Meeting Industry

“É evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa”

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo, com a realização do World Travel Market (WTM) London 2023. A pouco mais de um mês do arranque desta importante feira global, o PUBLITURIS falou com Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, que abordou um WTM “renascido”, mas também as “novas” preocupações na indústria das viagens.

Victor Jorge
Meeting Industry

“É evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa”

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo, com a realização do World Travel Market (WTM) London 2023. A pouco mais de um mês do arranque desta importante feira global, o PUBLITURIS falou com Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, que abordou um WTM “renascido”, mas também as “novas” preocupações na indústria das viagens.

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Após três anos a “viver” com uma pandemia, o WTM arranca para a sua 43.ª edição com uma certeza: “Embora exista um desejo de explorar e desfrutar de experiências de lazer, as incertezas económicas levaram a uma maior consciência dos custos entre os viajantes”. Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, admite que, depois da pandemia, a guerra na Ucrânia veio “causar um aumento nos custos relacionados com viagens e a reduzir o poder de compra dos turistas”. Durante três dias, o WTM London apresentará aos profissionais do turismo as novidades e novas abordagens por parte de um setor que nunca baixou os braços.

De 6 a 8 de novembro, Londres será, novamente, a capital do turismo. O que podem os visitantes esperar do evento deste ano?
O World Travel Market (WTM) London é o evento do setor das viagens e turismo mais influente do mundo. Os visitantes poderão esperar uma experiência imersiva, cheia de oportunidades para networking, conferências com conteúdo e a possibilidade para explorar as últimas tendências e inovações na indústria das viagens.

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O WTM está desenhado para inspirar, educar e conectar os profissionais do setor das viagens, oferecendo uma plataforma para criar experiências únicas e competitivas nas viagens.

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Quer seja um estreante ou um profissional experiente, o WTM London promete conteúdos valiosos, conexões relevantes e uma visão do futuro das viagens.

Este ano, o WTM London irá abrirá as portas mais cedo que o habitual, pronto para receber os visitantes a partir das 09h30, proporcionando mais uma hora para visitantes e expositores realizarem as suas reuniões de trabalho.

Os visitantes estão convidados a utilizar o novo Community Hub, aberto a todos, bem no centro do evento.

WTM Connect Me – a plataforma de marcação de reuniões – regressa em 2023 e está disponível para buyers, VIP e media para marcar todas as reuniões importantes. Todos os participantes terão acesso à app oficial, que regressa este ano com melhorias. Pela primeira vez, o Discover Stage terá um novo layout que permitirá aos participantes interagir nas mesas durante as sessões.

Qual é ou são as principais diferenças do WTM London deste ano para as edições anteriores, especialmente, nos anos pré-pandemia, já que durante esses anos de pandemia existiram inúmeras restrições?
O WTM começou em 1980 e cresceu exponencialmente nos anos seguintes até chegarmos ao ExCel London, em 2002.

Agora, 20 anos depois, o evento conta com a representação de mais de 3.500 expositores de todo o mundo, a participação de mais de 40.000 visitantes de 184 países e é conhecido como o encontro de viagens mais influente do mundo. O coração do World Travel Market está na sua comunidade.

Com ligações que abrangem todo o mundo e parcerias profundas de muitos anos, a organização do WTM acredita, genuinamente, na produção de um evento que oriente o setor de viagens B2B para a mudança. Essas mesmas crenças e ligações sustentam o nosso sucesso.

Como é que um evento como o WTM London inova e encontra novas formas de servir os participantes, visitantes e expositores?
No WTM London damos prioridade à inovação e novas abordagens para melhorar a experiência de quem nos visita. O nosso objetivo é fornecer uma plataforma dinâmica e valiosa que vá ao encontro das necessidades crescentes de toda a comunidade de viagens.

As nossas estratégias incluem pesquisas extensas de visitantes para adaptação às necessidades pós-pandemia, colaborações com especialistas do setor e aproveitamento da tecnologia com ferramentas como WTM Connect Me e a nossa aplicação de eventos.

Após uma pesquisa aprofundada com os clientes realizada no final do ano passado, o WTM anunciou uma série de desenvolvimentos para melhorar a experiência dos participantes e garantir que cada membro da comunidade de viagens extraia o máximo valor possível do evento.

Garantimos flexibilidade no nosso formato de evento, proporcionando mais oportunidades de networking.

Nesse sentido, apoiar os estreantes do evento é vital, com oradores inspiradores e parcerias com instituições. Além disso, estamos sempre focados na sustentabilidade.

O WTM é o destino final para aqueles que procuram uma visão macro da indústria de viagens

Atravessar a pandemia
Como é que uma feira como o WTM London atravessou estes três anos de pandemia, em que houve diversas limitações de viagens, restrições à realização e organização de eventos, questões de segurança e saúde?

Nos últimos três anos, gerir o WTM London foi um enorme desafio.

Adaptámo-nos rapidamente aos formatos virtuais e híbridos para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, fornecer informações valiosas e oportunidades de networking.

Medidas rigorosas de saúde e segurança foram implementadas para todas as componentes presenciais.

Aproveitámos ferramentas digitais para networking, mantivemos uma comunicação transparente e demos prioridade ao bem-estar dos participantes.

Apesar dos desafios sem precedentes, o nosso compromisso com a indústria das viagens permanece forte e continuaremos a evoluir e a inovar para apoiar a sua recuperação.

E como é que o WTM se adaptou a estes “novos tempos”’?
Todos os anos, o WTM realiza pesquisas sobre as mudanças no cenário das viagens, e isso permite manter-nos atualizados.

Trabalhamos em estreita colaboração com especialistas em todo o mundo para garantir que informações atualizadas sejam continuamente inseridas nas nossas estratégias.

O WTM também possui uma equipa de conferências dedicada que trabalha em estreita colaboração com a equipa de parceiros de media e associações de todo o setor e com especialistas em assuntos específicos.

No evento deste ano, anunciam oito novos temas para conferências em três palcos. Qual a razão desta nova abordagem às conferências?
Introduzimos oito novos temas de conferência: Sustentabilidade, Tecnologia, Geoeconomia, Mercados Emergentes, Tendências de Consumo, Marketing, Diversidade e Inclusão (D&I) e Experiência para ajudar a comunidade global de viagens a ter sucesso e prosperar, informando, entretendo e influenciando as decisões de negócios.

O nosso objetivo é fazer evoluir as necessidades dos participantes e adaptar-nos ao cenário de viagens em constante mudança. A nossa compreensão das mudanças na indústria provocadas pela pandemia motivou esta decisão.

Isto reflete o nosso compromisso com a inovação e com a promoção da transformação da indústria.

Estas conferências são chave para o WTM London?
Claramente, as conferências possuem um papel muito significativo no evento.

O WTM é o destino final para aqueles que procuram uma visão macro da indústria de viagens e uma compreensão mais profunda das forças que a moldam.

É uma plataforma para insights do setor, liderança, inovação e networking. Os participantes podem aprender com especialistas, discutir tópicos importantes e explorar tendências emergentes, tornando-os uma parte essencial do nosso evento.

A Conferência dos Ministros do Turismo é o ponto alto das conferências. Quantos dignatários estarão presentes este ano?

Em 2022, marcaram presença 55 ministros no WTM London, mais 15% que em 2021.

Embora ainda não tenha confirmado o número específico de dignitários para o evento deste ano, posso assegurar-vos que normalmente atrai um número substancial de figuras influentes em todo o mundo do setor do turismo e das viagens.

“Novos tempos”
Como é que a indústria das viagens e turismo se adaptou à pandemia e que tipo de transformações destaca?
De acordo com a análise realizada pelo WTM London 2022, a maioria das empresas do setor das viagens e organizações de turismo modificaram as suas estratégias de marketing após a pandemia, com apenas uma em cada sete a aumentar os seus orçamentos.

Numa sondagem com profissionais da indústria para o World Travel Market London, quase três quartos (71,3%) afirmaram ter mudado a sua abordagem ao marketing após a crise da Covid.

É possível afirmar que temos uma “nova” abordagem por parte da indústria das viagens e turismo?
Podemos afirmar, com segurança, que estamos a testemunhar uma “nova” abordagem na indústria das viagens e do turismo.

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas, levando a mudanças nas preferências dos viajantes, nas medidas de segurança e nas preocupações com a sustentabilidade.

Estes desenvolvimentos levaram a indústria a adaptar-se e a inovar de forma que talvez não tivéssemos previsto há apenas alguns anos.

Como resultado, estamos a viver uma fase transformadora caracterizada por uma maior digitalização, um maior foco na sustentabilidade e uma reimaginação da experiência de viagem.

Esta “nova” abordagem reflete a resiliência e o compromisso da indústria em evoluir, ao mesmo tempo que aborda as novas necessidades e expectativas dos viajantes e das partes interessadas.

A abertura dos mercados chinês e asiático apresenta oportunidades significativas para a indústria global das viagens e turismo

E do lado do consumidor/viajante/turista, que tipo de mudanças apontaria?
Do ponto de vista dos consumidores, viajantes e turistas, surgiram várias mudanças e tendências notáveis em resposta à pandemia da COVID-19 e à evolução das preferências.

Estas mudanças destacam uma maior ênfase na saúde, segurança, flexibilidade, sustentabilidade e personalização nas escolhas de viagens dos consumidores e turistas na era pós-pandemia.

Os viajantes estão a tomar decisões mais informadas e procuram experiências que se alinhem com as suas preferências e prioridades, sempre em evolução.

Existem novas tendências na indústria das viagens e turismo ou estamos simplesmente a assistir a uma aceleração de tendências que já existiam?
A pandemia acelerou tendências em curso e introduziu novas.

Espera-se que muitas destas mudanças tenham impacto na indústria das viagens e do turismo, remodelando a forma como as pessoas viajam, para onde vão e o que priorizam nas suas experiências de viagem.

À medida que a indústria continua a evoluir, será essencial que as empresas e os destinos se adaptem a estas mudanças para satisfazer as expectativas e preferências dos viajantes.

A pandemia ainda não tinha acabado e o mundo foi devastado por uma guerra na Europa. Que impactos teve e tem esta realidade na indústria das viagens e turismo?
Depois de terem sido atingidas por confinamentos e medidas de emergência decretadas durante a pandemia, as indústrias normalmente associadas ao setor das viagens e do turismo – transportes, hotelaria e entretenimento – poderão enfrentar outro momento desafiador devido ao aumento dramático da inflação global.

Vários fatores devem ser considerados quando se olha para os recentes aumentos acentuados nos preços no consumidor que afetam direta e indiretamente as viagens e o turismo em todo o mundo.

De acordo com o Departamento de Investigação Statista, o impacto económico da guerra na Ucrânia e as perturbações na cadeia de abastecimento contribuíram para agravar as crises existentes, incluindo o aumento do preço mensal global do petróleo bruto e o aumento dos custos energéticos e alimentares.

Globalmente, estas circunstâncias estão a causar um aumento nos custos relacionados com viagens e a reduzir o poder de compra dos turistas.

No entanto, vale a pena compreender o quão elevada a inflação está a atingir cada segmento das viagens e turismo, uma vez que o setor compreende uma vasta gama de bens e serviços.

Com a abertura dos mercados chinês e asiático, que tipo de mudanças espera nas viagens e no turismo?
A abertura dos mercados chinês e asiático apresenta oportunidades significativas para a indústria global das viagens e turismo.

No entanto, as empresas e os destinos devem adaptar-se para satisfazer as preferências e necessidades únicas destes viajantes, incluindo requisitos linguísticos, culturais e digitais, para capitalizarem plenamente este mercado em crescimento.

No ano passado, o ministro do Turismo da Arábia Saudita anunciou um investimento de 800 mil milhões de dólares para os próximos 10 anos somente para o turismo no país. Vê uma mudança em direção a esses destinos?
Certamente sim. Sendo o nosso parceiro principal em 2021 e 2022, a estratégia “Visão 2030” da Arábia Saudita é um plano ambicioso para o futuro que está a transformar a Arábia Saudita, criando prosperidade e oportunidades, tendo o turismo no centro. O objetivo anunciado é receber 100 milhões de visitantes até 2030.

De acordo com Fahd Hamidaddin, CEO e membro do Conselho da Autoridade de Turismo Saudita, a Arábia Saudita é o destino turístico que mais cresce no mundo no G20 e apresenta novas oportunidades de negócios incomparáveis para parceiros que procuram oferecer experiências inexploradas no turismo de lazer.

Além disso, a Saudi está a trabalhar com parceiros comerciais e com o Programa de Conectividade Aérea da Arábia Saudita para aumentar a conectividade de voos internacionais de 99 para mais de 250 destinos até 2030.

Em 2022, por exemplo, a Wizz Air lançou 20 novas rotas da Europa para Riad, Jeddah e Dammam na Arábia Saudita, oferecendo viagens acessíveis para turistas e residentes na Europa e na Arábia Saudita.

A questão preço
Como é que o aumento do custo de vida, com aumentos em praticamente todos os itens, afetou a indústria das viagens e turismo? Pode apontar algumas mudanças nas tendências de viagens?
A crise do custo de vida é uma questão global da qual não podemos escapar. Recentemente, houve um aumento nas reservas de férias pós-pandemia, com muitos viajantes ansiosos para recuperar o tempo perdido.

No entanto, embora normalmente se possa pesquisar férias no Google com base no destino que mais lhe agrada, este ano é o orçamento que decide para onde os turistas irão.

Mais de 15% das pessoas cancelaram os seus planos de viagem devido ao aumento do custo de vida.

De acordo com o WTM Industry Report 2022, em novembro de 2022, 64% tinham reservado uma viagem para 2023.

No entanto, férias de luxo estão fora de cogitação. Para tirar férias, os viajantes estão a recorrer a companhias aéreas de baixo custo, como easyJet e Wizz Air, como forma de reduzir os custos da sua viagem.

O alojamento é outro compromisso que os viajantes fizeram para tornar as férias mais acessíveis, com mais de 20% dos turistas a optar por fazer um downgrade nos quartos.

Os viajantes parecem estar dispostos a reduzir as despesas de férias em alguns aspetos, mas não em outros.

Embora espaço extra para as pernas, maior franquia de bagagem e alojamento luxuoso sejam fatores que o público está disposto a abandonar, o bom tempo e a proximidade das atrações ainda estão no topo das prioridades.

Embora normalmente se possa pesquisar férias no Google com base no destino que mais lhe agrada, este ano é o orçamento que decide para onde os turistas irão

As pessoas estão dispostas a pagar mais pelas viagens e/ou férias, em função da diminuição do rendimento?
No cenário atual, é evidente que as pessoas encaram as viagens e as férias com uma mentalidade mais criteriosa.

Embora exista um desejo de explorar e desfrutar de experiências de lazer, as incertezas económicas levaram a uma maior consciência dos custos entre os viajantes.

Muitos estão a procurar valor pelo seu dinheiro e a avaliar cuidadosamente as despesas com viagem. Não se trata necessariamente de pagar mais, mas sim de fazer escolhas informadas que se alinhem com os orçamentos e prioridades.

Os fornecedores de viagens estão a responder ao oferecer opções de preços flexíveis, enfatizando medidas de segurança e abordando questões de sustentabilidade para atender às crescentes expectativas dos viajantes preocupados com os custos.

O WTM London é uma feira profissional para a indústria das viagens e turismo. Em termos de buyers, quais são as expectativas para o evento deste ano?
Para o WTM deste ano, temos grandes expectativas quanto ao número e qualidade dos buyers participantes.

Prevemos uma gama diversificada de buyers de vários segmentos da indústria das viagens e turismo, incluindo agências de viagens, operadores turísticos e outras empresas relacionadas com viagens.

O nosso objetivo é facilitar conexões e parcerias valiosas entre expositores e compradores, garantindo um evento produtivo e de sucesso para todos os participantes.

Estamos confiantes de que as ofertas dinâmicas do evento, incluindo a plataforma de reservas de reuniões WTM Connect Me e um programa de conferências aprimorado, atrairão uma presença substancial e influente de buyers, contribuindo para o sucesso geral do evento.

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A próxima edição do Publituris destaca a viagem feita a Macau, a convite da APAVT, para visitar a 13.ª edição da MITE, mas também os bastidores do que será o local do 50.º Congresso da APAVT. Uma entrevista a Tiago Brito, diretor do Turismo de Portugal na China, uma viagem a Florianópolis e um dossier sobre o mercado dos seguros de viagem, completam a primeira edição de maio.

Publituris

Durante cinco dias, o Publituris acompanhou a comitiva da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) que se deslocou a Macau para a 13.ª edição da MITE e teve oportunidade de conhecer, em primeira mão, os bastidores do 50.º Congresso da APAVT, que se realiza de 2 a 4 de dezembro de 2025, no Andaz Macau.

Antes de conhecer o local onde a APAVT realizará o seu 50.º Congresso, marcando, simultaneamente, os 75 anos da associação, o Publituris esteve à conversa com Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, que fez um balanço da parceria entre a APAVT e a Direção dos Serviços de Turismo de Macau, salientando que “a nossa ambição é continuar a subir os degraus da escada na relação com a China”, destacando que “a porta de entrada no mercado chinês através de Macau e, também, a ideia da porta de entrada na Europa através de Portugal”.

Considerando que a colaboração entre a APAVT e as entidades do turismo de Macau não se esgota com o congresso, em dezembro, Pedro Costa Ferreira, admite que a “ambição de Macau se revigorou e que a confiança entre as partes, nos mercados asiáticos, é muito importante e se tem reforçado”.

Quanto ao mercado chinês e ao posicionamento que os players em Portugal deverão e terão de ter perante o maior mercado turístico emissor, Pedro Costa Ferreira considera que “há algumas dimensões do mercado chinês que colam muito bem connosco” e dá o exemplo da época alta dos turistas chineses – janeiro e fevereiro – se “ajusta bem com o nosso objetivo de quebra de sazonalidade”. E adianta: “o facto de não serem atraídos por praia, mas sim por cultura, pelo interior ou natureza, permite-nos ter mais território turístico”.

Escolhido para receber o 50.º Congresso da APAVT, o Andaz Macau, inserido no Galaxy Entertainment Group (GEG), é, segundo Jessica Chan, Manager – Corporate Social Responsability do GEG, “o local possibilita o impossível”. Ligado diretamente ao Galaxy International Convention Center (GICC), o Andaz Macau é um hotel composto por duas torres, com 715 quartos e suites, e marca uma nova era para a indústria MICE em Macau.

Trata-se de um local de eventos, com 40.000 m2 de espaço flexível, com pavilhão de exposições, uma arena com capacidade para 16.000 pessoas, constituindo a flexibilidade do espaço a grande mais-valia.

De resto, Nuno Carvalho, fundador da Click and Play, empresa responsável pela organização do 50.º Congresso da APAVT destacou no local as “ótimas condições técnicas”, salientando que o objetivo é “ter um congresso imersivo, com recurso a tecnologia e que “surpreenda quem participe no evento”.

A poucas semanas da realização da cimeira da ECTAA (Confederação das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), Eric Drésin, secretário-geral da entidade, afirmou ao Publituris que “a ideia de realizarmos a nossa cimeira em Macau, passa, essencialmente, por reatar uma relação que, de certa forma, foi interrompida por causa da pandemia”. Assim, o objetivo passa por “aproximar estes dois grandes mercados turísticos”.

O Publituris entrevistou, igualmente, Tiago Brito, diretor da delegação do Turismo de Portugal na China, que, depois de mostrar os indicadores relativamente ao comportamento do mercado emissor chinês para Portugal, traçou os objetivos para o futuro: “alcançar 1 milhão de dormidas e 500 mil hóspedes nos próximos três anos”.

Para que tal aconteça, Tiago Brito reforçou, no entanto, a necessidade de “haver um grau de customização e de adaptabilidade do negócio e do serviço ao mercado chinês”, destacando que “há uma nova vaga de turistas chineses que procuram outras coisas, sítios com mais recato, mas com sofisticação”.

Além da viagem a Macau, o Publituris viajou, também, a convite da Solférias e da TAP, a Florianópolis, destino que conta com praias de areia branca e águas azul-turquesa, tons que contrastam com o verde da serra catarinense e que marcam uma cidade cuja história se cruza com os Açores.

O “dossier” desta primeira edição de maio de 2025 do Publituris é dedicado aos seguros de viagem. O Publituris falou com José Carlos Viseu, Executive Manager da In Sure Brokes; Diogo Tomás Pereira, Head de Turismo da MAWDY; Manuel Mariano Ramos, Account Manager em Portugal da Intermundial; José Gabriel, sócio fundador da SGS; bem como com Emília Sanches, diretora de Marketing da Zurich Portugal, e todos concordaram que, após a pandemia, a perceção dos viajantes sobre os seguros de viagem mudou, pois o turismo mudou, enfim, o mundo mudou e, hoje, esses mesmos viajantes estão “mais atentos e conscientes” que mais vale prevenir do que remediar, principalmente quando estão fora da sua zona de conforto.

Além do “Pulse Report”, numa parceria entre a Guestcentric e o Publituris que divulga dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Castro (diretor da SkyExpert Consulting e docente em Gestão Turística no ISCE), e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School).

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Considerando que a colaboração entre a APAVT e as entidades do turismo de Macau não se esgota com o congresso, em dezembro, Pedro Costa Ferreira, admite que a “ambição de Macau se revigorou e que a confiança entre as partes, nos mercados asiáticos, é muito importante e se tem reforçado”.

Quanto ao mercado chinês e ao posicionamento que os players em Portugal deverão e terão de ter perante o maior mercado turístico emissor, Pedro Costa Ferreira considera que “há algumas dimensões do mercado chinês que colam muito bem connosco” e dá o exemplo da época alta dos turistas chineses – janeiro e fevereiro – se “ajusta bem com o nosso objetivo de quebra de sazonalidade”. E adianta: “o facto de não serem atraídos por praia, mas sim por cultura, pelo interior ou natureza, permite-nos ter mais território turístico”.

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Para que tal aconteça, Tiago Brito reforçou, no entanto, a necessidade de “haver um grau de customização e de adaptabilidade do negócio e do serviço ao mercado chinês”, destacando que “há uma nova vaga de turistas chineses que procuram outras coisas, sítios com mais recato, mas com sofisticação”.

Além da viagem a Macau, o Publituris viajou, também, a convite da Solférias e da TAP, a Florianópolis, destino que conta com praias de areia branca e águas azul-turquesa, tons que contrastam com o verde da serra catarinense e que marcam uma cidade cuja história se cruza com os Açores.

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Além do “Pulse Report”, numa parceria entre a Guestcentric e o Publituris que divulga dados quantitativos do mercado de hotelaria independente em Portugal, as opiniões pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Castro (diretor da SkyExpert Consulting e docente em Gestão Turística no ISCE), e Amaro F. Correia (docente na Atlântico Business School).

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Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas

A Reunião Ministerial de Turismo do BRICS, marcada para o dia 12 de maio, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (Brasil) reunirá representantes dos 11 países que constituem o bloco para discutir ações conjuntas e formalizar uma declaração voltada ao fortalecimento do turismo regional, resiliente e também com foco na atração de nômades digitais para os destinos dos países membros.

A secretária executiva do Ministério do Turismo do Brasil, Ana Carla Lopes, destacou a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento do setor, afirmando que “estamos certos de que o BRICS continuará a promover avanços positivos para as nossas nações e para o mundo”.

Antes do momento ministerial, o Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS reúne-se, esta sexta-feira, dia 9 de maio, também em Brasília, para consolidar as propostas que farão parte do relatório conjunto sobre a regionalização do turismo.

Durante o encontro técnico serão discutidos e aprovados relatórios, como o que traz análises dos avanços em turismo sustentável, resiliente e regenerativo nos países do BRICS, abordando, por exemplo, aspetos como marcos regulatórios, resposta a desafios, engajamento das comunidades locais e integração com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estudo que posiciona o turismo como vetor de desenvolvimento económico, social e ambiental, destacando boas práticas e desafios comuns enfrentados pelos países do grupo.

Um outro eixo central dos debates será a formulação de estratégias para consolidar os países do BRICS como destinos de referência para nômadas digitais, além de analisar quatro dimensões prioritárias: levantamento de destinos, políticas de visto, infraestrutura e promoção turística.

Entre as principais recomendações estão o monitoramento e intercâmbio de boas práticas, o fortalecimento da resiliência institucional e a incorporação da justiça climática no planeamento turístico. A conclusão reforça a importância de ampliar a cooperação entre os países do bloco para consolidar o turismo como uma força regenerativa, inclusiva e sustentável.

Refira-se que, este ano, o Brasil exerce a presidência rotativa do BRICS até 31 de dezembro. A liderança temporária é responsável por definir as prioridades da agenda anual e coordenar as iniciativas do bloco. Sob o lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”, a presidência brasileira tem como foco a reforma da governança internacional e o fortalecimento da cooperação entre os países em desenvolvimento.

A cimeira dos Chefes de Estado do BRICS será realizada em julho, no Rio de Janeiro, e deverá consolidar os principais avanços promovidos ao longo do ano.

O BRICS é um grupo formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irão. O grupo foi criado para promover a cooperação económica e política entre economias emergentes.

Sobre o autorCarolina Morgado

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A renovação dos aparelhos faz parte de um programa mais amplo de ‘retrofit’ da LATAM Airlines, anunciado em setembro do ano passado, que prevê a renovação de 24 aviões Boeing 787 com um investimento total de 360 milhões de dólares.

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A LATAM Airlines já está a operar os três aviões 787-8 com cabines renovadas, com destaque para as suítes Recaro R7 na Premium Business, que se inspiram na América do Sul e oferecem um “maior conforto e privacidade”.

“Com este lançamento, o Grupo LATAM Airlines torna-se o primeiro grupo de companhias aéreas da América do Sul a oferecer aos seus clientes uma experiência de viagem tão sofisticada”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

As suítes Recaro R7 da cabine Premium Business contam com portas de correr para oferecer maior conforto e privacidade aos passageiros, assim como assentos que se convertem em camas, espaço de arrumação e portas de carregamento USB-A e USB-C, além de um ecrã de alta-definição de 18 polegadas, possuindo ainda “interiores inspirados na beleza natural da América do Sul”.

Além das cabines Premium Business, a atualização também se estende à classe Económica, que agora conta com “assentos de última geração, ergonomicamente projetados para maior espaço e conforto, entretenimento a bordo e design otimizado”.

Os aviões renovados começaram a operar a 26 de abril, na rota entre Santiago-Cidade do México, com um voo que partiu do Chile às 8h10, tendo, entretanto, passado a ser utilizados também nas rotas Santiago-Bogotá e Santiago-Miami.

Os aparelhos 787-8 agora renovados vão ser também utilizados nas rotas de Santiago para a Ilha de Páscoa (Chile), Bogotá (Colômbia), Madrid (Espanha) e Miami, Nova Iorque e Los Angeles (EUA).

A renovação dos aparelhos faz parte de um programa mais amplo de retrofit anunciado em setembro do ano passado, que prevê a renovação de 24 aviões Boeing 787 com um investimento total de 360 milhões de dólares.

“Com o objetivo de modernizar, de forma contínua, nossa frota e elevar a experiência de voo na América do Sul, a LATAM orgulha-se de ser o primeiro grupo da região a inovar na Premium Business com a incorporação de portas nos assentos. Essa iniciativa proporciona aos nossos passageiros um nível de privacidade e conforto sem precedentes, inspirado na beleza local”, afirma Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM.

Entre os 24 aparelhos que vão ser alvo de renovação, encontram-se 10 aviões Boeing 787-8 que operam voos internacionais e domésticos no Chile, assim como 14 Boeing 787-9, que realizam os voos internacionais e domésticos no Chile, Brasil e Peru.

O processo de modernização está a ser realizado nas bases de manutenção da LATAM em São Carlos, no Brasil, e em Santiago, no Chile, e deverá estar concluído no segundo semestre de 2026, uma vez que as intervenções em cada aparelho demoram, em média, um a dois meses, dependendo do âmbito das melhorias.

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Transportes

Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes

A Volta ao Mundo 2027 – Grande Círculo do Pacífico da Princess Cruises vai visitar 61 destinos em 20 países e três continentes, contando com partida a 6 de janeiro de 2027, a bordo do navio Coral Princess. Disponíveis estão também outras versões mais curtas desta viagem.

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A Volta ao Mundo 2027 – Grande Círculo do Pacífico da Princess Cruises vai visitar 61 destinos em 20 países e três continentes, contando com partida a 6 de janeiro de 2027, a bordo do navio Coral Princess.

No total, a proposta da Princess Cruises tem a duração de 130 dias, com partida de Ft. Lauderdale, nos EUA, no dia 6 de janeiro de 2027, com a chegada a estar marcada para Los Angeles, também nos EUA.

No entanto, a companhia de cruzeiros disponibiliza mais duas opções mais curtas, cujas partidas decorrem ambas a 21 de janeiro de 2027 de Los Angeles, estando disponível um itinerário de 115 dias que tem chegada também a Los Angeles, bem como outro de 11 dias, com chegada a Vancouver, no Canadá.

“A nossa próxima Volta ao Mundo 2027 — Grande Círculo do Pacífico é uma viagem única na vida que conecta os viajantes com os destinos mais impressionantes do mundo, com a elegância e calor que só a Princess consegue oferecer”, afirma Terry Thornton, diretor Comercial da Princess, explicando que esta viagem foi pensada para “passageiros que desejam descobrir diferentes culturas, tradições, sabores e paisagens espetaculares do Pacífico como nunca antes”.

O Canal do Panamá, Pacífico Sul, incluindo Samoa, Fiji e Vanuatu; a Austrália e Nova Zelândia, desde Brisbane e Tasmânia até às duas ilhas da Nova Zelândia; o Sudeste Asiático, com visitas à Indonésia, Tailândia e Hong Kong; o Japão, com escalas em Okinawa e Osaka; o Alasca, com seis destinos na “Grande Terra”; e Vancouver, no Canadá, antes da chegada a Los Angeles, são os principais destaques deste itinerário da Princess Cruises.

Durante a viagem, os passageiros têm também acesso a 23 locais classificados como Património Mundial da UNESCO, com destaque para a Grande Barreira de Coral (Austrália), a Baía de Ha Long (Vietname), o Parque Nacional dos Vulcões do Havai e a Ópera de Sydney.

O itinerário disponibiliza também nove pernoitas, incluindo uma noite em Hong Kong e escalas noturnas em Anchorage (Whittier), Cairns, Honolulu, Osaka, Singapura, Suva, Sydney e Tóquio.

Além das opções de 111 e 115 dias, a Princess Cruises permite também embarques noutros portos além dos EUA, o que permite optar por segmentos mais curtos, entre cinco e 69 dias, com partida de portos como Auckland, Hong Kong, Honolulu, Singapura, Sydney, Tóquio e Vancouver.

A companhia de cruzeiros recorda ainda que o navio Coral Princess, com capacidade para 2.000 passageiros, oferece refeições gourmet, incluindo os restaurantes de especialidades Crown Grill e Sabatini’s Italian Trattoria; entretenimento de classe mundial com espetáculos ao estilo da Broadway, música ao vivo, jogos de casino e filmes ao ar livre; conforto máximo, com jantares flexíveis e vantagens como o serviço Reserve Collection Dining e entregas através do OceanNow; assim como Wi-Fi em todo o navio.

Mas informações sobre os itinerários da Princess Cruises aqui, assim como através das agências de viagens.

 

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Enoturismo

Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas

A herdade Monte da Bica, situada no coração do Alentejo, na zona de Montemor-o-Novo, inicia um novo capítulo da sua história que remonta há mais de 100 anos. Sob a liderança de Manuela Pinto Gouveia, prepara-se para investir mais de 1,5 milhões de euros na construção de um boutique hotel, novos lagares de pisa a pé e uma sala de provas, mas há mais novidades.

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“Estamos a dar início a uma nova fase deste projeto de alma portuguesa e tão profundamente alentejana: o Monte da Bica. Temos um novo website com loja online, nova imagem e novas referências de vinhos — irreverentes e audazes como sempre — que continuam a desafiar convenções e a elevar a perceção dos vinhos da região”, afirma Manuela Pinto Gouveia, proprietária do Monte da Bica.

A empresária avança ainda que “contamos também com uma nova adega, uma adega-galeria com exposições regulares e novas experiências para quem nos visita”, para anunciar que ainda este ano “abriremos dois lagares de pisa a pé – queremos fazer toda a vinificação em casa – e uma sala de provas, e em 2027, concretizaremos um sonho antigo dos meus pais: o hotel”, pois segundo acrescenta, “queremos recuperar a hospitalidade da nossa casa de família, criar uma experiência imersiva e ajudar a fixar gente e talento na região criando oportunidades de emprego”, apontou.

A família Pinto Gouveia é, desde 1919, proprietária desta herdade, conhecida pela sua longa tradição na produção de cortiça e cereais. Com cerca de 350 hectares de terra, o Monte da Bica é hoje, segundo a proprietária, um modelo de gestão sustentável e diversificado, com atividade em áreas como a cortiça, pinhão, eucalipto, mel, sementes e pecuária. Desde 2016 dedica-se também à produção de vinhos, combinando tradição e inovação, com a primeira vinha a ser plantada em 2005.

A marca está ainda a iniciar os primeiros passos rumo à internacionalização, com planos para começar a exportar ainda em 2025 para mercados como Angola, Irlanda, Brasil, Canadá e Espanha. A estratégia de crescimento inclui também a abertura de novos canais de distribuição e a formação de novas parcerias de negócio.

A produção dos vinhos Monte da Bica está nas mãos experientes de dois enólogos: André Herrera, enólogo consultor, e Madalena Torres Pereira, enóloga residente.

Com uma nova adega e uma adega-galeria na sala das barricas que acolhe exposições de arte regulares, o Monte da Bica quer afirmar-se não apenas como produtor de vinhos, mas também como destino obrigatório no Alentejo, promovendo a cultura, o terroir e a identidade singular da região. Além disso, oferece uma variedade de experiências imersivas, como provas de vinhos, visitas à herdade, piqueniques, tirada de cortiça e pisa em lagar, permitindo aos visitantes conectar-se com a terra e a biodiversidade local.

“Os nossos vinhos são completamente fora da caixa. Somos indiscutivelmente uma marca para um nicho de mercado que valoriza a irreverência, a autenticidade e, principalmente, a exclusividade. Através dos nossos vinhos conseguimos dar a conhecer um outro Alentejo”, destaca Manuela Pinto Gouveia.

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Alojamento

Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República centrado em quatro eixos considerados estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial).

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No âmbito das próximas eleições legislativas, marcadas para 18 de maio, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), dirigiu um conjunto de propostas a todos os partidos políticos candidatos à Assembleia da República, apelando à sua concretização durante a XVII Legislatura, considerando que “é essencial garantir a sustentabilidade, competitividade e coesão territorial das suas atividades, verdadeiras locomotivas da economia nacional”.

Segundo a AHRESP, as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico (Canal HORECA) registaram, no ano 2023 (último ano disponível, fonte INE), um total de 125.679 empresas (+0,5% face a 2022) e 445.160 trabalhadores (+2% face a 2019), o que representa cerca de 8,3% e 9,14% do total nacional, respetivamente.

No que diz respeito ao volume de negócios, o Canal HORECA atingiu, em 2023, o valor de 23,2 mil milhões de euros, afirmando a AHRESP que “o setor do Alojamento e Restauração mantém uma importante representatividade no panorama nacional das empresas e do emprego, consolidando-se como uma das principais fontes de riqueza do país com forte contributo para a criação de emprego e para o desenvolvimento económico nacional”, reforçando que as atividades económicas, debaixo do “chapéu” da AHRESP, “movem toda a economia e têm dos efeitos indiretos mais elevados em todos os setores: primário (agricultura), secundário (indústria) e terciário (serviços)”.

Contudo, diz a associação, “importa reconhecer o atual contexto macroeconómico, nacional e internacional, marcado por incertezas, como as recentes políticas comerciais dos EUA, que colocam novos desafios à atividade das empresas” e, apesar de 2024 ter sido um ano recorde em número de hóspedes, dormidas e receitas turísticas internacionais, “estas estatísticas não refletem as dificuldades enfrentadas pelas empresas da restauração, sobretudo as localizadas fora das zonas de maior afluência turística”, salientando que a AHRESP que “o início de 2025 confirma um agravamento dessa realidade”.

Assim, a AHRESP apresenta as suas propostas para o período das Legislativas 2025-2029, centradas em quatro eixos estratégicos (Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial), num total de 13 medidas, considerando-as como “prioritárias para salvaguardar as empresas e contribuir para o fortalecimento da economia portuguesa”.

No eixo da “Fiscalidade”, a associação propõe a reposição integral da taxa intermédia do IVA nas bebidas, a redução da Taxa do IRC, a contribuição sobre embalagens de utilização única (fiscalidade verde), bem como a eliminação do Pagamento por Conta.

No emprego, as propostas da AHRESP incluem a redução da TSU a cargo das empresas, redução do IRS, além de programas de apoio à integração de imigrantes (habitação, formação e valorização).

No terceiro eixo – “Investimento” – a AHRESP destaca os programas de reforço à capitalização das empresas (capitais próprios e tesouraria), programas de apoio ao investimento e requalificação das empresas, medidas de apoio à eficiência energética e hídrica e à transição digital, além da celeridade na justiça económica.

Finalmente, na “Coesão Territorial”, as propostas incluem a necessidade de um programa de dinamização à economia nos territórios de baixa densidade, bem como um programa para dinamização de produtos regionais/locais.

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Transportes

Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril

O setor dos Transportes foi, segundo um relatório da consultora Informa D&B, um dos que mais recuaram na constituição de novas empresas nos primeiros quatro meses de 2025, período em que foram criadas 18.979 novas empresas em Portugal, descida de 2,9% (-567 constituições) face a período homólogo.

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O setor dos Transportes foi, segundo o relatório Informa Business by Data, um dos que mais recuaram na constituição de novas empresas nos primeiros quatro meses de 2025, período em que foram criadas 18.979 novas empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 2,9% (-567 constituições) face ao período homólogo.

O relatório, elaborado pela consultora Informa D&B, mostra que a “maioria dos setores” contribuiu para a descida na criação de novas empresas nos primeiros quatro meses do ano, ainda que os Transportes tenham apresentado a maior descida, que chegou aos -26%, com menos 464 empresas criadas.

A descida no setor dos Transportes, acrescenta o relatório da Informa D&B, foi ditada essencialmente pelo menor número de constituições na ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’, uma atividade que a consultora diz estar em queda desde 2024.

“Esta atividade, depois de nos últimos anos ter atingido crescimentos que superaram todas as outras, está em queda desde 2024, registando nestes quatro primeiros meses de 2025 um recuo de 49% (-669 constituições)”, refere a Informa D&B, que diz que também os Serviços gerais, que foi o segundo setor com maior número de novas empresas, “tem também uma queda significativa de 9,7% (-289 constituições)”.

Já as Atividades imobiliárias (+22%; +398 constituições), Construção (+6,6%; +154 constituições), Agricultura e outros recursos naturais (+25%; +142 constituições) e Indústrias (+6,7%; +50 constituições), foram os setores que registam crescimento na criação de novas empresas até 30 de abril deste ano.

A Informa D&B revela também que, do ponto de vista geográfico, os centros urbanos de Lisboa e Porto foram os que reuniram “maior número de novas empresas, mas são também aqueles onde se registam as maiores descidas neste indicador”.

“Até 30 de abril, e em comparação com o período homólogo, em Lisboa constituíram-se menos 318 empresas (-5,3%) e no Porto menos 197 empresas (-5,8%). Pelo contrário, Braga, que é o 3º distrito com o maior número de constituições de novas empresas, viu aumentar este indicador em 7,2% (+104 constituições), com destaque para os setores das Atividades imobiliárias e da Construção”, acrescenta a consultora.

Encerramentos e insolvências descem em grande parte dos setores

No que diz respeito a encerramentos, os dados do Informa Business by Data, mostram que estes têm estado a cair nos últimos 12 meses, período em que encerraram 13.784 empresas, o que representa uma descida de 12% (-1 893 encerramentos) face aos 12 meses anteriores.

No entanto, o comportamento foi diferente consoante os setores em análise, uma vez que o setor dos Transportes, por exemplo, se mantém na liderança também neste tópico, com um aumento de 4,6% nos encerramentos registados no último ano.

“A descida neste período foi transversal à maioria dos setores de atividade, com exceção dos Transportes (+4,6%; +38 encerramentos) e das Tecnologias da informação e comunicação (+0,1%; +1 encerramento)”, indica a consultora.

Já no que diz respeito a insolvências, a Informa D&B apurou que 648 empresas iniciaram um processo de insolvência até final de abril, o que corresponde a uma descida de 11,5% (-84 insolvências) face ao período homólogo.

E também no que diz respeito às insolvências houve comportamentos distintos entre os setores, com a consultora a indicar que “mais de metade dos setores registam menos insolvências”, com destaque para as Indústrias (-36%; -78 insolvências), nomeadamente a Indústria de têxtil e moda (-51%; -71 insolvências) nos distritos de Braga e Porto, e que tinha sido “um subsetor que no ano passado quase triplicou o número de insolvências”.

 

 

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Aviação

Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC) de Cabo Verde anunciou uma greve dos pilotos da TACV a partir de 22 de maio, com duração de cinco dias, exigindo a resolução de pendências. O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Airlines responde que a situação financeira da companhia “é critica” e não permite “uma nova progressão salarial”, mas que administração tem estado aberto ao diálogo.

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O presidente do SNPAC, Edmilson Aguiar, conforme avança a Inforpress, assegurou, em conferência de imprensa, que esta decisão foi tomada após esgotarem todas as possibilidades de diálogo com o conselho de administração da TACV.

Entre as reivindicações pendentes, destacam-se a regularização do cancelamento das consultas médicas, a eliminação do seguro de vida e acidentes pessoais, bem como a formalização do acordo de empresa previsto para a assinatura do memorando de 25 de fevereiro de 2019.

Além disso, segundo notícia da Inforpress, o SNPAC exige a implementação de um programa de segurança, proteção da saúde e higiene no trabalho, bem como a resolução de problemas relacionados à segurança no serviço de restauração e “catering” deficitário, além de reivindicar as progressões dos pilotos, em atraso, e o cumprimento dos pagamentos de suplementos remuneratórios que, não têm sido feitos de forma equitativa. A estrutura sindical afirma que está aberto à negociação, mas sublinha que a greve será mantida até que as pendências sejam resolvidas.

Entretanto, também em conferência de imprensa, o presidente do conselho de administração da TACV-Cabo Verde Airlines, Pedro Barros disse, citado pela agência cabo-verdiana de notícias, que a situação financeira da companhia “é critica”, o que não permite “uma nova progressão salarial”, destacando, no entanto que houve uma progressão salarial só dos pilotos de 2.5%.

Informou ainda que o conselho administrativo tem “privilegiado” o diálogo para se chegar a um entendimento, frisando que há procedimentos que poderiam ser feitos de uma outra forma.

Considerou ainda que as pendências existentes antes da privatização da empresa foram “discutidas” o ano passado com a mediação da Direção-Geral do Trabalho, em que se assumiu um conjunto de compromissos para resolvê-las.

Barros explicou que “o salário está a ser pago com alguma ginástica devido à situação crítica da empresa e vai ser pago no tempo estabelecido”, ou seja, no dia 25 do corrente mês, para ressalvar ser legítimo e justo a progressão salarial, mas explicou que a empresa não possui condições para fazer uma nova progressão.

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Destinos

Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão

O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que decorre até outubro, tendo já motivado a realização de duas iniciativas em Tóquio e Osaka.

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O Turismo de Portugal lançou, no Japão, um programa de promoção da gastronomia nacional, iniciativa que se insere no projeto “The Art of Tasting Portugal” e que conta com vários momentos, até outubro deste ano, que cruzam “tradição, inovação e sustentabilidade, protagonizados por reconhecidos chefs portugueses”.

A iniciativa, que arrancou a 2 de maio, no restaurante Noda Harajuku, em Tóquio, destina-se a “críticos gastronómicos, operadores turísticos e líderes de opinião japoneses”, um mercado onde, segundo o Turismo de Portuga, “o turismo gastronómico tem uma enorme relevância”.

O arranque deste programa contou com a participação do chef Diogo Rocha, que levou ao Japão os sabores do Centro de Portugal, numa criação conjunta com o chef Yuki Noda, conhecido pela sua dedicação à preservação da cozinha regional japonesa.

“Esta colaboração destacou-se pela fusão entre a autenticidade dos produtos portugueses, a criatividade dos chefs e a delicadeza técnica da gastronomia japonesa”, explica o Turismo de Portugal, revelando que a ação incluiu também “um momento especial no Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, onde o chef Diogo Rocha recriou a tradicional vitela à moda de Lafões, integrada numa mostra de barro negro de Molelos”.

Esta quarta-feira, 7 de maio, houve uma nova ação promocional da gastronomia portuguesa no Japão, que contou com a participação do chef Vítor Sobral e do chef japonês Yoshida, em Osaka, na qual ambos os chef cozinharam lado a lado, numa “abordagem inovadora, que cruza tradição, criatividade e sustentabilidade”.

O Turismo de Portugal indica que o chef Vítor Sobral foi também o responsável pelo menu da receção do Dia de Portugal na Expo Osaka 2025, criando para o efeito “um momento único de degustação de Portugal para os mais de 100 convidados presentes”.

“Estas ações inserem-se numa estratégia mais ampla de valorização da gastronomia portuguesa como ativo-chave da marca Portugal, afirmando-a cada vez mais nos mercados internacionais como um ativo estratégico do turismo nacional, como um motor de valorização dos territórios, de estímulo à sustentabilidade e de promoção da autenticidade cultural”, explica Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

As iniciativas visaram também reforçar a campanha “Portugal, uma receita por escrever”, que convida os viajantes a descobrirem o país através de uma combinação única de ingredientes, concretamente frescura, autenticidade, criatividade, sustentabilidade e generosidade, numa campanha que “celebra a ligação entre os sabores, as pessoas e as regiões, e que coloca Portugal no mapa dos grandes destinos gastronómicos a nível mundial”.

 

 

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