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Enoturismo

Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses estarão em destaque em dois eventos do setor

Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses, são temas que estão associados a dois eventos a realizar nos meses de setembro e outubro no país. O “Nobre Gosto” decorrerá de 20 a 22 de setembro no Palácio Marquês de Pombal – Oeiras, enquanto o “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” terá lugar de 19 a 21 de outubro, FIL – Lisboa.

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Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses estarão em destaque em dois eventos do setor

Enoturismo e internacionalização dos vinhos portugueses, são temas que estão associados a dois eventos a realizar nos meses de setembro e outubro no país. O “Nobre Gosto” decorrerá de 20 a 22 de setembro no Palácio Marquês de Pombal – Oeiras, enquanto o “Grandes Escolhas Vinhos & Sabores” terá lugar de 19 a 21 de outubro, FIL – Lisboa.

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Um dos objetivos do “Nobre Gosto” é aumentar a notoriedade dos Vinhos Fortificados Portugueses junto dos especialistas, profissionais e público geral, tanto a nível nacional como internacional, bem como, desenvolver ações de formação para aumentar o conhecimento dos especialistas e profissionais acerca deste ativo único.

O evento pretende também contribuir para o posicionamento do segmento do enoturismo, no setor do turismo em Portugal, já que a maioria dos vinhos fortificados portugueses têm a si associada uma forte componente histórica e cultural, e turística.

O “Nobre Gosto”, de acordo com a organização, posiciona-se como um evento que, não sendo unicamente direcionado para o enoturismo, contribui para a valorização do mesmo, e para a imagem de Portugal enquanto destino de enoturismo agregando diferentes regiões do país, contribuindo para uma descentralização do turismo, e a valorização das regiões vitivinícolas. Para além de aumentar a visibilidade dos vinhos fortificados e doces das respetivas regiões, alavanca também o enoturismo do país, neste caso, nas regiões por excelência, dos vinhos fortificados: Douro, Setúbal, Carcavelos e Madeira, havendo também outras regiões a produzir vinhos licorosos, como os Açores ou mesmo o Alentejo.

Cerca de um mês depois, de 19 a 21 de outubro, realiza-se a maior feira de vinhos de Portugal – Grandes Escolhas Vinhos & Sabores – que tem os seus objetivos também alinhados no sentido de promover o enoturismo e a internacionalização dos vinhos portugueses.

O evento contará com mais de 400 produtores/expositores de vinho e cerca de 250 stands de vinho que representam todas as regiões do país, potenciando não só as marcas dos respetivos produtores, mas também das regiões, contribuindo, assim, positivamente para o crescimento e posicionamento do enoturismo no setor do turismo em Portugal. Com isto pretende-se aproximar, cada vez mais, o vinho do enoturismo, ou seja, fundir a exposição (e provas) dos vinhos com informações relevantes, como os costumes, tradições, produtos locais, gastronomia e locais de interesse enoturístico que permitam a promoção do turismo das regiões, uma vez que os amantes e apreciadores de vinho serão sempre os primeiros e mais interessados clientes do enoturismo.

A oportunidade de uma interação entre o público e os melhores produtores de Portugal, provando em primeira mão muitos vinhos e sabores únicos, é uma das mais valias que o visitante pode encontrar.

Como habitualmente a feira dispõe de áreas de exposição de Vinhos, Sabores, Alimentação, Acessórios de vinhos, Enoturismo, Showcookings, para além de um programa de atividades, provas comentadas e masterclasses. Mantida será também a área “Prove Connosco” onde produtores presentes poderão fazer apresentações rápidas e informais dos seus vinhos, mediante inscrição.

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Madeira mantém-se uma das rainhas na Lusanova com programação mais diversificada

A Lusanova, que considera a Madeira uma escolha de excelência para os viajantes do continente, apresentou a sua programação temática e ao longo do ano para férias no destino a um grupo de agentes de viagens, numa ação conjunta com o Turismo da Madeira (APM) que decorreu, esta quarta-feira, em Lisboa. Hoje, o operador turístico sugere a Madeira de forma mais diversificada e possível de atender a vários públicos do continente.

A Madeira é um sucesso de vendas da Lusanova, conforme confirmou aos jornalistas, o diretor operacional do operador turístico, Tiago Encarnação, à margem da ação que levou a cabo com agentes de viagens, esta quarta-feira, em Lisboa. As apresentações tanto do destino como da programação da Lusanova, que decorreu no Posto de Informação e Promoção Turística da Madeira, ficaram a cargo de Catarina Pereira, técnica da APM, e Francisco Patrício Álvares, coordenador do departamento comercial do operador turístico.

Tiago Encarnação observou que, na Lusanova, a Madeira “já faz parte do nosso portefólio há algum tempo. Sempre vendemos o destino, mas nunca de forma tão regular. Sempre tivemos muitos circuitos a nível de grupos fechados, a Festa da Flor ou o Final de Ano, mas a partir da pandemia começámos a olhar para a Madeira com outro ângulo, e o destino também começou a olhar-se de outra forma, ou seja, a diversificar e oferta e não estar dirigida apenas para um determinado segmento”.

Assim, avançou, a partir de 2020 “lançámos o “Madeira Aventura” que são excursões individuais, feitas em circuito, que englobam passeios de jeep e algumas atividades de cariz mais radical e de aventura, para um segmento mais jovem”, e devido a este sucesso, o operador turístico passou a ter uma programação exclusiva traduzida num catálogo online só com a Madeira.

“Fazia sentido, este ano, voltarmos a promover o destino, porque acreditamos que é muito competitivo e aliciante para o público português, mas também achamos que a Madeira merece todo o investimento que tem feito ao apostar nos agentes de viagens”, reconhece Tiago Encarnação.

Hoje, a Lusanova olha para o destino numa perspectiva da experiências. “A Madeira hoje em dia oferece um conjunto de atividades que não são só a contemplação da paisagem, visitas aos monumentos e passeios. Há um conjunto de experiências engraçadas e alicientes que podem ser feitas, desde escapadinhas (Madeira Aventura), em viagens de quatro dias com várias atividades incluídas, para além do normal city break no Funchal, ou do fly & drive (três dias) a dois ou em família, até os circuitos de cinco, seis ou sete dias, bem como os circuitos temáticos como sejam a Festa da Flor, ou até o programa de fim de ano”, considerou o responsável.

Sobre a ação levada a cabo esta quarta-feira em Lisboa, Tiago Encarnação sublinhou que “é um trabalho que começámos a fazer há bastante tempo”, recordando que “no nosso roadshow de apresentação da nossa programação, em 2022, tanto em Lisboa como no Porto o nosso convidado especial foi a Madeira”. Por isso “o que fazemos hoje aqui é a continuação de um trabalho que temos vindo a realizar com a APM”, evidenciou, sublinhando que “a parceria com a Associação de Promoção da Madeira permite-nos realçar as experiências únicas que esta ilha tem para oferecer” aos turistas do continente.

Por sua vez, Francisco Álvares, apontou que, a Madeira “é um dos poucos destinos que podemos vender durante todo o ano, pelo seu clima. É muito difícil, nos meses de janeiro, fevereiro e março vender a maior parte da Europa porque está muito frio, enquanto a Madeira tem uma temperatura média anual ótima, que pode ser visitada em qualquer altura do ano, além de uma excelente gastronomia, falamos em português, ótimos hotéis, próximo do continente (hora e pouco de viagem)”.

E mais, realçou “acho que nós operadores turísticos podemos fazer um bocadinho mais pela Madeira porque, foi durante muito tempo, o primeiro destino para casais portugueses em viagens de lua de mel, talvez nas grandes cidades isso já não aconteça, mas é uma realidade ainda naquelas agências de viagens que estão mais no interior do país”. Assim, sublinha que é um segmento que pode impulsionar as vendas para o destino Madeira.

O responsável comercial da Lusanova referiu ainda, sobre o evento em Lisboa que “quem não aparece, esquece”, frisando que, o objetivo “não é martelar, mas é muito importante, de forma descontraída, não só darmos a conhecer o destino em si aos agentes de viagens, mas também a nossa oferta”.

Programação

A programação da Lusanova para a Madeira oferece uma ampla variedade de pacotes, com durações de duas a cinco noites. As opções variam desde o popular ‘Fly and Drive’, que permite explorar a ilha de forma autónoma, até programas que capturam a essência do destino. Para os amantes de turismo ativo, o operador turístico disponibiliza ainda pacotes de aventura, válidos durante todo o ano.

Para a época festiva do Natal e Fim-de-Ano, operador turístico propõe pacotes que incluem visitas aos Mercadinhos de Natal do Funchal, com estadas de três noites, bem como uma oferta para celebrar o Ano Novo no Funchal, com partida de Lisboa no dia 29 de dezembro, em voos TAP, e estada de quatro noites. O programa de fim de ano, com preços desde 830 euros por pessoa em alojamento duplo com pequeno-almoço, inclui, além da passagem aérea em classe económica, transferes de chegada e partida, uma bagagem de porão (23 kgs) taxas, IVA, seguro de viagem e assistência pelos representantes do operador turístico no local. Há ainda na programação a possibilidade de serviços opcionais como o suplemento meia pensão e jantar de réveillon.

Já em 2025, a Lusanova apresenta pacotes dedicados à Festa da Flor, que se celebra em maio, incluindo visitas a outros pontos de interesse da ilha, como Curral das Freiras, Pico de Barcelos, Câmara de Lobos, Cabo Girão e Porto Moniz. Segundo Tiago Encarnação, este programa já está praticamente todo vendido.

Se a ilha Madeira é uma das rainhas da Lusanova, o Porto Santo, para da Lusanova “é um destino completamente diferente. Não quer dizer que não esteja nos nossos objetivos, mas neste momento o nosso investimento está a ser feito principalmente para a Madeira”, defendeu Tiago Encarnação.

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Highgate Portugal de olhos postos no Algarve após renovação do Palácio do Governador

Após a inauguração oficial do renovado Palácio do Governador, a Highgate Portugal prepara-se para investir quase 50 milhões de euros para remodelar quatro hotéis do seu portefólio no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados. Já em Vale do Lobo, onde tem em vista a construção de uma unidade hoteleira, a Highgate Portugal pondera as várias opções de marcas hoteleiras a associar ao futuro projeto.

Carla Nunes

A Highgate Portugal inaugurou oficialmente esta quarta-feira, 18 de setembro, o Palácio do Governador, o mais recente empreendimento do seu portefólio a ser alvo de uma remodelação no valor de 1,3 milhões de euros.

O hotel, que deixou cair a designação NAU após as obras de renovação, foi oficialmente apresentado com um design de interiores assinado por Nini Andrade Silva, que passados nove anos de ter decorado esta unidade deu “uma segunda vida ao hotel”, como referiu Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador.

Após dar conta do valor destas obras de remodelação, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal, explicou que a empresa vai agora investir quase 50 milhões de euros no reposicionamento e rebranding dos quatro hotéis que detém no Algarve, nomeadamente o São Rafael Atlântico e os três hotéis e campo de golfe dos Salgados – o NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village e NAU Salgados Dunas Suites.

No caso do São Rafael Atlântico, o hotel de luxo lifestyle vai passar a ostentar a marca Kimpton a partir do próximo ano, cujo design de interiores ficará a cargo de Nini Andrade Silva.

Já nos Salgados, o objetivo passa por retirar estes três hotéis “do mercado all-inclusive e levá-los para o mercado de luxo, com uma renovação e rebranding completos”, de acordo com Alexandre Solleiro. Em entrevista a este órgão de comunicação, o CEO da Highgate Portugal deu conta de que o design de interiores destes hotéis ficará a cargo da Broadway Malyan, por Margarida Caldeira, existindo ainda uma vertente de branded residences, a par da vertente hoteleira. A perspetiva é a de que a obra arranque “nos primeiros inícios de novembro”.

Por enquanto, ainda não são conhecidas as marcas hoteleiras que serão associadas aos hotéis dos Salgados, com o CEO da Highgate Portugal a apontar que esse anúncio será feito “na próxima semana”.

“Estamos empenhados em contribuir não só para o crescimento da qualidade do nosso portefólio, mas também para trazer turismo de mais qualidade para Portugal”, referiu Alexandre Solleiro na inauguração do Palácio do Governador.

Turismo de qualidade
Também Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal, marcou presença na inauguração do renovado Palácio do Governador. Apontando para os números de hóspedes, dormidas e proveitos dos últimos sete meses – com subidas na ordem dos 5%, 4% e 11%, respetivamente, Teresa Monteiro afirma que “Portugal está manifestamente numa trajetória de crescimento em termos turísticos”, apontando para a necessidade de “qualificação do nosso destino, posicionando-o num patamar de qualidade, e não na quantidade dos turistas que conseguimos captar”.

“Este hotel é manifestamente um bom exemplo desta necessidade de nos posicionarmos num patamar de qualidade”, afirma a vice-presidente do Turismo de Portugal.

Da esquerda para a direita: Bernardo Trindade, presidente da AHP; Teresa Monteiro, vice-presidente do Turismo de Portugal; Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal e Pedro Catapirra, diretor-geral do Palácio do Governador | Créditos: DR

 


Os planos da Highgate Portugal para Vale do Lobo
Sobre o futuro hotel a integrar o portefólio da Highgate Portugal em Vale do Lobo, Alexandre Solleiro adiantou que apesar de existir um projeto para ser construída uma unidade hoteleira no local, que já deu entrada na Câmara de Loulé, “ainda estamos a finalizar as discussões se vamos ou não pôr uma marca”.

Como explica, “estamos a finalizar a escolha da opção de marca para depois decidirmos quando começamos a construção do hotel”, que se espera que tenha cerca de 120 quartos, a par de uma oferta de cerca de 30 a 40 branded residences. A expectativa da Highgate Portugal é a de que a construção comece “no próximo ano”.

Sobre o autorCarla Nunes

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B travel lança campanha para a Madeira com foco nas emoções e experiências

A B travel, marca do grupo Ávoris, lançou no mercado uma campanha multicanal com foco nas emoções e nas experiências inesquecíveis que as ilhas da Madeira e do Porto Santo oferecem.

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Com o lema “Vais à Madeira ou ao Porto Santo e voltas com uma mala cheia de experiências únicas”, e em associação com o Turismo da Madeira, esta campanha da B travel, rede de agências do grupo Ávoris Corporación Empresarial, oferece preços especiais, e permite explorar os encantos das duas ilhas.

A marca exalta todos os benefícios de fazer esta viagem, e de escolher estas duas ilhas para as próximas férias ou uma escapadinha.

No seguimento do mesmo conceito da campanha de verão, a B travel indica, em comunicado de imprensa que, “reforça o valor das viagens e de tudo aquilo que trazemos quando viajamos, porque regressamos não apenas com os pertences físicos, mas também carregados de experiências memoráveis e momentos inesquecíveis que vamos guardar para sempre”.

Todas as informações sobre esta campanha estão disponíveis no site da B travel em btravel.pt.

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Vila Galé chega a São Luís do Maranhão com dois hotéis

O centro histórico de São Luís, no Maranhão (nordeste do Brasil) vai ganhar dois hotéis da cadeia Vila Galé através de um projeto de reabilitação que vai custar 105 milhões de reais (quase 17,5 milhões de euros).

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O grupo hoteleiro e o Governo do Maranhão formalizaram esta terça-feira, 17 de setembro, a concessão de dois edifícios históricos no centro de São Luís para a implantação dos primeiros hotéis da rede neste estado brasileiro. A assinatura do termo de concessão decorreu numa cerimónia no Palácio dos Leões, com a presença do fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, e do governador, Carlos Brandão.

Com um investimento de 105 milhões de reais, estes projetos, nomeados Vila Galé Collection São Luís e Vila Galé Collection Maranhão, contarão com 67 e 45 quartos, respetivamente, selo da submarca da cadeia que se diferencia pelos seus empreendimentos premium e hotéis boutique.

“Vamos transformar os primeiros prédios que visitámos, onde funcionavam a antiga Defensoria Pública e a Casa do Maranhão, em hotéis Vila Galé”, anunciou o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, para lembrar que o centro histórico de São Luís é rico em história e beleza, “e encantou-me desde a nossa primeira visita”.

Além de revitalizar importantes edifícios históricos, o projeto promete ter um impacto significativo no mercado de trabalho local, gerando 300 empregos durante a fase de construção e 100 postos permanentes após a inauguração destas unidades.

Refira-se que, atualmente, a Vila Galé conta com 10 hotéis e resorts all inclusive no Brasil e é considerada uma das redes hoteleiras de maior crescimento no país. A curto prazo, a marca terá sete novos empreendimentos, seguindo um plano de expansão bastante ambicioso, onde se inclui a introdução da submarca Collection.

Além dos empreendimentos no Maranhão, estão já confirmadas as aberturas do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Ceará) em novembro deste ano; do Vila Galé Collection Ouro Preto (Minas Gerais) em abril de 2025; do Vila Galé Collection Amazónia – Belém (Pará) em novembro de 2025; e dos Vila Galé Collection Coruripe e Vila Galé Nep Kids (dedicado às crianças), ambos em Alagoas e previstos para 2026.

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Incêndios: TAP quer tirar da estrada quem quer viajar e reforça a ponte aérea Lisboa-Porto

A TAP Air Portugal junta-se ao esforço nacional de apoio às consequências dos incêndios trágicos que estão a lavrar no país, principal no centro e no norte, reforçando a ponte aérea entre Lisboa e o Porto.

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Assim, já a partir desta quarta-feira e durante uma semana, quem quiser voar com a TAP entre estas duas cidades poderá fazê-lo em qualquer uma das nove ligações diárias pelo preço fixo de apenas 39 euros por percurso, anuncia a companhia aérea.

Além disso, todos os passageiros que foram impedidos de voar para qualquer destino servido pela TAP a partir do Porto devido aos incêndios dos últimos dias poderão também alterar os seus voos e fazê-lo a partir de Lisboa, sem qualquer custo.

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Transportes

Azores Airlines aumenta conectividade com EUA

A Azores Airlines irá aumentar as ligações aos EUA com uma nova ligação semanal para Nova Iorque e extensão da ligação entre Boston e a Ilha Terceira.

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A partir de 28 de outubro de 2024, a Azores Airlines aumenta as ligações entre a Ilha Terceira e os Estados Unidos da Amércia (EUA), com a oferta de uma nova ligação entre a Ilha Terceira e a cidade de Nova Iorque e a extensão no período de inverno IATA, da rota Terceira – Boston, tal como vinha acontecendo desde o inverno passado.

Além deste crescimento na operação internacional, a Azores Airlines também irá reforçar a operação doméstica, designadamente, com o aumento da oferta de um voo semanal entre Lisboa e a Ilha Terceira e dois voos semanais entre a Ilha Terceira e a cidade do Porto, dando assim resposta ao incremento da procura que se tem feito sentir nestas rotas.

Com este reforço de voos na época de Inverno IATA, a companhia aérea pretende manter a consistência na oferta, ao longo do ano, entre a América do Norte e a Ilha Terceira.

Por outro lado, a companhia aérea reforça a sua presença no Porto, considerado um mercado emissor onde a Azores Airlines tem fortalecido a sua presença ao longo dos anos, com o incremento consistente da oferta de voos domésticos (Terceira e São Miguel), mas também com diversificação de oferta à partida da cidade do Porto, tendo em conta a possibilidade de ligação à restante rede da transportadora, em particular, aos voos com destino a Boston.

Assim, com este reforço de operação, a Azores Airlines disponibilizará no próximo inverno, uma frequência semanal direta entre Terceira – Boston; uma frequência semanal direta entre Terceira – Nova Iorque; quatro frequências semanais entre Terceira – Porto e sete frequências semanais entre Lisboa e a Ilha Terceira.

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Living Tours aponta baterias aos maiores eventos internacionais do setor do turismo

A Living Tours marcará presença nos principais eventos mundiais no setor do turismo, levando o operador turístico ao Brasil, Japão, Argentina, Itália, Londres e Barcelona.

Victor Jorge

Promover o potencial dos destinos portugueses e espanhóis, seja para conhecer através de experiências turísticas ou com o propósito de receber eventos corporativos, é a principal missão que irá guiar o calendário de presenças internacionais do grupo Living Tours para os últimos meses do ano.

Logo após o anúncio sobre o lançamento de uma área de negócio totalmente dedicada ao segmento MICE, a Living Tours retoma a presença nas principais feiras e eventos do setor do turismo.

Assim, já a partir do final do mês de setembro, o operador marcará presença na ABAV Expo (26 a 28 de setembro), organizada pela entidade que integra o Conselho Nacional de Turismo no Brasil; Tourism Expo Japan (26 a 29 de setembro), a realizar-se na capital japonesa, FIT América Latina (30 de setembro a 1 de outubro), na Argentina, onde terá uma presença reforçada com stand em parceria com o Turismo de Portugal. Já no mês de outubro, a TTG Travel Experience (9 a 11 de outubro) também contará com a presença da Living Tours, sendo que em novembro estará no Global European Marketplace (31 de outubro a 1 de novembro) e WTM London (5 a 7 de novembro), ambas com Londres como cidade anfitriã, e IBTM World (19 a 21 de novembro), em Barcelona.

Neste período, estão ainda reservadas datas para a participação no Roadshow Portugal Trade Meeting, organizado pelo Turismo de Portugal, com paragens em: Buenos Aires (30 de setembro a 1 de outubro), Vitória (2 de outubro), Curitiba (3 de outubro), Florianópolis (4 de outubro) e, já em território nacional, Algarve (22 a 23 de outubro).

Rui Terroso, CEO e fundador da Living Tours, explica que é “fundamental mantermos um canal aberto e de proximidade com os públicos dos países que mais nos escolhem para acompanhar cada passo de descoberta dos territórios que representamos na Península Ibérica. Além disso, estes eventos são também uma oportunidade para anteciparmos tendências e recolhermos insights que podem dar origem a novos serviços e produtos do nosso portefólio”.

Aposta vencedora no Brasil e estreia no Japão
Para a Living Tours, o Brasil é um dos maiores casos de estudo, com a empresa a registar, no último ano, um crescimento superior a 80%, superando a média de outros mercados. Durante a ABAV Expo 2024, o operador pretende reforçar a promoção das suas marcas, com especial foco nos passeios de grupos reduzidos a partir de Lisboa, novos catálogos e tarifários das regiões do Algarve, Madeira e Açores e a duplicação do número de serviços e atividades disponíveis em Espanha.

A Living Tours irá realizar uma visita ao Japão, visando estreitar laços e estabelecer parcerias com agentes e operadores turísticos locais. Esta estreia reflete o compromisso da empresa em expandir a sua presença internacional, reconhecendo o mercado japonês como um dos mais promissores para o setor do turismo.

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Tailândia: Novo ministro do Turismo quer reativar a taxa turística

O novo ministro do Turismo da Tailândia, Sorawong Thienthong, deverá reativar o imposto turístico de 300 baht (cerca de oito euros), anteriormente abandonado, em uma tentativa de aumentar a receita do turismo para pelo menos 80 mil milhões de euros este ano.

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“Acredito que a cobrança da taxa turística beneficia a indústria do turismo porque as receitas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de infraestruturas e para garantir a segurança dos turistas”, afirmou o ministro que tomou posse recentemente.

A proposta de imposto sobre o turismo, inicialmente aprovada pelo gabinete em 2022, prevê que as chegadas estrangeiras por via aérea paguem 300 baht, enquanto as que entram por mar e terra terão de pagar 150 baht. Contudo, o projeto ainda não foi aprovado para publicação no Diário Oficial.

O ministro frisou que também quer continuar as iniciativas “Ignite Tourism Thailand” introduzidas pela primeira-ministra Srettha Thavisin, que incluem o desenvolvimento de complexos de entretenimento, centros de aviação e cidades de segundo nível. “Incentivaremos o sector privado a investir mais, proporcionando incentivos, tais como fiscais”, acrescentou Sorawong Thienthong, referindo-se aos planos para novas atrações turísticas e à promoção de cidades de segunda linha.

O ministro continua empenhado em alcançar a meta de longo prazo de 3 biliões de baht apenas dos mercados estrangeiros durante o mandato de quatro anos do governo. Além disso, apoia a ideia de sediar um evento de automobilismo de Fórmula 1 na Tailândia, sugerindo um circuito de rua na Ratchadamnoen Road para refletir o caráter único do país.

Refira-se que, a partir de dezembro de 2024, a Tailândia introduzirá um sistema obrigatório de Autorização Eletrónica de Viagem (ETA) para cidadãos isentos de visto, o que terá um impacto significativo no processo de viagem de milhões de visitantes.

Este sistema ETA estará totalmente operacional em junho de 2025, integrando-se à plataforma e-Visa existente, proporcionando uma experiência digital perfeita para viajantes que entram na Tailândia por via aérea, terrestre ou marítima. A Autorização Eletrónica de Viagem será obrigatória para cidadãos de 93 países que atualmente desfrutam de entrada isenta de visto na Tailândia para estadias de até 60 dias.

Cada ETA permitirá uma única entrada e será válida por até 60 dias por visita, podendo ser prorrogada por mais 30 dias. O processo de obtenção do ETA será totalmente digital. Os candidatos precisarão apenas de enviar as suas informações on-line por meio do portal e-Visa da Tailândia.

Este recurso atualmente gratuito visa incentivar a conformidade e facilitar a transição para visitantes frequentes. Quando estiver totalmente operacional em junho de 2025, os visitantes beneficiarão de um processo digital unificado que combina pedidos de visto e envios de ETA numa única plataforma, proporcionando maior conveniência e tempos de processamento mais rápidos.

Embora a aprovação da ETA facilite a entrada, não a garante. Os oficiais de imigração na fronteira ainda mantêm poder discricionário sobre as decisões de entrada, garantindo que a segurança da fronteira da Tailândia permaneça forte.

Com a ETA em vigor, o governo terá dados mais robustos sobre os movimentos dos visitantes, ajudando a responder de forma mais eficaz às preocupações de segurança. Esta medida alinha a Tailândia com outros destinos globais.

Os viajantes terão de obter a aprovação da ETA antes de cada viagem e as suas estadias serão monitorizadas de perto para garantir que os limites de estadia sejam respeitados. Aqueles que ultrapassarem o prazo ou não cumprirem as novas regras poderão enfrentar sanções, incluindo multas.

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Destinos

Banco Mundial revela que turismo marroquino vive recuperação sustentada e notável

O Banco Mundial acaba de revelar a realidade do turismo marroquino, num trabalho que engloba também outros países do Magrebe, e diz que o turismo ocupa um lugar importante na economia regional, principalmente em Marrocos.

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Segundo o Banco Mundial, o turismo representa cerca 7% do PIB marroquino e quase 500 mil empregos diretos, ou 5% do total da população ativa, adiantando que o setor está, portanto, particularmente bem, depois de anos difíceis, marcados nomeadamente por um período negro (o da Covid-19), e vive uma recuperação sustentada e notável.

Foi a partir de 2022 que as coisas começaram a andar, diz o Banco Mundial que destaca que o levantamento das restrições sanitárias, aliado ao regresso da diáspora marroquina, deu um impulso a este setor, que realmente precisava dele. Com o tempo, o número de visitantes voltou ao normal, ultrapassando mesmo os níveis históricos da década de 2010, com 14,5 milhões de turistas registados só em 2023.

Pelas contas do Banco Mundial, durante o ano de 2023, o setor do turismo gerou 104,7 mil milhões de DH (quase 10 mil milhões de euros), um aumento muito acentuado em comparação com os registos mais recentes. A hotelaria, a restauração, o comércio e os serviços têm sido beneficiados ao ponto de a oferta ser cada vez mais abundante. Só no setor hoteleiro, a capacidade de alojamento aumentou significativamente, atingindo 291 mil camas no total.

No entanto, o Banco Mundial observou uma queda no gasto médio por turista. Estas despesas eram de 7.379 DH (680 euros) durante a década de 2010, para 5.613 DH (518 euros) em 2023. Isto é explicado em particular pela crise financeira global e pelo aumento dos preços, que afeta absolutamente todos os sectores e, sobretudo, todos os países. Em suma, há mais viajantes, mas são muito mais cuidadosos, enfatiza.

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