Alentejo ultrapassa níveis pré-pandemia em 2023, com destaque para os estrangeiros
No ano passado, o Alentejo cresceu em hóspedes estrangeiros e nas dormidas destes turistas, vendo ainda os proveitos globais ultrapassarem em perto de 50% os níveis de 2019.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Em 2023, o Alentejo registou um “crescimento significativo na atividade turística”, com “aumentos notáveis tanto em hóspedes estrangeiros quanto em dormidas”, avança a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), revelando que, segundo o mais recente relatório do Travel BI do Turismo de Portugal, a região já ultrapassou os números pré-pandemia.
De acordo com a ARPTA, no ano passado, o destaque foi para os hóspedes estrangeiros que visitaram a região e que cresceram 20,9% face a 2022, enquanto as dormidas destes turistas cresceram 18,5%, “representando um terço (33%) do total de turistas que pernoitaram na região”.
“Comparando com o ano de 2019, considerado até então o melhor ano turístico, o número de hóspedes do estrangeiro em 2023 ultrapassou em 0,9% o de 2019, enquanto as respetivas dormidas cresceram 11,3%”, indica a ARPTA, referindo que também os proveitos turísticos globais estão a subir na região
No caso dos proveitos globais, a ARPTA considera que “evidenciam uma tendência de crescimento contínuo, com um aumento homólogo de 16,7% e um impressionante crescimento de 48,6% em relação a 2019, destacando a robustez e a recuperação do setor turístico na região”.
Quanto a mercados, o TOP 5 continua a apresentar Espanha na liderança destacada, seguindo-se os Estados Unidos, a Alemanha, a França e o Brasil, sendo que “todos os mercados registaram um aumento em 2023”.
A ARPTA congratula-se ainda com o facto da região ter apresentado uma melhor performance turística do que o país, que registou um crescimento homólogo de 19,1% nos hóspedes estrangeiros face ao ano passado e de 11,2% em relação a 2019.
“Estes resultados comprovam que o Alentejo está com a estratégia correta que lhe permite este crescimento turístico: crescemos em número de hóspedes, mas crescemos mais em dormidas e muito mais em proveitos. O crescimento sustentável verificado é fruto de um esforço coletivo entre o setor público e privado, que juntos trabalham para inovar e promover o Alentejo, garantindo experiências autênticas e memoráveis aos nossos visitantes”, considera Vítor Silva, presidente da ARPTA.
Vítor Silva garante que a região está comprometida em manter “este caminho de crescimento, respeitando os valores da sustentabilidade e da preservação” do nosso património único do Alentejo.