Algarve dá a conhecer a sua oferta turística ao mundo
Ao longo deste mês de janeiro, a equipa da Associação Turismo do Algarve (ATA) vai estar espalhada um pouco por todo o lado, marcando presença em várias feiras e outros eventos do setor, estrategicamente selecionados.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, com estas participações “queremos dar continuidade, em 2024, à nossa vontade de alcançar, para a região, vários objetivos, em função dos quais temos vindo a trabalhar nos últimos anos”.
Neste caso, refere-se à diversificação dos seus mercados emissores de turistas; ao fortalecimento e consolidação do Algarve como um destino apelativo ao longo de todo o ano e capaz de satisfazer diferentes motivações de viagem; e à criação de oportunidades para o estabelecimento de parcerias relevantes e estratégicas para o desenvolvimento do turismo da região.
O presidente da ATA defende ainda que “a promoção do Algarve em feiras de turismo e o contacto direto com potenciais clientes e parceiros continuam a ser uma excelente forma de semear o interesse pelo nosso destino, interesse esse que esperamos que continue a dar frutos num futuro próximo”.
Neste sentido, de 10 a 14, o Turismo do Algarve vai marcar presença na Vakantiebeurs, feira de turismo anualmente realizada em Utrecht, que reúne entusiastas, profissionais do setor e expositores de todo o mundo. Sendo uma plataforma relevante para a apresentação de destinos, tendências e experiências de viagens diversificadas, o Algarve terá aqui a oportunidade de apresentar a multiplicidade da sua oferta turística, afirmando-se como um destino capaz de dar resposta às motivações de todo o tipo de turistas.
De 13 a 21 de janeiro a ATA vai participar numa das maiores feiras de turismo e lazer do mundo direcionadas ao consumidor final. Realizada em Estugarda, a CMT vai ter um primeiro fim de semana exclusivamente dedicado aos produtos cycling e walking – a “Fahrrad & Wanderreisen” -, um segmento onde o Algarve dá cartas. Após esta ação inicial, a feira segue, até ao final, numa perspectiva de promoção mais generalista e de lazer.
Já de 18 a 21 de janeiro, o Turismo do Algarve participará em mais uma edição da MATKA Nordic Travel Fair. Esta é uma feira anual que se destaca como uma montra para o setor de viagens e turismo na região nórdica. A edição deste ano vai dar uma atenção especial ao turismo sustentável, procurando minimizar os impactos negativos das viagens globais, ao mesmo tempo que celebra a alegria de viajar e de explorar o mundo. Sendo a sustentabilidade um dos grandes pilares orientadores do turismo do Algarve, a região terá aqui a possibilidade de destacar várias formas de visitar e conhecer o destino de uma forma sustentável, através de um turismo autêntico, consciente e responsável.
A presença do Turismo do Algarve neste evento irá também permitir a realização de reuniões, já agendadas, com a companhia aérea Finnair e um conjunto de operadores turísticos finlandeses, com vista à preparação de uma futura campanha de marketing conjunta, a ser lançada no âmbito dos novos voos diretos entre Faro e Helsínquia, que irão ter início em outubro deste ano.
Há que contar também a presença na FITUR, de 24 a 28 de janeiro. Para além da promoção da oferta do destino, o Algarve tem como objetivos explorar as últimas tendências do setor e estabelecer parcerias relevantes para a região. Também neste evento, o turismo sustentável é alvo de uma atenção dedicada, havendo um compromisso da organização para equilibrar o crescimento turístico com a preservação ambiental.
De destacar, igualmente, a participação no workshop The Meetings Space North America, de 25 a 28. Trata-se de um workshop dedicado a profissionais do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que irá juntar buyers norte-americanos com fornecedores internacionais da especialidade. Durante o evento, que se realizará em Abu Dhabi, terão lugar reuniões com cerca de 20 potenciais clientes e várias atividades de networking.
Refira-se, ainda que o Algarve está nomeado para “Melhor Destino de Verão” na edição deste ano dos Irish Travel Industry Awards, iniciativa promovida pela Associação Irlandesa de Agentes de Viagens.
Neste âmbito, o Turismo do Algarve vai marcar presença nesta gala de prémios, juntamente com alguns associados da ATA que irão também participar na feira de turismo Holiday World Show Dublin, proporcionando-lhes um importante momento de networking com operadores e jornalistas irlandeses.
Finalmente, entre os dias 26 e 28 de janeiro, a ATA vai estar presente no Holiday World Show, um evento de destaque no mundo das viagens e turismo, que decorre na Irlanda. Reunindo uma ampla gama de expositores, esta feira proporciona aos visitantes uma oportunidade única de explorar e planear as suas próximas aventuras. Na edição anterior, a Holiday World Show foi visitada por mais de 30 mil pessoas.