Alentejo ultrapassa níveis pré-pandemia em 2023, com destaque para os estrangeiros
No ano passado, o Alentejo cresceu em hóspedes estrangeiros e nas dormidas destes turistas, vendo ainda os proveitos globais ultrapassarem em perto de 50% os níveis de 2019.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Em 2023, o Alentejo registou um “crescimento significativo na atividade turística”, com “aumentos notáveis tanto em hóspedes estrangeiros quanto em dormidas”, avança a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), revelando que, segundo o mais recente relatório do Travel BI do Turismo de Portugal, a região já ultrapassou os números pré-pandemia.
De acordo com a ARPTA, no ano passado, o destaque foi para os hóspedes estrangeiros que visitaram a região e que cresceram 20,9% face a 2022, enquanto as dormidas destes turistas cresceram 18,5%, “representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região”.
“Comparando com o ano de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%”, indica a ARPTA, referindo que também os proveitos turísticos globais estão a subir na região
No caso dos proveitos globais, a ARPTA considera que “evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região”.
Quanto a mercados, o TOP 5 continua a apresentar Espanha na liderança destacada, seguindo-se os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Brasil, sendo que “todos os mercados registaram um aumento em 2023”.
A ARPTA congratula-se ainda com o facto da região ter apresentado uma melhor performance turística do que o país, que registou um crescimento homólogo de 19,1% nos hóspedes estrangeiros face ao ano passado e de 11,2% em relação a 2019.
“Estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico: crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos. O crescimento sustentável verificado é fruto de um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes”, considera Vítor Silva, presidente da ARPTA.
Vítor Silva garante que a região está comprometida em manter “este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação” do nosso património único do Alentejo.