Azores Airlines apresenta resultado líquido positivo de 2,2M€ no 2.º trimestre de 2023
As companhias aéreas do Grupo SATA apresentaram, no segundo trimestre do ano, resultados distintos, com a Azores Airlines a registar um resultado líquido positivo de 2,2 milhões de euros, enquanto a SATA Air Açores teve um prejuízo de 4,3 milhões de euros.
Publituris
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
Do “Green Washing” ao “Green Hushing”
Dicas práticas para elevar a experiência do hóspede
Porto Business School e NOVA IMS lançam novo programa executivo “Business Analytics in Tourism”
Travelplan já vende a Gâmbia a sua novidade verão 2025
Receitas turísticas sobem 8,9% em setembro e têm aumento superior a mil milhões de euros face à pré-pandemia
Atout France e Business France vão ser uma só a partir do próximo ano
A Azores Airlines, companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos internacionais, registou um resultado líquido positivo de 2,2 milhões de euros no segundo trimestre do ano, que compara com o prejuízo de 26 milhões de euros apurado em igual período do ano passado, adianta o Grupo SATA, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 31 de agosto.
Entre abril e junho, a Azores Airlines obteve uma receita de 75,1 milhões de euros, o que representa aumentos de 28 milhões de euros e de 32,2 milhões de euros face aos mesmos períodos de 2022 e 2019.
A companhia aérea apresentou um EBITDA de 11,6 milhões euros, valor que também representa uma melhoria face ao período homólogo, quando o resultado foi negativo em 6,2 milhões de euros.
Já o EBIT, que corresponde aos resultados antes de juros e impostos, referente ao segundo trimestre foi positivo em 3,6 milhões de euros, o que também representa uma melhoria face aos 13,1 milhões de euros negativos do mesmo trimestre do ano passado e que “excedeu as expectativas da empresa”.
Apesar da melhoria dos resultado no segundo trimestre do ano, no conjunto dos primeiros seis meses de 2023, a transportadora apresentou um resultado líquido “negativo em 20,5 milhões de euros” que, justifica o Grupo SATA, se ficou a dever a um “primeiro trimestre mais fraco em termos de operação, a “elevados gastos financeiros”, aos “custos de reestruturação” e às “diferenças cambiais”.
Ao contrário da Azores Airlines, na SATA Air Açores, a companhia aérea do grupo que realiza as ligações entre as ilhas dos Açores, obteve um prejuízo de 4,3 milhões de euros no segundo trimestre, quando no ano passado tinha apresentado um resultado positivo de dois milhões de euros.
Já no conjunto do semestre, a SATA Air Açores teve um resultado líquido negativo de 11,4 milhões de euros, que compara com um resultado líquido positivo de 1,6 milhões de euros no período homólogo.
Na SATA Air Açores, o EBITDA do segundo trimestre chegou aos 1,2 milhões de euros, o que corresponde a menos de metade do valor apurado em igual período do ano passado, quando este valor era de 2,8 milhões de euros.
No comunicado divulgado, o grupo de aviação açoriano atribui a descida dos resultados da SATA Air Açores ao aumento de capacidade proporcionado pela sétima aeronave da frota desta companhia aérea, que levou a que, no primeiro semestre do ano, este resultado fosse negativo em cerca de 55 mil euros, “impactado negativamente pelo resultado do primeiro trimestre”.
No segundo trimestre do ano, SATA Air Açores atingiu ainda uma receita no valor de 25,7 milhões de euros, valor que foi superior em 10% ao período homólogo do ano passado.
No conjunto do Grupo SATA, os resultados do primeiro semestre traduzem uma “melhoria de 16 milhões de euros face ao período homólogo”, com um resultado operacional antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) positivo de 3,6 milhões de euros.
Nos primeiros seis meses do ano, o grupo de aviação açoriano aumentou em 40 milhões a receita face ao primeiro semestre do ano passado.
Passageiros transportados também aumentam
Nos primeiros seis meses de 2023, as duas companhias aéreas do Grupo SATA transportaram um milhão de passageiros, o que corresponde a um aumento de 36% face a período homólogo do ano passado.
Por companhias, a Azores Airlines transportou 383 mil passageiros no segundo trimestre do ano (604,3 mil no semestre), num aumento de 39% em comparação com o período homólogo, enquanto a SATA Air Açores transportou 256 mil passageiros, o que representa um aumento de 20% comparativamente a igual trimestre de 2022.
No caso da Azores Airlines, foram realizados, entre abril e junho, 2.460 voos, mais 262 voos face ao período homólogo, enquanto a capacidade medida em lugares disponíveis por quilómetro (ASK) aumentou 24% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
Já a taxa de ocupação média dos voos da Azores Airlines (load factor) foi de 86,7%, aumento de 14,6 p.p. face ao mesmo trimestre de 2022, com o Grupo SATA a realçar que “o load factor nas rotas de/para a América do Norte foi de cerca de 87% durante o trimestre, uma melhoria em 14,6 p.p. em relação ao segundo trimestre 2022”, enquanto as “rotas de/para a Europa tiveram um desempenho muito significativo atingindo um load factor de 86% no trimestre”.
Na SATA Air Açores, a taxa de ocupação média dos voos sofreu, no entanto, um aumento contido quando comparado com o período homólogo, (pelo aumento significativo de capacidade com a introdução de mais uma aeronave), tendo sido de 70,6% no primeiro semestre 2023, mais 2 p.p. face ao mesmo período de 2022, registando uma redução face o mesmo período de 2019 (-5,0 p.p.).