Turismo analisou em Bruxelas formas de facilitar o acesso das pessoas à Europa
A cimeira “Destination Europe” juntou em Bruxelas o comissário Thierry Breton e vários dos principais atores do setor para debater o futuro do turismo no continente mais visitado do mundo. Um dos principais temas desta cimeira foi a forma de facilitar o acesso das pessoas à Europa.
Publituris
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Com a chegada da época de verão, e com a Europa a ficar mais movimentada desde a pandemia, a cimeira discutiu a forma de tornar o setor mais resiliente no futuro. O encontro teve oportunidade de analisar o que está em jogo para a setor na Europa, reunindo deputados europeus, com a indústria e com o comissário da UE responsável pelo mercado interno e pelo turismo, Thierry Breton, noticia a Euronews.
Melhorar a conectividade, resolver a escassez de mão-de-obra e acelerar a implementação dos novos sistemas de vistos digitais da União Europeia para tornar as viagens mais fáceis, foram as principais exigências dos especialistas.
O continente continua a ocupar o primeiro lugar no turismo mundial, apesar de três anos de choques, incluindo uma pandemia e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia. “Somos o primeiro destino global de turismo do mundo, mas é óbvio que esta guerra está a mudar muitas coisas. Quando Vladimir Putin decidiu lançar esta terrível agressão contra a Ucrânia, tivemos de reagir e foi o que fizemos”, disse Thierry Breton, citado pela cadeia televisiva europeia.
Por sua vez, Jorge Casal, vice-presidente para os novos mercados e assuntos públicos da Global Blue destacou que “temos de ter em conta que os países de todo o mundo estão a investir muito dinheiro em infraestruturas, estão a simplificar os procedimentos para os vistos e é evidente que quanto mais fáceis e sem descontinuidades forem os processos para alguém visitar um país, melhor, mas para conseguirmos uma recuperação total da indústria do turismo, estas medidas têm de ser postas em prática o mais rapidamente possível.”
Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal, sublinhou, conforme adianta a Euronews, que “se não resolvermos estas situações, que têm a ver com a conectividade aérea, com a facilidade de acesso à nossa experiência, com a facilidade de reserva de qualquer uma das nossas experiências na Europa, então nunca seremos competitivos e perderemos para outros destinos. Perderemos para a América, perderemos para a Ásia, perderemos para África e para a América do Sul”.
Apesar dos ventos contrários significativos que o setor das viagens enfrenta, o otimismo em relação às perspetivas futuras continua elevado. Na sequência de um ano de 2022 em cheio, a procura de férias continua a ser forte, mesmo face ao aumento dos custos. Neste sentido, Glenn Fogel, diretor executivo da Booking, apontou que “há uma recuperação tremenda e estamos todos satisfeitos com o que aconteceu, mas ainda não chegámos ao ponto que queremos”.
Segundo a estação de televisão, para além da recuperação pós-pandémica, outro tema fundamental que esteve no topo das preocupações foi como reconstruir de forma mais sustentável – algo que os consumidores também parecem querer cada vez mais.
Feria Kazemi, diretora de relações com o setor das viagens para a Europa, Médio Oriente e África da Google disse, a este propósito que “o que estamos a assistir é um pequeno despertar ambiental dos viajantes a nível global. O que vimos nos últimos 12 meses, em comparação com os 12 meses anteriores, é que as pesquisas na web por viagens sustentáveis aumentaram 36% de um ano para o outro”.
A melhoria do transporte ferroviário transfronteiriço como alternativa ao transporte aéreo é cada vez mais vista como uma forma de ajudar os países a melhorar a conectividade de uma forma sustentável. Assim, Björn Bender, presidente e diretor executivo da Rail Europe, sublinhou que “vejo uma enorme oportunidade para os comboios noturnos na Europa, especificamente quando estamos a falar de ligações de entre 800 e 1500 quilómetros. Isso dar-nos-á uma nova alternativa para viajar na Europa”.
Os peritos da indústria também debateram o impacto da transição ecológica da União Europeia no setor. O comissário Breton afirmou que só há uma direção a seguir: “Temos de tornar-nos mais ecológicos e, ao mesmo tempo, alcançar os objetivos ambiciosos e permanecer competitivos. Não há outras opções. Mas também não é restringindo o nosso movimento ou o nosso consumo que atingimos os objetivos ecológicos. É graças à inovação, graças à tecnologia, graças à ciência que o vamos fazer”, disse Thierry Breton citado pela Euronews.