Número de passageiros aumenta na Europa. Portugal cresce 10,5% em julho
O tráfego de passageiros atingiu, em julho deste ano, 97% do registado no mesmo mês de 2019. Portugal aparece entre os países que mais cresceu, com destaque para o Funchal onde o tráfego de passageiros aumentou quase 43%.
Victor Jorge
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De acordo com os dados do Airports Council Internation (ACI) Europe, o tráfego de passageiros, na Europa, está em franca recuperação. No mês de julho de 2023, o número de passageiros que passou pelos aeroportos europeus ficou a 3% do mesmo mês do ano de 2019, ou seja, atingiu 97% do tráfego pré-pandemia.
Este valor compara com a recuperação já verificada no mês anterior de junho, quando o movimento de passageiros ficou a 5,9% do sexto mês de 2019. Já comparado com o julho de 2022, a ACI Europe anuncia um crescimento de 12,8%.
Relativamente a Portugal, a ACI Europe dá conta que o crescimento registado no movimento de passageiros foi de 10,5% face a julho de 2022, revelando que, face a julho de 2019, o aeroporto de Lisboa cresceu 5,2%, o Porto aumentou em 16,8% e o Funchal viu mais 42,7% passageiros a movimentarem-se no seu aeroporto.
Globalmente, os aeroportos da União Europeia, incluindo Suíça e Reino Unido, ficaram a 4,3% dos números registados em julho de 2019, embora, face ao mesmo mês de 2022, o aumento tenha sido de 12,7%.
As melhores performances foram registadas na Islândia (+16,2%), Croácia (+15,7%), Grécia (+14,8%), Luxemburgo (+10,5%, tal como Portugal), sendo estes os países com crescimentos a duplo dígito, mas ficando todos acima dos valores pré-pandémicos.
Do outro lado, os aeroportos da Finlândia viram o tráfego de passageiros cair 31% face ao mesmo mês de 2022, seguindo-se a Eslovénia (-27,4%), Bulgária (-22,9%), Alemanha (-19,2%) e Suécia (-17,9%). Embora com decréscimos menos acentuados, os aeroportos no Reino Unido (-4,7%) e França (-6,6%) também registaram quebras.
Entretanto, noutros aeroportos – não incluídos na listagem anterior -, o tráfego de passageiros excedeu os valores de julho de 2019 em 3,7%, apesar da perda de trafego na Ucrânia. Comparando com o mês de julho de 2022, a movimentação de passageiros nestes aeroportos aumentou 13,4%.
As performances mais relevantes foram registadas em mercados não pertencentes à União Europeia que capitalizaram a expansão das companhias lowcost. Assim, a Albânia viu o tráfego de passageiros crescer 116,6% face ao mês homólogo de 2022, enquanto o Kosovo evoluiu 41,5%. Também os aeroportos do Uzbequistão, Arménia e Cazaquistão viram o tráfego de passageiros, no mês de julho de 2023, aumentar face ao mesmo mês de 2022, com crescimentos de 72,6%, 70,4% e 66,4%, respetivamente.
A Turquia, com um crescimento de 6,5% também conseguiu ultrapassar os valores de 2019.
Para Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI EUROPE, “estes números são sintomáticos de uma mudança de um consumo material para um consumo experiencial, com pessoas a valorizar viagens para lazer e para encontrar amigos e parentes em toda a Europa e noutros destinos. A resiliência da confiança dos consumidores e o dinamismo contínuo na recuperação do tráfego é ainda mais notável considerando a crise do custo de vida e os aumentos recordes nas tarifas aéreas”.
Jankovec é, contudo, cauteloso, e refere que as variações de desempenho entre aeroportos nacionais e de menor dimensão também se tornaram um elemento da nossa recuperação – com 51% dos aeroportos da Europa ainda abaixo do nível pré-pandemia nos volumes de tráfego de passageiros. Essas variações de desempenho refletem uma mistura de fatores – desde o impacto da guerra na Ucrânia até à impressionante, mas expansão seletiva da capacidade das transportadoras de custo ultrabaixo e relativa redução de operadoras de rede, bem como alguma mudança no tráfego doméstico para outros meios de transporte”.
Nos cinco maiores aeroportos europeus, o mês de julho ainda se manteve abaixo dos valores de 2019 (-4,3%), apontando-se “o lento retorno da procura por parte da China” como uma das causas.
Assim, London-Heathrow, com um decréscimo de 1,2% conservou a posição de aeroporto mais movimentado na Europa, o aeroporto de Istambul, com um crescimento de 16,5%, foi a única grande infraestrutura aeroportuária do Top 5 a ultrapassar os valores de 2019.
Em terceiro lugar aparece o aeroporto Paris-Charles de Gaulle (-11,5%), seguindo-se Frankfurt (-13,1%) e Amsterdão-Schiphol (-10,6%).
Por grupos, os aeroportos com capacidade entre 10 e 25 milhões de passageiros foram os que maior descida registaram (-8,8%), sendo que os aeroportos com capacidade entre 5 e 10 milhões de passageiros foram os que mais cresceram (+6,9%).