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Aerial view of St. Peter’s Basilica and St. Peter’s Square with Christmas tree on it

Turismo

Mensagem para o Dia Mundial do Turismo do Vaticano sublinha potencial do setor na construção da paz

O documento alerta para impacto da guerra nas áreas de peregrinações no âmbito do 45.º Dia Mundial do Turismo.

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Mensagem para o Dia Mundial do Turismo do Vaticano sublinha potencial do setor na construção da paz

O documento alerta para impacto da guerra nas áreas de peregrinações no âmbito do 45.º Dia Mundial do Turismo.

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O Vaticano publicou, recentemente, a mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2024, sublinhando o potencial do setor na construção da paz.

“Num tempo tão conturbado como o nosso, não se poderia pensar numa escolha melhor para oferecer, a quem vai viajar, um momento de reflexão e de compromisso pessoal. O intercâmbio cultural entre os povos, que encontra no turismo a sua forma privilegiada, pode também transformar-se num compromisso concreto a favor da paz”, indica o documento, que aborda o tema escolhido para a celebração deste ano, “Turismo e Paz”.

O texto é assinado por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização (Santa Sé), que recorda a “grande pastoral levada a cabo por tantos sacerdotes e leigos que dedicam a sua vida a tornar ativo e fecundo o turismo e as peregrinações”.

“Eles compreendem as dificuldades que surgem para este sector devido às restrições causadas pela falta de segurança e, apesar disso, são convidados a abrir-se a novos caminhos, mantendo viva a possibilidade de que as peregrinações sejam retomadas em breve nos países que tradicionalmente preservam a riqueza da nossa fé e da nossa história”, escreve.

“Onde há focos de guerra, é evidente que o turismo sofre, porque faltam todas as formas de segurança necessárias. A falta de turistas, porém, cria mais uma expressão de pobreza entre a população, que vê desaparecer uma forma de subsistência necessária para viver com a devida dignidade”, alerta o Vaticano.

Para o Vaticano, a atividade turística pode gerar um “compromisso de fraternidade”, de modo a constituir uma rede de “mensageiros da paz” que facilitem a “reabertura de territórios cheios de história, cultura e fé”.

Recorde-se que o 45.º Dia Mundial do Turismo vai ser celebrado a 27 de setembro.

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Europa deverá cumprir com metas SAF traçadas, mas precisará de “apoio político e investimento sustentado”, diz SKYNRG

Ao que indica um relatório da SkyNRG, as companhias aéreas e os fornecedores europeus deverão cumprir com os níveis traçados pelo ReFuel EU relativamente ao SAF, em 2025 e 2030. Para o futuro, contudo, será necessário um reforço do apoio político e investimento financeiro.

O mais recente relatório “SAF Market Outlook”, da SkyNRG, mostra que as companhias aéreas e os fornecedores europeus deverão cumprir os níveis introduzidos pelo ReFuel EU, que exigirá que 2% do combustível de aviação utilizado na Europa seja SAF (Combustível de Aviação Sustentável) a partir de 2025, até 6% em 2030.

No entanto, será necessário “um apoio político e um investimento financeiro sustentados” para ajudar as companhias aéreas europeias a atingir os seus objetivos em matéria de SAF, que, em muitos casos, ultrapassam o mandato da UE.

Embora as previsões indiquem que a Europa está bem posicionada no que respeita ao fornecimento de SAF até 2025, continua a haver uma série de desafios para manter esta dinâmica e garantir que a produção de SAF continue a acelerar. “É o caso, em particular, do e-SAF, em que muitos projetos estão ainda em fase de estudo de viabilidade e precisam de sair dos planos e tornar-se realidade o mais rapidamente possível”, aponta o relatório da SkyNRG.

Laurent Donceel, diretor-geral Adjunto da A4E, salientou, na altura do lançamento do relatório da SkyNRG, alguns dos desafios que o setor europeu do SAF enfrenta, apontando “o custo de produção e o custo de abastecimento, o acesso às energias renováveis, o acesso ao SAF em toda a UE e a garantia da sustentabilidade das matérias-primas utilizadas na produção de SAF na Europa”.

Donceel acrescentou que “é positivo constatar que haverá SAF suficiente para satisfazer os requisitos do ReFuel EU até 2030. Mas muitas companhias aéreas europeias não se ficam por aqui. Querem fazer mais, pelo que é importante que a Europa conceba uma política industrial para o SAF que aborde os custos de produção, acelere o abastecimento e, em última análise, faça baixar o custo do SAF na Europa. Os combustíveis sintéticos na aviação, que farão parte do mandato ReFuel da UE, exigirão uma atenção especial nos próximos meses. Os e-SAF exigirão uma grande quantidade de energia limpa e de hidrogénio para a sua produção e, no entanto, até agora não conseguiram captar a atenção suficiente dos mercados financeiros e dos decisores políticos”.

O diretor-geral Adjunto da A4E concluiu ainda que “transformar uma indústria SAF nascente numa indústria que fornecerá a maior parte do combustível para as companhias aéreas é uma tarefa monumental. Para as companhias aéreas, é necessário trabalhar com os aeroportos para ajudar a desenvolver o mercado das SAF; o financiamento tem de fluir para o setor e a indústria da energia tem de levar a sério a transição para o abandono dos combustíveis fósseis”.

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Já votou nos Publituris Portugal Travel Awards? As votações terminam a 27 de junho

Esta é a última semana para as votações nos 177 nomeados, nas 22 categorias dos Publituris Portugal Travel Awards 2024.

A votação para a 19.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards” termina esta quinta-feira, 27 de junho.

Se não votou ainda nos 177 nomeados que concorrem nas 22 categorias da edição de 2024, pode ir a https://premios.publituris.pt/, isto claro, se for assinante do jornal ou subscritor da newsletter diária.

As categorias são:

Melhor Companhia de Aviação
Melhor Companhia de Aviação Lowcost
Melhor Rent-a-Car
Melhor Operador Turístico
Melhor Rede de Agências de Viagens
Melhor Companhia de Cruzeiros
Melhor Cadeia Hoteleira
Melhor Hotel Cinco Estrelas
Melhor Hotel Quatro Estrelas
Melhor Hotel Resort
Melhor Boutique Hotel
Melhor Hotel de Cidade
Melhor Hotel MICE
Melhor Hotel de Praia
Melhor Turismo Rural
Melhor Enoturismo
Melhor Campo de Golfe
Melhor Parque Temático e Diversões
Melhor Empresa de Animação Turística
Melhor Marina
Melhor Destino Internacional
Melhor Região de Turismo Nacional

Haverá ainda a lugar à entrega do Prémio “Belmiro Santos”, atribuído diretamente pela redação do jornal Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

Os vencedores resultarão de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Agora, visite https://premios.publituris.pt/ e vote.

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Arrábida ganha protocolo com ICNF para desenvolver turismo de natureza

O protocolo que vai ser estabelecido com o ICNF prevê projetos de marcação, sinalização e manutenção de percursos pedestres, cicláveis e equestres, a par de estratégias de comunicação e de divulgação da Arrábida.

As Câmaras Municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra vão celebrar um protocolo com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para o desenvolvimento de projetos de turismo de natureza na Arrábida.

Num comunicado enviado à imprensa pela autarquia de Setúbal, que aprovou a colaboração esta quarta-feira, 19 de junho, em reunião pública, explica-se que este projeto visa “a dinamização concertada de ações associadas à conservação, valorização e usufruto sustentado dos recursos naturais no Parque Natural da Arrábida”.

“Projetos de marcação, sinalização e manutenção de percursos pedestres, cicláveis e equestres, a par de estratégias de comunicação e de divulgação, são iniciativas a desenvolver no âmbito deste protocolo de colaboração”, lê-se na informação divulgada.

Este protocolo enquadra-se na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 e nos termos do Regulamento do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida.

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EUA lideram receitas no turismo internacional em 2023

Segundo contas feitas pela UN Tourism, os EUA lideraram os ganhos obtidos pela atividade turística internacional, em 2023.

Contas feitas pela UN Tourism indicam que os EUA foram o país que mais receitas obteve da atividade turística internacional, em 2023, totalizando 175,9 mil milhões de dólares (cerca de 165 mil milhões de euros).

Este valor é quase o dobro alcançado pela Espanha, que no ano passado viu as receitas turísticas internacionais alcançarem 92 mil milhões de dólares (perto de 86 mil milhões de euros).

Já o Reino Unido deu um salto para o 3.º lugar, subindo do 5.º antes da pandemia, chegando, em 2023, aos 73,9 mil milhões de dólares (cerca de 69 mil milhões de euros).

O Top 10 deste barómetro da UN Tourism, relativamente às receitas do turismo internacional, é ainda composto pelos seguintes países: França (64 mil milhões de euros); Itália (52 mil milhões de euros); Emirados Árabes Unidos (49 mil milhões de euros); Turquia (46 mil milhões de euros); Austrália (43 mil milhões de euros); Canadá (37 mil milhões de euros); e Japão (36 mil milhões de euros).

Para este ano de 2024, o painel de avaliação e previsão da UN Tourism avança que 9% dos inquiridos indicam que as estimativas para o período de maio-agosto são “muito melhores” que em 2023, enquanto 53% dizem ser “melhores”, 29% apontam que será “igual”, 8% que será “pior”, e 1% que será “muito pior”.

Também nos fatores principais que pesam na recuperação do turismo internacional houve uma alteração face à análise em igual período do ano passado (maio 2023 vs maio 2024). Enquanto em 2023, o “ambiente económico” era apontando como principal fator (71%), seguido dos “custos de transporte e alojamento mais elevados” (62%) e o “conflito na Ucrânia” (31%), já neste ano de 2024, são os “custos de transporte e alojamento mais elevados” (60%) que mais preocupam os inquiridos, seguidos pelo “ambiente económico” (59%) e os “fenómenos climáticos extremos” (30%).

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Explora Journeys atrasa chegada do EXPLORA II para 12 de setembro

A companhia de cruzeiros explica que a decisão de atrasar a entrega do navio foi decidida em conjunto com o construtor naval Fincantieri, pois era necessário “mais tempo para os acabamentos finais do navio”.

A Explora Journeys anunciou que a entrega do navio EXPLORA II, o segundo navio da marca de luxo do MSC Group, foi adiada para 12 de setembro, passando o início da viagem inaugural para 16 de setembro.

Segundo a companhia de cruzeiros, a decisão de atrasar a data de entrega do navio foi tomada em conjunto com o construtor naval Fincantieri, que está a construir segundo navio da companhia de cruzeiros.

“Após análises cuidadosas e detalhadas do EXPLORA II, foi decidido que é necessário mais tempo para os acabamentos finais do navio, para garantir os mais elevados padrões de qualidade e luxo e para assegurar que o novo navio cumpre ao máximo a promessa da marca de uma experiência marítima de luxo inigualável”, lê-se na informação divulgada.

A viagem inaugural do também foi atrasada e vai ter, agora, partida a 16 de setembro, contando com saída de Civitavecchia (Roma), Itália, num itinerário de sete noites que passa em Sorrento, a ilha de Lipari, Trapani e Siracusa na Sicília, Valletta em Malta e Tarragona, Espanha.

“Os itinerários começam com todas as partidas de portos facilmente acessíveis, como Civitavecchia, em Itália, e Barcelona, em Espanha, evitando repetições de portos durante as viagens combinadas”, realça a companhia de cruzeiros.

A Explora Journeys encontra-se a “contactar os viajantes com viagens afetadas, diretamente ou através dos seus consultores de viagens, para organizar uma viagem alternativa no EXPLORA II ou no navio-irmão, o EXPLORA I, que também está a navegar no Mar Mediterrâneo”.

Recorde-se que, depois da inauguração, o EXPLORA II vai ficar a navegar no Mediterrâneo Ocidental, contando com “visitas a muitos destinos menos explorados, como Portofino, Porto Cervo, Saint-Tropez, Calvi, Mahón e Monte Carlo, com itinerários que incluem pernoitas e estadias mais longas no porto”.

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Costa Cruzeiros abre vendas de inverno 25/26 e lança novo itinerário nas Canárias

A Costa Cruzeiros lançou vários itinerários entre dezembro de 2025 e março de 2026, incluindo viagens no Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Caraíbas e Emirados Árabes Unidos, bem como uma nova edição da “Volta ao Mundo”. Novidade é ainda um novo itinerário nas Canárias.

A Costa Cruzeiros já abriu as vendas de cruzeiros para a temporada de inverno 2025/2026, disponibilizando uma grande variedade de itinerários, com destaque para uma nova viagem nas Canárias.

Segundo a companhia de cruzeiros, a temporada de inverno 2025/2026 conta com itinerários entre dezembro de 2025 e março de 2026, incluindo viagens no Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Caraíbas e Emirados Árabes Unidos, bem como uma nova edição do cruzeiro “Volta ao Mundo”.

No Mediterrâneo, a Costa Cruzeiros vai colocar o Costa Smeralda, navio que vai ter partidas de Barcelona e Palma para viagens de sete noites que passam por Savona, Marselha, Palermo e Civitavecchia/Roma.

No Mediterrâneo, o destaque da Costa Cruzeiros para o inverno 2025/2026 vai para um itinerários pelas Canárias, a bordo do Costa Fortuna, e que conta com partidas de Las Palmas ou Santa Cruz de Tenerife, estando também abrangido pelo programa fly&cruise da Costa Cruzeiros.

“Numa semana de férias, os passageiros podem visitar seis ilhas, incluindo a Madeira, entre extensões de vinhas e canas-de-açúcar, e conhecer cinco ilhas Canárias – Tenerife, La Gomera, La Palma, Lanzarote e Gran Canaria, onde a terra preta e a areia dourada se encontram com o azul do oceano”, destaca a companhia de cruzeiros, na informação divulgada.

Além do Mediterrâneo, a Costa Cruzeiros vai ter oferta também para as Caraíbas, onde vão estar os navios Costa Fascinosa e Costa Pacifica, que, segundo a companhia, “vão realizar cinco itinerários diferentes de uma semana, alternados entre si, que podem ser combinados com o programa de férias únicas de duas semanas”.

Para as Caraíbas, a Costa Cruzeiros também disponibiliza a opção fly&cruise para embarque desde Point-à-Pitre (Guadalupe) ou Fort-de-France (Martinica) no Costa Fascinosa, e de La Romana (República Dominicana) no Costa Pacifica.

“O primeiro dos três itinerários do Costa Fascinosa vai explorar as Antilhas holandesas, incluindo Aruba, Bonaire e Curaçau, entre florestas virgens e mergulho com peixes coloridos. O segundo itinerário permite explorar as diferentes características das Caraíbas, desde as antigas tradições de Santa Lúcia e Barbados à natureza de Antígua e Barbuda. O último itinerário do Costa Fascinosa é dedicado a seis ilhas inesquecíveis, incluindo Trinidad e Tobago, para descobrir os seus coloridos recifes de corais, Barbados e Granada”, refere a companhia.

Já no Costa Pacifica, o primeiro itinerário oferece “uma imersão total na República Dominicana, entre os manguezais de Samaná, as plantações de café de Amber Cove e um dia inteiro em Catalina, a ilha exclusiva da Costa, para mergulhar nas suas águas cristalinas”, enquanto o segundo itinerário explora seis das mais belas ilhas das Caraíbas, com programas para nadar nas piscinas naturais de Tortola e conhecer as tradições rurais de Santa Lúcia.

Nos Emirados Árabes Unidos vai estar também o Costa Toscana, neste caso disponibilizando cruzeiros de uma semana que passam no Dubai, onde está prevista uma escala de dois dias, mas também em Mascate (Omã), Doha (Qatar) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

As propostas da Costa Cruzeiros para o inverno contam ainda com uma nova opção de Volta ao Mundo, cuja partida decorre a 27 de novembro de 2025 de Barcelona, a bordo do Costa Deliziosa, e que, ao longo de 128 dias, vai passar pelos “quatro continentes, descobrir as paisagens infindas da América do Sul, a natureza espetacular das ilhas do Pacífico, da Polinésia Francesa à Nova Caledônia, passando pela futurista Tóquio e a inesquecível Índia”.

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TAAG retoma voos sazonais para o Porto a 17 de dezembro

Os voos sazonais da TAAG entre Luanda e o Porto regressam a 17 de dezembro e vão apresentar preços desde 661,89 euros.

A TAAG anunciou que, a 17 de dezembro, vai retomar a operação sazonal para a cidade Invicta, voltando a ligar Luanda, capital angolana, ao Porto, informou a companhia aérea angolana, em nota enviada à imprensa.

“A partir do dia 17 de dezembro poderá viajar para a Cidade Invicta e vice-versa, rever a sua família e amigos, e colecionar mais momentos especiais com a TAAG”, lê-se na informação divulgada.

As viagens da TAAG entre Luanda e o Porto vão apresentar preços a partir de 661,89 euros, mas, por enquanto, os voos ainda não se encontram disponíveis para reserva no website da companhia aérea.

As partidas de Luanda acontecem nos dias 17, 19, 20 e 21 de dezembro, com saída pelas 23h30, bem como a 3, 4, 7 e 9 de janeiro de 2025, também às 23h30, enquanto as partidas do Porto estão previstas para os dias 18, 20, 21 e 22 de dezembro, às 09h20, bem como a 4, 5, 8 e 10 de janeiro de 2025, também às 09h20.

 

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Alentejo veio de “Corpo e Alma” a Lisboa para conquistar turistas da Área Metropolitana

“Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa” é mote da ação de promoção que a região promove, no hotel Vila Galé Ópera, em parceria com este grupo hoteleiro: gastronomia, cultura, tradição, artesanato, turismo e negócios estarão em evidência até domingo, dia 23 de junho. Uma iniciativa a repetir ainda este ano, em Braga, bem como outras ações de promoção que envolverão outros grupos hoteleiros nacionais que estão a investir e a alargar o seu portefólio na região, disse o presidente da ERT do Alentejo, José Manuel Santos, num almoço com jornalistas, esta quinta-feira, no primeiro dia do evento.

O Alentejo veio a Lisboa de “Corpo e Alma”, numa iniciativa de promoção, respondendo a uma “provocação” do grupo Vila Galé, cadeia hoteleira que já possui seis unidades na região, e a caminho do sétimo.

“Uma iniciativa que foi proposta por um nosso parceiro muito relevante, o grupo Vila Galé, que felizmente para nós tem investido muito no Alentejo”, começou por afirmar o presidente da ERT Alentejo e Ribatejo, José Santos, num almoço com jornalistas, esta quinta-feira, no hotel Vila Galé Ópera, que marcou o início da ação que decorre até domingo, dia 23 de junho, realçando que “é importante para a região toda a capacidade financeira e de marketing do grupo, por isso não podíamos dizer que não a este convite”.

E o Alentejo aproveitou para promover a região cá dentro e, principalmente, tendo em conta que a Área Metropolitana de Lisboa “representa praticamente metade dos turistas do mercado nacional que nos visitam, ou seja, é aqui que estão as famílias, o segmento que mais nos procura, e utiliza a nossa hotelaria, os nossos restaurantes, que mais visita os nossos monumentos”, apontou José Santos.

O dirigente regional do Turismo fez questão de destacar que “estamos aqui nestes quatro dias, no Vila Galé Ópera, com a gastronomia, as tradições, com a cultura, o património, o artesanato, com momentos para continuarmos a mostrar aos portugueses que o Alentejo é a melhor região para passar férias”. E faz sentido, até porque, conforme lembrou, “o ano passado fomos a região portuguesa que mais cresceu no mercado interno. Relembro que a média de crescimento do país foi de 2,1% e nós crescemos 7,3%”, estimando que “este ano temos o desafio de continuar a crescer, vamos ver como é que o ano vai correr, mas até ao momento estamos sensivelmente com o mesmo número de dormidas de portugueses face a 2023”.

O presidente da ERT Alentejo e Ribatejo apresentou ainda outro exemplo aos jornalistas: “Se olharmos entre 2013 e 2023, a região que teve uma taxa de crescimento médio anual maior quer no alojamento, quer na procura, quer na oferta, foi o Alentejo, e isso significa muito como a região tem conseguido afirmar-se junto da procura portuguesa”.

Este evento, que decorre até domingo, é feito também de negócios, já que cerca de 18 empresas do Alentejo ligadas à oferta de animação turística, do incoming e do enoturismo, e 46 compradores da Área Metropolitana de Lisboa, entre DMC, agências de viagens e operadores turísticos que foram também mobilizados, recorrendo à base de dados do grupo Vila Galé, estiveram em reuniões individuais de negócios, na tarde de quinta-feira, gerando maior proximidade entre oferta e procura. Igualmente, no lobby da unidade do grupo Vila Galé em Lisboa estiveram alguns artesãos a trabalhar ao vivo, como a Olaria de Nisa e a confeção Capote’s Emotion, em Évora, que segundo avançou aos jornalistas, vai preparar a indumentária oficial dos técnicos do Turismo do Alentejo e Ribatejo que vão estar na próxima BTL, onde a região é o destino nacional convidado.

O dia de quinta-feira foi igualmente marcado por um jantar mais institucional, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, outros parceiros de referência para a região, bem como alguns embaixadores do Turismo do Alentejo, também numa parceria com a Casa do Alentejo em Lisboa.

Sobre a Casa do Alentejo em Lisboa, José Manuel Santos afirmou que “queremos estreitar as relações com esta instituição não só na mobilização dos grupos da diáspora na zona da Grande Lisboa para estarem presentes nos nossos eventos, tanto aqui, até domingo, como na Feira Internacional do Artesanato onde, pela primeira vez o Turismo do Alentejo estará presente, de 29 de junho a 7 de julho, com stande e presença de 36 artesãos, quatro por cada um dos nove dias”. Acentuou, a propósito que, “sendo a FIA a maior Feira de Artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, e sendo que o artesanato e a arte popular são uns dos principais argumentos de visita à região quer do Alentejo como do Ribatejo, não faria sentido nunca termos estado presentes”.

Aos lisboetas, o presidente do Turismo do Alentejo deixa o convite para “degustaram a magnífica gastronomia alentejana”, até domingo, no Vila Galé Ópera, através de jantares temáticos.

Representando o grupo Vila Galé, estiveram presentes no almoço com jornalistas, Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas, e Porfírio Perdigão, diretor Regional de Operações no Alentejo.

Pedro Ribeiro realçou a importância do grupo hoteleiro fazer parte desta iniciativa “dada a nossa forte presença no Alentejo, onde somos a maior rede de hotéis. Temos seis unidades na região, três das quais em Beja, na Herdade de Santa Vitória, e ainda em Elvas, Alter do Chão e Évora. Além disso, também nos distinguimos pela forte aposta na gastronomia, privilegiando sempre os sabores regionais, porque acreditamos que dessa forma conseguimos enriquecer a experiência de quem nos visita e divulgamos o que é genuíno e realmente português”, sem esquecer a produção própria de vinhos e azeites no Alentejo.

Os sabores alentejanos estarão, assim, em destaque, no hotel Vila Galé Ópera, até domingo e ao jantar, acompanhados com cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta iniciativa gastronómica, que integra o projeto “Alentejo de Corpo e Alma em Lisboa”, promovido pela Entidade Regional do Alentejo em parceria com a Vila Galé, conta com a colaboração dos chefs Romão Reis do Vila Galé Alentejo Vineyards, Alberto Muralhas do Vila Galé Collection Elvas e André Sousa do Vila Galé Ópera.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Nova Edição: Turismo Náutico, Vê Portugal, Insider, Indaba e ainda Portugal Travel Awards

Turismo Náutico, o debate dos cinco presidentes das ERT durante o Vê Portugal, os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”, e a Africa´s Travel Indaba 2024 são temas da nova edição do Publituris.

Publituris

A última edição de junho do jornal Publituris faz capa com o Turismo Náutico. A extensa costa portuguesa é propícia a qualquer que seja a atividade náutica que possa ser pensada. Contudo, o Turismo Náutico não se faz só no litoral, mas também no interior e cada vez são mais as ofertas disponibilizadas aos amantes do ambiente aquático. Falta agora diversificar, inovar, apostar na qualidade e promover.

Para conhecer melhor a oferta existente, o jornal Publituris falou, igualmente, com André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, e Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro de Portugal.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a Insider. A operar há dois anos na Madeira, esta jovem DMC oferece programas exclusivos e experiências únicas para clientes que procuram uma abordagem personalizada para explorar a verdadeira essência da ilha. A proposta passa por uma Madeira mais “luxury”, fugindo dos tradicionais pacotes pré-formatados, para propostas “tailor made”, explicou ao Publituris Filipe Fraga, Managing Partner da Insider.

Nesta edição trazemos ainda o que de mais importante aconteceu no Vê Portugal – Fórum do Turismo Interno, organizado pela Turismo do Centro de Portugal. Reunidos os cinco presidentes das Entidades Regionais de Turismo (ERT), foram identificados os desafios que as regiões enfrentam, mas também as oportunidades que estão por e para aproveitar. Para tal, reivindicam uma revisão da Lei 33 que, segundo o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está “para breve”.

Nas “Capas que fazem História”, destaque para a edição de 1 de julho de 1974 que dava conta das palavras do primeiro-ministro de então, Palma Carlos. “O nosso país continua a oferecer as mesmas condições de segurança que oferecia até ao momento da revolução”, afirmava o primeiro-ministro de visita a Bruxelas.

A edição 1514 do Publituris é, também, a edição que traz pela última vez os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”. Com as votações a terminar a 27 de junho, os vencedores das 22 categorias serão conhecidos a 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

A votação está aberta em https://premios.publituris.pt/

Também nesta edição damos a conhecer o que aconteceu na Africa´s Travel Indaba 2024. A maior feira de turismo da África do Sul afirmou, este ano, o seu caráter pan-africano, naquela que foi a melhor e mais concorrida edição dos últimos 10 anos.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Mestre (Algarve Sunboat), Marta do Carmo Palmeirão (ISAG), e António Paquete (economista).

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 430

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Boas leituras.

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Edição Digital: Turismo Náutico, Vê Portugal, Insider, Indaba e ainda Portugal Travel Awards

Turismo Náutico, o debate dos cinco presidentes das ERT durante o Vê Portugal, os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”, e a Africa´s Travel Indaba 2024 são temas da nova edição do Publituris.

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A última edição de junho do jornal Publituris faz capa com o Turismo Náutico. A extensa costa portuguesa é propícia a qualquer que seja a atividade náutica que possa ser pensada. Contudo, o Turismo Náutico não se faz só no litoral, mas também no interior e cada vez são mais as ofertas disponibilizadas aos amantes do ambiente aquático. Falta agora diversificar, inovar, apostar na qualidade e promover.

Para conhecer melhor a oferta existente, o jornal Publituris falou, igualmente, com André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, e Raul Almeida, presidente da Turismo do Centro de Portugal.

Na “Distribuição”, damos a conhecer a Insider. A operar há dois anos na Madeira, esta jovem DMC oferece programas exclusivos e experiências únicas para clientes que procuram uma abordagem personalizada para explorar a verdadeira essência da ilha. A proposta passa por uma Madeira mais “luxury”, fugindo dos tradicionais pacotes pré-formatados, para propostas “tailor made”, explicou ao Publituris Filipe Fraga, Managing Partner da Insider.

Nesta edição trazemos ainda o que de mais importante aconteceu no Vê Portugal – Fórum do Turismo Interno, organizado pela Turismo do Centro de Portugal. Reunidos os cinco presidentes das Entidades Regionais de Turismo (ERT), foram identificados os desafios que as regiões enfrentam, mas também as oportunidades que estão por e para aproveitar. Para tal, reivindicam uma revisão da Lei 33 que, segundo o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, está “para breve”.

Nas “Capas que fazem História”, destaque para a edição de 1 de julho de 1974 que dava conta das palavras do primeiro-ministro de então, Palma Carlos. “O nosso país continua a oferecer as mesmas condições de segurança que oferecia até ao momento da revolução”, afirmava o primeiro-ministro de visita a Bruxelas.

A edição 1514 do Publituris é, também, a edição que traz pela última vez os nomeados dos Publituris “Portugal Travel Awards 2024”. Com as votações a terminar a 27 de junho, os vencedores das 22 categorias serão conhecidos a 4 de julho, a partir das 19h00, no Pestana Douro Riverside, no Porto.

A votação está aberta em https://premios.publituris.pt/

Também nesta edição damos a conhecer o que aconteceu na Africa´s Travel Indaba 2024. A maior feira de turismo da África do Sul afirmou, este ano, o seu caráter pan-africano, naquela que foi a melhor e mais concorrida edição dos últimos 10 anos.

Além do “Check-in”, as opiniões desta edição pertencem a Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Mestre (Algarve Sunboat), Marta do Carmo Palmeirão (ISAG), e António Paquete (economista).

Leia aqui a edição.

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