Andorra volta a acolher Congresso Mundial de Turismo de Neve, Montanha e Bem-Estar
A Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Governo de Andorra promovem o 12º Congresso Mundial de Turismo de Neve, Montanha e Bem-Estar, de 20 a 22 de março de 2024, em Andorra, sob o lema ” Mountainlikers: Sustentabilidade e bem-estar, chaves para o turismo de montanha.”

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O Congresso Mundial sobre Turismo de Neve, Montanha e Bem-Estar é uma iniciativa das sete freguesias de Andorra, do Governo e da Organização Mundial do Turismo, que visa criar um fórum de discussão permanente sobre o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo nas zonas de montanha. Este congresso bianual realiza-se rotativamente por cada uma das freguesias. A edição de 2024 Encamp é a freguesia anfitriã.
As sessões de trabalho dos dias 20 e 21 de março terão lugar no Centro de Congressos de Andorra-a-Velha, já no dia 22 de março será feita uma jornada social e técnica, com o objetivo de descobrir e conhecer o território.
A sustentabilidade e o bem-estar serão os temas centrais desta 12ª edição do Congresso, e como estes são os eixos para o futuro do setor: quais são os desafios causados pela diversificação do turismo, quais os produtos inovadores para responder às exigências dos viajantes e, também, o desenvolvimento da IA no âmbito do turismo.
Desde a sua criação em 1998, o Congresso tem-se centrado nos temas mais inovadores da época, decorrentes da análise das tendências turísticas e sociais, da situação económica e do desenvolvimento de ferramentas de comunicação e análise.
Por esta razão, e apoiado no aumento de participantes em cada edição, o evento tornou-se uma referência internacional para a troca de conhecimentos sobre tendências, ferramentas e oportunidades para o desenvolvimento do turismo em zonas de montanha.
De acordo com pesquisas realizadas pela OMT e pela FAO, o turismo de montanha representa entre 9 e 16% das chegadas de turistas internacionais em todo o mundo. Isto significa que cerca de 375 milhões de turistas visitaram destinos de turismo de montanha só em 2019. Mas “não podemos esquecer que para muitas comunidades o turismo é mais do que números; o turismo é o seu sustento e, como tal, temos o dever comum de garantir que o regresso das viagens internacionais traga oportunidades inclusivas e sustentáveis para todos”, refere o secretário-geral da OMT a propósito deste encontro.
Segundo Zurab Pololikashvili, “a promoção de práticas sustentáveis pode aumentar e diversificar os rendimentos familiares, melhorar as oportunidades de emprego, construir microeconomias robustas e revitalizar produtos e serviços. Ao mesmo tempo, pode criar resiliência e proteger os frágeis ecossistemas montanhosos e o seu património único. Alcançar isto exigirá garantir que as comunidades estejam no centro do desenvolvimento do turismo de montanha”.