Algarve dá a conhecer a sua oferta turística ao mundo
Ao longo deste mês de janeiro, a equipa da Associação Turismo do Algarve (ATA) vai estar espalhada um pouco por todo o lado, marcando presença em várias feiras e outros eventos do setor, estrategicamente selecionados.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, com estas participações “queremos dar continuidade, em 2024, à nossa vontade de alcançar, para a região, vários objetivos, em função dos quais temos vindo a trabalhar nos últimos anos”.
Neste caso, refere-se à diversificação dos seus mercados emissores de turistas; ao fortalecimento e consolidação do Algarve como um destino apelativo ao longo de todo o ano e capaz de satisfazer diferentes motivações de viagem; e à criação de oportunidades para o estabelecimento de parcerias relevantes e estratégicas para o desenvolvimento do turismo da região.
O presidente da ATA defende ainda que “a promoção do Algarve em feiras de turismo e o contacto direto com potenciais clientes e parceiros continuam a ser uma excelente forma de semear o interesse pelo nosso destino, interesse esse que esperamos que continue a dar frutos num futuro próximo”.
Neste sentido, de 10 a 14, o Turismo do Algarve vai marcar presença na Vakantiebeurs, feira de turismo anualmente realizada em Utrecht, que reúne entusiastas, profissionais do setor e expositores de todo o mundo. Sendo uma plataforma relevante para a apresentação de destinos, tendências e experiências de viagens diversificadas, o Algarve terá aqui a oportunidade de apresentar a multiplicidade da sua oferta turística, afirmando-se como um destino capaz de dar resposta às motivações de todo o tipo de turistas.
De 13 a 21 de janeiro a ATA vai participar numa das maiores feiras de turismo e lazer do mundo direcionadas ao consumidor final. Realizada em Estugarda, a CMT vai ter um primeiro fim de semana exclusivamente dedicado aos produtos cycling e walking – a “Fahrrad & Wanderreisen” -, um segmento onde o Algarve dá cartas. Após esta ação inicial, a feira segue, até ao final, numa perspectiva de promoção mais generalista e de lazer.
Já de 18 a 21 de janeiro, o Turismo do Algarve participará em mais uma edição da MATKA Nordic Travel Fair. Esta é uma feira anual que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica. A edição deste ano vai dar uma atenção especial ao turismo sustentável, procurando minimizar os impactos negativos das viagens globais, ao mesmo tempo que celebra a alegria de viajar e de explorar o mundo. Sendo a sustentabilidade um dos grandes pilares orientadores do turismo do Algarve, a região terá aqui a possibilidade de destacar várias formas de visitar e conhecer o destino de uma forma sustentável, através de um turismo autêntico, consciente e responsável.
A presença do Turismo do Algarve neste evento irá também permitir a realização de reuniões, já agendadas, com a companhia aérea Finnair e um conjunto de operadores turísticos finlandeses, com vista à preparação de uma futura campanha de marketing conjunta, a ser lançada no âmbito dos novos voos diretos entre Faro e Helsínquia, que irão ter início em outubro deste ano.
Há que contar também a presença na FITUR, de 24 a 28 de janeiro. Para além da promoção da oferta do destino, o Algarve tem como objetivos explorar as últimas tendências do setor e estabelecer parcerias relevantes para a região. Também neste evento, o turismo sustentável é alvo de uma atenção dedicada, havendo um compromisso da organização para equilibrar o crescimento turístico com a preservação ambiental.
De destacar, igualmente, a participação no workshop The Meetings Space North America, de 25 a 28. Trata-se de um workshop dedicado a profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que irá juntar buyers norte-americanos com fornecedores internacionais da especialidade. Durante o evento, que se realizará em Abu Dhabi, terão lugar reuniões com cerca de 20 potenciais clientes e várias atividades de networking.
Refira-se, ainda que o Algarve está nomeado para “Melhor Destino de Verão” na edição deste ano dos Irish Travel Industry Awards, iniciativa promovida pela Associação Irlandesa de Agentes de Viagens.
Neste âmbito, o Turismo do Algarve vai marcar presença nesta gala de prémios, juntamente com alguns associados da ATA que irão também participar na feira de turismo Holiday World Show Dublin, proporcionando-lhes um importante momento de networking com operadores e jornalistas irlandeses.
Finalmente, entre os dias 26 e 28 de janeiro, a ATA vai estar presente no Holiday World Show, um evento de destaque no mundo das viagens e turismo, que decorre na Irlanda. Reunindo uma ampla gama de expositores, esta feira proporciona aos visitantes uma oportunidade única de explorar e planear as suas próximas aventuras. Na edição anterior, a Holiday World Show foi visitada por mais de 30 mil pessoas.