Albufeira valoriza espaço público que conta história do concelho
Valorizar o espaço público, através da arte, com recurso a elementos da História, da cultura, da tradição e do património local, perpetuando a memória de outros tempos, transmitindo-a às presentes e futuras gerações e, simultaneamente, servindo de atrativo aos milhares de turistas que todos os anos visitam Albufeira tem constituído uma aposta do município.
Publituris
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Encontro sobre Turismo Arqueológico dia 30 de novembro em Braga
Comboio Histórico do Vouga veste-se de Natal e promete espalhar magia
Depois da instalação do painel “Al-Buhera”, na zona do Rossio, em Albufeira, a autarquia aplicou dois painéis de grandes dimensões no muro exterior do Jardim Frutuoso da Silva, num dos mais bonitos miradouros da cidade, com vista privilegiada sobre a praia do Peneco. “Esta intervenção artística é uma verdadeira viagem no tempo, com janela rasgada sobre o oceano atlântico”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, aproveitando para convidar residentes e turistas a visitarem o espaço.
O painel de azulejos que embeleza a parede exterior do jardim Frutuoso da Silva, na zona antiga da cidade, procura retratar os aspetos mais importantes da História de Albufeira. A obra, constituída por dois grandes painéis, é da autoria do artista Ricardo Inácio, que conta com obras de pintura em azulejo e vários outros trabalhos espalhados pelo mundo.
No primeiro painel inicia-se a viagem pela Península Ibérica com a visita dos primeiros povos que passaram pela região. Mais tarde, chegam os romanos e os árabes que acabam por influenciar determinantemente a nossa cultura. Com a tomada do território pelos reis católicos e a fundação da nação começa um novo período, com destaque para as Cruzadas e os Descobrimentos. Um dos aspetos que marcou bastante a então vila de Albufeira foi o terramoto de 1755, bem evidenciado nos painéis que retratam a destruição de todo o litoral algarvio, com forte impacto no nosso território, e da cidade de Lisboa. A vinda do barrocal para o litoral de veraneantes nas típicas carroças algarvias também está bem patente na obra. A vida do mar e da pesca, como não poderia deixar de ser está em destaque, através da representação dos homens do mar e das embarcações tradicionais de madeira. Com a construção do aeroporto de Faro chegaram alguns artistas (Tom Jones, Cliff Richard, entre outros) que levaram o nome de Albufeira por esse mundo fora. O segundo painel realça a importância da atividade turística. A chegada de gentes de outras paragens impulsionou a construção de hotéis, bares e restaurantes, deu uma nova vida ao concelho, transformando-o num destino turístico internacionalmente reconhecido. Quem passar pela zona, pode desfrutar da beleza artística dos painéis, ao mesmo tempo que aproveita para conhecer a História local.
Paralelamente, e com o mesmo objetivo, foi requalificado um pequeno largo junto ao Museu Municipal de Arqueologia e um outro junto à Igreja Matriz de Albufeira, na zona do Castelo.