Dormidas turísticas na UE sobem 7% no primeiro trimestre
O número de dormidas em estabelecimentos turísticos na União Europeia (UE) subiu, no primeiro trimestre 6,6%, para 452,6 milhões, face ao mesmo período de 2023, divulga o Eurostat.
Publituris
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
No primeiro trimestre de 2024, registaram-se 452,6 milhões de dormidas em alojamentos turísticos em toda a UE, o que representa um aumento de 7% em comparação com o mesmo trimestre de 2023. Janeiro registou 133,9 milhões de dormidas (+3% em comparação com janeiro de 2023), fevereiro 149,2 milhões (+6%) e março 169,5 milhões (+9%).
Os visitantes estrangeiros representaram cerca de 45% de todas as dormidas nos primeiros três meses de 2024, com grandes diferenças entre os países da UE. A maior percentagem de dormidas de estrangeiros no início do ano foi registada em Malta (91%), Chipre (87%), Luxemburgo (82%) e Áustria (78%).
Em contrapartida, os hóspedes estrangeiros representaram apenas um quinto das dormidas na Polónia, na Roménia e na Alemanha (19 %, 20 % e 20 %, respetivamente).
No primeiro trimestre de 2024, o aumento das dormidas de visitantes estrangeiros (+11% em comparação com o primeiro trimestre de 2023) foi muito mais acentuado do que o aumento das dormidas nacionais (+4%). Os maiores aumentos nas dormidas de visitantes estrangeiros foram registados em Chipre (+23%), na Croácia (+22%), em Malta e no Luxemburgo (ambos +21%). No extremo oposto, os menores aumentos foram registados na Lituânia, na Polónia e na Grécia (todos +3%).
Em Portugal, as dormidas em estabelecimentos turísticos cresceram 6,6%, ao mesmo ritmo da UE, para 14,4 milhões, no período em análise.