Nova campanha do Turismo de Portugal aposta no “fu-turista”
O Turismo de Portugal inicia o ano de 2024 com uma nova campanha que aponta “não para o turista, mas para o ‘fu-turista’”. Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, explicou que, “mais do que uma campanha, é uma nova forma de viver o turismo”.
Victor Jorge
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“It´s not tourism. It´s futourism”. Esta é a mensagem transmitida pela nova campanha do Turismo de Portugal apresentada esta quarta-feira, 3 de janeiro, destacando Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, que, “esta é a primeira vez que iniciamos um novo ano com uma nova campanha”.
Tratando-se de uma campanha que visa “ter um impacto positivo”, Lídia Monteiro considera que esta é a altura para “regenerar e dar algo mais”, passando a ideia de “partilha. Temos de fazer com que os residentes se sintam bem com o turismo e que façam parte dele”.
“Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacto positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades”, disse.
Considerando que “agora temos uma responsabilidade maior, já que superámos os objetivos propostos”, Lídia Monteiro frisou que se trata de uma campanha que vai aos “detalhes, mas com uma mensagem universal”.
Dirigida, em primeiro lugar, ao mercado nacional, a responsável no Turismo de Portugal destacou, igualmente, mercados como os “habituais”, ou seja, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, mas também os EUA e o Brasil.
O filme “Futourism”, em 5 idiomas, com a nova assinatura “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, assinala 12 resoluções para mobilizar e inspirar as pessoas a assumirem um papel ativo nas mudanças que se impõem no turismo, em Portugal e no mundo.
A campanha utiliza imagens que, simultaneamente, remetem para expressões portuguesas, mas com uma abordagem universal, nas quais são apostas as 12 resoluções para o turista do futuro: (1) Não é não estar envolvido. É estar comprometido; (2) Não é virtual. É real; (3) Não é nosso. É seu; (4) Não é padronizado. É único; (5) Não é global. É local; (6) Não é uma onda. É um oceano; (7) Não é cinzento. É verde; (8) Não é impetuoso. É humilde; (9) Não é moda. É tendência; (10) Não é desatento. É consciente; (11) Não é apressado. É imersivo; e (12) Não é artificial. É humano.
Foi exatamente essa “mobilização”, mas também “inspiração” e “consistência” que Tomás Froes, CEO da DENTSU, agência responsável pela campanha, referiu na apresentação da mesma.
“Liderar o turismo do futuro, é liderar a comunicação do turismo do futuro”, admitiu Froes para quem “não se trata de uma simples campanha, mas de uma plataforma de comunicação para o futuro”.
O CEO da DENTSU destacou ainda que a mensagem tem como objetivo “inspirar outros destinos e todos os turistas”, possuindo uma “um potencial de desenvolvimento ao longo do ano”.
No final Tomás Froes admitiu, também, que se trata de uma campanha “de pessoas para pessoas”, não sendo “artificial” e que procura “fugir do tradicional”, concluindo que se trata “do primeiro capítulo de várias que irão surgir no futuro”.
De referir que a campanha será veiculada através dos meios digitais mais relevantes e usando uma variedade de formatos de vídeo de grande impacto, incluindo pela primeira vez o TikTok e Connected TV. “Fica assim assegurada uma comunicação omnicanal, alcançando o público de maneira consistente e coerentes através de múltiplos pontos de contacto”, assegura o Turismo de Portugal.