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Iberia apresenta calendário de inverno com foco na América Latina

Para o próximo inverno, a Iberia anunciou um aumento de 17% nas ligações de longo curso, especialmente na América Latina, de forma a posicionar o aeroporto de Madrid como uma ponte entre a Europa e a região.

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A Iberia lançou esta segunda-feira, 10 de julho, o seu calendário de inverno, no qual se destaca o aumento das ligações de longo curso, que crescem 17%, especialmente na América Latina, de forma a posicionar o aeroporto de Madrid como uma ponte entre a Europa e a região.

De acordo com um comunicado da companhia aérea, a capacidade foi aumentada dos dois lados do Atlântico e, na América Latina, a Iberia vai operar, pela primeira vez, mais de 300 voos por semana, enquanto na Europa destinos como Paris, Roma e Milão contam com uma “capacidade histórica”, estando ainda previstos reforços em Atenas, Budapeste, Dusseldorf, Estocolmo, Hamburgo, Oslo, Praga e Zurique.

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“Estamos a desenvolver um plano ambicioso na América Latina e Caraíbas que potenciará a conectividade com esta região e, sobretudo, permitirá ao aeroporto de Madrid reforçar o seu papel de ponte entre a Europa e a América Latina. A este aumento recorde de frequências, acrescentamos uma frota mais sustentável e melhorias na nossa experiência a bordo, para que a Iberia seja a melhor opção para voar entre os dois lados do Atlântico”, afirma Maria Jesús López Solás, chefe de Desenvolvimento de Alianças da Iberia.

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Este aumento leva a que, no próximo inverno, concretamente entre 28 de outubro de 2023 e 30 de março de 2024, a Iberia conte realizar mais de 300 voos por semana a Europa e a América Latina, o que representa um aumento de 14% face ao inverno de 2019 e se traduz em mais de dois milhões de lugares entre as duas regiões.

Entre os destaques da operação da Iberia na América Latina está o México, cuja capital vai contar com 21 ligações aéreas por semana, sendo o destino da Iberia com a maior capacidade nesta região, tal como a Colômbia, que igual o número de ligações aéreas da Cidade do México, já que Bogotá vai contar com três voos por dia.

No Peru também vai haver aumento de operação, passando a existir dois voos diários entre Lima e Madrid, com exceção dos domingos, num total de 13 frequências por semana, apenas uma a menos do que vai estar disponível na Argentina, já que a Iberia vai realizar 14 voos por semana para o país.

Destaque merece também o Chile, que passa a contar com 10 frequências por semana, igualando a oferta que a Iberia disponibilizava no país antes da pandemia da COVID-19.

Já no Brasil, a Iberia mantém o “mesmo nível de conetividade”, com um voo diário para São Paulo, ao qual se vai também juntar um voo para o Rio de Janeiro nos meses de janeiro e fevereiro, que passa depois a quatro ligações por semana, pelo que, acrescenta a companhia aérea, “no início de 2024, o Brasil terá 11 frequências semanais com a Europa”.

No Equador, a Iberia vai ter também 10 ligações por semana, com o país a beneficiar do aumento de operação para Quito, que passa a contar com até um voo diário, ao qual se juntam ainda três frequências semanais com Guayaquil.

A Iberia tem ainda novidades na Venezuela, que passa de três para cinco voos por semana, enquanto, nas Caraíbas, a República Dominicana vai contar com nove ligações por semana em janeiro e 10 em fevereiro, e Porto Rico vai ter até cinco ligações semanais, passando a voos diários no início de 2024. Já a capital cubana vai ter três voos por semana.

Na América Central, a Iberia vai ainda ter voos diários para a Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panama e Uruguai.

Iberia cresce 24% nos EUA

O calendário de inverno da Iberia contempla também crescimento nos EUA, onde a transportadora espanhola conta disponibilizar mais de 90 voos por semana com destino a Espanha, num crescimento de 24% face às ligações aéreas disponibilizadas antes da pandemia da COVID-19.

Neste sentido, a Iberia vai manter ambas as rotas que tinha lançado em 2022 para os EUA, concretamente para Washington DC, que vai continuar a ter um carácter sazonal, e para Dallas, que continua a operar ao longo de todo o ano.

Além destas rotas, a companhia aérea vai disponibilizar cinco voos por semana para Boston, mais duas ligações do que disponibilizava em 2019, assim como dois voos diários para Miami e entre 11 e 14 ligações por semana para Nova Iorque.

Paralelamente, a Iberia conta ainda consolidar a operação diária para Chicago, assim como as quatro frequências semanais que opera para Dallas Fort Worth e as três que disponibiliza para Los Angeles.

Europa também é aposta no inverno

O calendário de inverno da Iberia inclui ainda várias novidades na Europa, com destaque para o lançamento da rota para Rovaniemi, na Lapónia, Finlândia, que arranca este inverno com duas ligações por semana, ligando Madrid à terra do Pai Natal, entre 2 de dezembro de 2023 e 10 de fevereiro de 2024.

Além da nova rota para a Lapónia, a Iberia vai aumentar em 5% a oferta na Europa face ao período pré-pandemia, chegando a perto de 800 voos por semana nesta região.

Paris, com 50 voos por semana para o aeroporto de Paris Orly e um aumento de 57% na oferta de lugares, é uma das rotas europeias da Iberia que merece maior destaque, assim como Roma, para onde a Iberia também está a planear um recorde de capacidade, com 39 frequências semanais, o que representa um aumento de 35% face a 2019. Em Itália, a Iberia vai também aumentar a oferta em Milão para 21 frequências semanais, incluindo 18 para o aeroporto de Malpensa, o que traduz um crescimento de 33% face a 2019.

A Iberia planeia ainda reforços de operação noutras cidades europeias, como Veneza, que vai ter um aumento de quatro voos por semana, atingindo um total de 22 ligações semanais, enquanto no caso de Zurique, na Suíça, vai haver um aumento de duas ligações por semana, para um total de 23 voos semanais.

No inverno, as rotas para Atenas, Praga e Dusseldorf vão ainda ganhar mais três frequências por semana face ao inverno de 2019, enquanto Oslo, Estocolmo, Budapeste e Hamburgo vão ter mais dois voos por semana.

O calendário de inverno da Iberia comtempla ainda Marrocos, que também vai ganhar maior capacidade, prevendo-se que a rota entre Madrid e Marraquexe passe a 14 voos por semana, mais quatro do que no passado, enquanto Casablanca passa a 11 voos por semana e Tânger vai ter um voo diário.

Crescimento em Espanha de 6%

Contemplados com aumentos no calendário de inverno da Iberia foram também as rotas domésticas da companhia aérea, que vai aumentar em 6% as suas rotas em Espanha, num total de 680 voos por semana, o que fica já “muito próximo dos níveis pré-pandemia”.

Em Espanha, o maior aumento de operação da Iberia será na rota entre Almeria e Madrid, que vai ganhar sete frequências semanais em relação ao inverno passado, enquanto a rota para Granada terá um aumento de cinco frequências semanais.

Pamplona também vai ter quatro frequências adicionais face ao ano passado, Jerez de la Frontera terá ainda um aumento de três frequências semanais e La Coruña vai contar com mais duas frequências a cada semana.

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Nova edição: Portugal Trade Awards, Travel Experts, Embratur, VisitPortugal Conference e BTL

A nova edição do Publituris faz capa com os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025, que decorreram a 12 de março. Além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.

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A nova edição do Publituris faz capa com os Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025, que decorreram a 12 de março.  Conheça os 15 vencedores desta edição, que elegeu também Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, como “Personalidade do Ano” 2024.

Mas, além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição, que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Na secção Distribuição, o destaque vai para a Capital Travel & Tours, DMC que atua nas Maldivas, e que veio à feira de turismo portuguesa dar a conhecer a sua oferta e estreitar laços com os clientes nacionais que já detém.

Também em Distribuição, publicamos ainda um artigo sobre a Travel Experts, que chegou a Portugal em janeiro de 2025 e que oferece soluções para agentes de viagens independentes, destacando-se pelas ferramentas, ampla rede de parceiros e pelo compromisso com a excelência no serviço, com suporte completo em português.

Em Destinos, contamos como foi a VisitPortugal Conference, que teve lugar no dia anterior à abertura da BTL e que deu protagonismo às delegações internacionais do Turismo de Portugal, assim como à Inteligência Artificial (IA).

Também na secção Destinos, publicamos ainda um artigo sobre a estratégia que está a permitir aos Açores terem turismo ao longo de todo o ano e em todas as ilhas, contribuindo para o “momento de ouro” que, segundo Berta Cabral, secretária Regional de Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, a região está a viver.

A entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, fecha a secção Destinos. Ao Publituris, o responsável, que regressou a Lisboa para participar na BTL, explicou que o Brasil vive um momento histórico depois de atingir um novo recorde de turistas internacionais, numa tendência que abrange também o mercado português e que Marcelo Freixo espera que se mantenha. Para isso, são precisas mais ligações aéreas, sendo possível que, em breve, haja novidades relativas à TAP.

Nesta edição, publicamos também uma foto-reportagem da BTL, assim como um dossier dedicado ao Turismo Religioso. Depois da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que voltaram a decorrer em Fátima no início de março, ficou a certeza que este segmento turístico continua a ter um vasto potencial. E não é apenas em Fátima, já que, por todo o país, há vários eventos que marcam o calendário do turismo religioso a nível nacional.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Check-in, são assinadas por Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Silvana Pombo (diretora-geral do Cascade Wellness Resort), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), António Marto (fundador da Bolsa de Empregabilidade) e Amaro Correia (docente e autor do livro “Governação e Smart Cities”).

Leia a edição aqui.

 

 

 

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Mas, além dos prémios, há muito mais para ler nesta edição, que fica marcada pela última edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. Na secção de Distribuição, o destaque vai para a Capital Travel & Tours, DMC que atua nas Maldivas, e que veio à feira de turismo portuguesa dar a conhecer a sua oferta e estreitar laços com os clientes nacionais que já detém.

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Também na secção Destinos, publicamos ainda um artigo sobre a estratégia que está a permitir aos Açores ter turismo ao longo de todo o ano e em todas as ilhas, contribuindo para o “momento de ouro” que, segundo Berta Cabral, secretária Regional de Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, a região está a viver.

A entrevista ao presidente da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Marcelo Freixo, fecha a secção Destinos. Ao Publituris, o responsável, que regressou a Lisboa para participar na BTL, explicou que o Brasil vive um momento histórico depois de atingir um novo recorde de turistas internacionais, numa tendência que abrange também o mercado português e que Marcelo Freixo espera que se mantenha no futuro. Para isso, são precisas mais ligações aéreas, sendo possível que, em breve, haja novidades relativas à TAP.

Nesta edição, publicamos também uma fotorreportagem da BTL, assim como um dossier dedicado ao Turismo Religioso. Depois da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que voltaram a decorrer em Fátima no início de março, ficou a certeza que este segmento turística continua a ter um vasto potencial. E não é apenas em Fátima, já que, por todo o país, há vários eventos que marcam o calendário do turismo religioso a nível nacional.

Já as opiniões desta edição, que conta também com o Check-in, são assinadas por Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Silvana Pombo (diretora-geral do Cascade Wellness Resort), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), António Marto (fundador da Bolsa de Empregabilidade) e Amaro Correia (docente e autor do livro “Governação e Smart Cities”).

 

 

 

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Rui Ventura é o novo presidente da Turismo Centro de Portugal

Num ato eleitoral que contou com o voto de 149 associados, representando 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral, Rui Ventura foi eleito presidente da Turismo Centro de Portugal com 57,72% dos votos.

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A Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu esta quinta-feira, 27 de março, Rui Ventura como novo presidente da Comissão Executiva desta entidade, para um mandato que termina em 2028.

O ato eleitoral com os votos de 149 associados, que representaram 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral.

Apresentaram-se dois candidatos à presidência da Comissão Executiva. Rui Ventura, até agora presidente da Câmara Municipal de Pinhel, obteve 86 votos (57,72%) e Walter Chicharro, deputado na Assembleia da República e anterior presidente da Câmara Municipal da Nazaré, obteve 60 votos (40,27%), registando-se três 3 votos brancos.

Recorde-se que este ato eleitoral teve como único propósito eleger o presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, lugar que se encontrava vago desde dezembro de 2024, pelo falecimento de Raul Almeida. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.

Depois de conhecidos os resultados, Rui Ventura enalteceu a participação, salientando que as duas candidaturas “mantiveram a elevação que esta entidade regional sempre teve, com um espírito de união que lhe é reconhecido”.

“É meu propósito que estejamos sempre juntos, quer os municípios, quer os privados, com quem tenho aprendido muito nas últimas semanas”, concluindo que “fui bem recebido, colhi ideias e recolhi o sentimento de cada um dos setores desta entidade. Acredito que esta região de turismo vai ter mais futuro ainda”.

Após a Assembleia Geral Extraordinária, seguiu-se uma Assembleia Geral Ordinária, que teve como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório de Atividades e do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2024, que foram aprovados por unanimidade.

Nascido a 26 de agosto de 1971, em Pinhel, onde reside, o percurso Rui Ventura tem sido maioritariamente marcado pela sua envolvência na política e no associativismo cultural e desportivo.

É funcionário autárquico, tendo assumido o cargo de presidente da Câmara Municipal de Pinhel em 2013, para o qual foi eleito após ter sido Adjunto, vereador e vice-presidente do anterior presidente da Câmara. Foi presidente do Conselho de Administração da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira (2016-2020) e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (2018-2020). É vice-presidente da Associação Territórios do Côa e presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira.
Os órgãos sociais da TCP, para o período 2023-2028, são:

Comissão Executiva:
Presidente: Rui Ventura
Vice-Presidente: Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Francisco Rolo (TCP – Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal)
Secretário da Mesa: Vítor Pereira (Câmara Municipal da Covilhã)

Conselho de Marketing:
Presidente: Jorge Almeida “Loureiro” (Hotel Avenida)
Luís Tadeu Marques (ADIRAM – Associação Aldeias de Montanha)
Carlos Ascensão (Aldeias Históricas de Portugal)
Laura Rodrigues (Câmara Municipal de Torres Vedras)
Rodolfo Baldaia de Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior)
Jorge Costa (Empreendimentos Turísticos Montebelo)
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos)

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Lisboa, Roma e Porto lideram preferências dos franceses para férias de primavera

Um estudo realizado pelo KAYAK.fr em parceria com a Ipsos revela os destinos preferidos dos viajantes franceses na primavera. Lisboa, Roma e Porto estão na liderança.

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Com a chegada da primavera, muitos franceses estão a planear as suas viagens para aproveitar o clima agradável. Um estudo realizado pelo KAYAK.fr, em parceria com a Ipsos, empresa de estudos de mercado, destaca as principais tendências em viagens na primavera francesa.

De acordo com dados de comparação de viagens, as capitais e grandes cidades europeias continuam a ser as mais populares. Lisboa, Roma e Porto lideram o ranking, seguidas de perto por três cidades espanholas:  Barcelona, ​​Madrid e Sevilha.

O clima desempenha um papel fundamental na escolha dos destinos: 27% dos franceses preferem o clima ensolarado. Além disso, a facilidade de acesso é um fator determinante: 21% procuram estadias com tempo de viagem de até duas horas para otimizar seu tempo no local.

Os viajantes franceses estão atentos aos seus gastos: 65% planeiam um orçamento inferior a 500 euros por pessoa, enquanto as preferências vão para estadias curtas, mas intensas, com 48% a optar por escapadas de três a quatro dias, e 45% a optar por de uma semana ou mais.

Ainda de acordo com o site de comparação de viagens, os franceses procuram, acima de tudo, reconectar-se com a natureza: a caminhada é a atividade preferida (33%). A gastronomia também desempenha um papel importante, com 48% dos viajantes interessados ​​em especialidades locais. Por fim, a exploração urbana, incluindo visitas a museus e compras, atrai uma parcela significativa de turistas franceses.

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Ryanair chega pela primeira vez aos 200M de passageiros transportados num ano

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

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A Ryanair anunciou que, pela primeira vez, chegou aos 200 milhões de passageiros transportados num único ano, atingindo um “novo recorde histórico”, avança a companhia aérea low cost, em comunicado.

“A Ryanair tem orgulho de ter transportado 200 milhões de passageiros em 2024/2025 e estamos satisfeitos”, congratula-se Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, citado no comunicado enviado à imprensa.

A marca foi atingida esta quarta-feira, 26 de março, num voo da Ryanair desde Fuerteventura para Madrid, em Espanha, e Maria Cornelia Vos foi a passageira que permitiu à companhia aérea alcançar a marca dos 200 milhões de passageiros.

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

Depois de alcançada esta marca histórica, a Ryanair conta chegar, em 2025/2026, aos 210 milhões de passageiros, número que vai constituir um novo recorde para a companhia aérea.

 

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Turismo de Portugal lança novos apoios à inovação no setor

O Turismo de Portugal acaba de aprovar dois regulamentos de apoio a programas de inovação no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism.

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Um dos regulamentos aprovados tem a ver com o apoio a programas de aceleração que dispõe de 500 mil euros para financiar iniciativas que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas prioritárias: agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, gastronomia, inteligência artificial e transição verde.

Já o de apoio a programas de inovação aberta conta com 600 mil euros para programas focados em aeroportos, agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, mobilidade e transição verde.

O Turismo de Portugal revela que as candidaturas estão abertas até 24 de abril e devem ser submetidas exclusivamente na plataforma eletrónica do SGPI – Si​stema de Gestão de Projetos​ de Investimento, disponível em investimento.turismodeportugal.pt. Podem concorrer entidades que tenham assinado, ou venham a assinar até à data-limite, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal.

Refira-se que o Programa FIT 2.0, integrado na estratégia do Instituto, é desenvolvido em parceria com uma rede de incubadoras nacionais e visa fortalecer o ecossistema de inovação no turismo, impulsionando a competitividade do setor.

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Reuniões Regionais da Airmet vão chegar a quatro cidades

As Reuniões Regionais da Aimet vão percorrer quatro cidades portuguesas ao longo de quatro dias, começando no Porto, a 31 de março, seguindo depois para Coimbra, a 1 de abril, Lisboa, no dia 2 e Albufeira, a 3 de abril.

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Este evento, dirigido às agências de viagens associadas da Airmet, tem como objetivo reforçar a proximidade com os membros da rede, apresentar novidades e proporcionar um espaço de partilha entre profissionais do setor.

Durante estes encontros, será feito um balanço dos resultados alcançados em 2024 e analisada a evolução e crescimento da rede Airmet. Serão também partilhadas as novidades para 2025, incluindo o investimento em tecnologia e formação, que o agrupamento de gestão de agências de viagens irá realizar com o objetivo de reforçar e melhorar a sua proposta de valor para os seus associados.

O evento contará ainda com a participação de alguns operadores do setor, nomeadamente Citavis, Costa Cruzeiros, Flexible Autos, Grupo W2M, Solférias, Soltrópico/Egotravel e Soltour, que vão apresentar as suas novidades.

Rui Alberto, diretor geral da Airmet, destaca a importância deste ciclo de reuniões regionais, realçando que “estes encontros são uma excelente oportunidade para estarmos próximos das nossas agências e compreendermos as suas necessidades”. O responsável considera ainda que “vamos partilhar os resultados do último ano e apresentar os investimentos que estamos a fazer em tecnologia e formação, sempre com o objetivo de reforçar o apoio que prestamos às nossas agências”, para concluir que “queremos que cada agência sinta que está integrada numa rede forte, dinâmica e focada no crescimento.”

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Faturação do alojamento turístico português soma 6,7MM€ em 2024

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, no ano passado, o alojamento turístico registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, crescimento de 10,9% face a 2023. Já o total de hóspedes foi de 31,6 milhões e as dormidas chegaram aos 80,3 milhões.

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No ano passado, o alojamento turístico nacional registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, num crescimento de 10,9% face ao ano anterior, avança a Informa D&B.

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, os dados incluem hotéis, unidades de alojamento local, aparthotéis, apartamentos turísticos, estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação e aldeamentos turísticos, assim como as Pousadas e ‘Quintas da Madeira’.

Tal como a faturação, também o número de hóspedes aumentou 5,2% no ano passado, situando-se nos 31,6 milhões, enquanto o total de dormidas chegou aos 80,3 milhões, o que representa mais 4% do que em 2023.

“Os hotéis receberam 20,8 milhões de hóspedes, 66% do total, e registaram aproximadamente 48,8 milhões de dormidas (cerca de 61% do total). Os estabelecimentos de alojamento local foram os que registaram maior crescimento em termos de dormidas”, lê-se na informação divulgada.

Entre o total de dormidas, o estudo da Informa D&B apurou que 23,9 milhões foram realizadas pelos residentes em Portugal, o que traduz um aumento de 2,4% face ao ano anterior, enquanto nos residentes no estrangeiro o crescimento foi de 4,8%.

“Entre os estrangeiros, os britânicos mantiveram-se como os clientes mais importantes, representando 13% das dormidas totais, à frente dos alemães e dos espanhóis. No entanto, são de destacar os aumentos das dormidas realizadas pela população residente nos Estados Unidos da América e dos Países Baixos, com crescimentos de 12% e 9%, respetivamente”, apurou o estudo.

A Informa D&B diz ainda que, no final de 2023, a capacidade hoteleira em Portugal era de cerca de 480 mil camas, mais 4,5% do que no ano anterior, sendo que “pouco mais de metade do número total de camas, ou seja, cerca de 250 mil, correspondia a hotéis, seguindo-se o segmento de alojamento local com 19%”.

Quanto a regiões, o estudo diz que o Algarve foi, no ano passado, a região com maior oferta de camas, com 28% do total, à frente da zona de Grande Lisboa, com 19%, ainda que, se forem considerados apenas os hotéis, o foco vai para a Madeira e também para o Algarve.

“É no arquipélago de Madeira e no Algarve que se localizam os de maior dimensão, sendo de 274 e 259 o número médio de camas por estabelecimento nestas regiões em 2023, um número que na média do país era de 154. Por categoria, os hotéis de 3 e 4 estrelas representavam 66% do número total e equivaliam a cerca de 70% da capacidade total deste tipo de estabelecimentos”, refere ainda o estudo.

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In Sure Broker lança novo seguro para garantia dos incumprimentos das companhias aéreas

A In Sure Broker está a lançar um seguro opcional que complementa a atual oferta de seguros de viagem, trazendo mais segurança para a agência de viagens. Trata-se de uma garantia que visa salvaguardar as agências de viagem face ao incumprimento das companhias aéreas.

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Este novo seguro garante à agência organizadora da viagem por perdas financeiras irrecuperáveis decorrentes de serviços contratados (como hotéis, cruzeiros, transferes, entre outros), caso a companhia aérea cancele ou altere significativamente a viagem com mais de 14 dias de antecedência.

Com mais esta garantia opcional com vista a complementar a atual oferta atual de seguros de viagem, a In Sure Broker assegura que “o nosso compromisso mantem-se: proteger não só os viajantes, mas também as eventuais perdas financeiras das agências de viagem.”

 

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Emirates acrescenta mais sete destinos à rede dos A350

Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que a Emirates passa a servir em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

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A Emirates vai passar a voar com aviões A350 para mais sete destinos, anunciou a companhia aérea do Dubai, que tem vindo a receber novos aparelhos deste modelo, o que permite a sua estreia em África e no Sudeste Asiático.

Segundo comunicado da companhia aérea, Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que passam a ser servidos em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

“A nossa expansão estratégica do A350 em diversas geografias no Médio Oriente/CCG, Europa, África e Sudeste Asiático potencia a flexibilidade e eficiência operacional do avião, ao mesmo tempo que oferece a mais passageiros opções de viagem premium e a oportunidade de experimentarem os nossos interiores de última geração, como a Classe Executiva e a Premium Economy, bem como muitos pormenores em todas as cabines, agora disponíveis em mais cidades do que nunca”, explica Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates Airline.

No caso de Tunes, a Emirates vai utilizar o A350 seis vezes por semana (todos os dias, exceto à terça-feira), a partir de 1 de junho, data em que também a capital da Jordânia passa a ser servida com voos diários no A350 da Emirates.

No mês seguinte, a 1 de julho, A350 da Emirates, equipado com as mais recentes cabines, aterrará pela primeira vez em Istambul, na Turquia, realizando igualmente voos diários, enquanto na Arábia Saudita, o A350 passa a ser usado nos voos de Dammam, também a partir de 1 de julho.

Já a primeira viagem do A350 da Emirates para o Sudeste Asiático acontece a 1 de agosto, com o início da operação diária deste aparelho para Ho Chi Minh City, no Vietname, enquanto a capital do Iraque vai passar a ter três voos por semana servidos com o A350, a partir de 3 de agosto.

A Emirates anuncia ainda a estreia deste avião em Oslo, a 1 de setembro, uma vez que este é o aparelho que realiza os voos diários da companhia aérea para a capital da Noruega.

A transportadora aérea de bandeira do Dubai diz que, “irá anunciar mais destinos com o A350, incluindo rotas de longo curso, nos próximos meses, à medida que os novos aviões se juntam à sua frota”.

Além destes sete novos destinos que passam a ser servidos pelos A350, a Emirates anunciou também um reforço dos voos realizados com este aparelho para o Bahrein e o Kuwait.

“O Bahrein tornar-se-á uma operação quase exclusiva do A350 com a adição do terceiro voo diário EK 835/836 a partir de 1 de junho. O Kuwait será servido por um segundo voo A350 no voo diário EK 857/858 a partir de 1 de outubro. Para além disso, Bolonha receberá o seu primeiro A350 a 1 de junho, um mês antes da última data anunciada para a sua colocação em serviço”, lê-se no comunicado divulgado.

Recorde-se que os aviões A350 da Emirates apresentam três classes de cabine e têm capacidade para transportar 312 passageiros, incluindo 32 lugares reclináveis da Classe Executiva, numa configuração 1-2-1 e um mini-bar para lanches rápidos, 21 lugares na Classe Premium Economy e 259 lugares na Classe Económica com uma generosa disposição.

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