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CTP nega excesso de turismo e pede estratégias que “levem ao surgimento de novas centralidades”

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, foi um dos oradores da sessão de abertura da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima.

Inês de Matos
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CTP nega excesso de turismo e pede estratégias que “levem ao surgimento de novas centralidades”

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, foi um dos oradores da sessão de abertura da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima.

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A implementação de estratégias que “levem ao surgimento de novas centralidades” é, segundo Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), um desafio a que o turismo nacional precisa de dar resposta para desmistificar a ideia de que há turismo a mais.

De acordo com o responsável, que discursou esta quinta-feira, 6 de março, na sessão de abertura da 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em Fátima, “em Portugal, não há turismo a mais, há, sim, economia a menos”.

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Para reforçar esta ideia e explicar aos portugueses que o turismo continua a ser “um importante motor do país”, que ajuda a “criar riqueza e emprego”, a CTP está a promover, com o apoio do Turismo de Portugal, uma campanha de comunicação que pretende mostrar “que todos os portugueses podem contar com o turismo, seja qual for a sua idade, profissão ou religião”.

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“O turismo continua, sem dúvida, a ser um importante motor do país, na entrada para mais um ano, continuamos no bom caminho, mas há necessidades que o turismo deve ver atendidas e resolvidas”, acrescentou Francisco Calheiro, garantindo que a CTP vai continuar a insistir para ver materializadas algumas das “urgências” de que o setor precisa.

Um novo aeroporto, a execução do projeto do TGV e da modernização da ferrovia, bem como uma gestão mais eficiente dos territórios, de soluções para a falta de mão-de-obra e do reforço do investimento em formação e valorização das profissões turísticas são, segundo o presidente da CTP, as principais “urgências” do setor turístico nacional.

“Portugal recebe muito do turismo, a nossa atividade dá valor ao país, gera riqueza e cria postos de trabalho como nenhuma outra atividade e produz efeitos muito significativos na economia pelo estímulo a outros setores, assegura uma importante fonte de receitas fiscais e leva mais longe o nome de Portugal. Por isso, é mais um novo ano em que tudo faremos para reforçar a importância do turismo no país, porque todos contamos com o turismo”, concluiu.

 

 

 

 

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Soltour coloca Baleares e Canárias mais próximas dos turistas portugueses

Com operações diretas tanto de Lisboa como do Porto, o operador turístico Soltour reforça a sua oferta para as Baleares e Canárias para o verão de 2025.

A Soltour volta a apostar fortemente nas ilhas Baleares e Canárias, reforçando a sua operação com ligações diretas a partir de Portugal. Estes arquipélagos, que há anos fazem parte da programação do operador turístico, e continuam a ser dos destinos mais procurados pelos viajantes portugueses, tornam-se agora ainda mais acessíveis com as operações para 2025.

Os voos diretos da Soltour para as Baleares e Canárias arrancam no verão e prolongam-se durante toda a temporada. De Lisboa e do Porto, os viajantes terão ligações diretas para Maiorca, Menorca e Ibiza, nas Baleares, e para Tenerife e Gran Canária, nas Canárias. Estas operações estarão em vigor entre junho e setembro, com frequências semanais, permitindo uma maior flexibilidade na escolha das datas de férias.

“As ilhas Baleares e Canárias têm sido destinos de eleição para os viajantes portugueses, e na Soltour trabalhamos continuamente para tornar as férias mais acessíveis e cómodas”, refere Luís Santos, diretor da Soltour em Portugal, que avança que, com estas operações diretas, “reforçamos o nosso compromisso em oferecer uma programação diferenciada e adaptada às necessidades do mercado nacional”.

 

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Foto: IWRT/ACISO
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Workshops Internacionais de Turismo Religioso reforçam posição de Portugal e Fátima “no mapa global” do setor

A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.

A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.

“Podemos dizer com orgulho que o workshop se tornou num grande evento internacional, de cariz profissional, dedicado ao turismo religioso, um evento que, promovendo Fátima e Portugal como destinos de referência, reforça a nossa posição no mapa global deste setor”, afirmou a responsável, durante a sessão de abertura da iniciativa.

Na edição deste ano, que incluiu com uma conferência dedicada ao tema “Turismo Religioso como caminho de paz e de fraternidade humana”, os Workshops Internacionais de Turismo Religioso contam com participantes oriundos de 48 países, incluindo 122 buyers e 130 suppliers que estiveram presentes na bolsa de contactos que decorreu na tarde desta quinta-feira e que deu origem a cerca de 4.500 reuniões.

Além do evento de Fátima, a iniciativa conta também com uma sessão dedicada ao Turismo de Herança Judaica, que vai acontecer na Guarda a 10 de março, e na qual está ainda prevista a participação de 42 buyers e 47 suppliers, permitindo mais de 500 reuniões.

“Ao longo destas 12 edições, o Workshop Internacional de Turismo Religioso tem sido muito mais do que um evento, tem sido um acelerador de oportunidades, um espaço onde se criam parcerias, se partilham boas práticas e se discutem os desafios e tendências do turismo religioso”, acrescentou Purificação Reis.

Antes de terminar, a presidente da ACISO, que é responsável pela organização do evento juntamente com a autarquia de Ourém e com o Santuário de Fátima, disse ainda acreditar que “o turismo religioso continuará a crescer, movimentando mais visitantes”.

“Estamos cada vez mais convictos do grande potencial do turismo religioso, não apenas como motor económico, mas também como ponte entre culturas, religiões e povos, permitindo uma oferta de experiências autênticas e transformadoras”, explicou.

 

 

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Emirates volta a recrutar em Portugal

A Emirates volta a realizar os “Open Days”, durante o mês de março, para tripulantes de cabine, em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga.

A Emirates volta a realizar, em março, os “Open Days” para tripulantes de cabine em Portugal, com as sessões de recrutamento a decorrerem em três cidades: Lisboa, Porto e Faro.

Os candidatos terão a oportunidade de integrar a companhia aérea que conta atualmente com mais de 23.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses.

Os Open Days serão realizados nas seguintes datas e locais:

  • Lisboa – 9 de março, às 09h00, no Lisbon Marriott Hotel
  • Porto – 11 de março, às 09h00, NH Collection Porto Batalha
  • Lisboa – 26 de março, às 09h00, Lisbon Marriott Hotel
  • Coimbra – 28 de março, às 09h00, Hotel Coimbra Aeminium Affiliated by Meliã
  • Braga – 30 de março, às 09h00, Meliá Braga Hotel

Os três Open Days são eventos de entrada livre e não requerem registo prévio. No entanto, é aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, os quais podem ser consultados aqui: https://www.emiratesgroupcareers.com/cabin-crew/

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Lucros do grupo Air France-KLM caem 50% para 489 milhões de euros

O grupo Air France-KLM viu as receitas, em 2024, subirem 5% face a 2023, totalizando 31,5 mil milhões de euros. Contudo, os lucros líquidos baixaram de 990 milhões de euros para 489 milhões de euros. No total, o grupo interessado na compra da TAP transportou perto de 98 milhões de passageiros.

O grupo Air France-KLM obteve, em 2024, receitas de 31,5 mil milhões de euros, uma subida de 5% face aos 30 mil milhões obtidos em 2023. O grupo, que já demonstrou interesse na aquisição da TAP, revela, em comunicado, que os lucros operacionais de 1,6 mil milhões de euros correspondem a uma queda de 6,4% face ao ano anterior e os lucros líquidos passaram de 990 milhões para 489 milhões de euros, ou seja, uma quebra de 51%.

Relativamente aos passageiros transportados em 2024, o grupo franco-neerlandês indica uma subida de 4,7% para 97,9 milhões de passageiros, com um load factor de 87,6%, uma ligeira subida de 0,6 pontos percentuais face a 2023.

O grupo informa, também, que a margem operacional decresceu ligeiramente para 5,1%, impactada pelo impacto dos Jogos Olímpicos realizados em Paris, evento que acabou por diminuir as viagens de turismo para a capital francesa. Apesar da forte procura e do crescimento do turismo a nível global, os resultados anuais da Air France-KLM foram impactados pelas greves realizadas no início do ano e aumento de custos.

Já os custos com salários e custos relacionados aumentarem 9% para perto de 9,5 mil milhões de euros, enquanto os custos com combustível atingiram os 6,9 mil milhões de euros contra os 7,3 mil milhões de 2023, ou seja, uma redução de 5%.

Neste âmbito, o grupo revela que incorporou 103 mil toneladas (1,25% do total de combustível utilizado) de SAF, representando um aumento de 13,6% quando comparado com 2023, salientando a assinatura de um acordo com a TotalEnergies para o fornecimento de 1,5 milhões de toneladas de SAF para a próxima década até 2035.

Ainda relativamente aos passageiros transportados, a Air France-KLM transportou 74,8 milhões de passageiros (+3,7%) – 41,8 milhões para a Air France e 33 milhões para a KLM -, com a Transavia a transportar os restantes 23,2 milhões.

Na Air France-KLM do total de passageiros transportados, 26,5 milhões (+3,4%) foram em voos long-haul, quanto os restantes 48,2 milhões foram em short-medium-haul (+3,8%).

Entre os voos de longo curso, destaque para o mercado norte-americano com 9,7 milhões de passageiros (+5,2%), embora a região que maior crescimento (+13,2%) registou tivesse sido o Médio Oriente/Ásia para mais de 6 milhões de passageiros.

Destaque para o decréscimo da América Latina que registou uma quebra de 1% para 3,4 milhões de passageiros, com o continente africano a sofrer a maior descida (-3,9%) para 3,9 milhões de passageiros.

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Portugueses preferem Instagram para seguir conteúdos sobre viagens

O estudo “Turismo e Redes Sociais”, realizado pela Marktest, revela que Instagram é a rede social preferida pelos portugueses para consumirem conteúdos sobre viagens, alojamento ou destinos turísticos.

O Instagram é a rede social preferida pelos portugueses para consumirem conteúdos sobre viagens, alojamento ou destinos turísticos. Na mais recente edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, produzido pela Marktest, o Instagram recolheu 70% de referências por parte dos inquiridos, superando assim o Facebook, que somou 67% de referências. O Youtube, o Tik Tok e o WhatsApp completam o top 5 das redes indicadas, todas com menos de metade das referências das duas primeiras.

Apesar da liderança global do Instagram nas preferências dos portugueses que consomem conteúdos relacionados com férias e viagens nas redes sociais, a análise por faixa etária revela que, nos inquiridos com idades entre os 35 e os 64 anos, o Facebook continua a ser dominante na visualização deste tipo de conteúdo.

Já quanto ao tipo de conteúdos mais valorizado pelos inquiridos no estudo da Marktest, as “dicas de viagem” apresentam o valor médio mais elevado, com um registo de 7,6 numa escala de 0 a 10. O Top3 de preferências fica completo com os conteúdos sobre “locais pouco conhecidos ou por explorar” e sobre “promoções e descontos”.

O estudo da Marktest procurou também perceber quais os formatos preferidos de publicações sobre turismo e viagens nas redes sociais, tendo as fotografias sido eleitas pela maioria (80,3%) como o preferido. Os vídeos, que recolheram quase 71% de preferências, surgem no segundo lugar global, mas lideram a preferência entre os inquiridos mais jovens.

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Krakow, Wawel, magnolie, kwiaty, wiosna, fot adam brzoza,
BTL

Polónia promove-se na BTL

Tendo em conta a nova ligação aérea diária entre Lisboa e Varsóvia, que vai começar a ser operada pela LOT Polish Airlines, a partir de 30 de março, e que facilitará a visita de portugueses à Polónia, o turismo daquele país vai promover-se na BTL.

Durante este evento, a Polónia terá um stand no Pavilhão 4 (4A31), no qual apresentará as novidades e atrações turísticas do país, incluindo novas ligações aéreas e uma oferta diversificada adaptada às novas tendências de viagem. Além disso, estarão presentes no stand a LOT Polish Airlines e a Região de Cracóvia, ambas com informações exclusivas sobre as suas ofertas e novos produtos.

Uma das grandes novidades deste ano é a nova ligação aérea direta entre Lisboa e Varsóvia, operada pela LOT Polish Airlines, que facilita ainda mais a visita dos portugueses à Polónia. A partir de 30 de março de 2025, a rota será servida diariamente, com horários convenientemente adaptados para facilitar viagens tanto no inverno quanto no verão.

A Polónia está a adaptar a sua oferta turística às novas tendências de viagem, com destaque para o turismo gastronómico e sustentável. Em 2025, Gdansk é a Capital Europeia da Cultura Gastronómica, e Varsóvia é agora considerada uma das cinco capitais mais verdes da Europa, de acordo com um ranking do European Best Destinations. Os famosos mercados de Natal, como o de Gdansk, recentemente eleito Melhor Mercado de Natal da Europa 2025, estão a conquistar turistas que procuram experiências autênticas.

“A Polónia tem muito a oferecer aos turistas portugueses, desde a sua rica herança cultural até às opções mais contemporâneas, como o turismo gastronómico e sustentável” confirma Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia para Espanha e Portugal, para apontar que “estamos confiantes de que a nova ligação aérea entre Lisboa e Varsóvia, juntamente com os nossos destinos cada vez mais procurados por quem procura um turismo sustentável e experiências autênticas, continuarão a atrair mais turistas portugueses”.

Refira-se que o Turismo da Polónia disponibiliza um site oficial em português, onde os visitantes podem encontrar todo o conteúdo relevante e as atualizações regulares sobre as ofertas e eventos no país.

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Alojamento

limehome converte antiga fábrica em Alcântara na sua maior propriedade em Lisboa

O empreendimento turístico vai contar com 57 apartamentos e área de restauração, situado junto à LX Factory. Em Lisboa, a limehome conta já com quatro projetos em funcionamento, sendo que o mais recente encontra-se na zona do Campo Pequeno, com 38 estúdios e apartamentos de tipologia T1.

A limehome, operador de apartamentos turísticos na Europa, reforça a presença em Lisboa com um novo projeto em Alcântara, numa antiga fábrica em ruínas.

Situado na Rua Maria Luísa Holstein, junto à LX Factory, o empreendimento vai contar com 57 apartamentos totalmente equipados e uma área de apoio dedicada à restauração. A inauguração está prevista entre 2028 e 2029, reforçando “o posicionamento estratégico da limehome [nesta área]”, onde antecipa “crescimento e valorização nos próximos anos”.

Este projeto junta-se ao mais recente projeto da limehome na capital, onde conta com uma nova propriedade no Campo Pequeno, na Avenida dos Defensores de Chaves, 95. Esta propriedade, a quarta em atividade em Lisboa, conta com 38 estúdios e apartamentos de tipologia T1.

De acordo com Daniel Hermann, Chief Growth Officer da limehome, o objetivo é consolidar e aumentar a presença em todo o território nacional.

“Com esta abertura, aproximamo-nos das 200 unidades em funcionamento, tendo mais de 300 em contrato. Estas novas propriedades certamente terão o mesmo sucesso do nosso portfólio atual em Lisboa, não só pela sua localização privilegiada, mas também pelas caraterísticas únicas dos próprios edifícios, que prometem oferecer uma experiência excecional aos hóspedes”, afirma Daniel Hermann.

Com unidades no Porto, em Lisboa e Évora, a limehome pretende estender-se a todas as regiões de Portugal, “sempre com localizações estratégicas, dentro e fora dos centros urbanos”, e com uma total digitalização dos processos.

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Tecnologia

Sabre e Coforge reforçam colaboração

A Sabre Corporation e Coforge Limited, fornecedor global de serviços e soluções digitais, assinaram um novo acordo plurianual que irá melhorar as capacidades de desenvolvimento de produtos da Sabre e acelerar a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial em grande escala.

O acordo posiciona a Coforge como um parceiro estratégico nos esforços da Sabre para acelerar o lançamento de produtos e impulsionar avanços tecnológicos, reforçando o compromisso da empresa com a eficiência e a inovação contínua.

Ao combinar a estratégia tecnológica da Sabre com a escala e a experiência em engenharia da Coforge, esta parceria pretende estabelecer um novo padrão na indústria das viagens, acelerando a transformação digital e a modernização do setor.

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Meeting Industry

ITB avança para as Américas com evento no México em 2026

Foi no segundo dia da ITB, que se realiza em Berlim (Alemanha), que a organização da Messe Berlim anunciou o lançamento da ITB Américas para 2026, em Guadalajara, México.

Guadalajara, no México, será palco, de 10 a 12 de novembro de 2026, para a estreia da ITB Américas, feira que terá um carácter Business-to-Business (B2B). Em conferência de imprensa, os responsáveis da Messe Berlim assinaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU) com o embaixador do México, em Berlim, e representantes do estado de Jalisco.

A ITB Américas será a única feira de turismo que abrange a América do Norte, Central e do Sul, bem como as Caraíbas, incluindo todos os segmentos da indústria do turismo, desde Turismo de Aventura e Responsável até Viagens de Negócios e Tecnologia para Viagens. “A distribuição planeada de expositores será de 80% das Américas e 20% do resto do mundo, com participantes que vão desde startups até líderes globais de mercado”, anuncia a organização em nota de imprensa.

Na mesma nota de imprensa pode ler-se que “todo o continente americano apresenta uma tendência positiva nas viagens emissoras, de acordo com os dados mais recentes da IPK International”, fazendo referência a uma “localização geográfica ideal, uma economia forte e uma infraestrutura turística de primeira classe”, salientando que “o México é o local perfeito para a ITB Américas”.

A ITB Américas Conference, que acompanhará o evento, contará com oradores de renome que abordarão as mais recentes tendências da indústria, enquanto formatos específicos de networking terão como foco a compra e venda de produtos turísticos. Com este novo evento, a ITB está a “expandir a sua família de marcas, que, além de Berlim, já se encontra representada com sucesso em feiras comerciais em Xangai, Singapura e Bombaim”.

“O lançamento da ITB Américas representa a continuação da nossa estratégia internacional de sucesso”, afirmou Mario Tobias, CEO da Messe Berlin. “Depois de nos termos focado anteriormente na Ásia, agora para nós é ‘ITB ruma a Oeste’. Seja para caminhadas nas Montanhas Rochosas, cruzeiros nas Caraíbas, exploração do Deserto do Atacama na América do Sul ou da cultura Maia na América Central, as Américas não são apenas uma das regiões mais diversas para viajar, mas também um importante mercado emissor, com países como os EUA, Canadá, México e Brasil”, destacou Tobias.

Já a secretária de Turismo do México, Josefina Rodriguez Zamora, sublinhou que a ITB Américas representa uma “oportunidade fundamental para fortalecer o mercado americano, estabelecer conexões empresariais de alta qualidade e apresentar o rico potencial cultural e económico do México à indústria turística global”.

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BTL

Japão vai mostrar-se na BTL

O Japão vai mostrar-se na BTL 2025 através da sua Oficina Nacional de Turismo (JNTO), numa aposta clara no mercado português que tem escolhido aquele destino para as suas viagens de férias, com assinaláveis crescimentos nos últimos anos conforme têm revelado os operadores turísticos em Portugal.

O stand do Japão (Pavilhão4 – 4B06) contará com a participação de nove coexpositores, que incluem tour operadores, companhias aéreas e hotéis: All Nippon Airways (ANA), HAS International Co., Ltd., Ibero Japan, Japan Airlines (JAL), JTB Global Marketing & Travel, Miki Travel / Viajes HIS, Nagoya Marriott Associa Hotel / JR-Central Hotels, Scenic Japan Tours, Co., Ltd. y Turismo Latino Inc.

Como novidade, nesta edição da BTL, a JNTO organizará uma apresentação exclusiva acompanhada de uma sessão de networking dirigida a agentes de viagens portugueses, que decorrerá no dia 14 de março, sexta-feira, entre as 14h00 e as 16h00, na sala “Multipurpose Room”, na FIL, bem como uma série de atividades promocionais que terão lugar no seu stand.

Segundo dados da JNTO, entre janeiro e novembro de 2024, um total de 38.736 portugueses visitaram o Japão, o que representa um crescimento de 52,9 face ao ano anterior. Estes resultados convertem 2024 no melhor ano de sempre de entrada de portugueses no Japão, tanto em turismo como em negócios. Históricamente, Portugal tem sido o país europeu com maior crescimento em número de visitantes ao País do Sol Nascente.

Em 2019, foram registadas entradas de 32.349 portugueses, uma subida de 22% face a 2018. Após a crise sanitária, o mercado português mostrou uma notável recuperação em 2023, com 27.812 chegadas.

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