Bestravel cresce a 21% neste início de ano
A Bestravel termina 2023 com crescimento de 20% face a 2022, +17% comparativamente a 2019 e até esta data já cresce a 21% em vendas. Por isso, Carlos Baptista, administrador da Bestravel diz-se “otimista” para este ano em que a rede de agência aumentará para 48 pontos de venda.
Victor Jorge
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Com o tema “Customer-Centric”, a XIX Convenção da Bestravel, que teve como cenário a cidade algarvia de Lagos, de 1 a 4 de fevereiro, foi palco para a rede de agência de viagens do grupo Newtour dar a conhecer os resultados alcançados em 2023, revelando Carlos Baptista, administrador da Bestravel, que, face a 2022, o crescimento foi de 20%, para, relativamente, a 2019, esse aumento se cifrar nos 17%, admitindo que, “já no ano passado tínhamos atingido, praticamente, a paridade e superámos já largamente aquilo que tinha sido o melhor ano de sempre”.
Estes valores foram atingidos com 44 agências, quando, em 2019, a rede era composta por 54 agências, ou seja, mais 10 pontos de venda, validando, segundo o mesmo, “ainda mais aquilo que é o modelo e aquilo que é o crescimento que tivemos”.
Portanto, “se formos analisar individualmente os nossos franchisados, tivemos crescimentos exponencias, fazendo com que os negócios sejam francamente rentáveis Esse é o nosso objetivo, ter negócios de médio e longo prazo”.
Salientando que “não abrimos franquias, abrimos negócios”, Carlos Baptista frisou que a venda média foi “muito simpática”, revelando que “o crescimento do valor médio por ponto de venda rondou os 30%”.
Quanto a números, foi possível saber que metade (22) da rede Bestravel obteve uma produção superior a um milhão de euros, considerando Carlos Baptista que, “quando falamos de micro e pequenas empresas, uma produção de milhão de euros, já é uma produção satisfatória”, sendo que 13 pontos de venda ficaram acima dos dois milhões e outros dois superaram os três milhões de euros, destacando o administrador da Bestravel que “estamos abertos a quem quer ter um negócio rentável”.
Para o presente exercício, Carlos Baptista está “otimista”, até porque, assinalou, “até esta data as vendas estão 21% acima do mesmo período de 2023”, frisando ainda que “parte do crescimento deve-se à inflação”, admitindo que o incremento de preço “rondará os 7%. Por isso, estamos com um crescimento efetivo para este arranque de ano”.
Além da inflação, também o “aumento dos custos de estrutura por causa dos recursos humanos”, foi destacado por Carlos Baptista, considerando que, olhando para o panorama nacional, “estamos à beira do pleno emprego, o que dificulta o recrutamento e aumento o salário médio”.
Assim, “por toda a dinâmica que estamos a criar como marca, como ponto de venda em termos de franquias e o posicionamento que a rede Bestravel temos vindo, paulatinamente, e ano após ano a incrementar a posição no mercado”, assinalou Carlos Baptista.
O administrador da Bestravel admitiu ainda que, “depois da pandemia – altura realmente complicada – estamos muito satisfeitos com aquilo que atingimos, não só do ponto de vista de vendas como do ponto de rentabilidade e isso é o que valida o nosso modelo. No pós-pandemia tomámos uma decisão estratégica que foi investir na atividade e estamos muito satisfeitos com o objetivo que atingimos”.
“Do ponto de vista financeiro, o master franchise perdeu dinheiro nestes dois anos, ou seja, investiu na atividade para pôr o projeto para cima”, salientando que “estamos a atingir o ponto de maturação e esperamos, já a partir do próximo ano, que as coisas estejam equilibradas”, frisou.
Quanto ao futuro, partindo do princípio “de que, nem todos os pontos de venda crescem ao mesmo ritmo”, Carlos Baptista destacou que “é para isso que o master franchise cá está, para apoiar esses e todos os pontos de venda”.
De referir que até ao final de 2024, a rede de agências Bestravel irá crescer para 48 pontos de venda. A primeira abertura aconteceu em Belas, com a segundo a estar programada para Vila Real, pertencendo a um franchisado que já detém um ponto de venda na Lousada, e as restantes a acontecerem em Lisboa (Lumiar) e Graciosa, tratando-se esta última de uma reconversão, concluindo Carlos Baptista que “90% das agências pertencem a pessoas que vieram de fora do trade”.