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“É evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa”

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo, com a realização do World Travel Market (WTM) London 2023. A pouco mais de um mês do arranque desta importante feira global, o PUBLITURIS falou com Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, que abordou um WTM “renascido”, mas também as “novas” preocupações na indústria das viagens.

Victor Jorge
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“É evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa”

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo, com a realização do World Travel Market (WTM) London 2023. A pouco mais de um mês do arranque desta importante feira global, o PUBLITURIS falou com Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, que abordou um WTM “renascido”, mas também as “novas” preocupações na indústria das viagens.

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Após três anos a “viver” com uma pandemia, o WTM arranca para a sua 43.ª edição com uma certeza: “Embora exista um desejo de explorar e desfrutar de experiências de lazer, as incertezas económicas levaram a uma maior consciência dos custos entre os viajantes”. Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, admite que, depois da pandemia, a guerra na Ucrânia veio “causar um aumento nos custos relacionados com viagens e a reduzir o poder de compra dos turistas”. Durante três dias, o WTM London apresentará aos profissionais do turismo as novidades e novas abordagens por parte de um setor que nunca baixou os braços.

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo. O que podem os visitantes esperar do evento deste ano?
O World Travel Market (WTM) London é o evento do setor das viagens e turismo mais influente do mundo. Os visitantes poderão esperar uma experiência imersiva, cheia de oportunidades para networking, conferências com conteúdo e a possibilidade para explorar as últimas tendências e inovações na indústria das viagens.

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O WTM está desenhado para inspirar, educar e conectar os profissionais do setor das viagens, oferecendo uma plataforma para criar experiências únicas e competitivas nas viagens.

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Quer seja um estreante ou um profissional experiente, o WTM London promete conteúdos valiosos, conexões relevantes e uma visão do futuro das viagens.

Este ano, o WTM London irá abrirá as portas mais cedo que o habitual, pronto para receber os visitantes a partir das 09h30, proporcionando mais uma hora para visitantes e expositores realizarem as suas reuniões de trabalho.

Os visitantes estão convidados a utilizar o novo Community Hub, aberto a todos, bem no centro do evento.

WTM Connect Me – a plataforma de marcação de reuniões – regressa em 2023 e está disponível para buyers, VIP e media para marcar todas as reuniões importantes. Todos os participantes terão acesso à app oficial, que regressa este ano com melhorias. Pela primeira vez, o Discover Stage terá um novo layout que permitirá aos participantes interagir nas mesas durante as sessões.

Qual é ou são as principais diferenças do WTM London deste ano para as edições anteriores, especialmente, nos anos pré-pandemia, já que durante esses anos de pandemia existiram inúmeras restrições?
O WTM começou em 1980 e cresceu exponencialmente nos anos seguintes até chegarmos ao ExCel London, em 2002.

Agora, 20 anos depois, o evento conta com a representação de mais de 3.500 expositores de todo o mundo, a participação de mais de 40.000 visitantes de 184 países e é conhecido como o encontro de viagens mais influente do mundo. O coração do World Travel Market está na sua comunidade.

Com ligações que abrangem todo o mundo e parcerias profundas de muitos anos, a organização do WTM acredita, genuinamente, na produção de um evento que oriente o setor de viagens B2B para a mudança. Essas mesmas crenças e ligações sustentam o nosso sucesso.

Como é que um evento como o WTM London inova e encontra novas formas de servir os participantes, visitantes e expositores?
No WTM London damos prioridade à inovação e novas abordagens para melhorar a experiência de quem nos visita. O nosso objetivo é fornecer uma plataforma dinâmica e valiosa que vá ao encontro das necessidades crescentes de toda a comunidade de viagens.

As nossas estratégias incluem pesquisas extensas de visitantes para adaptação às necessidades pós-pandemia, colaborações com especialistas do setor e aproveitamento da tecnologia com ferramentas como WTM Connect Me e a nossa aplicação de eventos.

Após uma pesquisa aprofundada com os clientes realizada no final do ano passado, o WTM anunciou uma série de desenvolvimentos para melhorar a experiência dos participantes e garantir que cada membro da comunidade de viagens extraia o máximo valor possível do evento.

Garantimos flexibilidade no nosso formato de evento, proporcionando mais oportunidades de networking.

Nesse sentido, apoiar os estreantes do evento é vital, com oradores inspiradores e parcerias com instituições. Além disso, estamos sempre focados na sustentabilidade.

O WTM é o destino final para aqueles que procuram uma visão macro da indústria de viagens

Atravessar a pandemia
Como é que uma feira como o WTM London atravessou estes três anos de pandemia, em que houve diversas limitações de viagens, restrições à realização e organização de eventos, questões de segurança e saúde?

Nos últimos três anos, gerir o WTM London foi um enorme desafio.

Adaptámo-nos rapidamente aos formatos virtuais e híbridos para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, fornecer informações valiosas e oportunidades de networking.

Medidas rigorosas de saúde e segurança foram implementadas para todas as componentes presenciais.

Aproveitámos ferramentas digitais para networking, mantivemos uma comunicação transparente e demos prioridade ao bem-estar dos participantes.

Apesar dos desafios sem precedentes, o nosso compromisso com a indústria das viagens permanece forte e continuaremos a evoluir e a inovar para apoiar a sua recuperação.

E como é que o WTM se adaptou a estes “novos tempos”’?
Todos os anos, o WTM realiza pesquisas sobre as mudanças no cenário das viagens, e isso permite manter-nos atualizados.

Trabalhamos em estreita colaboração com especialistas em todo o mundo para garantir que informações atualizadas sejam continuamente inseridas nas nossas estratégias.

O WTM também possui uma equipa de conferências dedicada que trabalha em estreita colaboração com a equipa de parceiros de media e associações de todo o setor e com especialistas em assuntos específicos.

No evento deste ano, anunciam oito novos temas para conferências em três palcos. Qual a razão desta nova abordagem às conferências?
Introduzimos oito novos temas de conferência: Sustentabilidade, Tecnologia, Geoeconomia, Mercados Emergentes, Tendências de Consumo, Marketing, Diversidade e Inclusão (D&I) e Experiência para ajudar a comunidade global de viagens a ter sucesso e prosperar, informando, entretendo e influenciando as decisões de negócios.

O nosso objetivo é fazer evoluir as necessidades dos participantes e adaptar-nos ao cenário de viagens em constante mudança. A nossa compreensão das mudanças na indústria provocadas pela pandemia motivou esta decisão.

Isto reflete o nosso compromisso com a inovação e com a promoção da transformação da indústria.

Estas conferências são chave para o WTM London?
Claramente, as conferências possuem um papel muito significativo no evento.

O WTM é o destino final para aqueles que procuram uma visão macro da indústria de viagens e uma compreensão mais profunda das forças que a moldam.

É uma plataforma para insights do setor, liderança, inovação e networking. Os participantes podem aprender com especialistas, discutir tópicos importantes e explorar tendências emergentes, tornando-os uma parte essencial do nosso evento.

A Conferência dos Ministros do Turismo é o ponto alto das conferências. Quantos dignatários estarão presentes este ano?

Em 2022, marcaram presença 55 ministros no WTM London, mais 15% que em 2021.

Embora ainda não tenha confirmado o número específico de dignitários para o evento deste ano, posso assegurar-vos que normalmente atrai um número substancial de figuras influentes em todo o mundo do setor do turismo e das viagens.

“Novos tempos”
Como é que a indústria das viagens e turismo se adaptou à pandemia e que tipo de transformações destaca?
De acordo com a análise realizada pelo WTM London 2022, a maioria das empresas do setor das viagens e organizações de turismo modificaram as suas estratégias de marketing após a pandemia, com apenas uma em cada sete a aumentar os seus orçamentos.

Numa sondagem com profissionais da indústria para o World Travel Market London, quase três quartos (71,3%) afirmaram ter mudado a sua abordagem ao marketing após a crise da Covid.

É possível afirmar que temos uma “nova” abordagem por parte da indústria das viagens e turismo?
Podemos afirmar, com segurança, que estamos a testemunhar uma “nova” abordagem na indústria das viagens e do turismo.

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas, levando a mudanças nas preferências dos viajantes, nas medidas de segurança e nas preocupações com a sustentabilidade.

Estes desenvolvimentos levaram a indústria a adaptar-se e a inovar de forma que talvez não tivéssemos previsto há apenas alguns anos.

Como resultado, estamos a viver uma fase transformadora caracterizada por uma maior digitalização, um maior foco na sustentabilidade e uma reimaginação da experiência de viagem.

Esta “nova” abordagem reflete a resiliência e o compromisso da indústria em evoluir, ao mesmo tempo que aborda as novas necessidades e expectativas dos viajantes e das partes interessadas.

A abertura dos mercados chinês e asiático apresenta oportunidades significativas para a indústria global das viagens e turismo

E do lado do consumidor/viajante/turista, que tipo de mudanças apontaria?
Do ponto de vista dos consumidores, viajantes e turistas, surgiram várias mudanças e tendências notáveis em resposta à pandemia da COVID-19 e à evolução das preferências.

Estas mudanças destacam uma maior ênfase na saúde, segurança, flexibilidade, sustentabilidade e personalização nas escolhas de viagens dos consumidores e turistas na era pós-pandemia.

Os viajantes estão a tomar decisões mais informadas e procuram experiências que se alinhem com as suas preferências e prioridades, sempre em evolução.

Existem novas tendências na indústria das viagens e turismo ou estamos simplesmente a assistir a uma aceleração de tendências que já existiam?
A pandemia acelerou tendências em curso e introduziu novas.

Espera-se que muitas destas mudanças tenham impacto na indústria das viagens e do turismo, remodelando a forma como as pessoas viajam, para onde vão e o que priorizam nas suas experiências de viagem.

À medida que a indústria continua a evoluir, será essencial que as empresas e os destinos se adaptem a estas mudanças para satisfazer as expectativas e preferências dos viajantes.

A pandemia ainda não tinha acabado e o mundo foi devastado por uma guerra na Europa. Que impactos teve e tem esta realidade na indústria das viagens e turismo?
Depois de terem sido atingidas por confinamentos e medidas de emergência decretadas durante a pandemia, as indústrias normalmente associadas ao setor das viagens e do turismo – transportes, hotelaria e entretenimento – poderão enfrentar outro momento desafiador devido ao aumento dramático da inflação global.

Vários fatores devem ser considerados quando se olha para os recentes aumentos acentuados nos preços no consumidor que afetam direta e indiretamente as viagens e o turismo em todo o mundo.

De acordo com o Departamento de Investigação Statista, o impacto económico da guerra na Ucrânia e as perturbações na cadeia de abastecimento contribuíram para agravar as crises existentes, incluindo o aumento do preço mensal global do petróleo bruto e o aumento dos custos energéticos e alimentares.

Globalmente, estas circunstâncias estão a causar um aumento nos custos relacionados com viagens e a reduzir o poder de compra dos turistas.

No entanto, vale a pena compreender o quão elevada a inflação está a atingir cada segmento das viagens e turismo, uma vez que o setor compreende uma vasta gama de bens e serviços.

Com a abertura dos mercados chinês e asiático, que tipo de mudanças espera nas viagens e no turismo?
A abertura dos mercados chinês e asiático apresenta oportunidades significativas para a indústria global das viagens e turismo.

No entanto, as empresas e os destinos devem adaptar-se para satisfazer as preferências e necessidades únicas destes viajantes, incluindo requisitos linguísticos, culturais e digitais, para capitalizarem plenamente este mercado em crescimento.

No ano passado, o ministro do Turismo da Arábia Saudita anunciou um investimento de 800 mil milhões de dólares para os próximos 10 anos somente para o turismo no país. Vê uma mudança em direção a esses destinos?
Certamente sim. Sendo o nosso parceiro principal em 2021 e 2022, a estratégia “Visão 2030” da Arábia Saudita é um plano ambicioso para o futuro que está a transformar a Arábia Saudita, criando prosperidade e oportunidades, tendo o turismo no centro. O objetivo anunciado é receber 100 milhões de visitantes até 2030.

De acordo com Fahd Hamidaddin, CEO e membro do Conselho da Autoridade de Turismo Saudita, a Arábia Saudita é o destino turístico que mais cresce no mundo no G20 e apresenta novas oportunidades de negócios incomparáveis para parceiros que procuram oferecer experiências inexploradas no turismo de lazer.

Além disso, a Saudi está a trabalhar com parceiros comerciais e com o Programa de Conectividade Aérea da Arábia Saudita para aumentar a conectividade de voos internacionais de 99 para mais de 250 destinos até 2030.

Em 2022, por exemplo, a Wizz Air lançou 20 novas rotas da Europa para Riad, Jeddah e Dammam na Arábia Saudita, oferecendo viagens acessíveis para turistas e residentes na Europa e na Arábia Saudita.

A questão preço
Como é que o aumento do custo de vida, com aumentos em praticamente todos os itens, afetou a indústria das viagens e turismo? Pode apontar algumas mudanças nas tendências de viagens?
A crise do custo de vida é uma questão global da qual não podemos escapar. Recentemente, houve um aumento nas reservas de férias pós-pandemia, com muitos viajantes ansiosos para recuperar o tempo perdido.

No entanto, embora normalmente se possa pesquisar férias no Google com base no destino que mais lhe agrada, este ano é o orçamento que decide para onde os turistas irão.

Mais de 15% das pessoas cancelaram os seus planos de viagem devido ao aumento do custo de vida.

De acordo com o WTM Industry Report 2022, em novembro de 2022, 64% tinham reservado uma viagem para 2023.

No entanto, férias de luxo estão fora de cogitação. Para tirar férias, os viajantes estão a recorrer a companhias aéreas de baixo custo, como easyJet e Wizz Air, como forma de reduzir os custos da sua viagem.

O alojamento é outro compromisso que os viajantes fizeram para tornar as férias mais acessíveis, com mais de 20% dos turistas a optar por fazer um downgrade nos quartos.

Os viajantes parecem estar dispostos a reduzir as despesas de férias em alguns aspetos, mas não em outros.

Embora espaço extra para as pernas, maior franquia de bagagem e alojamento luxuoso sejam fatores que o público está disposto a abandonar, o bom tempo e a proximidade das atrações ainda estão no topo das prioridades.

Embora normalmente se possa pesquisar férias no Google com base no destino que mais lhe agrada, este ano é o orçamento que decide para onde os turistas irão

As pessoas estão dispostas a pagar mais pelas viagens e/ou férias, em função da diminuição do rendimento?
No cenário atual, é evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa.

Embora exista um desejo de explorar e desfrutar de experiências de lazer, as incertezas económicas levaram a uma maior consciência dos custos entre os viajantes.

Muitos estão a procurar valor pelo seu dinheiro e a avaliar cuidadosamente as despesas com viagem. Não se trata necessariamente de pagar mais, mas sim de fazer escolhas informadas que se alinhem com os orçamentos e prioridades.

Os fornecedores de viagens estão a responder ao oferecer opções de preços flexíveis, enfatizando medidas de segurança e abordando questões de sustentabilidade para atender às crescentes expectativas dos viajantes preocupados com os custos.

O WTM London é uma feira profissional para a indústria das viagens e turismo. Em termos de buyers, quais são as expectativas para o evento deste ano?
Para o WTM deste ano, temos grandes expectativas quanto ao número e qualidade dos buyers participantes.

Prevemos uma gama diversificada de buyers de vários segmentos da indústria das viagens e turismo, incluindo agências de viagens, operadores turísticos e outras empresas relacionadas com viagens.

O nosso objetivo é facilitar conexões e parcerias valiosas entre expositores e compradores, garantindo um evento produtivo e de sucesso para todos os participantes.

Estamos confiantes de que as ofertas dinâmicas do evento, incluindo a plataforma de reservas de reuniões WTM Connect Me e um programa de conferências aprimorado, atrairão uma presença substancial e influente de buyers, contribuindo para o sucesso geral do evento.

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Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial

Associando-se à agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, o Turismo do Algarve oferece 18 atividades inseridas neste programa.

O Turismo do Algarve, enquanto membro do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial desde 2020, associa-se à 4.ª edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que de 5 a 19 de abril de 2025 oferece 150 experiências de norte a sul do país e nos Açores.

Na região do Algarve estão programadas 18 atividades com a colaboração de 13 parceiros regionais, com atividades exclusivas em locais de indústria viva e património industrial.

Entre as experiências disponíveis no Algarve destacam-se visitas guiadas a fábricas de cortiça e de transformação de azeitonas, a espaços museológicos que contam e interpretam a história da indústria conserveira na região, tours por adegas e lagares com provas de vinhos e azeites premiados, percursos em salinas tradicionais com observação da biodiversidade local e aventuras subterrâneas na mina de sal-gema de Loulé. Incluem-se ainda workshops criativos, desafios fotográficos e momentos gastronómicos únicos que reforçam a autenticidade e diversidade do património económico e cultural algarvio.

Esta iniciativa visa reforçar a coesão territorial, promover a diversificação da oferta turística ao longo de todo o ano e destacar o Algarve como um destino que valoriza as suas tradições produtivas e industriais, contribuindo também para a sustentabilidade económica local.

“O Algarve possui uma riqueza extraordinária no seu património industrial, com forte potencial para se afirmar através de experiências turísticas diferenciadoras. Estamos empenhados em continuar a capacitar e promover os nossos parceiros, consolidando uma oferta turística diversificada e sustentável”, refere André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Com um total de 230 recursos a nível nacional na Rede Portuguesa do Turismo Industrial, distribuídos por áreas como agroalimentar, cortiça, vinho, cerâmica, entre outras, o Algarve destaca-se pela qualidade e singularidade das suas propostas.

A agenda completa está disponível em português, inglês e espanhol, constituindo um convite aberto à descoberta e valorização das tradições e inovação tecnológica da região.

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easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos

A campanha de descontos da easyJet está disponível para voos do Porto, cujas reservas sejam efetuadas entre 7 e 16 de abril. Além desta iniciativa, a companhia vai promover um sorteio de 10 viagens duplas para assinalar o aniversário da base do Porto.

A easyJet está a oferecer um desconto de 10% em todos os voos com partida e destino ao Porto, oferta que visa assinalar o 10.º aniversário da base da companhia aérea no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea, a nova campanha de descontos está disponível para reservas efetuadas entre os dias 7 e 16 de abril, sendo válida para viagens a realizar nos meses de abril e maio.

“Desde a inauguração da base no Porto, há 10 anos, a easyJet tem desempenhado um papel fundamental na conectividade da cidade com diversos destinos europeus, contribuindo para o crescimento do turismo e da economia local. Com esta campanha, a companhia pretende agradecer a confiança dos seus passageiros e reforçar o compromisso com a região”, explica a easyJet, na informação divulgada.

Mas esta não é a única iniciativa planeada para assinalar o 10.º aniversário da base da easyJet no Porto, já que, no dia 8 de abril, a companhia aérea vai promover, no aeroporto do Porto, um sorteio de 10 viagens duplas para o Funchal, Marraquexe
e a ilha do Sal, em Cabo Verde.

“A celebração dos 10 anos da nossa base no Porto é um marco muito especial para a easyJet. Ao longo da última década, reforçámos a nossa presença na região, ligando os nossos passageiros a destinos atrativos e contribuindo para o dinamismo do turismo e da economia local. Queremos agradecer a confiança dos nossos clientes e continuar a oferecer-lhes viagens acessíveis e convenientes”, refere José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Este verão, a easyJet vai disponibilizar quase 30 rotas de e para o Porto, incluindo destinos como Palma de Maiorca, Split, Menorca, Palermo, Porto Santo, Nice, Nápoles e Ibiza, representando uma capacidade de mais de dois milhões de passageiros durante este período.

Reservas e mais informações aqui.

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ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”

O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reúne 34 parceiros internacionais de 18 países de 5 continentes para a organização conjunta da 1.ª edição da Global Tourism TechEDU Conference 2025.

O Departamento de Turismo do ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo reuniu 34 instituições de ensino superior e centros de investigação internacionais, de 18 países distribuídos pelos cinco continentes, que lecionam e investigam a grande área do turismo, para a organização conjunta da conferência internacional Global Tourism TechEDU Conference 2025, sob o mote “Advanced Technologies in Tourism Education”. Esta conferência internacional visa apresentar e discutir as melhores práticas de ensino do turismo com o uso das tecnologias mais avançadas e aplicadas em todo o mundo, em que cada um dos parceiros apresentará os seus exemplos reais da aplicação de tecnologias avançadas no ensino do turismo.

Este evento global, coorganizado em parceria por um dos maiores consórcios mundiais de Turismo, coordenado pelo Departamento de Turismo do ISCE, terá lugar a 8 e 9 de abril de 2025, transmitido integralmente online e com acesso totalmente gratuito

Presentes estarão as seguintes instituições:

Conheça aqui as instituições parceiras: Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto (Angola); The University of Newcastle (Austrália); Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Parnaiba Delta Federal University – UFDPar, Federal University of Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Brasil); Universidade do Mindelo (Cabo Verde); Panevropská univerzita, Fakulta Vysoká škola obchodní (Pan-European Univerzity, Faculty of Business) 8Chéquia); Universidad Pedagógica Nacional de Colombia (Colômbia); Universidad de Guayaquil, Facultad de Administración, Carrera de Licenciatura en Turismo (Equador);Universidade de Santiago de Compostela, Facultad de Ciencias Empresariales y Turismo, Universidad de Vigo (Espanha); Department of Hospitality, Hotel Management, & Tourism at Texas A&M University, USA (EUA); Dr Babasaheb Ambedkar Marathwada University (Índia); University of Northampton (Reino Unido); Ritsumeikan Asia Pacific University (Japão); Vytautas Magnus University (Lituânia); Universidad Santander (México); UnISCED (Moçambique); Jagiellonian University, Institute of Entrepreneurship, Faculty of Management and Social Communication, Institute of Spatial Management and Socio-Economic Geography, University of Szczecin (Polónia); CIDEHUS, Universidade de Évora, CiTUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation, Estoril Higher Institute for Tourism and Hotel Studies, ISCE Douro – Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo, ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, ISLA – Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia /ISLA – Polytechnic Institute of Management and Technology, Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Portucalense University, Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional da Braga. Faculdade da Filosofia e Ciências Sociais (FFCH) (Portugal); Department of Geography, Tourism (Sérvia).

Mais informações em https://tourismconf.com

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AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual

Numa operação estratégica que marca um passo decisivo na consolidação da sua liderança no setor audiovisual em Portugal, a AVK adquiriu a Pixel Light.

A AVK comprou a Pixel Light numa operação estratégica que vai marcar o futuro dos audiovisuais, integrando-se na estratégia de crescimento sustentado da AVK, alargando a sua presença nos principais segmentos de mercado e reforçando a sua capacidade de resposta a todas as necessidades técnicas do setor.

A operação insere-se numa lógica de complementaridade e sinergia entre duas empresas de referência, permitindo à AVK diversificar a sua atividade em segmentos nos quais até agora tinha uma presença menos expressiva como, por exemplo nos espetáculos musicais, no entretenimento e na televisão.

Com esta integração, o grupo AVK-ONE, que integra também a Euroservice, a Global Setup e a AVK, passa a reunir mais de 300 profissionais altamente qualificados, alguns deles com mais de 35 anos de experiência no mercado, e dispõe de equipamentos distribuídos por mais de 60.000 m² de instalações em Lisboa, Porto, Algarve e Galiza.

“A aquisição da Pixel Light representa não apenas o reforço da nossa capacidade operacional, mas também um passo estratégico no sentido de garantir uma oferta mais abrangente, mais inovadora e de maior qualidade aos nossos clientes”, afirma Inês Aguiar, administradora da AVK. “Estamos agora ainda melhor posicionados para responder aos desafios do mercado, com soluções técnicas adaptadas a cada evento, independentemente da sua dimensão ou complexidade.”

A integração da Pixel Light trará ganhos significativos em eficiência, através da partilha de recursos técnicos e humanos, e permitirá mitigar os efeitos da sazonalidade, dada a complementaridade das dinâmicas de negócio das duas empresas. As sinergias que vão ser geradas possibilitarão ainda ganhos operacionais que se traduzirão numa melhoria direta na qualidade e competitividade dos serviços.

Do lado da Pixel Light, o administrador da empresa, Tiago Correia, refere que “a entrada no grupo AVK representa uma oportunidade única para expandirmos a nossa visão criativa com uma base tecnológica ainda mais robusta. Partilhamos valores como a inovação, a excelência e o foco no cliente, e estamos entusiasmados por contribuir para uma oferta integrada, mais forte e mais completa no panorama audiovisual”.

As duas empresas, em 2024, tiveram um volume de faturação superior a 30 milhões de euros e realizaram mais de 5.000 eventos. A ampliação da oferta técnica e o reforço do investimento – que deverá duplicar face a 2024 – irão traduzir-se em soluções mais completas, inovadoras e adaptadas às exigências de um setor em constante evolução.

As operações das empresas manter-se-ão autónomas num primeiro momento, salientando Inês Aguiar que “a criação de um grupo com esta dimensão e capacidade terá, inevitavelmente, um impacto positivo no setor audiovisual em Portugal”, concluindo que acrescenta esta movimentação de mercado “criará um ambiente de maior exigência e competitividade, o que, em última análise, beneficiará toda a indústria e os nossos clientes.”

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Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025

Em Portugal, a oferta da Air France “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

A Air France anunciou que, este verão, vai realizar até até 900 voos por dia para quase 190 destinos, em 74 países, numa operação que, segundo a companhia aérea, conta com a abertura de rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida) como novidades e que, em Portugal, “aumenta ligeiramente” o número de frequências no Porto.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, em Portugal, a oferta “mantém-se estável face ao ano passado”, existindo apenas um ligeiro aumento de frequências no Porto, que passa a contar com uma “escala noturna”.

“Como novidade, a rota do Porto passa a ter um voo de “escala noturna” uma vez por semana aos domingos, que pernoita na cidade – permitindo um voo de partida muito cedo no dia seguinte e dando, assim, acesso a mais ligações na rede de voos da companhia em Paris-CDG”, explica a Air France, que lembra que esta oferta “é complementada pela da sua parceira KLM, que mantém os serviços diretos de Lisboa e do Porto” para Amesterdão.

Na curta e média distância, a Air France vai operar, este verão, até 670 voos por dia para 96 ​​​​destinos, incluindo um aumento na capacidade para o Mediterrâneo, com crescimentos de 8% em Itália e 3% em Espanha.

“Além da sua rede regular, a Air France oferece 29 rotas sazonais em França e na Europa, incluindo Palma de Maiorca e Ibiza (Ilhas Baleares, Espanha); Rodes e Heraklion (Grécia), bem como Dubrovnik (Croácia)”, acrescenta a companhia aérea.

Paralelamente, a Transavia France, low cost do Grupo Air France-KLM, vai oferecer voos para 123 destinos em 38 países nesta temporada, num total de 233 rotas, incluindo 26 novas ligações.

Já no longo curso, a Air France vai disponibilizar um aumento de capacidade de 4%, incluindo duas novas rotas para Riade (Arábia Saudita) e Orlando (Flórida). No caso da capital saudita, a Air France vai realizar até cinco voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 19 de maio, enquanto Orlando vai ter quatro voos por semana em Airbus A350-900, a partir de 21 de maio.

A Air France conta ainda reforçar os voos para África e Ásia, assim como para os EUA e para o Brasil, já que a rota para Salvador da Bahia vai ser estendida até ao verão de 2025 com três voos semanais operados com aviões Boeing 777-200ER, enquanto as ligações do Rio de Janeiro vão ter voos adicionais.

 

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ARPTA com nova liderança

José Manuel Santos lidera nova direção da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Tomada de posse decorre a 7 de abril.

A Assembleia Geral Eleitoral da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) culminou com a eleição dos novos órgãos sociais para o triénio 2025-2028. A sufrágio apresentou-se uma lista única, encabeçada por José Manuel Santos, atual presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que assume agora também a liderança da ARPTA.

A nova direção reflete uma ampla representatividade do tecido turístico regional, reunindo associações setoriais, grupos hoteleiros, operadores turísticos e projetos de enoturismo e sustentabilidade, num esforço conjunto para reforçar a coesão e a competitividade do destino Alentejo.

A cerimónia de tomada de posse está marcada para o próximo 7 de abril, pelas 15h00, na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, Beja.

“A promoção turística do Alentejo precisa de uma resposta mais ambiciosa e agregadora, à altura dos desafios e oportunidades que temos pela frente. Queremos liderar o futuro com uma estratégia mais integrada, mais internacional e com forte ligação ao território e às empresas que o constroem diariamente”, refere José Manuel Santos, presidente eleito da Direção da ARPTA

O novo ciclo de governação da ARPTA parte de uma visão clara: reforçar a promoção externa do Alentejo, aumentar o peso do turismo internacional, garantir maior eficácia na gestão dos recursos e alinhar-se com uma estratégia de desenvolvimento sustentável para toda a região, incluindo o Ribatejo. A convergência operacional entre a Entidade Regional de Turismo e a ARPTA será um dos pilares para garantir maior coesão, inovação e capacidade de resposta.

O manifesto apresentado propõe uma Agência mais autónoma financeiramente, mais próxima dos associados, mais funcional na promoção externa e mais digital e inovadora. Estão também previstas ações concretas como a criação de clubes de produto, reforço da equipa técnica, novos instrumentos de marketing digital e campanhas de promoção em mercados estratégicos, como o Brasil, EUA e Espanha, bem como a aposta na captação de eventos internacionais e produções audiovisuais.

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Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena

Os três destinos terão os maiores aumentos em toda a rede de curta e média distância da Iberia.

A Iberia revelou o seu horário de voos para a próxima temporada de inverno, incluindo as rotas de curta e média distância.

Para tália, onde a Iberia oferece voos diretos para dez destinos (Roma, Milão, Veneza, Florença, Bolonha, Nápoles, Turim, Catânia, Olbia e Palermo), sendo sete deles durante todo o ano, por ocasião do Jubileu em Roma em 2025, a Iberia aumentará as suas frequências no inverno para 44 semanais, adicionando duas a mais em relação à oferta do ano passado. Isto representa um total de 380.000 lugares durante a temporada de inverno.

França continua a ser, mais um ano, o mercado para o qual a Iberia oferece o maior número de voos na sua rede. No total, são mais de 180 voos semanais entre Espanha e França. A Iberia disponibiliza voos diretos para Paris, Bordéus, Estrasburgo, Lyon, Marselha, Nantes, Nice e Toulouse.

Paris terá até 11 voos diários neste inverno, com a Iberia a oferecer até 52 frequências semanais para o Aeroporto de Orly, duas a mais do que no ano passado, e até 21 frequências semanais para o Aeroporto Charles de Gaulle.

Este inverno, a Áustria será o terceiro mercado europeu com maior crescimento, com voos para Viena e Innsbruck. A rota entre Madrid e Viena atingirá 23 frequências semanais, duas a mais do que em 2024, com 180.000 lugares disponíveis durante a temporada. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a companhia oferecerá voos diretos para Innsbruck, começando a 21 de dezembro de 2025 e prolongando-se até 5 de abril de 2026, com duas frequências semanais operadas por aviões A320neo, com capacidade para 186 passageiros.

Além disso, a neve e as Auroras Boreais continuarão a ser um dos principais atrativos da temporada de inverno. A Iberia voará diretamente e sem escalas pelo terceiro ano consecutivo para Rovaniemi, a capital da Lapónia. Os voos começarão a 3 de dezembro de 2025 e durarão até 28 de fevereiro de 2026, sendo operados por aeronaves A320neo.

Já os voos para Tromsø, cidade escandinava onde é possível admirar as Auroras Boreais, explorar os fiordes noruegueses ou andar de trenó, entre outras atividades, também regressam neste inverno. Os voos terão início a 3 de dezembro de 2025 e prolongar-se-ão até 1 de março de 2026, com duas frequências semanais.

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Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris

Foram três dias de networking com 45 expositores e mais de 450 agentes de viagem a participaram no RoadShow das Viagens do Publituris nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. (Re)Veja as imagens.

A 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris reuniu, nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, mais de 450 agentes de viagem que ficaram a conhecer as novidades que os 45 expositores mostraram em três dias de networking.

No primeiro dia, no Porto Palácio Hotel by The Editory, marcaram presença 179 agentes, resultando em mais de 4.400 interações com os expositores.

Já em Coimbra, no Vila Galé Coimbra, foram 108 os agentes de viagem que realizaram perto de 2.400 interações.

No último dia, em Lisboa, no Tazte Secret Spot, 170 agentes realizaram mais de 4.000 interações.

Marcaram presença na 10.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris as empresas/entidades:

AçorSonho Hotéis
Air Canada
APG Portugal
Avis
Barceló Hotel Group
Be Live Hotels
Bedsonline
Casa de Campo Resort Villas
Civitatis
Consolidador
Europcar
Hotel Continental Angola
Ilha Verde
In Sure Broker
Madeira
Mawdy
MSC Cruzeiros Portugal
Mundomar Cruzeiros
RailClick
Regent Seven Seas Cruises
Republica Dominicana
Royal Air Maroc
SATA Air Azores
Saudi Arabia Tourism Authority
Sixt
Soltrópico
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Hotels
Tivoli Estela Golf & Lodges Porto
Transavia
Turismo Alentejo e Ribatejo
Turismo da Gran Canaria
Turismo da Polónia
Turismo de Formentera
Turismo do Centro de Portugal
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Turismo Marrocos
Um Mundo de Cruzeiros
United Airlines
Unlock Boutique Hotels
Viajar Tours
Vila Galé
Visit Benidorm – Tourism Board
Wotels

O evento conta com o apoio de: Visit Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Turismo do Porto e Norte de Portugal, APAVT, The Editory Hotels, Vila Galé, Tazte, GR8 events, Iberobus e YVU.

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SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças

A campanha da Azores Airlines e da SATA Air Açores é válida para vendas realizadas até 14 de abril, em voos entre o continente e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira. 

As companhias aéreas do Grupo SATA, a Azores Airlines e a SATA Air Açores, lançaram uma nova campanha promocional dedicada às famílias, que oferece a viagem às crianças, em compras de bilhetes realizadas até 14 de abril, para voos entre Lisboa, Porto ou Faro e os Açores, assim como entre os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

“Cada adulto viajante poderá usufruir da tarifa gratuita para 1 bebé (até aos 23 meses) e 1 criança (dos 24 meses aos 11 anos). As reservas da família têm de ser feitas em conjunto e na classe tarifária Basic”, lê-se num comunicado do Grupo SATA.

A campanha é válida para vendas realizadas até 14 de abril, cujas viagens decorram entre 01 de maio e 15 de junho, bem como entre 20 de setembro e 12 de dezembro, em voos operados pela SATA Air Açores e pela Azores Airlines.

A oferta aplica-se aos voos entre Lisboa/Porto/Faro/Funchal e os Açores, e vice-versa, e os bilhetes podem ser adquiridos através de qualquer canal de vendas da SATA Azores Airlines ou nas agências de viagens.

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Destinos

Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais

O anúncio de diversas medidas por parte da administração dos EUA, liderada por Donald Trump, parece estar a ter impacto nas viagens dos americanos, com as U.S. Travel Association a mostrar-se preocupada com a situação.

A U.S. Travel Association afirmou, recentemente, que a indústria do turismo está a enfrentar tendências preocupantes tanto nas viagens domésticas como nas viagens internacionais para os EUA, atribuindo a situação a vários fatores, incluindo o dólar forte e a atual mensagem transmitida pelos EUA.

As declarações surgem depois de a empresa de dados de aviação OAG ter relatado que as reservas antecipadas entre os EUA e o Canadá – o principal mercado emissor de turismo internacional para os EUA – caíram mais de 70% para a temporada de verão.

No mês passado, a Tourism Economics (TE) reviu a sua previsão para as viagens internacionais aos EUA, prevendo agora uma queda de 5,1% em 2025, em contraste com a projeção inicial de um crescimento de 8,8%.

A Tourism Economics citou o aumento das tensões comerciais globais, alertando que “à medida que as políticas comerciais globais continuam em mudança, os intervenientes da indústria devem reconhecer a ligação crítica entre a política económica e a procura por viagens”. Assim, a análise da Tourism Economics alertam para consequências de “alto risco” para o setor de viagens dos EUA, com amplas implicações económicas para além do turismo. “A colaboração dentro da indústria será essencial para mitigar os impactos negativos”, conclui a TE.

Os dados indicam, igualmente, que os gastos com viagens internacionais para os EUA, em 2025, poderão cair 12,3%, resultando numa perda anual de 22 mil milhões de dólares.

A U.S. Travel Association não mencionou as tarifas ou políticas comerciais entre os potenciais fatores que estão a reduzir as viagens, atribuindo a queda a “uma variedade de fatores, incluindo um dólar forte, longos tempos de espera para vistos, preocupações com restrições de viagem, dúvidas sobre a hospitalidade dos EUA, o abrandamento da economia americana e recentes preocupações com segurança.”

A associação esclareceu que as questões de segurança referem-se “ao sentimento manifestado nos últimos meses por alguns viajantes que expressaram preocupações com a segurança.”

“Estes desafios são reais e exigem ações decisivas”, declarou a U.S. Travel Association, indicando estar a “a trabalhar ativamente com a Casa Branca e o Congresso para promover políticas que impulsionem a expansão económica e mantenham os EUA competitivos a nível global”.

Só em 2024, as viagens injetaram 1,3 biliões de dólares na economia americana e sustentaram 15 milhões de empregos em todo o país.

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