Aviação

JetBlue chega a Espanha com voos entre Madrid e Boston

No âmbito da sua expansão europeia, a JetBlue Airways abriu a sua primeira rota para Espanha, com voos entre Madrid e Boston, nos EUA. O objetivo é tornar a rota anual e continuar a crescer em Espanha, o que deverá passar pelo lançamento de novas ligações num futuro próximo.

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JetBlue chega a Espanha com voos entre Madrid e Boston

No âmbito da sua expansão europeia, a JetBlue Airways abriu a sua primeira rota para Espanha, com voos entre Madrid e Boston, nos EUA. O objetivo é tornar a rota anual e continuar a crescer em Espanha, o que deverá passar pelo lançamento de novas ligações num futuro próximo.

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Arranca ligação direta entre Nova Iorque e Faro
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A JetBlue Airways, companhia aérea dos EUA fundada pelo ex-acionista da TAP David Neeleman, abriu a sua primeira rota com destino a território espanhol, passando a ligar Madrid à cidade norte-americana de Boston, avança o HostelTur.

De acordo com a informação avançada pela publicação espanhola dedicada ao turismo, a nova rota insere-se na estratégia de expansão da JetBlue na Europa e em Espanha, país onde a transportadora norte-americana quer continuar a crescer.

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A nova rota conta com um voo por semana e vai decorrer até 25 de outubro, realizada num avião A321XLR, ainda que o objetivo seja manter os voos ao longo de todo o ano, o que poderá ocorrer já no próximo ano, caso a procura o justifique.

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O bom desempenho da rota Madrid-Boston deverá ditar também a abertura de outras ligações, até porque o tráfego entre os dois lados do Atlântico continua forte, o que poderá levar à abertura também de voos entre Madrid e Nova Iorque num futuro próximo.

“Se tivermos um sucesso sustentado em Boston, sem dúvida, vamos procurar outras oportunidades e conectar esta cidade ou Nova Iorque com Barcelona também é uma opção óbvia”, afirma Marty St George, presidente da JetBlue.

O Hosteltur nota que a nova rota da JetBlue vai concorrer diretamente com a que a Iberia também abriu, no ano passado, entre Madrid e Boston, e que é igualmente operada num aparelho A321XLR.

Além da nova rota para Madrid, a JetBlue Airways inaugurou também a sua primeira rota para Edimburgo, na Escócia, aumentando para sete o total de destinos servidos na Europa, depois de Amesterdão, Dublin, Londres-Gatwick, Paris e Londres-Heathrow.

 

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Distribuição

“Formação Certificada ANAV 360” conta com três novas parcerias

Três das principais redes de agências de viagens em Portugal – Airmet, Viagens El Corte Inglés e Mercado das Viagens, acabam de aderir ao programa “Formação Certificada ANAV 360”.

Este programa, promovido pela ANAV (Associação Nacional das Agências de Viagens, visa garantir a valorização contínua dos agentes de viagens, promovendo formação de qualidade, reconhecida e certificada. Através de sessões com os principais fornecedores do setor, operadores turísticos, centrais de reservas, companhias de cruzeiros e consolidadores – os participantes têm acesso a conteúdos práticos e atualizados, permitindo cumprir as 40 horas legais obrigatórias de formação anual.

Cada formação de 25 horas é remunerada em cerca de 40 euros, incentivando à participação ativa dos profissionais, e as agências de viagens aderentes não têm obrigatoriamente de ser associadas da ANAV.

Para Miguel Quintas, presidente da ANAV, a adesão destes parceiros, “de forma totalmente independente, é uma validação inequívoca da relevância e qualidade deste programa de formação e demonstra que estamos a cumprir a missão de elevar os padrões de qualificação do setor das agências de viagens em Portugal”.

Já Susana Fonseca, diretora geral da Airmet, destaca a importância da iniciativa para os profissionais, referindo que a formação é um pilar estratégico do grupo de gestão e para os seus agentes. Assim, o ANAV 360 “vem complementar de forma eficaz os nossos esforços internos, permitindo que os profissionais das nossas agências se mantenham atualizados e valorizados num setor em constante transformação”.

Por sua vez, Adriano Portugal, diretor geral da rede do Mercado das Viagens, realça a mais-valia desta parceria, que “representa mais um passo na consolidação do nosso compromisso com a formação. O ANAV 360 é uma solução prática, acessível e altamente relevante para os agentes do presente e do futuro”.

Os interessados poderão inscrever-se através desta landing page (https://anav.pt/formacao-360-anav/), que em breve estaará disponível, ou por email para o endereço secretariageral@anav.pt.

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Destinos

Algarve quer grupos de trabalho temáticos com Alentejo e Andaluzia que incluem o turismo

Depois da reunião do Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho Alentejo-Algarve-Andaluzia (EuroRegiãoAAA), a CCDR Algarve quer reforçar a cooperação entre as três regiões e criar grupos de trabalho temáticos que traduzem uma visão estratégica partilhada para o futuro do território.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve acaba de formalizar propostas para reforçar a cooperação entre o Algarve, o Alentejo e a Andaluzia, assente na criação de grupos de trabalho temáticos que traduzem uma visão estratégica partilhada para o futuro do território.

Decorrente da reunião do Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho Alentejo-Algarve-Andaluzia (EuroRegiãoAAA), que se realizou no passado dia 8 de maio de 2025, na Estação Biológica de Mértola, o presidente da CCDR Algarve , José Apolinário, propôs a criação de grupos de trabalho que reflitam as prioridades comuns, o aprofundar sinergias em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e coeso da Euroregião, envolvendo entidades públicas e privadas, universidades, centros de investigação, associações empresariais, comunidades intermunicipais, municípios e organizações de desenvolvimento local.

Entre os temas destacados aparece a cultura, património cultural e turismo, defendendo o Algarve uma valorização integrada do património cultural material e imaterial da raia, a promoção de eventos e programas culturais conjuntos, como a Mostra Espanha e Cultura Portugal e a criação de um programa de mobilidade ibérica na área do turismo e hotelaria, à semelhança do ERASMUS.

No domínio da água, biodiversidade e saúde dos solos, o objetivo passa por promover uma gestão mais sustentável dos recursos naturais, assegurar a resiliência hídrica das três regiões, mobilizar fundos europeus para novas fontes e gestão inteligente da água, proteger ecossistemas sensíveis no vale do Guadiana.

Já noutro eixo prioritário – mobilidade e conectividade transfronteiriça – está incluído o acompanhamento da construção da nova ponte internacional entre Alcoutim e Sanlúcar del Guadiana, infraestruturas rodoviárias e ferroviárias que melhorem a ligação entre as três regiões, em especial a reclamada ligação ferroviária Faro-Huelva-Sevilha e a valorização de percursos cicláveis como o EUROVELO 1, bem como a futura ciclovia do Guadiana, com forte vocação ecoturística.

Na área da economia, inovação e crescimento azul, propõe-se o reforço da cooperação no âmbito das estratégias regionais e europeias de desenvolvimento da economia azul, com especial atenção à navegabilidade do rio Guadiana, à dessalinização, às algas e à proteção do meio marinho, defendendo-se ainda que a Euroregião proponha à Comissão Europeia que as comemorações do Dia Europeu do Mar em 2027 tenham lugar neste território.

Por fim, na área da proteção civil e alterações climáticas, a CCDR Algarve propõe a continuidade da cooperação transfronteiriça na gestão de riscos e emergências, através do desenvolvimento de plataformas tecnológicas interoperáveis e da promoção de redes de alerta rápido. A proposta inclui ainda o desenvolvimento de ações conjuntas de prevenção de incêndios florestais e o desenvolvimento de uma nova fase do projeto CILIFO.

Dada a relevância e emergência do acesso à habitação no atual contexto, o Algarve propôs também a constituição de um Grupo de Trabalho Especial sobre Habitação, para partilha de boas práticas e de políticas públicas no acesso à habitação acessível e social, com o apoio dos fundos europeus da coesão.

Esta proposta reflete “a ambição e o compromisso do Algarve com uma cooperação mais próxima, eficaz e estratégica entre os territórios da EuroRegião Alentejo-Algarve-Andaluzia”, refere a CCDR Algarve, em comunicado.

E conclui que o objetivo passa por “construir soluções comuns para os desafios partilhados e afirmar a EuroRegião Algarve-Alentejo-Andaluzia como um espaço de cooperação, de sustentabilidade e solidariedade europeias, de inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para todos os cidadãos”.

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Transportes

Rede Expressos oferece descontos em viagens para o festival MEO Kalorama

A Rede Expressos associou-se ao MEO Kalorama, que decorre em Lisboa, entre 19 e 21 de junho, e está a oferecer aos festivaleiros um desconto de 10% na aquisição de viagens durante a realização do festival de música.

A Rede Expressos associou-se ao MEO Kalorama, que decorre em Lisboa, entre 19 e 21 de junho, e está a oferecer aos festivaleiros um desconto de 10% na aquisição de viagens durante a realização do festival de música.

“Tanto a organização do festival como a Rede Expressos estão empenhadas em promover a mobilidade partilhada e sustentável com descontos para as viagens dos festivaleiros”, lê-se num comunicado da Rede Expressos.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui ou através da APP ‘Rede Expressos’ e destinam-se a viagens entre os dias 19 e 22 de junho com origem ou destino Lisboa, para os terminais de Sete Rios e Oriente.

“O desconto de 10% deverá ser redimido no momento da compra bastando inserir o promo code MEOKALORAMA2025”, acrescenta a Rede Expressos, na informação divulgada.

O desconto é acumulativo e pode ser aplicado sobre todas das tarifas de bilhete, mas não acumulável com descontos RFlex, e não se aplica aos lugares VISTA. Este bilhetes com desconto podem ser revalidados e reembolsados.

O MEO KALORAMA é um dos maiores festivais de música em Portugal e este ano conta  com vários artistas de renome internacional, entre os quais estão confirmados Father John Misty, Pet Shop Boys, FKA Twigs, Róisín Murphy, David Bruno, Damiano David e Jorja Smith.

 

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Hotelaria

Mirai lança novo motor de reservas para hotelaria

A Mirai acaba de lançar um novo motor de reservas global que redefine os padrões do setor: +56% de conversões em reservas multi-quarto, tempos de carregamento ultrarrápidos (menos de dois segundos, mesmo com conexões lentas) e uma experiência do usuário totalmente repensada, reduzindo a rolagem em 90%.

A Mirai, especialista em tecnologia hoteleira para potenciar a venda direta, apresenta o seu novo motor de reservas a nível mundial, concebido para transformar a experiência do cliente e maximizar a conversão. Esta solução combina uma velocidade de carregamento ultrarrápida, menos de dois segundos, mesmo em conexões lentas como em aeroportos ou zonas rurais, com uma conversão 56% superior em pesquisas multi-quarto. Esta agilidade evita perdas de conversão, que podem atingir 3% por segundo adicional de carregamento, e assegura uma navegação fluida e sem fricções.

Uma das melhorias mais significativas é a otimização das pesquisas multi-quarto. Este tipo de reservas, que representa 9% do total e 18% do volume de vendas, conta agora com uma navegação guiada que permite visualizar tudo num carrinho resumo e modificar facilmente as escolhas anteriores.

O design do motor foi concebido para priorizar a informação realmente relevante para o cliente, como a política de cancelamento, o preço final, os benefícios do programa de fidelização ou a possibilidade de câmbio de moeda. Tudo isto com um design elegante e simples e uma interface visual clara, que reduz o scroll em 90% graças a cartões que agrupam de forma inteligente tarifas e ofertas, regimes e condições.

Além disso, o novo motor oferece funcionalidades chave como eliminação automática de tarifas redundantes e combinação de ofertas (rate mixing), melhorando a competitividade face às OTA, calendário com preços mínimos visíveis desde o primeiro passo, para favorecer decisões rápidas, integração total no domínio e estilo do hotel, sem redirecionamentos nem subdomínios, assegurando uma experiência unificada.

O motor também reforça a recuperação de vendas em caso de falta de disponibilidade, oferecendo ao utilizador alternativas de datas, lista de espera, contacto direto ou propostas noutros hotéis do grupo. Estas ações permitem recuperar 0,6% adicional de reservas que antes se perdiam.

Quanto à personalização, os hotéis podem adaptar desde o número de resultados por linha até à forma como se mostra o preço, destacando quartos premium ou aplicando promoções específicas. Esta flexibilidade visual e funcional converte o motor numa ferramenta que se alinha perfeitamente com a estratégia de cada estabelecimento. Uma mesma plataforma, infinitos motores de reserva.

O novo motor da Mirai já está disponível para a sua implementação em qualquer tipo de alojamento, desde hotéis independentes a grandes cadeias.

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Transportes

MSC Cruzeiros volta a ser eleita ‘Marca de Confiança’

Neste edição do estudo da Seleções Reader’s Digest, a MSC Cruzeiros obteve uma classificação de 63,6 %, na categoria “Cruzeiros”.

A MSC Cruzeiros foi novamente eleita “Marca de Confiança” na edição de 2025 do conceituado estudo da Seleções Reader’s Digest, no qual obteve uma classificação geral de 63,6 %, na categoria “Cruzeiros”.

“Esta distinção resulta de uma eleição direta por parte dos consumidores portugueses e a categoria ‘cruzeiros’ foi avaliada cinco vezes, ao longo de 25 edições do estudo Marcas de Confiança. A MSC Cruzeiros foi distinguida nas cinco, provando uma vez mais que a MSC Cruzeiros está a elevar a experiência de cruzeiro a um nível superior entre os portugueses”, congratula-se a companhia de cruzeiros.

Numa escala até cinco pontos, a MSC Cruzeiros foi avaliada tendo por base a qualidade (3.9), a relação custo/benefício (3,66) e sustentabilidade (3,44), tendo os valores médios  sido obtidos com base nas menções recebidas.

Esta edição do estudo foi realizada com recurso a inquéritos realizados a cerca de 12.000 lares, entre os dias 16 de setembro e 29 de novembro de 2024,  tendo a seleção da amostra sido feita a partir da base de assinantes da revista Seleções, de modo a refletir a população do país, nas variáveis género e idade.

Recorde-se que a MSC Cruzeiros é uma marca global, que conta com uma frota de 22 navios que oferecem cruzeiros em cinco continentes, nos quais os passageiros podem visitar mais de 100 países à volta do mundo com mais de 300 destinos.

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Meeting Industry

IFEMA Madrid gera quase 5,8 mil milhões de euros em receitas para a economia da capital espanhola.

De acordo com um estudo realizado pela PwC, a IFEMA Madrid gerou perto de 5,8 mil milhões de euros em receitas para a economia da capital espanhola, sendo responsável por quase 48 mil empregos.

A IFEMA Madrid consolidou a sua posição como uma das principais forças motrizes do desenvolvimento económico, social e cultural de Madrid, contribuindo para a geração de 5.779 mil milhões de euros de atividade económica nos setores produtivos no seu conjunto e para a manutenção de 47.691 postos de trabalho, segundo um relatório sobre o Impacto Socioeconómico e Fiscal da IFEMA Madrid na Região e na Cidade de Madrid, elaborado pela consultora PwC com base em dados da instituição referentes a 2024.

Estes números representam um aumento de mais de 13,2% na atividade económica e de 21,2% no emprego em comparação com os níveis anteriores à pandemia de COVID-19, correspondendo a 3,2% do PIB da cidade e 2% do PIB da região. Estas conclusões resultam do Relatório sobre

De acordo com Daniel Martínez, vice-presidente executivo da IFEMA Madrid, o relatório “confirma o papel essencial da instituição na economia e no emprego em Madrid”, sublinhando, ainda que, “por cada euro de faturação direta atribuível à instituição, são gerados 25 euros na atividade económica de Madrid, e por cada posto de trabalho diretamente ligado à IFEMA Madrid, são criados e mantidos aproximadamente 102 empregos em toda a economia madrilena.”

O relatório elaborado pela PwC demonstra que 2024 foi um ano excecional para a IFEMA Madrid, tendo acolhido, em 2024, 740 congressos, convenções, reuniões, e eventos musicais e culturais, envolvendo mais de 34.400 empresas expositoras e atraindo mais de 4,06 milhões de visitantes.

O volume de negócios atingiu os 230,2 milhões de euros, registando o melhor resultado de sempre, com um crescimento de 30%. O lucro líquido ascendeu a 18,6 milhões de euros, representando um crescimento de 166% face ao ano anterior, e o EBITDA situou-se nos 48 milhões de euros, um aumento de 76% em relação a 2023.

Com base nos dados deste relatório, o impacto económico por cada novo visitante nacional é de 809 euros, enquanto a presença de profissionais internacionais do setor representa 1.582 euros. Do mesmo modo, cada expositor espanhol país contribui com 50.352 euros, valor que sobe para 73.568 euros no caso dos expositores estrangeiros.

Por setores, o relatório da PwC mostra que entre os mais beneficiados está a hotelaria, a indústria transformadora e os transportes e armazenagem, que representam 43% do contributo total indireto, catalítico e induzido da organização para a economia regional. Em termos de volume, isto traduz-se em cerca de 1.029 milhões de euros de receitas para o setor da hotelaria, 784 milhões de euros para a indústria transformadora, 556 milhões de euros para os transportes e armazenagem, e 461 milhões de euros para o comércio a retalho.

Do ponto de vista fiscal, a atividade da IFEMA Madrid e os seus efeitos associados geraram, em 2024, uma contribuição total de 1.064 mil milhões de euros para os cofres públicos, um montante equivalente a 3,9% do orçamento da Comunidade de Madrid. Como confirmou Daniel Martínez, “por cada euro diretamente arrecadado pela IFEMA MADRID, foram gerados 38 euros em impostos e contribuições para a segurança social em toda a economia regional, o que demonstra o seu elevado retorno fiscal”.

Jordi Esteve, partner da PwC responsável pelo departamento de Economia, salienta, assim, que a IFEMA Madrid “organiza uma em cada cinco feiras realizadas em Espanha e representa cerca de 40% do volume de negócios e do emprego do setor”, concluindo que “o setor de feiras e eventos de Madrid não só recuperou do impacto da COVID-19, como é também um dos mais dinâmicos a nível nacional”.

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Distribuição

Airmet coloca TV nas agências de viagens associadas

A Airmet está a dar mais um passo na modernização da rede com o lançamento de uma nova fase do seu projeto de implementação de TVs digitais nas montras das agências associadas.

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Este sistema, com conteúdos 100% geridos centralmente, tem como objetivo, de acordo com a Airmet, captar a atenção dos clientes das agências de viagens, promover produtos e campanhas exclusivas, e inspirar o desejo de viajar através de imagens e mensagens sempre atualizadas.

O projeto foi lançado com um grupo piloto de 30 agências da rede. Após esta primeira fase de implementação e avaliação, a Airmet avançou agora para a sua expansão, disponibilizando a solução a todas as agências associadas que manifestem interesse e cumpram os critérios definidos para adesão ao serviço.

Com uma gestão centralizada dos conteúdos, a Airmet assegura que a comunicação nas montras das agências de viagens seja consistente, relevante e ajustada ao momento, com especial destaque para campanhas promocionais, sugestões de destinos e ofertas diferenciadoras.

Susana Fonseca, diretora geral da Airmet assegura que, este projeto “reforça o nosso compromisso com a inovação e com o apoio efetivo às nossas agências”, para realçar que “a presença de ecrãs digitais nas montras permite-lhes modernizar a sua imagem, atrair a atenção do público e comunicar de forma mais dinâmica e profissional”.

A responsável indica ainda que, com esta ferramenta, “ajudamos as agências de viagens a destacarem-se no mercado e a reforçarem a sua proposta de valor junto dos clientes”, uma vez que “a tecnologia está ao serviço da proximidade e da diferenciação, e esse é um caminho que vamos continuar a seguir.”

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Turismo

Turismo e hospitalidade ganham nova ferramenta digital com dados estatísticos em tempo real

Com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o KIPT CoLab apresentou, esta segunda-feira, em Lisboa, o Bartur, uma plataforma inteligente para o turismo e hospitalidade que, em tempo real, fornece dados estatísticos, considerados estratégicos para quem gere, planeia e trabalha nestes setores, colocando a ciência e tecnologia ao serviço das pessoas, numa linguagem simples.

Os intervenientes na sessão de apresentação do Barturis, Antónia Correia, presidente do Laboratório Colaborativo (KIPT CoLab) para a área do turismo, Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, João Ferreira, Monitor Manager da ANI-Agência Nacional de Inovação, e o próprio secretário de Estado do Turismo, foram unânimes na sua intervenção sobre o valor desta nova ferramenta, uma vez que o turismo, setor que continua a ser atrativo e recomendado por empresários e trabalhadores, necessita de ser gerido com dados transformados em informação numa linguagem simples.

Nestes tempos modernos, foi destacada a relevância do conhecimento para a tomada de decisão, e o turismo e hospitalidade não fogem a isso, num primeiro passo dado pela KIPT CoLab, mas que segundo Ana Jacinto, “não está acabado, e a AHRESP não vai continuar sossegada, mas a trabalhar para encontrar plataformas complementares”, pois “precisamos de adicionar outro tipo de indicadores”, nomeadamente na área da restauração.

Já Catarina Paiva defendeu a importância dos dados para as decisões de gestão, lembrou que estes eram considerados um novo petróleo, mas hoje mais do que nunca, “vivemos a era da conexão, da partilha de informação, da necessidade de fazê-la circular”, para realçar que que as empresas que estão na linha da frente são aquelas que partilham informação e constroem pontes com elas.

Por sua vez, o secretário de Estado do Turismo lembrou a cimeira do GP 20 o ano passado no Pará (Brasil), em que foram convidados mais 20 países, entre os quais Portugal, em que a agenda esteve alavancada em três grandes questões, entre os quais a informação e edata, reconhecendo que este “é um tema incontornável e quase irreversível do ponto de vista da matriz em que assentam as nossas organizações”.

Referiu que todas as plataformas e observatórios e outros estudos que ajudem a entender melhor o turismo são bem-vindos, para realçar um clássico que diz que ‘conhecimento é sempre tradução e construção’, que reconhece estar assente à génese e filosofia de base da criação desta plataforma, porque “nos permite alavancar uma tomada de decisão e, muitas vezes por força por força de inação e de falta de tomada de decisão, que muitos dos nossos processos e dos nossos problemas acabam por não se resolver”.

Pedro Machado realçou ainda, durante a sessão do Barturis, apresentado em pormenor por Guilherme Portada, diretor de marketing, e Bernardo Generoso, Web Devepoper da Barturs, que a tomada de decisão pressupõe “conhecimento, e muito em concreto, estatístico, para podermos tomar as melhores opções”.

Se é importante a capacidade de decisão, segundo Pedro Machado, também o é a capacidade de escolha, bem como a necessidade de quebrar mitos, e tudo isso “se refuta com dados, com informação, e quem não tem dados não tem informação”, para recordar que esta indústria é muito recente em Portugal, por isso, há um longo caminho a percorrer. “Sabemos que é poderosa, e hoje está numa fase em matérias como coesão, correção de assimetrias, mas há muitas coisas que precisamos ainda de trabalhar”, concluindo que o objetivo final é que esta nova plataforma nos permita “ganhar valor”.

 

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Novo sistema de gestão de tráfego aéreo faz um ano e já reduziu atrasos em Lisboa em mais de 30%

A NAV Portugal faz um balanço positivo do desempenho do Point Merge System (PMS), novo sistema de gestão do tráfego aéreo que está em utilização há um ano e que já permitiu reduzir os atrasos na região de Lisboa em mais de 30%.

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Um ano após a entrada em funcionamento do Point Merge System (PMS), novo sistema de gestão do tráfego aéreo que passou a ser utilizado pela NAV Portugal, o balanço é claramente positivo, uma vez que já foi possível reduzir os atrasos na região de Lisboa em mais de 30%, numa poupança acumulada que, segundo a empresa que gere o tráfego aéreo nacional, é já “superior a 200 mil minutos de atraso”.

Num comunicado enviado à imprensa, a NAV Portugal sublinha que este novo sistema “transformou a aproximação ao Aeroporto Humberto Delgado e ao sistema aeroportuário da Grande Lisboa”, tendo sido implementado há um ano, entrando em “operação plena” em julho de 2024.

“O seu impacto foi imediato: nesse mês, os atrasos recuaram 25% face ao mesmo mês de
2023, valor que se repetiu ou foi ultrapassado em quase todos os meses seguintes. Em
abril de 2025, a redução chegou aos 38%”, refere a NAV Portugal.

Se forem apenas tido em conta os atrasos diretamente associados ao controlo de tráfego aéreo, acrescenta a NAV Portugal, o “desempenho do PMS foi ainda mais significativo”, uma vez que se registaram “quedas mensais mais significativas, entre os 40,5% logo no primeiro mês de operação completa do PMS, até uma redução de 91,6% em março último”.

“O Point Merge System representou um salto qualitativo na forma como gerimos
o espaço aéreo da região de Lisboa. Os resultados alcançados demonstram que é possível
responder ao crescimento da procura com mais eficiência, previsibilidade e sustentabilidade. É um exemplo claro da capacidade da NAV Portugal para inovar e
liderar com responsabilidade”, refere Pedro Ângelo, presidente do Conselho de
Administração da NAV Portugal.

A NAV Portugal explica que o PMS veio substituir “os tradicionais padrões circulares de espera por trajetórias mais diretas, previsíveis e eficientes, com descidas contínuas e velocidades otimizadas”, assentando “numa abordagem de convergência para um único ponto (Merge Point), permitindo uma separação lateral e vertical dos fluxos de tráfego e melhorando a previsibilidade, a eficiência e a segurança das operações”.

Depois da entrada em funcionamento do novo sistema, a NAV Portugal diz que tem vindo a acompanhar “de forma permanente” a operação do PMS, tendo atualmente em preparação uma fase de otimização do sistema, que se segue a outra já realizada este mês de maio.

Nesta primeira fase de otimização, que data de 15 de maio de 2025, foram introduzidos “ajustes em altitudes, velocidades e rotas, com foco na eficiência do consumo de combustível e na redução de emissões de CO₂”, enquanto a segunda fase, prevista para 2 de outubro de 2025, vai reforçar “a gestão do espaço aéreo com novas zonas de espera de contingência e ajustes setoriais, aumentando a resiliência e flexibilidade da operação de controlo de tráfego aéreo”.

Nova configuração de descolagens sentido norte em análise

A NAV Portugal diz esta ainda, em articulação com a ANAC e no cumprimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 58/2025, de 18 de março, a analisar “uma nova configuração de descolagens no sentido norte, com vista à mitigação do impacto do ruído na população através de uma solução tecnicamente viável e equilibrada entre eficiência operacional e sustentabilidade ambiental”.

“Com o PMS, a NAV Portugal reafirma o seu compromisso com uma navegação
aérea mais eficiente, previsível e sustentável — preparada para responder à crescente
procura e aos desafios futuros do setor da aviação”, acrescenta a empresa que gere o tráfego aéreo nacional.

 

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Avis Portugal eleva experiência de mobilidade com Avis Preferred Drive

A Avis Portugal lançou o Avis Preferred Drive, um serviço premium inovador que conta com diversos benefícios e que promete elevar “a experiência de mobilidade a um novo nível”.

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A Avis Portugal lançou o Avis Preferred Drive, um serviço premium inovador que conta com diversos benefícios e que promete elevar “a experiência de mobilidade a um novo nível”.

Segundo um comunicado enviado à imprensa, o Avis Preferred Drive “oferece uma experiência de aluguer mais simples, personalizada e com benefícios exclusivos”, cuja subscrição está disponível nos níveis Silver e Gold.

“Num contexto em que a experiência do cliente assume um papel cada vez mais determinante na escolha de uma marca, a Avis reafirma o seu compromisso com a excelência no serviço, investindo numa proposta que alia tecnologia, conveniência e personalização. Este lançamento integra-se na estratégia global da empresa, que visa disponibilizar soluções de mobilidade mais flexíveis, sustentáveis e digitalmente avançadas”, explica a Avis Portugal.

Além de descontos até 20% em Portugal e até 15% na Europa, o Avis Preferred Drive conta também com serviços extra incluídos, como cadeiras para crianças e condutores adicionais, atendimento prioritário nas estações, com tempos de espera reduzidos, ou Assistência em Viagem Plus gratuita com o nível Gold.

Segundo a Avis Portugal, “a subscrição está disponível nos níveis Silver e Gold, para permitir a adaptação da experiência às necessidades de cada utilizador”, sendo que, até 31 de dezembro de 2025, o nível Gold poderá ser adquirido por 99 euros por ano.

Mais informações aqui.

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