Aeroportos nacionais crescem 5,9% e somam 13,6 milhões de passageiros no 1.º trimestre
Nos três primeiros meses de 2024, o tráfego aéreo internacional movimentou 11,1 milhões de passageiros, num aumento de 7,1% face a igual período do ano passado, com destaque para Faro, onde o tráfego internacional ascendeu a 92,7% do total.

Inês de Matos
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
Os aeroportos nacionais movimentaram, no primeiro trimestre de 2024, 13,6 milhões de passageiros, número que representa um aumento de 5,9% face a igual período do ano passado, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE), em comunicado.
Os números do INE mostram que, nos três primeiros meses de 2024, os aeroportos portugueses receberam ainda 49,6 mil aeronaves em voos comerciais, o que traduz uma subida de 1,2% face a trimestre homólogo do ano passado.
No que diz respeito aos passageiros, foi Lisboa que concentrou a maioria dos movimentos, com 55,1% do movimento total de passageiros, o que representa 7,5 milhões de passageiros e traduz um aumento de 5,5%.
Já o aeroporto do Porto “concentrou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país”, o que corresponde a 23% do total, indica o INE, explicando que, nesta infraestrutura aeroportuária, os movimentos de passageiros cresceram 7,3%, representando 3,1 milhões de passageiros.
Em Faro, o aeroporto contabilizou ainda 1,2 milhões de passageiros, o que representa 8,8% do total e traduz um aumento de 7,5%, enquanto na Madeira o volume de passageiros movimentados correspondeu a 1,0 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 1,9%. Por sua vez, nos Açores, o movimento de passageiros cresceu 7,3% no aeroporto de Ponta Delgada, chegando aos 433 mil passageiros.
Nos três primeiros meses de 2024, o tráfego aéreo internacional movimentou 11,1 milhões de passageiros, num aumento de 7,1% face a igual período do ano passado e que representou 81,7% do tráfego total, com destaque para Faro, onde o tráfego internacional ascendeu a 92,7%, enquanto em Lisboa foi de 88,9% e, no Porto, chegou aos 86,6%.
“O número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente no 1º trimestre de 2024, mantiveram-se, em média, acima dos valores registados no trimestre homólogo. O mês de março foi o que registou o maior desembarque médio diário de passageiros nos aeroportos nacionais (86,5 mil passageiros; +8,2%)”, indica o INE, no comunicado divulgado esta quinta-feira, 6 de junho.