Tren Maya: ambicioso novo megaprojeto turístico do México já está sob carris
Foi apelidado de “o maior projeto de construção do mundo” e é uma nova forma de os viajantes conhecerem os antigos sítios maias do México. Trata-se de uma rota ferroviária que, quando concluída percorrerá 1.500 km.
Publituris
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
O percurso do comboio está atualmente dividido em sete trechos, que serão inaugurados em etapas. Os trechos um a quatro, que percorrem 892 km de Palenque a Cancun, foram inaugurados em dezembro, enquanto os trechos cinco a sete, que se conectam ao novo aeroporto de Tulum e terminam na cidade de Escárcega, estão programados para serem inaugurados em fevereiro de 2024.
Quando estiver totalmente aberta ao público, a linha ferroviária, que custou 28,5 mil milhões de dólares, abrangerá cinco estados, 40 municípios e 181 cidades no sudeste do México. Irá ligar pontos turísticos como Cancún, Playa del Carmen e Tulum a cidades menos visitadas, reservas da biosfera e sítios arqueológicos interiores em toda a Península de Yucatán através de uma mistura de paragens diretas e transferências de autocarro complementares. Os passageiros poderão escolher entre diferentes classes de serviço, incluindo económica e primeira classe. Alguns comboios terão vagões-restaurante e outros terão cabines-cama.
O Tren Maya deverá circular a cada duas horas, oferecendo uma maneira mais confiável e confortável para os viajantes verem a Península de Yucatán do que autocarros ou coletivos (táxis partilhados), o principal meio de transporte público no sudeste do México até agora.
No entanto, apesar de todos os benefícios turísticos e económicos propostos, o Tren Maya tem recebido muitas críticas. Uma campanha de ativistas ambientais, mergulhadores em cavernas e arqueólogos para interromper o projeto indica quje a rota ferroviária pode destruir o frágil ecossistema de Yucatán e colocar em risco animais já em vias de extinção.