimento deverá aumentar de 1,3% para 1,7% e na Europa Central e de Leste de 1,8% para 3,0%.

“O crescimento do rendimento disponível real – a diferença entre os aumentos salariais e a inflação –, permanecerá positivo, assegurando a continuação da recuperação do poder de compra dos consumidores”, refere a análise da Mastercard.

Assim, segundo os dados avançados pelo MEI, prevê-se que a taxa média de inflação se, em Portugal, se situe nos 1,8%, abaixo de Espanha (2%) e do Reino Unido (2,6%). Já os gastos de consumo reais devem crescer 1,9% em Portugal, acima de outros países europeus como o Reino Unido (1,3%), França (0,8%), Alemanha (0,6%) e Itália (1,1%).

O relatório revela que os portugueses têm mostrado uma “sensibilidade aos preços”, sobretudo no setor do turismo, com a componente de gastos com viagens “cá dentro”, em relação a viagens para o exterior, a crescer 4,6 pontos percentuais (p.p.) no terceiro trimestre de 2024, por comparação com o período homólogo, indicando que “os portugueses viajaram menos para o estrangeiro nos meses de verão”.

Já no setor da restauração, o crescimento de gastos nas opções económicas de alimentação e de fast food foi de 0,2 p.p. nesse período, por comparação com 2023, uma mudança menos pronunciada do que em outros países europeus.

Segundo o estudo, “os consumidores europeus continuam a estar atentos aos preços e estão a optar por produtos e serviços mais económicos do que os de gama alta, um comportamento que deverá inverter-se com a melhoria do poder de compra”. A restauração, a moda ou as viagens são, precisamente, alguns dos setores que oferecem um vasto leque de opções de preços que permitem perceber as principais tendências de consumo.

“O facto de, em Portugal, a sensibilidade aos preços no consumidor estar a começar a desvanecer-se, reflete os fundamentos de um consumo mais forte, resultado de um maior crescimento económico em comparação com outros países europeu”, refere o estudo.

No setor das viagens, observa-se uma “preocupação” dos viajantes europeus com os preços, levando-os a efetuarem a seleção por “destino” – ou seja, alternativas mais baratas ou com menos turistas. Já nas viagens intrarregionais, particularmente dentro da Europa, “as despesas hoteleiras transfronteiriças continuam a dominar”, adverte o MEI.

Maria Antónia Saldanha, Country Manager da Mastercard Portugal, conclui que, “apesar dos desafios resultantes de políticas orçamentais restritivas e incertezas comerciais na Europa, Portugal poderá destacar-se, uma vez que as previsões de crescimento refletem um cenário resiliente no consumo e no mercado de trabalho”.

E termina, salientando que o relatório mostra que “os portugueses estão sensíveis ao preço, ao darem prioridade, em alguns casos, a produtos e serviços mais económicos, em vez de opções premium, uma tendência que poderá diminuir gradualmente com o aumento do poder de compra”.

Foto: Depositphotos.com
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Tascaria São Rafael é o spot perfeito com clássicos modernos portugueses para um fim de ano inesquecível

O espaço desafia a celebrar uma experiência memorável que une a arte, música e tradição portuguesa.

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Para os amantes de petiscos e da boa mesa, a Tascaria São Rafael, convida a uma experiência gastronómica tipicamente portuguesa para se despedirem de 2024. Num espaço que combina a rusticidade típica de uma tasca portuguesa e uma decoração moderna e sofisticada, o ato de petiscar é a estrela da noite. O espaço desafia a celebrar uma experiência memorável que une a arte, música e tradição portuguesa.

O menu desenhado para a despedida da última noite do ano tem como ponto de partida um welcome drink, ao qual se segue um jantar de raízes portuguesas e que convida à partilha de sabores através de uma seleção irresistível de petiscos que promete satisfazer os paladares dos apreciadores da gastronomia portuguesa.

Bolinha de Mafra, Broa de milho, pão de alfarroba, Azeite Monterosa, Patê de Cenoura Fumada e Manteiga Rainha do Pico, Creme de Carabineiros, são algumas das propostas de entradas. Para pratos principais, duas propostas verdadeiramente tradicionais: Lombo de Bacalhau Confitado com Puré de Grão-de-Bico, Ovo de Codorniz e Emulsão de Salsa ou Barriga de Leitão Assada, Esparregado e Tarte de Batata. A parte mais doce da refeição traz à mesa um clássico português: Rabana com Gelado de Maça Assada e Vinho do Porto. Para harmonizar com a refeição, a carta de bebidas oferece uma seleção variada de vinhos brancos e tintos, soft drinks, cervejas e espumante.

A tão aguardada festa de boas-vindas ao Ano Novo tem início às 23h00 com o espetáculo ‘Projeto Heat Waves’, em que a Dina e Ricardo Talhados interpretarão clássicos da música portuguesa. Após a atuação musical, é tempo de iniciar a contagem decrescente, pensar dos desejos para 2025.

A Tascaria São Rafael, que é uma verdadeira homenagem aos “restaurantes do antigamente” e celebra os sabores autênticos de Portugal num ambiente acolhedor e requintado, torna-se o spot ideal para celebrar o réveillon, sobretudo para quem gosta de partilhar refeições com familiares ou amigos, num ambiente lusófono.

O programa estará disponível a 150€ por pessoa (bebidas incluídas), sendo que as crianças têm desconto de 50% (dos 4 aos 12 anos) e até aos 3 anos não pagam.

Reservas através de: +351 289 540 300 ou em  [email protected]

Para uma experiência completa e sem preocupações de deslocação, pode ainda reservar a sua estadia na unidade NAU São Rafael Suites com preços a partir de 249 euros. Para mais informações e reservas, contacte: +351213007009 ou  [email protected].

 

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Transportes

Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal

Nesta quadra festiva, a Flixbus vai aumentar em 24% as viagens da sua rede doméstica e em15% a nível internacional, de forma a dar resposta “às necessidades de mobilidade dos portugueses e dos turistas que visitam o país”.

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A Flixbus anunciou um reforço das suas operações doméstica e internacional para dar resposta à procura nesta quadra festiva, estimando um aumento de 24% das viagens na rede doméstica e de 15% a nível internacional.

“A FlixBus reforça, a partir desta semana e até janeiro, todas as suas linhas domésticas e internacionais a fim de responder às necessidades de mobilidade dos portugueses e dos turistas que visitam o país nesta época natalícia”, refere a empresa de autocarros de passageiros.

Entre Lisboa e Porto, a Flixbus vai aumentar a oferta para até 166 viagens, 83 em cada sentido, o que representa um aumento de 60% face ao ano anterior, quando foram disponibilizadas 104 viagens neste percurso.

Para Coimbra, as viagens da Flixbus também crescem 29%, enquanto as viagens para as cidades da Guarda, Viseu, Aveiro e Figueira da Foz, nas quais a Flixbus diz que também tem vindo a sentir “um aumento da procura”, houve reforço de horários e frequências em todas as viagens.

No Algarve, que “continua a ser um dos destinos preferidos dos portugueses para a passagem de ano”, a Flixbus, também houve um reforço das ligações, tal como já tinha acontecido no ano passado.

Para facilitar ainda as deslocações em território nacional dos passageiros que chegam a Portugal de avião, a Flixbus reforçou ainda “as ligações aos três aeroportos nacionais”, concretamente Lisboa, Porto e Faro.

“À semelhança do ano passado, a ligação Porto-Lisboa é a que regista maior procura, e, neste período festivo, a FlixBus disponibiliza até 166 viagens diárias neste eixo, 83 em cada sentido, o que representa um aumento de cerca de 60% em relação a 2023, em tivemos até 104 viagens (52 em cada sentido) durante este período de Natal e Ano Novo. É a prova de que a mobilidade do país vai muito além do comboio, e que os chamados “expressos” têm um papel importantíssimo na mobilidade do país”, realça Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental e diretor-geral da FlixBus em Portugal.

Viagens para Espanha também contam com reforço

Além da operação doméstica, a Flixbus reforçou também a sua operação internacional, com destaque para as viagens entre território nacional e Espanha, que conta com mais horários este Natal e passagem de ano.

“De acordo com dados internos, este ano registou-se um aumento de cerca de 25% na procura de viagens para a Galícia, o que levou a FlixBus a reforçar os horários para este destino”, refere a empresa, explicando que, desde final do ano passado, há até 14 ligações diárias diretas a Vigo a partir de cidades como Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

A Flixbus tem registado ainda uma forte procura por viagens com destino à Andaluzia, com destaque para Sevilha, assim como para Bilbao e San Sebastián, no País Basco, pelo que as viagens para estes destinos foram também reforçadas.

O crescimento de oferta da Flixbus para esta época festiva chega ainda às ligações entre Lisboa e Madrid, onde o aumento da oferta previsto é de 18%, com até 12 viagens diárias entre estas duas capitais europeias.

Rede doméstica vai ter 11 novos destinos em 2025

Paralelamente ao reforço da oferta para o Natal e passagem de ano, a Flixbus anunciou ainda que, em 2025, vai aumentar a sua rede doméstica em Portugal com 11 novos destinos, numa oferta que visa dar “resposta à cada vez maior procura por viagens na rede FlixBus”.

“A FlixBus é líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente, e por isso há cada vez mais pessoas a optar por viajar na nossa rede, seja pelo preço, pela comodidade, ou até por ser uma alternativa mais sustentável. Atualmente, a FlixBus opera em 90 cidades em Portugal, e em 2025 iremos acrescentar 11 novos destinos, todos no interior do país. Aliás, do total de destinos na nossa rede em 2025, cerca de metade serão no interior do país”, explica Pablo Pastega.

Apesar da elevada procura que a Flixbus diz registar em Portugal, a empresa continua a queixar-se das dificuldades em aceder aos principais terminais rodoviários do país, com Pablo Pastega a indicar que essa será uma das prioridades da empresa para o próximo ano.

“Em 2025 iremos continuar a nossa luta relativamente ao acesso aos terminais. Continuamos sem acesso a Sete Rios, o principal terminal da cidade de Lisboa, isto apesar dos esforços quer junto da Câmara Municipal de Lisboa, que tem o poder para resolver a situação, quer junto de outras entidades relevantes. Coimbra é outras das prioridades da FlixBus em termos de locais de paragem, já que a Rua do Padrão não reúne as condições mínimas de conforto e segurança, e a Câmara Municipal de Coimbra também não tendo dado resposta a este problema”, denuncia o responsável.

 

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