Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses estarão em destaque em dois eventos do setor
Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses, são temas que estão associados a dois eventos a realizar nos meses de setembro e outubro no país. O “Nobre Gosto” decorrerá de 20 a 22 de setembro no Palácio Marquês de Pombal – Oeiras, enquanto o “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” terá lugar de 19 a 21 de outubro, FIL – Lisboa.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Um dos objetivos do “Nobre Gosto” é aumentar a notoriedade dos Vinhos Fortificados Portugueses junto dos especialistas, profissionais e público geral, tanto a nível nacional como internacional, bem como, desenvolver ações de formação para aumentar o conhecimento dos especialistas e profissionais acerca deste ativo único.
O evento pretende também contribuir para o posicionamento do segmento do enoturismo, no setor do turismo em Portugal, já que a maioria dos vinhos fortificados portugueses têm a si associada uma forte componente histórica e cultural, e turística.
O “Nobre Gosto”, de acordo com a organização, posiciona-se como um evento que, não sendo unicamente direcionado para o enoturismo, contribui para a valorização do mesmo, e para a imagem de Portugal enquanto destino de enoturismo agregando diferentes regiões do país, contribuindo para uma descentralização do turismo, e a valorização das regiões vitivinícolas. Para além de aumentar a visibilidade dos vinhos fortificados e doces das respetivas regiões, alavanca também o enoturismo do país, neste caso, nas regiões por excelência, dos vinhos fortificados: Douro, Setúbal, Carcavelos e Madeira, havendo também outras regiões a produzir vinhos licorosos, como os Açores ou mesmo o Alentejo.
Cerca de um mês depois, de 19 a 21 de outubro, realiza-se a maior feira de vinhos de Portugal – Grandes Escolhas Vinhos & Sabores – que tem os seus objetivos também alinhados no sentido de promover o enoturismo e a internacionalização dos vinhos portugueses.
O evento contará com mais de 400 produtores/expositores de vinho e cerca de 250 stands de vinho que representam todas as regiões do país, potenciando não só as marcas dos respetivos produtores, mas também das regiões, contribuindo, assim, positivamente para o crescimento e posicionamento do enoturismo no setor do turismo em Portugal. Com isto pretende-se aproximar, cada vez mais, o vinho do enoturismo, ou seja, fundir a exposição (e provas) dos vinhos com informações relevantes, como os costumes, tradições, produtos locais, gastronomia e locais de interesse enoturístico que permitam a promoção do turismo das regiões, uma vez que os amantes e apreciadores de vinho serão sempre os primeiros e mais interessados clientes do enoturismo.
A oportunidade de uma interação entre o público e os melhores produtores de Portugal, provando em primeira mão muitos vinhos e sabores únicos, é uma das mais valias que o visitante pode encontrar.
Como habitualmente a feira dispõe de áreas de exposição de Vinhos, Sabores, Alimentação, Acessórios de vinhos, Enoturismo, Showcookings, para além de um programa de atividades, provas comentadas e masterclasses. Mantida será também a área “Prove Connosco” onde produtores presentes poderão fazer apresentações rápidas e informais dos seus vinhos, mediante inscrição.