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Portugal fora da lista dos 10 aeroportos mais seguros do mundo para retirada de bagagens

Austrália, País de Gales e México possuem os aeroportos com menores riscos de extravio de bagagens, segundo um ranking da AirAdvisor, que coloca o Aeroporto de Lisboa no 31.º lugar desta lista.

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Portugal fora da lista dos 10 aeroportos mais seguros do mundo para retirada de bagagens

Austrália, País de Gales e México possuem os aeroportos com menores riscos de extravio de bagagens, segundo um ranking da AirAdvisor, que coloca o Aeroporto de Lisboa no 31.º lugar desta lista.

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Austrália, País de Gales e México possuem os aeroportos com menores riscos de extravio de bagagens, segundo um ranking da AirAdvisor, que coloca o Aeroporto de Lisboa no 31.º lugar desta lista.

De acordo com o novo estudo da AirAdvisor, o aeroporto internacional de Darwin, na Austrália, lidera a lista, seguido dos aeroportos de Cardiff, no País de Gales, Reino Unido, e do aeroporto internacional de Tijuana, no México.

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“Portugal não figura na lista dos mais seguros”, destaca a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, indicando que o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ficou na 31.ª posição deste ranking.

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Segundo Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor, os aeroportos portugueses não são os mais seguros nem os mais arriscados, ou seja, apresentam um “risco moderado”, o que quer dizer que “o país ainda precisa melhorar as infraestruturas e os processos de segurança, especialmente nos aeroportos que lidam com alto fluxo de passageiros, como o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa”.

O estudo da AirAdvisor teve em conta o tempo de caminhada até as áreas de retirada de bagagem, assim como ou série de outros fatores, a exemplo do volume de passageiros, das buscas online por bagagem perdida e das avaliações de usuários em plataformas como o Google e o Yelp.

No total, foram avaliados 53 aeroportos em todo o mundo e os que “possuem áreas de retirada de bagagem bem localizadas, processos rápidos e uma infraestrutura de segurança eficiente foram destacados como os mais seguros”, explica a AirAdvisor.

Aeroporto Internacional de Darwin (Austrália), Aeroporto de Cardiff (País de Gales, Reino Unido), Aeroporto Internacional de Tijuana (México), Aeroporto Internacional de Belfast (Irlanda do Norte), Aeroporto Internacional de Adelaide (Austrália), Aeroporto Internacional de Perth (Austrália), Aeroporto de Nice Côte d’Azur (França), Aeroporto Internacional de Guadalajara (México), Aeroporto Internacional de Glasgow (Escócia) e Aeroporto Internacional Ottawa Macdonald-Cartier (Canadá), são as infraestruturas incluídas no Top10 deste ranking.

Anton Radchenko explica também que este ranking visa informar os passageiros sobre os aeroportos com menor risco de incidentes, até porque há um “crescente aumento dos casos de roubo e extravio de bagagens”, que tendem a aumentar “à medida que as viagens aéreas aumentam com a chegada do verão”.

A AirAdvisor informa ainda que, caso a bagagem seja extraviada, danificada ou atrasada durante uma viagem, o passageiro pode ter direito a uma compensação de até 1.300 euros, conforme estipulado pelo Regulamento da UE 889/2002.

Além da compensação por atraso na entrega da bagagem, se a mala não chegar ao destino a tempo, o passageiro pode solicitar o reembolso das despesas adicionais que tiver que suportar enquanto aguarda a entrega.

A empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos adverte, contudo, que os passageiros devem “agir rapidamente”, uma vez que “o prazo para registrar uma reclamação pode variar de 7 a 21 dias, dependendo da situação”.

“É essencial guardar todos os comprovantes do voo, bem como os recibos das despesas necessárias, para garantir que a companhia aérea possa reembolsar os valores”, acrescenta o CEO da AirAdvisor.

A Airadvisor conta com uma ferramenta online que permite que os passageiros percebam se têm direito a uma compensação e que pode ser acedida aqui.

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MSC Cruzeiros volta a ser eleita ‘Marca de Confiança’

Neste edição do estudo da Seleções Reader’s Digest, a MSC Cruzeiros obteve uma classificação de 63,6 %, na categoria “Cruzeiros”.

A MSC Cruzeiros foi novamente eleita “Marca de Confiança” na edição de 2025 do conceituado estudo da Seleções Reader’s Digest, no qual obteve uma classificação geral de 63,6 %, na categoria “Cruzeiros”.

“Esta distinção resulta de uma eleição direta por parte dos consumidores portugueses e a categoria ‘cruzeiros’ foi avaliada cinco vezes, ao longo de 25 edições do estudo Marcas de Confiança. A MSC Cruzeiros foi distinguida nas cinco, provando uma vez mais que a MSC Cruzeiros está a elevar a experiência de cruzeiro a um nível superior entre os portugueses”, congratula-se a companhia de cruzeiros.

Numa escala até cinco pontos, a MSC Cruzeiros foi avaliada tendo por base a qualidade (3.9), a relação custo/benefício (3,66) e sustentabilidade (3,44), tendo os valores médios  sido obtidos com base nas menções recebidas.

Esta edição do estudo foi realizada com recurso a inquéritos realizados a cerca de 12.000 lares, entre os dias 16 de setembro e 29 de novembro de 2024,  tendo a seleção da amostra sido feita a partir da base de assinantes da revista Seleções, de modo a refletir a população do país, nas variáveis género e idade.

Recorde-se que a MSC Cruzeiros é uma marca global, que conta com uma frota de 22 navios que oferecem cruzeiros em cinco continentes, nos quais os passageiros podem visitar mais de 100 países à volta do mundo com mais de 300 destinos.

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Meeting Industry

IFEMA Madrid gera quase 5,8 mil milhões de euros em receitas para a economia da capital espanhola.

De acordo com um estudo realizado pela PwC, a IFEMA Madrid gerou perto de 5,8 mil milhões de euros em receitas para a economia da capital espanhola, sendo responsável por quase 48 mil empregos.

A IFEMA Madrid consolidou a sua posição como uma das principais forças motrizes do desenvolvimento económico, social e cultural de Madrid, contribuindo para a geração de 5.779 mil milhões de euros de atividade económica nos setores produtivos no seu conjunto e para a manutenção de 47.691 postos de trabalho, segundo um relatório sobre o Impacto Socioeconómico e Fiscal da IFEMA Madrid na Região e na Cidade de Madrid, elaborado pela consultora PwC com base em dados da instituição referentes a 2024.

Estes números representam um aumento de mais de 13,2% na atividade económica e de 21,2% no emprego em comparação com os níveis anteriores à pandemia de COVID-19, correspondendo a 3,2% do PIB da cidade e 2% do PIB da região. Estas conclusões resultam do Relatório sobre

De acordo com Daniel Martínez, vice-presidente executivo da IFEMA Madrid, o relatório “confirma o papel essencial da instituição na economia e no emprego em Madrid”, sublinhando, ainda que, “por cada euro de faturação direta atribuível à instituição, são gerados 25 euros na atividade económica de Madrid, e por cada posto de trabalho diretamente ligado à IFEMA Madrid, são criados e mantidos aproximadamente 102 empregos em toda a economia madrilena.”

O relatório elaborado pela PwC demonstra que 2024 foi um ano excecional para a IFEMA Madrid, tendo acolhido, em 2024, 740 congressos, convenções, reuniões, e eventos musicais e culturais, envolvendo mais de 34.400 empresas expositoras e atraindo mais de 4,06 milhões de visitantes.

O volume de negócios atingiu os 230,2 milhões de euros, registando o melhor resultado de sempre, com um crescimento de 30%. O lucro líquido ascendeu a 18,6 milhões de euros, representando um crescimento de 166% face ao ano anterior, e o EBITDA situou-se nos 48 milhões de euros, um aumento de 76% em relação a 2023.

Com base nos dados deste relatório, o impacto económico por cada novo visitante nacional é de 809 euros, enquanto a presença de profissionais internacionais do setor representa 1.582 euros. Do mesmo modo, cada expositor espanhol país contribui com 50.352 euros, valor que sobe para 73.568 euros no caso dos expositores estrangeiros.

Por setores, o relatório da PwC mostra que entre os mais beneficiados está a hotelaria, a indústria transformadora e os transportes e armazenagem, que representam 43% do contributo total indireto, catalítico e induzido da organização para a economia regional. Em termos de volume, isto traduz-se em cerca de 1.029 milhões de euros de receitas para o setor da hotelaria, 784 milhões de euros para a indústria transformadora, 556 milhões de euros para os transportes e armazenagem, e 461 milhões de euros para o comércio a retalho.

Do ponto de vista fiscal, a atividade da IFEMA Madrid e os seus efeitos associados geraram, em 2024, uma contribuição total de 1.064 mil milhões de euros para os cofres públicos, um montante equivalente a 3,9% do orçamento da Comunidade de Madrid. Como confirmou Daniel Martínez, “por cada euro diretamente arrecadado pela IFEMA MADRID, foram gerados 38 euros em impostos e contribuições para a segurança social em toda a economia regional, o que demonstra o seu elevado retorno fiscal”.

Jordi Esteve, partner da PwC responsável pelo departamento de Economia, salienta, assim, que a IFEMA Madrid “organiza uma em cada cinco feiras realizadas em Espanha e representa cerca de 40% do volume de negócios e do emprego do setor”, concluindo que “o setor de feiras e eventos de Madrid não só recuperou do impacto da COVID-19, como é também um dos mais dinâmicos a nível nacional”.

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Distribuição

Airmet coloca TV nas agências de viagens associadas

A Airmet está a dar mais um passo na modernização da rede com o lançamento de uma nova fase do seu projeto de implementação de TVs digitais nas montras das agências associadas.

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Este sistema, com conteúdos 100% geridos centralmente, tem como objetivo, de acordo com a Airmet, captar a atenção dos clientes das agências de viagens, promover produtos e campanhas exclusivas, e inspirar o desejo de viajar através de imagens e mensagens sempre atualizadas.

O projeto foi lançado com um grupo piloto de 30 agências da rede. Após esta primeira fase de implementação e avaliação, a Airmet avançou agora para a sua expansão, disponibilizando a solução a todas as agências associadas que manifestem interesse e cumpram os critérios definidos para adesão ao serviço.

Com uma gestão centralizada dos conteúdos, a Airmet assegura que a comunicação nas montras das agências de viagens seja consistente, relevante e ajustada ao momento, com especial destaque para campanhas promocionais, sugestões de destinos e ofertas diferenciadoras.

Susana Fonseca, diretora geral da Airmet assegura que, este projeto “reforça o nosso compromisso com a inovação e com o apoio efetivo às nossas agências”, para realçar que “a presença de ecrãs digitais nas montras permite-lhes modernizar a sua imagem, atrair a atenção do público e comunicar de forma mais dinâmica e profissional”.

A responsável indica ainda que, com esta ferramenta, “ajudamos as agências de viagens a destacarem-se no mercado e a reforçarem a sua proposta de valor junto dos clientes”, uma vez que “a tecnologia está ao serviço da proximidade e da diferenciação, e esse é um caminho que vamos continuar a seguir.”

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Turismo

Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real

Com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o KIPT CoLab apresentou, esta segunda-feira, em Lisboa, o Bartur, uma plataforma inteligente para o turismo e hospitalidade que, em tempo real, fornece dados estatísticos, considerados estratégicos para quem gere, planeia e trabalha nestes setores, colocando a ciência e tecnologia ao serviço das pessoas, numa linguagem simples.

Os intervenientes na sessão de apresentação do Barturis, Antónia Correia, presidente do Laboratório Colaborativo (KIPT CoLab) para a área do turismo, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, João Ferreira, Monitor Manager da ANI-Agência Nacional de Inovação, e o próprio secretário de Estado do Turismo, foram unânimes na sua intervenção sobre o valor desta nova ferramenta, uma vez que o turismo, setor que continua a ser atrativo e recomendado por empresários e trabalhadores, necessita de ser gerido com dados transformados em informação numa linguagem simples.

Nestes tempos modernos, foi destacada a relevância do conhecimento para a tomada de decisão, e o turismo e hospitalidade não fogem a isso, num primeiro passo dado pela KIPT CoLab, mas que segundo Ana Jacinto, “não está acabado, e a AHRESP não vai continuar sossegada, mas a trabalhar para encontrar plataformas complementares”, pois “precisamos de adicionar outro tipo de indicadores”, nomeadamente na área da restauração.

Já Catarina Paiva defendeu a importância dos dados para as decisões de gestão, lembrou que estes eram considerados um novo petróleo, mas hoje mais do que nunca, “vivemos a era da conexão, da partilha de informação, da necessidade de fazê-la circular”, para realçar que que as empresas que estão na linha da frente são aquelas que partilham informação e constroem pontes com elas.

Por sua vez, o secretário de Estado do Turismo lembrou a cimeira do GP 20 o ano passado no Pará (Brasil), em que foram convidados mais 20 países, entre os quais Portugal, em que a agenda esteve alavancada em três grandes questões, entre os quais a informação e edata, reconhecendo que este “é um tema incontornável e quase irreversível do ponto de vista da matriz em que assentam as nossas organizações”.

Referiu que todas as plataformas e observatórios e outros estudos que ajudem a entender melhor o turismo são bem-vindos, para realçar um clássico que diz que ‘conhecimento é sempre tradução e construção’, que reconhece estar assente à génese e filosofia de base da criação desta plataforma, porque “nos permite alavancar uma tomada de decisão e, muitas vezes por força por força de inação e de falta de tomada de decisão, que muitos dos nossos processos e dos nossos problemas acabam por não se resolver”.

Pedro Machado realçou ainda, durante a sessão do Barturis, apresentado em pormenor por Guilherme Portada, diretor de marketing, e Bernardo Generoso, Web Devepoper da Barturs, que a tomada de decisão pressupõe “conhecimento, e muito em concreto, estatístico, para podermos tomar as melhores opções”.

Se é importante a capacidade de decisão, segundo Pedro Machado, também o é a capacidade de escolha, bem como a necessidade de quebrar mitos, e tudo isso “se refuta com dados, com informação, e quem não tem dados não tem informação”, para recordar que esta indústria é muito recente em Portugal, por isso, há um longo caminho a percorrer. “Sabemos que é poderosa, e hoje está numa fase em matérias como coesão, correção de assimetrias, mas há muitas coisas que precisamos ainda de trabalhar”, concluindo que o objetivo final é que esta nova plataforma nos permita “ganhar valor”.

 

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Novo sistema de gestão de tráfego aéreo faz um ano e já reduziu atrasos em Lisboa em mais de 30%

A NAV Portugal faz um balanço positivo do desempenho do Point Merge System (PMS), novo sistema de gestão do tráfego aéreo que está em utilização há um ano e que já permitiu reduzir os atrasos na região de Lisboa em mais de 30%.

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Um ano após a entrada em funcionamento do Point Merge System (PMS), novo sistema de gestão do tráfego aéreo que passou a ser utilizado pela NAV Portugal, o balanço é claramente positivo, uma vez que já foi possível reduzir os atrasos na região de Lisboa em mais de 30%, numa poupança acumulada que, segundo a empresa que gere o tráfego aéreo nacional, é já “superior a 200 mil minutos de atraso”.

Num comunicado enviado à imprensa, a NAV Portugal sublinha que este novo sistema “transformou a aproximação ao Aeroporto Humberto Delgado e ao sistema aeroportuário da Grande Lisboa”, tendo sido implementado há um ano, entrando em “operação plena” em julho de 2024.

“O seu impacto foi imediato: nesse mês, os atrasos recuaram 25% face ao mesmo mês de
2023, valor que se repetiu ou foi ultrapassado em quase todos os meses seguintes. Em
abril de 2025, a redução chegou aos 38%”, refere a NAV Portugal.

Se forem apenas tido em conta os atrasos diretamente associados ao controlo de tráfego aéreo, acrescenta a NAV Portugal, o “desempenho do PMS foi ainda mais significativo”, uma vez que se registaram “quedas mensais mais significativas, entre os 40,5% logo no primeiro mês de operação completa do PMS, até uma redução de 91,6% em março último”.

“O Point Merge System representou um salto qualitativo na forma como gerimos
o espaço aéreo da região de Lisboa. Os resultados alcançados demonstram que é possível
responder ao crescimento da procura com mais eficiência, previsibilidade e sustentabilidade. É um exemplo claro da capacidade da NAV Portugal para inovar e
liderar com responsabilidade”, refere Pedro Ângelo, presidente do Conselho de
Administração da NAV Portugal.

A NAV Portugal explica que o PMS veio substituir “os tradicionais padrões circulares de espera por trajetórias mais diretas, previsíveis e eficientes, com descidas contínuas e velocidades otimizadas”, assentando “numa abordagem de convergência para um único ponto (Merge Point), permitindo uma separação lateral e vertical dos fluxos de tráfego e melhorando a previsibilidade, a eficiência e a segurança das operações”.

Depois da entrada em funcionamento do novo sistema, a NAV Portugal diz que tem vindo a acompanhar “de forma permanente” a operação do PMS, tendo atualmente em preparação uma fase de otimização do sistema, que se segue a outra já realizada este mês de maio.

Nesta primeira fase de otimização, que data de 15 de maio de 2025, foram introduzidos “ajustes em altitudes, velocidades e rotas, com foco na eficiência do consumo de combustível e na redução de emissões de CO₂”, enquanto a segunda fase, prevista para 2 de outubro de 2025, vai reforçar “a gestão do espaço aéreo com novas zonas de espera de contingência e ajustes setoriais, aumentando a resiliência e flexibilidade da operação de controlo de tráfego aéreo”.

Nova configuração de descolagens sentido norte em análise

A NAV Portugal diz esta ainda, em articulação com a ANAC e no cumprimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 58/2025, de 18 de março, a analisar “uma nova configuração de descolagens no sentido norte, com vista à mitigação do impacto do ruído na população através de uma solução tecnicamente viável e equilibrada entre eficiência operacional e sustentabilidade ambiental”.

“Com o PMS, a NAV Portugal reafirma o seu compromisso com uma navegação
aérea mais eficiente, previsível e sustentável — preparada para responder à crescente
procura e aos desafios futuros do setor da aviação”, acrescenta a empresa que gere o tráfego aéreo nacional.

 

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Avis Portugal eleva experiência de mobilidade com Avis Preferred Drive

A Avis Portugal lançou o Avis Preferred Drive, um serviço premium inovador que conta com diversos benefícios e que promete elevar “a experiência de mobilidade a um novo nível”.

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A Avis Portugal lançou o Avis Preferred Drive, um serviço premium inovador que conta com diversos benefícios e que promete elevar “a experiência de mobilidade a um novo nível”.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, o Avis Preferred Drive “oferece uma experiência de aluguer mais simples, personalizada e com benefícios exclusivos”, cuja subscrição está disponível nos níveis Silver e Gold.

“Num contexto em que a experiência do cliente assume um papel cada vez mais determinante na escolha de uma marca, a Avis reafirma o seu compromisso com a excelência no serviço, investindo numa proposta que alia tecnologia, conveniência e personalização. Este lançamento integra-se na estratégia global da empresa, que visa disponibilizar soluções de mobilidade mais flexíveis, sustentáveis e digitalmente avançadas”, explica a Avis Portugal.

Além de descontos até 20% em Portugal e até 15% na Europa, o Avis Preferred Drive conta também com serviços extra incluídos, como cadeiras para crianças e condutores adicionais, atendimento prioritário nas estações, com tempos de espera reduzidos, ou Assistência em Viagem Plus gratuita com o nível Gold.

Segundo a Avis Portugal, “a subscrição está disponível nos níveis Silver e Gold, para permitir a adaptação da experiência às necessidades de cada utilizador”, sendo que, até 31 de dezembro de 2025, o nível Gold poderá ser adquirido por 99 euros por ano.

Mais informações aqui.

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JetBlue chega a Espanha com voos entre Madrid e Boston

No âmbito da sua expansão europeia, a JetBlue Airways abriu a sua primeira rota para Espanha, com voos entre Madrid e Boston, nos EUA. O objetivo é tornar a rota anual e continuar a crescer em Espanha, o que deverá passar pelo lançamento de novas ligações num futuro próximo.

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A JetBlue Airways, companhia aérea dos EUA fundada pelo ex-acionista da TAP David Neeleman, abriu a sua primeira rota com destino a território espanhol, passando a ligar Madrid à cidade norte-americana de Boston, avança o HostelTur.

De acordo com a informação avançada pela publicação espanhola dedicada ao turismo, a nova rota insere-se na estratégia de expansão da JetBlue na Europa e em Espanha, país onde a transportadora norte-americana quer continuar a crescer.

A nova rota conta com um voo por semana e vai decorrer até 25 de outubro, realizada num avião A321XLR, ainda que o objetivo seja manter os voos ao longo de todo o ano, o que poderá ocorrer já no próximo ano, caso a procura o justifique.

O bom desempenho da rota Madrid-Boston deverá ditar também a abertura de outras ligações, até porque o tráfego entre os dois lados do Atlântico continua forte, o que poderá levar à abertura também de voos entre Madrid e Nova Iorque num futuro próximo.

“Se tivermos um sucesso sustentado em Boston, sem dúvida, vamos procurar outras oportunidades e conectar esta cidade ou Nova Iorque com Barcelona também é uma opção óbvia”, afirma Marty St George, presidente da JetBlue.

O Hosteltur nota que a nova rota da JetBlue vai concorrer diretamente com a que a Iberia também abriu, no ano passado, entre Madrid e Boston, e que é igualmente operada num aparelho A321XLR.

Além da nova rota para Madrid, a JetBlue Airways inaugurou também a sua primeira rota para Edimburgo, na Escócia, aumentando para sete o total de destinos servidos na Europa, depois de Amesterdão, Dublin, Londres-Gatwick, Paris e Londres-Heathrow.

 

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APG oferece comissão especial em emissões com chapa GP-275 a 27 de maio

No âmbito do dia mundial da APG, que se comemora esta terça-feira, 27 de maio, o APG IET vai oferecer uma comissão especial de 5% nas emissões com chapa GP-275, numa oferta que está apenas disponível neste dia.

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No âmbito do dia mundial da APG, que se comemora esta terça-feira, 27 de maio, o APG IET vai oferecer uma comissão especial de 5% nas emissões com chapa GP-275, informou a APG Portugal.

“Temos o prazer de anunciar uma comissão especial de 5% em todos os bilhetes emitidos com chapa GP-275, válida apenas no dia 27 de maio de 2025”, lê-se numa nota enviada à imprensa.

Esta oferta exclusiva está em vigor apenas durante um dia e, segundo a APG Portugal, “não pode ser combinada com quaisquer comissões já existentes” e deverá ser “adicionada manualmente no momento da emissão”.

“Caso os agentes se esqueçam de a aplicar, não poderá ser reclamada posteriormente através de ACM”, acrescenta a APG Portugal, explicando ainda que, para utilizadores do APG Connect, “será enviada uma comunicação separada caso a oferta seja alargada ao Connect”.

 

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Azul transporta mais de 10M de passageiros até abril

Até abril, a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras transportou 10,4 milhões de passageiros em voos internacionais e domésticos, crescimento de 9,1% face ao mesmo período de 2024, com destaque para o quarto mês do ano, em que foram transportados 2,58 milhões de passageiros.

Inês de Matos

A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras transportou, nos primeiros quatro meses do ano, um total de 10,4 milhões de passageiros em voos internacionais e domésticos, crescimento de 9,1% face aos 9,5 milhões que a companhia aérea tinha transportado em igual período do ano passado.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea brasileira destaca os 2,58 milhões de passageiros transportados apenas em abril, o que traduz um crescimento de 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“Trabalhamos para que a nossa operação seja cada vez mais eficiente para encurtar distâncias e aproximar pessoas. Da mesma forma, estamos sempre otimizando a nossa rede a fim de termos um melhor aproveitamento. Os números de abril refletem isso e também a confiança do cliente que opta pela Azul seja para viajar para uma cidade mais distante, um voo regional, um polo turístico ou mesmo um centro de negócios”, afirma Beatriz Barbi, gerente de Planeamento de Rede da Azul.

A Azul indica que, nos quatro primeiros meses do ano, a capacidade disponibilizada cresceu 3,8%, totalizando mais de 13,2 milhões de lugares, número que compara com os 12,7 milhões de assentos que a transportadora tinha disponibilizado em igual período do ano passado.

Só no mês de abril, a Azul disponibilizou 3,29 milhões de lugares, o que representa um aumento de 2,3% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

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Turistas alemães trocam as ilhas: Canárias pela Madeira

Com a crescente saturação turística das ilhas Canárias, a Madeira está a ganhar cada vez mais terreno entre os turistas alemães, que a apelidam como o ‘Havaí da Europa’, conforme refere revista alemã WMN, que diz que este destino português se destaca pela sua combinação única entre natureza exuberante e ambiente urbano descontraído.

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Cada vez mais os turistas alemães procuram alternativas à agitação das Canárias, em busca de destinos que conjuguem conforto, beleza natural e experiências autênticas. Entre as opções em destaque, segundo a revista alemã WMN, surge a Madeira, que tem vindo a afirmar-se como uma escolha equilibrada e cada vez mais popular.

A Madeira distingue-se pelo seu clima ameno durante todo o ano, pelas paisagens deslumbrantes e pela atmosfera serena, de acordo com a WMN, pois, segundo diz, trata-se de um local que oferece uma dualidade: por um lado, um ambiente urbano repleto de cafés, mercados e cultura; por outro, trilhos para caminhadas e miradouros isolados que permitem um contacto direto com a natureza.

A publicação acautela que, enquanto as Canárias se tornaram um destino de eleição para os europeus do Centro e Norte, a crescente pressão turística e o esgotamento de recursos têm levado muitos a explorar outras opções, como é o caso dos turistas alemães que indicam a Madeira como uma escolha “relaxante”, desmistificando a ideia de que locais tranquilos significam monotonia.

A ilha é descrita como um verdadeiro paraíso para os amantes do trekking e do contacto direto com a natureza, uma característica cada vez mais procurada por viajantes que desejam fugir ao turismo de massas, para destacar que a vida citadina da Madeira, concentrada no Funchal, acrescenta um novo nível de atratividade ao destino. A capital da ilha oferece um ambiente descontraído, mas com uma oferta cultural e gastronómica diversificada, incluindo mercados tradicionais, eventos e uma cozinha de renome. Esta combinação de tradição e modernidade é vista como um ponto forte para turistas que procuram equilíbrio entre o sossego e a animação.

Embora a WMN reconheça que as Canárias ainda mantêm vantagem em termos de ligações aéreas diretas desde a Alemanha, aponta que a Madeira tem vindo a reforçar a sua conectividade com vários aeroportos europeus.

 

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