Perturbações nos aeroportos nacionais continuaram até julho e afetaram 32% dos passageiros
Até julho, os atrasos e cancelamentos afetaram 32% dos 18 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais, com destaque para o aeroporto de Lisboa e para a TAP.
Inês de Matos
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Os aeroportos nacionais voltaram a registar perturbações nos primeiros sete meses do ano, avança a AirHelp, que diz que, neste período, os problemas afetaram 32% dos 18 milhões de passageiros que passaram pelos aeroportos nacionais. O aeroporto de Lisboa e a TAP voltam a destacar-se pelos atrasos e cancelamentos.
Num comunicado divulgado esta terça-feira, 6 de agosto, a AirHelp realça que, apesar dos problemas se manterem, “a taxa de perturbações melhorou com os voos atrasados ou cancelados a descerem para aproximadamente 32%”, quando em igual período do ano passado esta taxa tinha chegado aos 36%.
De acordo com os dados da AirHelp, dos 18 milhões de passageiros que, entre janeiro e julho, embarcaram num voo a partir de um aeroporto português, 68% viram as suas viagens serem realizadas dentro do horário previsto.
No entanto, nem tudo correu bem e, segundo a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, “mais de cinco milhões de pessoas viram os seus voos interrompidos” e, ainda que a maior parte dos casos corresponda a atrasos menores que não implicam uma compensação financeira, “mais de 316 mil pessoas estão elegíveis para receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do seu voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso do primeiro”.
TAP e aeroporto de Lisboa lideram nos atrasos e cancelamentos
Os dados da AirHelp mostram também que, nos primeiros sete meses do ano, 35% dos mais de 39 mil voos realizados pela TAP sofreram algum tipo de perturbações, o que teve impacto nas viagens de cerca de dois milhões de passageiros.
No caso dos aeroportos, o destaque vai para Lisboa, cujo aeroporto foi o que lidou com maiores problemas de atrasos e cancelamentos, uma vez que dos nove milhões de passageiros que passaram por esta infraestrutura aeroportuária até julho, 37% viram o seu voo sair com atraso ou ser cancelado.
Já o aeroporto de Faro foi o mais regular e, segundo os números da AirHelp, dos mais de dois milhões de passageiros que embarcaram num voo neste aeroporto, apenas 22% teve algum tipo de perturbação. No Porto, por sua vez, 25% dos perto de quatro milhões de passageiros sofreram perturbações.
Segundo a AirHelp, muitos dos passageiros que tiveram atrasos ou cancelamentos nos seus voos têm direito a uma compensação financeira de acordo com o Regulamento CE 261/2004, que estipula uma compensação até 600 euros em caso de atrasos superiores a três horas à chegada ao destino, de cancelamentos sem aviso prévio e de overbooking.