5ª edição da FINE mostrou a força do enoturismo
A quinta edição da FINE – Feira Internacional de Enoturismo realizada em Valladolid mostrou a força de um setor em progressão ascendente: 140 adegas, rotas e hotéis localizados em diferentes regiões vinícolas de Espanha, Portugal e Itália reuniram-se com 84 operadores turísticos especializados que operam em 23 países.

Publituris
Novo sistema de gestão de tráfego aéreo faz um ano e já reduziu atrasos em Lisboa em mais de 30%
Avis Portugal eleva experiência de mobilidade com Avis Preferred Drive
JetBlue chega a Espanha com voos entre Madrid e Boston
APG oferece comissão especial em emissões com chapa GP-275 a 27 de maio
Azul transporta mais de 10M de passageiros até abril
Portugal fora da lista dos 10 aeroportos mais seguros do mundo para retirada de bagagens
Turistas alemães trocam as ilhas: Canárias pela Madeira
Brasil atraiu mais de 100 mil turistas portugueses no primeiro quadrimestre de 2025
Loja do Viagens El Corte Inglés em Leiria já foi modernizada
Trilhos são “pedras” importantes na construção do turismo sustentável nos Açores
Se em 2021 o volume de negócios gerado pelo enoturismo a nível mundial foi estimado em sete mil milhões de dólares, a previsão para 2026 é de atingir 13 mil milhões, de acordo com dados recolhidos num relatório setorial da Segittur. A FINE é uma plataforma de negócios que dá visibilidade às adegas e aos territórios, especialmente no sul da Europa. Nesta quinta edição, registou-se um aumento da oferta da Península Ibérica, com novas adegas e o alargamento das propostas para além do vinho.
A feira tem vindo a registar uma tendência de crescimento desde a primeira edição, realizada em fevereiro de 2020. O segundo evento decorreu num cenário complexo, aplicando as medidas sanitárias exigidas pela situação para garantir a segurança dos participantes, e desde então, todos os anos a oferta, o número de operadores turísticos, de países representados e de reuniões realizadas têm aumentado.
A FINE é também um espaço de debate. Profissionais de diferentes áreas abordaram temas como o marketing de experiências de enoturismo, a utilização de big data, casos de sucesso em França, Itália, México, Portugal, Espanha e Napa Valley na Califórnia, o processo de criação de produtos inovadores, ou o papel do turismo MICE no desenvolvimento do ambiente.