Albufeira valoriza espaço público que conta história do concelho
Valorizar o espaço público, através da arte, com recurso a elementos da História, da cultura, da tradição e do património local, perpetuando a memória de outros tempos, transmitindo-a às presentes e futuras gerações e, simultaneamente, servindo de atrativo aos milhares de turistas que todos os anos visitam Albufeira tem constituído uma aposta do município.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Depois da instalação do painel “Al-Buhera”, na zona do Rossio, em Albufeira, a autarquia aplicou dois painéis de grandes dimensões no muro exterior do Jardim Frutuoso da Silva, num dos mais bonitos miradouros da cidade, com vista privilegiada sobre a praia do Peneco. “Esta intervenção artística é uma verdadeira viagem no tempo, com janela rasgada sobre o oceano atlântico”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, aproveitando para convidar residentes e turistas a visitarem o espaço.
O painel de azulejos que embeleza a parede exterior do jardim Frutuoso da Silva, na zona antiga da cidade, procura retratar os aspetos mais importantes da História de Albufeira. A obra, constituída por dois grandes painéis, é da autoria do artista Ricardo Inácio, que conta com obras de pintura em azulejo e vários outros trabalhos espalhados pelo mundo.
No primeiro painel inicia-se a viagem pela Península Ibérica com a visita dos primeiros povos que passaram pela região. Mais tarde, chegam os romanos e os árabes que acabam por influenciar determinantemente a nossa cultura. Com a tomada do território pelos reis católicos e a fundação da nação começa um novo período, com destaque para as Cruzadas e os Descobrimentos. Um dos aspetos que marcou bastante a então vila de Albufeira foi o terramoto de 1755, bem evidenciado nos painéis que retratam a destruição de todo o litoral algarvio, com forte impacto no nosso território, e da cidade de Lisboa. A vinda do barrocal para o litoral de veraneantes nas típicas carroças algarvias também está bem patente na obra. A vida do mar e da pesca, como não poderia deixar de ser está em destaque, através da representação dos homens do mar e das embarcações tradicionais de madeira. Com a construção do aeroporto de Faro chegaram alguns artistas (Tom Jones, Cliff Richard, entre outros) que levaram o nome de Albufeira por esse mundo fora. O segundo painel realça a importância da atividade turística. A chegada de gentes de outras paragens impulsionou a construção de hotéis, bares e restaurantes, deu uma nova vida ao concelho, transformando-o num destino turístico internacionalmente reconhecido. Quem passar pela zona, pode desfrutar da beleza artística dos painéis, ao mesmo tempo que aproveita para conhecer a História local.
Paralelamente, e com o mesmo objetivo, foi requalificado um pequeno largo junto ao Museu Municipal de Arqueologia e um outro junto à Igreja Matriz de Albufeira, na zona do Castelo.