Portugal ganha Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade
A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Portugal vai passar a contar com uma Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, iniciativa que foi formalizada esta terça-feira, 2 de julho, numa cerimónia na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, por iniciativa do Turismo de Portugal.
A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é constituída pelo Turismo de Portugal, que esteve representado no evento pelo presidente, Carlos Abade, assim como pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente, concretamente Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.
“No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo”, lê-se num comunicado divulgado pela Turismo Centro de Portugal, cujo Observatório do Turismo Sustentável (OSTCP) é um dos fundadores da nova rede.
Os parceiros da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade contam vir a “colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável”.
Segundo a informação divulgada, a rede INSTO é “uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo” e que tem como objetivo “auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia”.
Durante a cerimónia de lançamento da rede, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, apresentou o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede, explicando que este organismo constitui um “apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território”.
“A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, acrescenta Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.
Recorde-se que o OTSCP – Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria, contando com um Conselho Técnico-Científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.