Braga busca galardão em turismo na ITB Berlim 2024
Braga é candidata ao galardão “The People’s Choice Award” na ITB Berlim 2024, distinção que permite ao público apoiar o seu destino turístico favorito e a história de boas práticas do concurso 2023 Green Destinations Top 100. Neste caso, o município focou no Bom Jesus. Pode-se votar até 29 de janeiro.

Publituris
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
Com o título “Preservando o Paraíso: O Legado Intemporal do Bom Jesus do Monte”, a história de boas práticas submetida no processo de candidatura conseguiu demonstrar que o complexo tem procurado e implementado soluções sustentáveis, rumo a uma gestão mais eficaz face aos impactos ambientais causados pela atividade turística, e reflete todo o trabalho exaustivo que está a ser feito para o preservar e sustentar, indica comunicado do município bracarense.
A gestão de um património desta importância não está isenta de dificuldades, diz a nota, que acrescenta que Braga desenvolveu-se muito em termos de turismo e é atualmente uma das maiores referências no que diz respeito ao turismo religioso.
Realçando que este desenvolvimento tem-se refletido também no número de turistas que se deslocam ao Bom Jesus do Monte, o município de Braga, em conjunto com a Confraria do Bom Jesus do Monte, tem constantemente implementado medidas adequadas para preservar este local, promovendo-o como um polo de atração turística a nível mundial, sem nunca prejudicar a sua identidade, o seu valor, a sua autenticidade e as suas gentes.
A autarquia refere ainda, na sua página oficial que, entre as várias iniciativas realizadas, ao longo de mais de 600 anos, há a destacar a construção do Elevador do Bom Jesus, projeto de sustentabilidade pioneiro, que utiliza os seus próprios recursos hídricos, com mínimo impacto ambiental.
Refira-se que, para a seleção deste galardão foram considerados critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade.