Agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” em Macau
Os agentes de viagens portugueses vão poder tornar-se “especialistas” do destino Macau, graças a um programa de e-learning da APAVT lançado esta quinta-feira, durante a BTL, e que estará disponível a partir de segunda-feira.

Carolina Morgado
Rede Expressos oferece maior conforte em serviço Lisboa-Porto com a Mundial Turismo
Lusanova leva agentes de viagens à Grécia
Flexibilidade é o que caracteriza a Viagens Tempo
WTTC critica ETA no Reino Unido
Mais de 100 vinhos de Trás-os-Montes para provar em Vilamoura
BOC Aviation vai ao mercado e encomenda 120 aviões à Airbus e Boeing
Quinta do Castelo acolhe a Grande Festa Nacional do Enoturismo
Publituris estabelece parceria com a HOSCO para dinamizar emprego no setor do turismo e hotelaria
Turismo da Tailândia associa-se a conferência sobre influência da gastronomia portuguesa na Tailândia
Ryanair transporta 15 milhões de passageiros em março
O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, acredita no êxito deste programa que junta a motivação e a grande vontade da Associação, com um “destino turístico maravilhoso que é Macau”, e com a experiência da Message in a Bottle, agência de comunicação que desenvolveu a plataforma.
Pedro Costa Ferreira referiu que “ninguém consegue vender o que não conhece, e nós temos uma enorme motivação de dar a conhecer e dar armas técnicas aos agentes de viagens para vender melhor Macau”. Assim, reconhece que este e-learning “é o princípio de uma caminhada que temos de fazer juntos”.
Por sua vez, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, considerou esta parceria de inovadora, realçando que esta ferramenta “foi concebida para equipar os agentes de viagens em Portugal com conhecimentos abrangentes sobre Macau em diferentes tópicos, incluindo detalhes para quem viajar para o território, gastronomia, património, cultura e entretenimento, transformando-os em verdadeiros especialistas do destino”.
A responsável revelou que há muitas novidades no destino. “Macau está em pleno processo de diversificação turística, temos um forte aumento da oferta em grandes eventos e festividades de turismo, mais convenções e exposições, revitalização das zonas históricas e o turismo multidestinos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, ao mesmo tempo, este ano Macau está empenhada na diversificação nos mercados de visitantes”, apontou, para referir que “para aumentar o número de visitantes de Portugal e de outros destinos internacionais, estamos a unir as celebrações do 25º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau com o lançamento de uma série de ofertas de viagens, incluindo bilhetes de transporte terrestre e de barco a partir de Hong Kong, a par de pacotes em parcerias com companhias aéreas”.
Em 2023 Macau “teve uma boa recuperação turística com a chegada de 28,2 milhões de visitantes, correspondente da 72% dos valores pré-pandemia, por isso, ainda temos espaço para trabalhar”, revelou Maria Helena Senna Fernandes, salientando que “o número de visitantes internacionais em 2023 atingiu cerca de 1,5 milhões, e Portugal, infelizmente, teve apenas seis mil, ou seja, temos ainda muito terreno para conquistar. Entre os nossos visitantes internacionais, Portugal neste momento só equivale a 37% dos valores antes da pandemia, uma vez que, em 2019, gerou quase 16 mil visitantes”. Entretanto, “em janeiro deste ano só tivemos 566 visitantes de Portugal”.
A diretora dos Serviços de Turismo de Macau reconhece que “temos terreno para trabalhar, e o mais importante é que os portugueses tendem a ficar várias noites em Macau, por isso compensa pela estadia”, referiu. Ao mesmo tempo, sublinhou que, “pelas nossas fortes ligações históricas, estou convicta que sentirão um fascínio especial pelo destino. Valorizamos profundamente a ligação entre Macau e Portugal e vemos um enorme potencial para um maior crescimento e colaboração turística, pois as iniciativas que temos alinhado e a forte parceria com a APAVT, estou confiante que estamos no caminho certo para voltar e até melhorar os valores antes da pandemia”.
Maria Helena Senna Fernandes convidou todos os agentes de viagens “a embarcarem nesta viagem connosco para se tornarem embaixadores da rica herança e da vibrante oferta turística de Macau”.
O projeto e-learning, segundo Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, é que, ao longo de cinco módulos os agentes de viagens em Portugal, na comodidade do seu local de trabalho ou da sua casa possam aprender, de uma forma lúdica e interativa, com fotografias, vídeos e jogos consigam apreender o que Macau tem para oferecer e, no final, sentirem-se recompensados, após avaliação e um teste, com um diploma que lhes confere o título de especialista em Macau, e que é válido por um ano.
O agente de viagens que obtiver melhor classificação nesta certificação acompanhará a APAVT a Macau no próximo ano para experienciar no destino e viver o que aprendeu através deste processo.