Iberia apresenta calendário de inverno com foco na América Latina
Para o próximo inverno, a Iberia anunciou um aumento de 17% nas ligações de longo curso, especialmente na América Latina, de forma a posicionar o aeroporto de Madrid como uma ponte entre a Europa e a região.
Publituris
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
Filme promocional do Centro de Portugal premiado na Grécia
Enoturismo no Centro de Portugal em análise
ESHTE regista aumento de 25% em estágios internacionais
easyJet abre primeira rota desde o Reino Unido para Cabo Verde em março de 2025
Marrocos pretende ser destino preferencial tanto para turistas como para investidores
A Iberia lançou esta segunda-feira, 10 de julho, o seu calendário de inverno, no qual se destaca o aumento das ligações de longo curso, que crescem 17%, especialmente na América Latina, de forma a posicionar o aeroporto de Madrid como uma ponte entre a Europa e a região.
De acordo com um comunicado da companhia aérea, a capacidade foi aumentada dos dois lados do Atlântico e, na América Latina, a Iberia vai operar, pela primeira vez, mais de 300 voos por semana, enquanto na Europa destinos como Paris, Roma e Milão contam com uma “capacidade histórica”, estando ainda previstos reforços em Atenas, Budapeste, Dusseldorf, Estocolmo, Hamburgo, Oslo, Praga e Zurique.
“Estamos a desenvolver um plano ambicioso na América Latina e Caraíbas que potenciará a conectividade com esta região e, sobretudo, permitirá ao aeroporto de Madrid reforçar o seu papel de ponte entre a Europa e a América Latina. A este aumento recorde de frequências, acrescentamos uma frota mais sustentável e melhorias na nossa experiência a bordo, para que a Iberia seja a melhor opção para voar entre os dois lados do Atlântico”, afirma Maria Jesús López Solás, chefe de Desenvolvimento de Alianças da Iberia.
Este aumento leva a que, no próximo inverno, concretamente entre 28 de outubro de 2023 e 30 de março de 2024, a Iberia conte realizar mais de 300 voos por semana a Europa e a América Latina, o que representa um aumento de 14% face ao inverno de 2019 e se traduz em mais de dois milhões de lugares entre as duas regiões.
Entre os destaques da operação da Iberia na América Latina está o México, cuja capital vai contar com 21 ligações aéreas por semana, sendo o destino da Iberia com a maior capacidade nesta região, tal como a Colômbia, que igual o número de ligações aéreas da Cidade do México, já que Bogotá vai contar com três voos por dia.
No Peru também vai haver aumento de operação, passando a existir dois voos diários entre Lima e Madrid, com exceção dos domingos, num total de 13 frequências por semana, apenas uma a menos do que vai estar disponível na Argentina, já que a Iberia vai realizar 14 voos por semana para o país.
Destaque merece também o Chile, que passa a contar com 10 frequências por semana, igualando a oferta que a Iberia disponibilizava no país antes da pandemia da COVID-19.
Já no Brasil, a Iberia mantém o “mesmo nível de conetividade”, com um voo diário para São Paulo, ao qual se vai também juntar um voo para o Rio de Janeiro nos meses de janeiro e fevereiro, que passa depois a quatro ligações por semana, pelo que, acrescenta a companhia aérea, “no início de 2024, o Brasil terá 11 frequências semanais com a Europa”.
No Equador, a Iberia vai ter também 10 ligações por semana, com o país a beneficiar do aumento de operação para Quito, que passa a contar com até um voo diário, ao qual se juntam ainda três frequências semanais com Guayaquil.
A Iberia tem ainda novidades na Venezuela, que passa de três para cinco voos por semana, enquanto, nas Caraíbas, a República Dominicana vai contar com nove ligações por semana em janeiro e 10 em fevereiro, e Porto Rico vai ter até cinco ligações semanais, passando a voos diários no início de 2024. Já a capital cubana vai ter três voos por semana.
Na América Central, a Iberia vai ainda ter voos diários para a Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panama e Uruguai.
Iberia cresce 24% nos EUA
O calendário de inverno da Iberia contempla também crescimento nos EUA, onde a transportadora espanhola conta disponibilizar mais de 90 voos por semana com destino a Espanha, num crescimento de 24% face às ligações aéreas disponibilizadas antes da pandemia da COVID-19.
Neste sentido, a Iberia vai manter ambas as rotas que tinha lançado em 2022 para os EUA, concretamente para Washington DC, que vai continuar a ter um carácter sazonal, e para Dallas, que continua a operar ao longo de todo o ano.
Além destas rotas, a companhia aérea vai disponibilizar cinco voos por semana para Boston, mais duas ligações do que disponibilizava em 2019, assim como dois voos diários para Miami e entre 11 e 14 ligações por semana para Nova Iorque.
Paralelamente, a Iberia conta ainda consolidar a operação diária para Chicago, assim como as quatro frequências semanais que opera para Dallas Fort Worth e as três que disponibiliza para Los Angeles.
Europa também é aposta no inverno
O calendário de inverno da Iberia inclui ainda várias novidades na Europa, com destaque para o lançamento da rota para Rovaniemi, na Lapónia, Finlândia, que arranca este inverno com duas ligações por semana, ligando Madrid à terra do Pai Natal, entre 2 de dezembro de 2023 e 10 de fevereiro de 2024.
Além da nova rota para a Lapónia, a Iberia vai aumentar em 5% a oferta na Europa face ao período pré-pandemia, chegando a perto de 800 voos por semana nesta região.
Paris, com 50 voos por semana para o aeroporto de Paris Orly e um aumento de 57% na oferta de lugares, é uma das rotas europeias da Iberia que merece maior destaque, assim como Roma, para onde a Iberia também está a planear um recorde de capacidade, com 39 frequências semanais, o que representa um aumento de 35% face a 2019. Em Itália, a Iberia vai também aumentar a oferta em Milão para 21 frequências semanais, incluindo 18 para o aeroporto de Malpensa, o que traduz um crescimento de 33% face a 2019.
A Iberia planeia ainda reforços de operação noutras cidades europeias, como Veneza, que vai ter um aumento de quatro voos por semana, atingindo um total de 22 ligações semanais, enquanto no caso de Zurique, na Suíça, vai haver um aumento de duas ligações por semana, para um total de 23 voos semanais.
No inverno, as rotas para Atenas, Praga e Dusseldorf vão ainda ganhar mais três frequências por semana face ao inverno de 2019, enquanto Oslo, Estocolmo, Budapeste e Hamburgo vão ter mais dois voos por semana.
O calendário de inverno da Iberia comtempla ainda Marrocos, que também vai ganhar maior capacidade, prevendo-se que a rota entre Madrid e Marraquexe passe a 14 voos por semana, mais quatro do que no passado, enquanto Casablanca passa a 11 voos por semana e Tânger vai ter um voo diário.
Crescimento em Espanha de 6%
Contemplados com aumentos no calendário de inverno da Iberia foram também as rotas domésticas da companhia aérea, que vai aumentar em 6% as suas rotas em Espanha, num total de 680 voos por semana, o que fica já “muito próximo dos níveis pré-pandemia”.
Em Espanha, o maior aumento de operação da Iberia será na rota entre Almeria e Madrid, que vai ganhar sete frequências semanais em relação ao inverno passado, enquanto a rota para Granada terá um aumento de cinco frequências semanais.
Pamplona também vai ter quatro frequências adicionais face ao ano passado, Jerez de la Frontera terá ainda um aumento de três frequências semanais e La Coruña vai contar com mais duas frequências a cada semana.