Turismo de Lisboa está contra o encerramento da Portela e diz que decisão não pode ser tomada a curto prazo
Vitor Costa, diretor do Turismo de Lisboa, defende que se a Portela vier mesmo a encerrar com a abertura de uma nova infraestrutura, seria “a primeira vez que víamos uma cidade ou um país deitar um aeroporto fora”.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
O diretor do Turismo de Lisboa, Vitor Costa, considera que as intervenções no Aeroporto da Portela, em Lisboa, são mais do que urgentes e defende que a decisão de encerrar a infraestrutura aeroportuária não pode ser tomada a curto prazo.
“É necessário que se façam obras de melhoria para aguentarmos a situação que temos com o mínimo de qualidade”, afirmou o responsável, no Fórum TSF, defendendo que Lisboa necessita de um “aeroporto digno de uma capital, um serviço digno de uma capital europeia e não da situação que atualmente se verifica”.
Mais duvidas parece ter o responsável quanto ao encerramento da atual infraestrutura aeroportuária, considerando que, se isso vier a acontecer, seria “a primeira vez que víamos uma cidade ou um país deitar um aeroporto fora”.
Recorde-se que esta terça-feira, 5 de dezembro, a Comissão Técnica Independente (CTI) constituída para estudar a melhor solução para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa apontou as soluções de Alcochete e Vendas Novas como as mais viáveis e considerou que, quando a nova infraestrutura estiver totalmente operacional, se poderá “perspectivar” o encerramento da Portela.
É em relação ao encerramento da atual infraestrutura aeroportuária de Lisboa que Vitor Costa se mostra mais critico, considerando que essa é uma discussão que não será possível ter a “curto prazo”.
“Às vezes temos as nossas ilusões megalómanas, porque, quer dizer, fazer um aeroporto do tamanho do de Istambul e deitar este fora, é uma discussão que não vai ser possível, com certeza, concretizar nesse prazo, nem em curto prazo”, afirmou.
Para Vitor Costa, esta é “uma decisão estratégica”, que vai afetar muito a vida dos portugueses, nomeadamente da próxima geração.