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Votação para os Publituris “Portugal Travel Awards” 2024 começa hoje

Já pode votar nos 177 nomeados nas 22 categorias que compõem os Publituris “Portugal Travel Awards” 2024.

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Já pode votar nos 177 nomeados nas 22 categorias que compõem os Publituris “Portugal Travel Awards” 2024.

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A 19.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards” arranca esta segunda-feira, 27 de maio de 2024, com a divulgação dos nomeados e o início da votação.

Já pode ir a https://premios.publituris.pt/ e ver os 177 nomeados que concorrem nas 22 categorias da edição de 2024, e votar. Isto claro, se for assinante do jornal ou subscritor da newsletter diária, já que os registos estarão suspensos até ao fim da votação, a 27 de junho de 2024.

As categorias são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a lugar à entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Os vencedores resultarão de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Relativamente aos subscritores da newsletter diária, só serão contabilizados os votos dos registos efetuados até 24 de maio, ficando o registo suspenso até ao final da votação, ou seja, até dia 27 de junho de 2024.

O júri é composto por: Ana Jacinto (Secretária-geral da AHRESP); André Gomes (Presidente da Região de Turismo do Algarve); António Marques Vidal (Presidente da APECATE); Carla Salsinha (Presidente da ERT de Lisboa); Carlos Brandão (Presidente da ESHTE); Cristina Siza Vieira (Vice-presidente Executiva da AHP); Dália Palma (Gestora Coordenadora da BTL); Eduardo Jesus (Secretário Regional do Turismo da Madeira); Eduardo Miranda (Presidente da ALEP); Fernando Garrido (Presidente da ADHP); Francisco Pita (CCO da ANA – Aeroportos de Portugal); Francisco Serzedello (CEO da GR8 events); Jaime Quesado (Economista e gestor); Joaquim Robalo de Almeida (Secretário-geral da ARAC); Jorge Costa (Presidente do IPDT); José Santos (Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo); Lídia Monteiro (Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal); Luís Pedro Martins (Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal); Miguel Quintas (Presidente da ANAV); Nuno Abranja (Diretor do Departamento de Turismo do ISCE); Pedro Costa Ferreira (Presidente da APAVT); Raul Almeida (Presidente da Turismo do Centro de Portugal); Rodrigo Pinto Barros (Presidente da APHORT); Sérgio Guerreiro (Professor Convidado da NOVA SBE); Sofia Almeida (Coordenadora Vertical da Área Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia).

Agora, visite https://premios.publituris.pt/ e vote.

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Destinos

Portugal e Brasil disponíveis para apoiar países lusófonos a criarem Geoparques da UNESCO

A diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, participou no 1.º Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa, que decorreu no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

A diretora do departamento de desenvolvimento do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, disse esta quarta-feira, 26 de junho, que Portugal e o Brasil podem apoiar os países lusófonos a criarem e certificarem Geoparques da UNESCO, num processo exigente mas que traz diversas vantagens ao turismo.

“Podemos ajudar outros países a fazerem o processo, um processo exigente que implica também um empenhamento político e das comunidades”, afirmou a responsável portuguesa, durante o 1.º Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa, que decorreu no estado brasileiro do Rio Grande do Norte e no qual Teresa Ferreira participou por videoconferência.

Segundo a Lusa, Portugal e o Brasil são atualmente os únicos países de língua portuguesa que contam com Geoparques reconhecidos pela UNESCO, concretamente o Geoparque Naturtejo, Arouca, do arquipélago dos Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela e Oeste, aos quais se juntam outros seis no Brasil. Atualmente, existem 213 Geoparques Mundiais da UNESCO em 48 países.

Teresa Ferreira detalhou que os territórios que têm este reconhecimento têm de cumprir um conjunto de normas e requisitos em três áreas principais e atuação, nomeadamente geoconservação, proteção do património geológico, a geoeducação através do envolvimento com as comunidades que vivem nesses territórios e o geoturismo, sendo avaliados de quatro em quatro anos.

Teresa Ferreira considerou ainda que estes Geoparques trazem também uma importante componente para o turismo, uma vez que ajudam a descentralizar a oferta e a procura turística.

“Os geoparques em Portugal têm esse grande potencial de dispersar fluxos de turistas para regiões que precisam dessa dinâmica”, defendeu, sublinhando ainda as componentes de sustentabilidade e desenvolvimento responsável que estes Geoparques também acarretam.

Neste fórum ficou ainda o compromisso de Portugal receber, em 2026, o segundo Fórum Geoparques Mundiais da UNESCO de Língua Portuguesa.

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Aviação

Etihad Airways abre voos para Bali

A Etihad Airways passou a disponibilizar quatro voos por semana para Bali, na Indonésia, operados num avião Boeing 787-9 Dreamliner, com 28 assentos em classe Business e 262 assentos em Economy.

A Etihad Airways já abriu os voos para Bali, disponibilizando quatro ligações aéreas por semana entre Abu Dhabi e esta ilha da Indonésia, conhecida pelas praias e clima tropical, informou a companhia aérea.

Numa nota informativa divulgada esta quinta-feira, 27 de junho, a Etihad Airways explica que os voos para Bali são realizados num avião Boeing 787-9 Dreamliner, com 28 assentos em classe Business e 262 assentos em Economy.

‌”Esses voos são programados para chegar a Bali pela manhã, permitindo que passe o resto da tarde a aproveitar tudo o que a ilha tem a oferecer”, acrescenta a companhia aérea, na informação divulgada.

Além de Bali, a Etihad Airways abriu também novos voos para vários destinos sazonais de verão, a exemplo de Nice, em França; Málaga, em Espanha; e Antalya, na Turquia, além do regresso da companhia aérea às ilhas gregas de Mykonos e Santorini.

A Etihad Airways refere ainda que estes novos destinos vieram elevar “o número total de rotas operacionais neste verão para 76”.

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Transportes

MSC World America vai ter o maior Yacht Club da MSC Cruzeiros

O MSC World America, que vai ser inaugurado em abril de 2025 e que após a inauguração vai ficar colocado nas Caraíbas, conta com sete bairros a bordo, um dos quais será inteiramente dedicado ao Yacht Club, disponibilizando 152 camarotes.

O MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros que vai ser inaugurado em abril de 2025, vai contar com o maior Yacht Club entre os navios da frota da companhia de cruzeiros, informou a companhia de cruzeiros, em comunicado.

Segundo a MSC Cruzeiros, o navio, que após a inauguração vai ficar colocado nas Caraíbas, conta com sete bairros a bordo, um dos quais será inteiramente dedicado ao Yacht Club, disponibilizando 152 camarotes.

“Um dos sete distritos distintos do navio — o MSC Yacht Club — oferece um santuário isolado dentro da emoção do navio. Os passageiros de um dos 152 camarotes luxuosos podem desfrutar de um serviço personalizado incomparável e de espaços exclusivos para os viajantes mais exigentes”, destaca a MSC Cruzeiros.

O Yacht Club do MSC World America conta também com um amplo espaço exterior que se prolonga por dois decks e que inclui bar e churrascaria, piscina exterior, banheira de hidromassagem e cabanas exteriores.

Entre os 152 camarotes do Yacht Club encontram-se também as Owner Suítes, que contam com vários quartos, terraço exterior, banheira de hidromassagem e uma área de refeições ao ar livre. Além destas, há também várias suítes duplex que abrangem dois decks e que são ideais para famílias.

“O MSC World America vai levar o nosso produto MSC Yacht Club para novos patamares com o maior MSC Yacht Club no mercado norte-americano. Com comodidades exclusivas, serviço de alto-nível e benefícios luxuosos, o MSC Yacht Club oferece umas férias tranquilas para os passageiros que preferem ter uma experiência de cruzeiro mais relaxante e isolada, mas que ainda assim têm acesso à animação do entretenimento do navio, restaurantes de especialidade e outras comodidades. Os passageiros do MSC Yacht Club no MSC World America terão acesso à Ocean House na Ocean Cay MSC Marine Reserve, proporcionando uma experiência de alto nível na nossa ilha privada das Bahamas, com uma praia e restaurantes privados, juntamente com um serviço personalizado”, explica Cristian Comirla, Brand Performance Director do MSC Yacht Club.

A MSC Cruzeiros recorda que o Yacht Club é um conceito que foi introduzido nos navios da companhia desde 2008 e que oferece um serviço incomparável desde o momento do check-in, com embarque prioritário, uma equipa de concierge dedicada, serviço de mordomo disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, serviço de quarto premium e áreas privadas.

A bordo, os passageiros do MSC Yacht Club terão acesso a áreas privadas, incluindo o Top Sail Lounge, onde poderão desfrutar de vistas panorâmicas cativantes sobre o oceano enquanto desfrutam de bebidas artesanais,canapés gourmet e sobremesas. O restaurante do MSC Yacht Club apresenta um menu com serviço de cinco estrelas e uma seleção dos melhores vinhos com serviço de sommelier à disposição.

Quando começar a navegar, em abril de 2025, o MSC World America vai navegar nas Caraíbas, incluindo escala na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privada da MSC Cruzeiros nas Bahamas, que está a ser sujeita a melhorias, incluindo a ampliação do restaurante e bar Ocean House, que vai ser exclusiva para passageiros Yacht Club.

 

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Última oportunidade para votar nos Publituris Portugal Travel Awards 2024

Terminam hoje as votações para os Publituris Portugal Travel Awards 2024. Vote em https://premios.publituris.pt/travel/2024/.

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As votações para os Publituris Portugal Travel Awards 2024 terminam esta quinta-feira, 27 de junho.

Durante o dia de hoje ainda poderá ir a https://premios.publituris.pt/travel/2024/ e votar nos 177 nomeados para as 22 categorias.

As categorias são:
Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a lugar à entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Os vencedores resultarão de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Agora, visite https://premios.publituris.pt/ e vote.

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Hotelaria

Verdelago investe 52,2M€ na construção de hotel com assinatura da Marriot

O futuro hotel de cinco estrelas inserido no Verdelago Resort, em Altura, conta com a assinatura da Marriot, num total de 197 quartos. Após um investimento de 52,2 milhões de euros, espera-se que o hotel abra portas na primavera de 2027.

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A Verdelago – Sociedade Imobiliária S.A. já começou a construção do futuro hotel de cinco estrelas do Verdelago Resort, cuja primeira pedra foi lançada esta quarta-feira, 26 de junho.

A empresa dá conta em comunicado de que este hotel representa um investimento de 52,2 milhões de euros, esperando-se que esteja concluído na primavera de 2027.

Com a assinatura da Marriot, este novo hotel vai contar com 197 quartos, dos quais seis são suites inseridas no meio do pinhal, contando por isso com a designação Forest Suites. Espera-se que a construção deste hotel contribua para a criação de mais de 200 postos de trabalhos diretos, que se somam aos cerca de 300 postos criados na exploração turística do resort.

Créditos: DR

O Verdelago Resort aposta numa “forte componente de sustentabilidade”, como a empresa refere em nota de imprensa, “quer ao nível arquitetónico e de construção, quer de energia, abastecimento de água e na futura operação turística”, tendo aderido à certificação Green Globe.

O projeto é constituído por 86 hectares de terreno, dos quais apenas 8,7% contam com edificação. Os restantes 70 hectares são compostos por vegetação e incluem um Parque Verde de Recreio e de Lazer com cerca de 42 hectares, uma reserva natural em frente do mar com 24 hectares, áreas de interpretação ambiental, conservação e promoção do habitat e um lago com dois hectares.

Créditos: DR

O Verdelago tem também uma componente de imobiliário com 340 unidades residenciais, entre apartamentos, villas e townhouses, construídos em diferentes fases. Destas unidades, 92 estão atualmente em exploração turística.

Desde o início do projeto, a empresa refere que os principais clientes são nacionais. Entre os clientes internacionais, destacam-se os mercados de Espanha, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.

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Aviação

TAP regressa a Manaus a partir de 4 de novembro

A TAP vai abrir, a partir de 4 de novembro, três voos por semana para Manaus, com escala em Belém, destino para onde a companhia aérea já tinha voado entre 2014 e 2016.

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A TAP vai retomar os voos para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, a partir de 4 de novembro, informou a companhia aérea de bandeira nacional, indicando que a operação vai contar com três voos por semana, com escala em Belém.

Segundo um comunicado da TAP, os voos para Manaus vão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, aumentando o número de rotas da companhia aérea nacional no Brasil para um total de 15.

“O Brasil é estratégico para a TAP e o regresso do nosso voo para Manaus é mais um sinal de que vamos continuar a investir no desenvolvimento das nossas operações naquele país. Recentemente lançámos uma nova rota para Florianópolis e vamos terminar este ano com, pelo menos, 15 rotas para o Brasil, números recordes da companhia no país irmão”, sublinha Luís Rodrigues, CEO da TAP, citado no comunicado divulgado.

Na informação enviada à imprensa, a TAP recorda que esta operação representa um regresso a um destino para onde já tinha voado no passado e que esteve na rede da companhia aérea entre 2014 e 2016.

“O nosso objetivo é trazer cada vez mais turistas para o Brasil, não só de Portugal, mas de todo o mundo para onde a TAP voa, e disponibilizar mais de 60 destinos na Europa e África, que também podem ser voados pelos brasileiros via Lisboa e Porto. Queremos continuar a ser a principal Companhia aérea internacional no Brasil”, acrescenta Luís Rodrigues.

Os bilhetes para os voos de Manaus já estão disponíveis para compra e podem ser adquiridos aqui ou nas agências de viagens, apresentando preços a partir de 599 euros para viagens de ida e volta.

Recorde-se que, durante o verão europeu, a TAP conta com 95 voos semanais para o Brasil, uma média de 13 voos por dia, com saídas de 13 capitais de estados brasileiros, apesar da suspensão temporária das ligações a Porto Alegre.

São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus são as cidades brasileiras que contam com voos da TAP, num total de 13 rotas, às quais se juntam outras duas para São Paulo e Rio de Janeiro, desde o Porto.

 

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Distribuição

Soltrópico anuncia novidades para o fim de ano na Madeira e Porto Santo

O operador turístico Soltrópico, juntou os agentes de viagens, esta terça-feira, no Espaço da Madeira, em Lisboa, para um momento de convívio e network a que designou de “Arraial de São João – Porto Santo, mas também para fazer o ponto da situação da sua operação charter e regular para a região, e apresentar as novidades da programação. Entre as novidades, destaque para o anúncio das operações de fim de ano para o Funchal e Porto Santo, que estarão disponíveis no mercado próximos dias.

A Soltrópico, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira (APM), promoveu, no Posto de Informação e Turismo da Madeira, em Lisboa, o Arraial de São João – Porto Santo, com agentes de viagens, que serviu para, conforme disse aos jornalistas, Sandro Lopes, diretor de vendas do operador turístico, “fazer uma ativação de marca juntamente com a Madeira, trazer os agentes de viagens para conhecer a Casa da Madeira em Lisboa, que tem uma decoração muito interessante,  experienciar a região, e ao mesmo tempo ter o feedback dos nossos clientes em relação ao nosso serviço”.

Sandro Lopes aproveitou a ocasião para anunciar a operação de fim de ano para a Madeira e Porto Santo, que estará disponível no mercado nos próximos dias.  Para o Funchal, onde a Soltrópico estará sozinha, a operação do Réveillon terá saídas de Lisboa e do Porto no dia 28 de dezembro e não a 29 como habitualmente acontecia, com regressos a 1 de janeiro e não a 2, em estadas de quatro noites.

Já para o Porto Santo, o que acontece pelo segundo ano, o responsável da Soltrópico revelou que, em parceria com a Abreu, irá realizar um voo à partida de Lisboa, dia 30 de dezembro, em estada de três noites. Trata-se, segundo Sandro Lopes, de “um produto que tem tido algum crescimento, também porque Funchal tem cada vez mais procura e, as famílias portuguesas também procuram, dentro deste ambiente de um clima muito ameno e positivo, outras opções e Porto Santo, com algumas atividades e com um período de descanso bastante interessante”.

Para o Réveillon no Porto Santo, o operador turístico vai trabalhar com todas as unidades hoteleiras da ilha, mas de acordo com o responsável, “sabemos que a procura recai maioritariamente sobre hotéis que permitem o tudo incluído ou que tenham uma festa mais alargada, que é o caso do Vila Baleira, que oferece uma festa até mais tarde e tem o fogo de artifício no areal”.

As “dores de cabeça” do aeroporto de Lisboa

Aos jornalistas, Sandro Lopes fez ainda um balanço, até ao momento, da operação de verão para aquela região, tendo afirmado que “está a correr bem, dentro do normal, com maior volume para o Porto Santo na nossa programação, como é lógico”.

No entanto, explicou o diretor de vendas da Soltrópico, “este ano temos tido algumas dificuldades  no que concerne a tudo o que é slots no aeroporto de Lisboa, o que nos obrigou a fazer uma adaptação na programação, e a dividir a alocação que tínhamos prevista de Lisboa entre sexta, sábado e domingo, o que nos trouxe-nos algumas dificuldades acrescidas”, mas mesmo assim “estamos a conseguir uma boa ocupação e, sobretudo, deixa-nos muito contentes porque é uma operação que queremos muito continuar e aumentar, caso assim a capacidade hoteleira nos permita”. Não obstante, neste momento “estamos acima da performance do ano passado”, ou seja “10% acima”.

Assim, a operação do Porto, que já começou e decorrerá até finais de setembro, são dois voos ao domingo, e a de Lisboa, com a TAP, que também já teve início e vai até meados de outubro, pela questão do aeroporto, uma parte é ao domingo, outra ao sábado e outra à sexta-feira. “Não são os normais lugares de garantia em que podemos devolver caso não sejam vendidos, são lugares que estão garantidos como se fosse num charter normal”, esclareceu.

Com maior procura para o Porto Santo no verão e maior oferta, nomeadamente com a entrada de novos operadores aéreos, será que a Soltrópico, tem sentido alguma dificuldade na contratação de alojamento, que não aumentou? “Digamos que é um processo que eu considero natural, mas nós já temos uma grande contratação, ou um histórico de contratação com os operadores hoteleiros há muitos anos, é natural que, tendo em conta a capacidade aérea que pretendemos colocar no mercado, que consigamos bloquear o espaço necessário para assim proteger o mercado”, sublinhou, para apontar que “em termos dos hotéis mais vocacionados para as férias das famílias, que permitem um all  inclusive, ou estar mais em cima da praia, eu diria que nós e os restantes operadores turísticos nacionais, temos salvaguardado o nosso espaço pelo todo o histórico que nós temos feito ao longo dos anos”.

Operação de verão: crescimento a dois dígitos

Ao fazer um balanço das outras operações de verão do operador turísticos, o responsável destacou que “começámos o ano e tivemos um sentimento de muita surpresa pelo arranque a um ritmo tão elevado, com as vendas antecipadas, no entanto, por volta de maio, o ritmo estagnou um pouco, mas também diria que é um pouco o reflexo do comportamento do consumidor português em consumir antecipadamente para ter acesso a melhores preços, ao quarto que deseja, nos horários que deseja e, portanto, é um reflexo da melhoria do nosso consumo”.

De uma forma geral, adiantou Sandro Lopes, “neste momento estamos a crescer a dois dígitos”, embora o operador turístico tenha “alguns destinos de verão que ainda precisamos de trabalhar para compor mais, nomeadamente Marrocos, mas, de resto, são produtos que estão perfeitamente em linha com a nossa expectativa”, concluiu.

A oferta gastronómica (além de ter sido saboreada pelos presentes), cultural e turística do arquipélago da Madeira, foi apresentada por Catarina Pereira, da Associação de Promoção da Madeira.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Destinos

Les Roches abre formação em gestão de campos de golfe

A formação especializada em gestão de campos de golfe da Les Roches vai ser ministrada no campus de Marbella, em Espanha, e arranca em setembro.

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A escola de gestão hoteleira Les Roches vai abrir, em setembro, uma formação especializada em gestão de campos de golfe, que vai estar disponível no estabelecimento de Marbella, em Espanha, informou a instituição de ensino superior, em comunicado.

“Os estudantes obterão uma compreensão abrangente da vasta e variada indústria do golfe num ambiente de golfe fundamental. Os módulos de estudo centrar-se-ão na gestão, conceção e manutenção de campos, bem como na organização e comercialização de torneios de golfe”, indica a Les Roches, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 26 de junho.

Este curso prevê 75 horas de aulas práticas, terminando com uma visita a Miami, destino que, a par de Málaga, é considerado um dos principais a nível mundial para a prática do golfe.

“A indústria do golfe é um dos grandes motores da província de Málaga, tanto pela sua atratividade como pelo impacto que tem na economia e na criação de emprego. No ano passado, foi escolhida para acolher um dos torneios mais importantes e prestigiados do mundo, a Solheim Cup, deixando um retorno de 29,1 milhões de euros na cidade. Este é apenas um exemplo do que está para vir neste sector: a necessidade de profissionais para preservar e desenvolver a oferta de Marbella em torno do golfe. A direção e a gestão deste desporto implicam a análise e o estudo de tudo o que o rodeia”, afirma Carlos Díez de La Lastra, CEO de Les Roches.

A formação conta com um corpo docente compostos por nomes reconhecidos do setor do golfe, a exemplo de Gonzalo Sánchez García, Javier Reviriego Boveda, Eugenio Rezola Murua, Emma García ou Alicia Garrido.

Recorde-se que Espanha é um dos destinos mais populares para os entusiastas do golfe de todo o mundo, acolhendo cerca de 1,2 milhões de turistas de golfe por ano, o que se traduz num volume de negócios de mais de 12 000 milhões de euros.

 

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Aviação

Regulador espera que negociação da ANA para qualidade do serviço ocorra “estes dias”

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) disse acreditar que estão reunidas as condições para a ANA Aeroportos iniciar as negociações para ajustar os níveis de qualidade de serviço e espera que o processo ocorra “estes dias”.

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“A ANA levantou uma questão, porque tinha dúvidas relativamente ao âmbito dessa mesma negociação, a ANAC já clarificou a questão à entidade gestora aeroportuária e, portanto, estamos em crer que estão reunidas as condições para a ANA encetar essa mesma negociação que se espera que ocorra estes dias”, disse a presidente do Conselho de Administração da ANAC, Ana Vieira da Mata, que foi esta quarta-feira, 26 de junho, ouvida no parlamento, na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação.

Em 22 de fevereiro, a ANAC anunciou que tinha determinado à ANA – Aeroportos de Portugal que iniciasse, no prazo de 30 dias, um processo negocial com os utilizadores dos aeroportos, de modo a ajustar os níveis de qualidade de serviço nos aeroportos.

No dia seguinte, o administrador da ANA Francisco Pita disse à Lusa que a gestora dos aeroportos está globalmente em cumprimento dos níveis de serviço, sendo que em 680 indicadores de qualidade só 17 levantaram questões em 2023.

“Tendo em conta o aumento das taxas [aeroportuárias], não se verifica uma correspondência no nível de serviço que é prestado”, apontou hoje a presidente do regulador, em resposta a questões do deputado Marco Claudino, do PSD.

Segundo afirmou a ANAC em fevereiro, “a avaliação da qualidade do serviço por parte dos passageiros, tem-se vindo consecutivamente a deteriorar (numa base homóloga)” e os “números de reclamações de passageiros têm vindo a ser mais expressivos”.

Já questionada pelos deputados sobre a ausência de regulamentação para heliportos em mais de 10 hospitais, a responsável da ANAC explicou que o regulamento não foi concretizado no ano passado, conforme estava previsto, mas “foi balanceado com atuação no terreno” e que há já alguns hospitais que têm o processo em fase final de concretização.

Relativamente ao tema das condições precárias dos trabalhadores de assistência em terra (‘handling’), levantada pelo deputado do Chega Filipe Melo, Ana Vieira da Mata admitiu que se trata do segmento “mais pressionado do ponto de vista laboral” e defendeu uma abordagem integral dos reguladores, no caso, da aviação e das condições de trabalho.

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Aviação

Rota da TAP para Tenerife faz cinco anos e já transportou 213 mil passageiros

Em cinco anos, a TAP transportou 213 mil passageiros entre Lisboa e Tenerife, numa rota que sobreviveu à COVID-19 e que regista atualmente um load factor de 79%, com o número de passageiros portugueses a crescer 7,5% já este ano.

Inês de Matos

A rota que a TAP realiza para Tenerife, nas ilhas Canárias, Espanha, completou, a 16 de junho, cinco anos de operação, ao longo dos quais a transportadora aérea de bandeira portuguesa transportou um total de 213 mil passageiros, avançou esta quarta-feira, 26 de junho, António Gabriel, Key Account Manager da TAP para o mercado português.

“A rota Lisboa-Tenerife fez agora cinco anos, o voo inaugural foi a 16 de junho de 2019 e, nestes cinco anos, já transportámos mais de 213 mil passageiros. Foi um voo que sobreviveu à COVID-19, tivemos dois anos, 2020 e 2021, em que estávamos a viver num contexto de COVID mas, mesmo assim, a rota nunca parou e continuou até agora”, revelou o responsável, durante uma apresentação conjunta da TAP com o Turismo de Tenerife, em Lisboa.

António Gabriel acrescentou que esta rota tem o mercado português como responsável por um quarto da receita e, no ano passado, apresentou um load factor de 79%, o que significa que a TAP tem ainda espaço para crescer em passageiros.

“Cerca de um quarto da receita é proveniente do mercado português, o que significa que o mercado português ainda tem muito espaço para crescer. O resto da receita vai ser dividido por Espanha e mercados como a Alemanha e os EUA”, explicou, realçando, contudo, que, este ano, o número de passageiros portugueses nos voos para Tenerife já aumentou 7,5%.

“Isto significa que Tenerife se está a tornar num destino cada vez mais conhecido dos portugueses, cada vez mais procurado pelos portugueses e isso é um bom sinal para a rota e para a sustentabilidade desta mesma rota”, congratulou-se António Gabriel.

Presente na apresentação esteve também Nuno Sousa, diretor de vendas da TAP para o mercado português, que descartou a hipótese da companhia aérea vir a aumentar o número de frequências com destino a Tenerife, ainda que admita um possível aumento de capacidade através da troca de aparelho.

“Não temos previsto para o próximo inverno aumentos de capacidade para além destas quatro frequências, que é o que já está divulgado em termos de sistema, e vamos continuar a trabalhar para subir este load factor e este número de passageiros, porque o objetivo é sempre aumentar capacidade”, disse Nuno Sousa.

Apesar de não ter previsto o aumento de frequências, o diretor de vendas da TAP para Portugal admite que a companhia aérea possa aumentar capacidade através da utilização de um avião Airbus, em vez dos Embraer que também realizam os voos para Tenerife.

“Temos quatro frequências e o que fazemos, normalmente, é atualizações de capacidade. Ou seja, fazemos essas quatro frequências com equipamentos Embraer e Airbus, e sempre que necessário ajustamos para aumento de capacidade porque mudar um Embraer para um Airbus é um aumento de capacidade”, explicou.

Presente na apresentação esteve ainda Dimple Melwani, CEO do Turismo de Tenerife, que confirmou que o objetivo desta apresentação é justamente o de estimular o crescimento do mercado português para Tenerife, um destino que conta com 365 dias de sol por ano e que fica a pouco mais de duas horas de viagem desde a capital portuguesa.

Já a apresentação do destino ficou a cargo de Bárbara Bamberger, Adjunta da Dirección de Promoción Turística de Tenerife, que sublinhou que esta ilha das Canárias conta com uma oferta diversificada, ideal para “turismo ativo”, seja no mar, nas montanhas ou num dos muitos parques naturais existentes na ilha, sem esquecer também a oferta gastronómica de Tenerife, que conta com nove estrelas Michelin em sete restaurantes.

A parceria entre a TAP e o Turismo de Tenerife deu ainda origem a uma oferta promocional que está atualmente em vigor e que disponibiliza preços desde 109 euros para voos de ida e volta, com taxas incluídas, para vendas até 7 de julho de 2024, cujas viagens decorram entre 15 de setembro de 2024 e 31 de março de 2025, com exceção do período entre 15 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.

 

 

 

 

 

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