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Costa Cruzeiros abre vendas para a primavera e verão

A oferta da Costa Cruzeiros para a primavera e verão é marcada pelo regresso do Costa Toscana ao Mediterrâneo, assim como pela volta do Costa Diadema, que foi renovado, existindo ainda novos itinerários a bordo do Costa Fortuna.

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Costa Cruzeiros abre vendas para a primavera e verão

A oferta da Costa Cruzeiros para a primavera e verão é marcada pelo regresso do Costa Toscana ao Mediterrâneo, assim como pela volta do Costa Diadema, que foi renovado, existindo ainda novos itinerários a bordo do Costa Fortuna.

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A Costa Cruzeiros anunciou a abertura das vendas para a primavera e para o verão, numa oferta que fica marcada pelo regresso do Costa Toscana ao Mediterrâneo, assim como pela volta do Costa Diadema, que foi sujeito a uma ampla renovação, existindo ainda novos itinerários a bordo do Costa Fortuna.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia de cruzeiros destaca que os cruzeiros da Páscoa “marcaram o início da temporada primavera-verão de 2023”, e disponibilizaram viagens pelo Mediterrâneo ocidental, nos navios Costa Toscana e Costa Smeralda, assim como dois minicruzeiros de cinco e quatro dias no Costa Pacifica e no Costa Fascinosa, além de um cruzeiro de duas semanas no Costa Diadema, com destino às Ilhas Canárias. Já o Costa Firenze e o Costa Favolosa estiveram a navegar, na Páscoa, pela América do Sul.

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Para a primavera-verão, a Costa Cruzeiros volta a disponibilizar várias opções, com destaque, desde logo, para o Costa Toscana, que passou o inverno no Golfo Pérsico e regressou ao Mediterrâneo na Páscoa, disponibilizando cruzeiros de uma semana para Génova, Marselha, Barcelona, ​​Cagliari, Nápoles e Civitavecchia/Roma, juntando-se ao navio irmão Costa Smeralda, já a navegar no Mediterrâneo, proporcionando um itinerário de uma semana para Savona, Marselha, Barcelona, ​​​​Palma de Maiorca (Ibiza no verão), Palermo e Civitavecchia/Roma.

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Já o Costa Diadema, que está localizado na parte ocidental do Mediterrâneo, foi renovado durante o inverno e está a disponibilizar, desde as férias da Páscoa, cruzeiros de duas semanas para as Ilhas Canárias, seguidos, a partir de 7 de maio, de um itinerário de uma semana a partir de Valência e com escalas em Savona, Civitavecchia/Roma, Cagliari ou Ajaccio (conforme as saídas), Palma de Maiorca e Marselha.

A partir da próxima quinta-feira, 13 de abril, o Costa Fortuna, que regressou ao Mediterrâneo depois do inverno na América do Sul, realiza um minicruzeiro de três dias, ao qual se vão seguir itinerários de 14 dias, primeiro para a Turquia, seguindo para as Ilhas Canárias, França e Itália com saída de Málaga.

No verão, o Costa Fortuna vai realizar ainda um itinerário inédito de duas semanas com partida de Barcelona, ​​com visitas pelas ilhas gregas e baleares numa única viagem, incluindo Savona, Civitavecchia/Roma, Messina, quatro ilhas gregas, como Creta (com escala em Heraklion), Rodes, Mykonos, Santorini, Cefalónia (com escala em Argostolion), Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares, e Marselha.

O Costa Deliziosa completa a oferta no Mediterrâneo, com cruzeiros por Marghera/Veneza, Katakolon/Olimpia (Grécia), Mykonos (Grécia), Santorini (Grécia) e Bari, enquanto o Costa Pacifica visitará Taranto, a nova escala portuária da Costa Cruzeiros, além de Catânia, Malta, Mykonos e Santorini. Ambos os itinerários têm uma semana de duração.

No Norte da Europa, a Costa Cruzeiros vai disponibilizar viagens entre maio e setembro, estando previstos 12 itinerários pelo Cabo Norte no Costa Fascinosa, assim como cruzeiros de nove dias pelas cidades do Báltico.

Já o Costa Favolosa visita a Islândia, as Ilhas Lofoten, a Gronelândia, um novo destino para este verão, ou a Grã-Bretanha e a Irlanda; enquanto o Costa Firenze realizará cruzeiros de uma semana pelos fiordes noruegueses.

Na primavera, a Costa Cruzeiros disponibiliza ainda minicruzeiros para França e Itália, com a duração entre três e cinco dias, a bordo do Costa Fascinosa e do Costa Pacifica.

Já o Costa Pacifica vai ter cruzeiros em Israel e no Egipto, enquanto os navios Costa Firenze, Costa Favolosa e Costa Fascinosa vão viajar entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa, com possibilidade de escolha do itinerário inverso, do Norte da Europa ao Mediterrâneo, em setembro.

As propostas da Costa Cruzeiros ficam completas com um itinerário no Costa Fascinosa, que se prolonga por 10 dias e passa por Lisboa, enquanto o Costa Favolosa vai ter um itinerário de 11 dias por Marrocos.

Os cruzeiros de primavera e verão da Costa Cruzeiros também estão abrangidos pela promoção do 75º Aniversário da companhia de cruzeiros, que disponibiliza 75 viagens a um preço especial.

 

 

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Iberia e Aerolíneas Argentinas estabelecem acordo de codeshare

O acordo, que entrou em vigor esta quinta-feira, 27 de março, passa a permitir que os “clientes de ambas as companhias aéreas possam conectar os seus voos transatlânticos com mais de 37 destinos na Argentina e 29 em Espanha”

A Iberia e a Aerolíneas Argentinas estabeleceram um acordo de codeshare que vai facilitar as conexões transatlânticas entre Espanha e a Argentina, informou a Iberia, em comunicado.

O acordo, que entrou em vigor esta quinta-feira, 27 de março, passa a permitir que os “clientes de ambas as companhias aéreas possam conectar os seus voos transatlânticos com mais de 37 destinos na Argentina e 29 em Espanha”.

De acordo com a Iberia, este acordo inclui vários dos destinos domésticos que tanto a companhia aérea espanhola como a argentina operam em Espanha e na Argentina, permitindo que as viagens passem a estar incluídas numa “única reserva e num único check-in, da cidade de origem até o destino final”.

Córdoba, Mendoza, Bariloche, Mar de Plata, Rosário, Ushuaia, Iguaçu, Tucumán ou El Calafate são alguns dos destinos na Argentina que passam a estar incluídos neste acordo, enquanto em Espanha o acordo é válido para destinos como Barcelona, ​​Valência, Sevilha, Bilbao, Málaga, Granada, Palma de Maiorca, Ibiza ou Tenerife.

“Esta aliança com a Iberia é uma resposta natural aos nossos laços históricos, culturais e comerciais. Os argentinos têm raízes profundas em Espanha, e este tipo de acordo vai permitir aproximá-los das suas origens através de uma nova rede de destinos, adicionando um parceiro com alta reputação no mercado. Além disso, permitirá que os passageiros da Iberia alcancem os destinos maravilhosos que temos para oferecer na Argentina”, congratula-se Fabián Lombardo, presidente e diretor-geral da Aerolíneas Argentinas.

Já Marco Sansavini, CEO e presidente da Iberia, destaca que, através deste acordo, a Iberia passa a conseguir oferecer aos seus “clientes as melhores opções de viagem num mercado tão relevante como a Argentina”.

“A partir de agora, as mais de 2.000 pessoas que transportamos diariamente nas três operações diárias que temos entre Buenos Aires e Madrid terão à sua disposição uma rede completa de conectividade doméstica para se deslocarem com conforto e eficiência pelo maravilhoso país que é a Argentina”, acrescenta o CEO da Iberia.

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MSC Cruzeiros inaugura quarto navio da World Class no inverno 2027-2028

O MSC World Atlantic vai ser o quarto navio da World Class da MSC Cruzeiros, e tem inauguração prevista para o inverno de 2027-2028, nas Caraíbas.

A MSC Cruzeiros recebeu esta quinta-feira, 27 de março, o MSC World America, segundo navio da World Class da companhia de cruzeiros, numa cerimónia em que foi também revelado o nome do quarto navio desta classe, o MSC World Atlantic, que vai ser inaugurado no inverno de 2027-2028.

De acordo com um comunicado da companhia de cruzeiros, a cerimónia do corte do aço do MSC World Atlantic foi realizada esta quinta-feira, dando início à construção do novo navio, que vai ser inaugurado nas Caraíbas.

Além da cerimónia do corte do aço e da revelação do novo navio, a companhia de cruzeiros recebeu também oficialmente o MSC World America, o segundo navio da World Class, depois do MSC World Europa.

“O MSC World America é o 23.º navio da moderna frota da companhia de cruzeiros e será oficialmente nomeado a 9 de abril nos Estados Unidos da América, no novo e moderno Terminal da MSC Cruzeiros em Miami. O novo navio oferece novos locais e conceitos adaptados especificamente para o mercado dos EUA, combinando o estilo europeu exclusivo da marca com o conforto americano”, refere a MSC Cruzeiros, no comunicado divulgado.

Segundo Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, o novo navio da MSC Cruzeiros é “emblemático” e uma “prova da parceria inovadora e de longa data”, que a companhia de cruzeiros mantém com os estaleiros Chantiers de l’Atlantique e que deu já origem a 19 dos navios da frota da companhia de cruzeiros.

A MSC Cruzeiros e os estaleiros Chantiers de l’Atlantique promoveram ainda, nesta quinta-feira, a cerimónia da moeda do MSC World Asia, navio que vai ser inaugurado no Inverno 2026-2027 com cruzeiros pelo Mediterrâneo para destinos em França, Itália, Espanha e Malta.

As três cerimónias contaram com a participação Gianluigi Aponte, fundador e presidente do MSC Group; Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group; assim como do General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, Laurent Castaing, e do Ministro Francês da Indústria e Energia, Marc Ferracci, juntamente com representantes da nova equipa de construção da MSC Cruzeiros e trabalhadores dos estaleiros.

A MSC Cruzeiros lembra que os navios da World Class contam com inovações em design, tecnologia e experiência do passageiro, sendo nomeados “em homenagem aos continentes e oceanos do mundo”.

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Ryanair chega pela primeira vez aos 200M de passageiros transportados num ano

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

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A Ryanair anunciou que, pela primeira vez, chegou aos 200 milhões de passageiros transportados num único ano, atingindo um “novo recorde histórico”, avança a companhia aérea low cost, em comunicado.

“A Ryanair tem orgulho de ter transportado 200 milhões de passageiros em 2024/2025 e estamos satisfeitos”, congratula-se Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, citado no comunicado enviado à imprensa.

A marca foi atingida esta quarta-feira, 26 de março, num voo da Ryanair desde Fuerteventura para Madrid, em Espanha, e Maria Cornelia Vos foi a passageira que permitiu à companhia aérea alcançar a marca dos 200 milhões de passageiros.

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

Depois de alcançada esta marca histórica, a Ryanair conta chegar, em 2025/2026, aos 210 milhões de passageiros, número que vai constituir um novo recorde para a companhia aérea.

 

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Emirates acrescenta mais sete destinos à rede dos A350

Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que a Emirates passa a servir em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

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A Emirates vai passar a voar com aviões A350 para mais sete destinos, anunciou a companhia aérea do Dubai, que tem vindo a receber novos aparelhos deste modelo, o que permite a sua estreia em África e no Sudeste Asiático.

Segundo comunicado da companhia aérea, Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que passam a ser servidos em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

“A nossa expansão estratégica do A350 em diversas geografias no Médio Oriente/CCG, Europa, África e Sudeste Asiático potencia a flexibilidade e eficiência operacional do avião, ao mesmo tempo que oferece a mais passageiros opções de viagem premium e a oportunidade de experimentarem os nossos interiores de última geração, como a Classe Executiva e a Premium Economy, bem como muitos pormenores em todas as cabines, agora disponíveis em mais cidades do que nunca”, explica Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates Airline.

No caso de Tunes, a Emirates vai utilizar o A350 seis vezes por semana (todos os dias, exceto à terça-feira), a partir de 1 de junho, data em que também a capital da Jordânia passa a ser servida com voos diários no A350 da Emirates.

No mês seguinte, a 1 de julho, A350 da Emirates, equipado com as mais recentes cabines, aterrará pela primeira vez em Istambul, na Turquia, realizando igualmente voos diários, enquanto na Arábia Saudita, o A350 passa a ser usado nos voos de Dammam, também a partir de 1 de julho.

Já a primeira viagem do A350 da Emirates para o Sudeste Asiático acontece a 1 de agosto, com o início da operação diária deste aparelho para Ho Chi Minh City, no Vietname, enquanto a capital do Iraque vai passar a ter três voos por semana servidos com o A350, a partir de 3 de agosto.

A Emirates anuncia ainda a estreia deste avião em Oslo, a 1 de setembro, uma vez que este é o aparelho que realiza os voos diários da companhia aérea para a capital da Noruega.

A transportadora aérea de bandeira do Dubai diz que, “irá anunciar mais destinos com o A350, incluindo rotas de longo curso, nos próximos meses, à medida que os novos aviões se juntam à sua frota”.

Além destes sete novos destinos que passam a ser servidos pelos A350, a Emirates anunciou também um reforço dos voos realizados com este aparelho para o Bahrein e o Kuwait.

“O Bahrein tornar-se-á uma operação quase exclusiva do A350 com a adição do terceiro voo diário EK 835/836 a partir de 1 de junho. O Kuwait será servido por um segundo voo A350 no voo diário EK 857/858 a partir de 1 de outubro. Para além disso, Bolonha receberá o seu primeiro A350 a 1 de junho, um mês antes da última data anunciada para a sua colocação em serviço”, lê-se no comunicado divulgado.

Recorde-se que os aviões A350 da Emirates apresentam três classes de cabine e têm capacidade para transportar 312 passageiros, incluindo 32 lugares reclináveis da Classe Executiva, numa configuração 1-2-1 e um mini-bar para lanches rápidos, 21 lugares na Classe Premium Economy e 259 lugares na Classe Económica com uma generosa disposição.

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Aeroporto de Munique entra na temporada de verão com mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo Portugal

Entre as novidades para o verão de 2025, o Aeroporto de Munique destaca a nova rota que a Discover Airlines vai abrir para o Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal.

Inês de Matos

O Aeroporto de Munique está a preparar-se para a temporada de verão IATA, que arranca no próximo domingo, 30 de março, e que decorre até 26 de outubro, ao longo da qual a infraestrutura vai contar com a operação de 73 companhias aéreas, que vão disponibilizar mais de 214.000 voos para 216 destinos em 68 países, incluindo uma nova operação para a Madeira, em Portugal.

“As companhias aéreas do Aeroporto de Munique estão a aumentar os seus serviços para incluir vários novos destinos”, lê-se num comunicado divulgado pela infraestrutura esta quarta-feira, 26 de março.

Entre as novidades, o Aeroporto de Munique destaca que a Cathay Pacific conta com quatro voos por semana entre Munique e Hong Kong, ligações que vão ser realizadas em aparelhos Airbus A350, enquanto a Discover Airlines abriu uma nova base de longo curso na infraestrutura, passando a realizar voos para Orlando, Windhoek e Calgary três vezes por semana com aeronaves Airbus A330 durante o período de verão.

Já a Lufthansa vai ter baseados em Munique os seus oito A380, passando a realizar nestes aparelhos os voos diários para Boston, Nova York/JFK, Los Angeles, Washington e Déli, enquanto Denver passa a contar com ligações neste avião a partir de 30 de abril.

“A maior companhia aérea da Alemanha também vai aumentar a frequência para Bangalore de três para cinco voos por semana e para San Diego de cinco vezes por semana para uma conexão diária. Tromsø, no norte da Noruega, que é servida todos os sábados, à hora do almoço, também será oferecida na programação de voos de verão pela primeira vez”, acrescenta o Aeroporto de Munique, na informação divulgada.

Na Europa, também a easyJet passa a voar duas vezes por dia desde Munique para  Roma-Fiumicino, a mesma frequência que, a partir de 30 de março de 2025, também a ITA passa a voar para Milão-Linate a partir do Terminal 2.

No final de maio, o Aeroportos de Munique vai ainda assistir à abertura dos voos da companhias aéreas charter Lumiwings e Universal Air para Foggia e Rimini, enquanto a italiana SkyAlps passa a ligar Munique a Mostar, na Bósnia-Herzegovina, duas vezes por semana.

Já a Transavia France vai abrir voos para Paris-Orly três vezes por semana a partir do início de abril e a escandinava SAS aumenta os seus voos para Copenhaga de um para dois voos diários.

No caso da Turquia, a Pegasus Airlines vai aumentar as suas frequências para Istambul-Sabiha Gökçen de 14 para até 25 voos semanais, enquanto a Discover Airlines passa a oferecer conexões para Bodø, na Noruega; Keflavik, na Islândia; Marraquexe, em Marrocos; e para o Funchal,  na ilha da Madeira, Portugal.

A partir de 30 de maio, Condor passa também a oferecer mais flexibilidade para viajantes corporativos, uma vez que vai disponibilizar voos diários de manhã e à noite entre Munique e Frankfurt, num total de até 120 partidas por semana, especialmente para destinos populares de férias de praia, como as ilhas gregas e as Ilhas Canárias.

Além da Europa e EUA, o Aeroporto de Munique vai também aumentar o número de ligações aéreas para o Extremo Oriente, uma vez que a Vietnam Airlines vai aumentar as frequências para Hanói de dois para três voos por semana a partir de julho, continuando a oferecer duas conexões por semana para Ho Chi Minh.

Já a EVA Air, que está a modernizar a frota de aviões Boeing 787, vai passar a voar sem escalas entre Munique e Taipei, em Taiwan, a partir de 17 de maio, disponibilizando três classe de bordo, concretamente Executiva, Económica e Económica Premium, inaugurando os voos de longa distância com esta configuração.

Já a Etihad Airways passa a voar duas vezes por dia para Abu Dhabi com a aeronave mais moderna da família Boeing na nova programação a partir de maio, enquanto a SCAT Airlines passa a voar três vezes por semana para Shymkent, no sul do Cazaquistão, tornando-se na “terceira companhia aérea a conectar o Aeroporto de Munique com a Ásia Central”.

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Air Serbia abre nova rota entre Belgrado e Tiblissi

A partir de 15 de junho, a Air Serbia abre uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana em cada sentido.

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A Air Serbia vai abrir, a 15 de junho, uma nova rota que vai ligar as capitais da Sérvia e da Geórgia, numa operação com três voos por semana, informou a companhia aérea de bandeira da Sérvia.

A nova rota da Air Serbia conta com partidas de Belgrado às segundas, quintas e domingos, enquanto as partidas da capital da Geórgia decorrem às terças, sextas e domingos, estando os bilhetes já a serem comercializados aqui, assim como através da APP e lojas da companhia aérea.

As partidas de Belgrado decorrem às 13h20, às segundas e quintas-feiras, chegando a Tiblissi às 18h20, enquanto aos domingos estão agendadas para as 07h55, com chegada à capital da Geórgia às 12h55.

Em sentido contrário, as partidas de Tiblissi estão marcadas para as 03h35, às terças e sextas-feiras, chegando a Belgrado pelas 04h50, enquanto o voo de domingo tem saída da capital georgiana às 14h25, chegando à capital da Sérvia pelas 15h40.

Num comunicado enviado à imprensa, a Air Serbia lembra que a “Geórgia tem uma grande diáspora”, pelo que os novos voos esperam atrair também estes passageiros, uma vez que vão facilitar as conexões entre a Geórgia e destinos na América, Europa Ocidental e Balcãs Ocidentais, via Belgrado.

“Acreditamos que os passageiros da Geórgia constituirão uma parcela significativa dos passageiros em conexão nos voos da Air Serbia e que a própria Geórgia será um destino atraente para passageiros da Sérvia e da região”, afirma Boško Rupić, diretor-geral Comercial e de Estratégia da Air Serbia, citado no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Recorde-se que, via Belgrado, a Air Serbia permite conexões para vários destinos na Europa, como Amesterdão, Barcelona, ​​Berlim, Bolonha, Zurique, Copenhaga, Cracóvia, Milão, Nice, Dusseldorf, Roma, Frankfurt, Hamburgo, Oslo, Paris, Podgorica, Praga, Estocolmo, Tivat, Valência e Zagreb.

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TAP dá lucro pelo 3.º ano consecutivo mas com descida de quase 70%

No ano passado, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que se mantém positivo pelo terceiro ano consecutivo, mas que traduz uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros de 2023, devido ao impacto de “provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”.

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Em 2024, a TAP obteve um resultado liquido de 53,7 milhões de euros, valor que continua positivo pelo terceiro ano consecutivo mas que apresenta uma descida de quase 70% face ao apresentado em 2023.

De acordo com um comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, 26 de março, o resultado do ano passado “foi maioritariamente impactado por provisões laborais extraordinárias e perdas cambiais”, o que ditou uma descida de 69,7% face aos 177,3 milhões de euros contabilizados em 2023.

“Os resultados de 2024 confirmam a trajetória de recuperação da TAP iniciada nos últimos anos. Pelo terceiro ano consecutivo, a TAP apresentou um resultado líquido positivo, suportado pelo aumento das receitas e pela estabilização dos resultados operacionais. Adicionalmente, o contínuo aumento da pontualidade e regularidade confirmam uma operação mais robusta e resiliente”, congratula-se Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Apesar da acentuada descida do lucro face ao ano anterior, a TAP realça que, relativamente a 2019, “último ano antes da pandemia, os resultados registam um incremento de 149,4 milhões de euros.

O comunicado divulgado pela TAP dá ainda conta que as receitas operacionais totalizaram “um novo máximo histórico”, chegando aos 4.242,4 milhões de euros, o que traduz um aumento de 0,7% face a 2023 e 28,6% acima dos níveis de 2019.

“As receitas de passagens voadas mantiveram-se positivas, impulsionadas pelo aumento da capacidade (+1,6%) e pela melhoria do Load Factor (+1,5 p.p.)”, destaca também a companhia aérea.

A TAP refere ainda que também o “forte desempenho do segmento de Manutenção (+44,6%), em particular na atividade da oficina de motores, também contribuiu para o crescimento das receitas”.

Quanto a passageiros, no ano passado, a companhia aérea de bandeira nacional transportou, em 2024, 16,1 milhões de passageiros, o que indica um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, atingindo 94% dos valores alcançados em 2019. Já o número total de voos operados diminuiu 1,5% face a 2023, atingindo 86% dos níveis pré-crise.

Já a receita por passageiro por assento/quilómetro disponível (PRASK) somou 7,13 cêntimos, diminuindo 2,3% (-0,17 cêntimos) em termos homólogos, mas permanecendo 28,4% (+1,58 cêntimos) acima dos níveis de 2019.

Quanto a custos, a informação divulgada pela TAP revela que os custos operacionais recorrentes aumentaram 0,8% em termos homólogos, atingindo 3.859,8 milhões de euros em 2024, com o CASK – Cost of Available Seat Kilometer dos custos operacionais recorrentes a diminuir 0,7% para 7,20 cêntimos, enquanto nos custos operacionais recorrentes, excluindo custos com combustível, aumentou 2,1% face a 2023, atingindo 5,25 cêntimos.

No ano passado, o EBITDA recorrente da TAP atingiu os 875,3 milhões de euros, com uma margem de 20,6%, aumentando 3,7 milhões de euros ou 0,4% em comparação com 2023, enquanto o EBIT recorrente totalizou os 382,7 milhões de euros, com uma margem de 9,0%, representando uma diminuição de 3,2 milhões de euros ou 0,8%, refletindo um nível de rentabilidade consolidado, em linha com 2023 e “acomodando com sucesso os novos Acordos de Empresa e o aumento dos custos com pessoal”.

O CEO da TAP realça que estes resultados foram alcançados “num ano muito desafiante, marcado por um aumento relevante da concorrência nos nossos principais mercados, fortes desvalorizações cambiais, desafios operacionais, nomeadamente no controlo de tráfego aéreo e eventos meteorológicos adversos, e constrangimentos estruturais, como o limite de aeronaves”.

Para 2025, o responsável prevê “um ano desafiante”, ainda que sublinhe que este será o ” último ano do plano de restruturação”, pelo que a TAP vai continuar focada na sua “transformação”, de forma a tornar-se numa “companhia sustentadamente rentável e numa das mais atrativas da indústria”.

 

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Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais que aumentam para quatro a partir de fevereiro.

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A Iberia anunciou que, no próximo inverno, vai abrir três novas rotas de longo cursos, duas das quais com destino ao Brasil, concretamente Fortaleza e Recife, anunciou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, contando com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais numa fase inicial, aumentando para quatro a partir de fevereiro.

Ambas as rotas para o  Brasil vão ser realizadas nos novos aviões A321XLR da companhia aérea, que têm capacidade para transportar 182 passageiros em classe executiva e económica.

“Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das grandes cidades que já atendemos. Com a adição dos novos A321XLRs, podemos explorar novas rotas através do Atlântico, avaliar a sua aceitação e gradualmente adaptar a oferta à procura”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

Recorde-se que a Iberia já conta com duas rotas com destino ao Brasil, concretamente São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a companhia aérea disponibiliza 14 e cinco frequências semanais, respetivamente.
As novas rotas, considera Marcelo Freixo, presidente da Embratur, vão ajudar o Brasil a receber um maior número de turistas espanhóis, mercado que, segundo o responsável, cresceu 13% no ano passado.
No total, a Iberia vai voar, ao longo do próximo inverno, para quatro destinos no Brasil, disponibilizando um total de 284.000 lugares entre Espanha e o país sul-americano.
Além de Fortaleza e Recife, a Iberia vai também abrir uma nova rota de longo curso para os EUA no próximo inverno, passando a ligar Madrid e Orlando quatro vezes por semana, a partir de 26 de outubro de 2026, num avião A330, com capacidade para transportar 254 passageiros.
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Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho

A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai.

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A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai, informou a companhia aérea, em comunicado.

“O novo Boeing 777 apresenta uma configuração de quatro classes, incluindo a nova e elegante cabine Económica Premium e as sofisticadas cadeiras de Classe Executiva”, indica a Emirates.

A companhia aérea explica que a nova cabine Económica Premium dispõe de 24 lugares em configuração 2-4-2 e oferece “um amplo espaço para as pernas e uma experiência de bordo de excelência”.

Além da nova Económica Premium, o aparelho conta também com uma classe Executiva renovada, que oferece uma disposição 1-2-1, “garantindo a todos os passageiros acesso direto ao corredor, maior privacidade e um ambiente pensado para trabalhar, relaxar ou descansar”.

Já a Primeira Classe mantém as suas “exclusivas oito suites privadas numa configuração de 1-2-1, enquanto a Classe Económica disponibiliza 256 lugares numa disposição 3-4-3”, acrescenta a transportadora do Dubai.

A companhia aérea lembra que decidiu alargar o seu programa de renovação de interiores dos aviões Boeing 777 e Airbus A380 a mais de 220 aparelhos, naquele que é “o maior projeto de renovação da indústria da aviação”, totalizando um investimento superior a 5 mil milhões de dólares.

Com esta decisão, Lisboa passa a ser uma das oito novas cidades a beneficiar deste programa de modernização, a par de Dublin, Hong Kong, Maldivas, Calcutá, Colombo, Joanesburgo e Cidade do Cabo, sendo que, no total, companhia aérea prevê operar em 44 cidades com aviões Boeing 777 e Airbus A380 renovados até setembro de 2025.

Paralelamente, a Emirates vai ainda “introduzir um segundo voo diário para Londres Stansted operado com o renovado Boeing 777 (EK 067/068)”.

Todas as informações sobre o novo Boeing 777 da Emirates estão disponíveis aqui, enquanto os detalhes sobre a nova classe Económica Premium da Emirates podem ser consultados aqui.

 

 

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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

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A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que o avião Boeing 777-200, de matricula D2-TED, que estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, foi recuperado com o apoio dos engenheiros e técnicos de manutenção angolanos da transportadora e já está reintegrado na frota da companhia aérea.

“O equipamento já foi reenquadrado na programação de geral de voos, incrementado desta forma, a disponibilidade de aeronaves para as conexões internacionais da companhia”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A TAAG realça a “capacidade técnica” dos seus engenheiros e técnicos de manutenção, que levaram a cabo os “trabalhos de restauração interior e assentos, recuperação de componentes e preservação de funcionalidades críticas da aeronave”.

“A dinâmica de recuperação e manutenção das aeronaves é contínua, sobretudo nos equipamentos com maior antiguidade, sendo que a TAAG tem vindo progressivamente a elevar a disponibilidade de aeronaves para a realização dos serviços domésticos, regionais e internacionais”, acrescenta a transportadora angolana.

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