Fluviário de Mora: “Chegar aos 50 mil visitantes seria excelente”
No Fluviário, o visitante encontrará, em cada momento, o rio como unidade estruturante das exposições.
Carolina Morgado
Parques Temáticos
Isla Mágica quer recuperar as 700 mil visitas
Rei dos parques temáticos da Europa faz 30 anos
Zoomarine espera regresso a números de 2019
Visitantes estrangeiros começam de novo a regressar ao Zoo de Lisboa
Slide & Splash espera atingir os habituais 340 mil visitantes por ano
Ohai Nazaré: a combina perfeita entre natureza verde e mar
Dino Parque Lourinhã espera receber, em breve, o visitante um milhão
Badoca Safari Park recebe dinossauros
Parque Aquático de Amarante convicto de um “bom verão”
No Fluviário, o visitante encontrará, em cada momento, o rio como unidade estruturante das exposições, que oferecem “a oportunidade de serem transmitidos conceitos bastante diversificados”, diz a empresa gestora.
A visita inicia-se pelo “Percurso de um Rio”, da nascente até à foz, passando por ribeiras, riachos e pegos. Os habitats naturais sucedem-se, animados por peixes de diversos tamanhos e feitios. No remate deste troço, o visitante é recebido por um aquário de grandes dimensões onde se apresentam os “monstros do rio”, peixes de rio de grande dimensão.
Logo a seguir, no percurso sobre as águas de um Lago, num contacto mais estreito com aves aquáticas e vegetação existe um lontrário onde duas espécies de lontras nos presenteiam com as suas brincadeiras e curiosidade. Este percurso conduzirá o visitante à sala Saramugo, que pretende mostrar outras especificidades do rio. Na sequência, a entrada na Exposição de Habitats Exóticos com espécimes de rios longínquos que acompanham a multiplicidade dos rios e meios aquáticos. E para terminar o grande aquário do rio amazonas.
O visitante pode fazer a visita livre ou guiada, no decorrer da exposição irão encontrar uma sala de aula, espaço aberto e disponível para todos os visitantes que queiram usufruir das atividades do programa “Quatro estações na sala de aula” aí disponíveis, livres e gratuitas como atividades de pintura, modelagem, colagem e muitas outras como jogos, observação ao microscópio de revestimentos animais, e ciclo de vida de um peixe.
O 2022 tem sido um ano de recuperação que nos tem trazido muitos visitantes (…) Por isso, chegar aos 50 mil visitantes seria excelente”
Na área da educação a abordagem pedagógica é feita no sentido de procurar respeitar a missão de sensibilização ambiental do Fluviário de Mora, “O Mundo dos Rios em Mora” é o tema do programa pedagógico. A aventura ambiental engloba um conjunto de atividades para grupos, famílias e indivíduos, tais como “Aquarista por uma hora” e “Visita aos Bastidores”
No Parque Ecológico do Gameiro, local em que o Fluviário de Mora se encontra inserido, o visitante pode usufruir de várias valências: Praia Fluvial, Eco-Campismo, Parque de Merendas,Bar/Cafetaria, Passeio no passadiço em madeira (1500 metros) ao longo da ribeira da Raia, Percursos pedestres, e Posto de Observação de Aves.
Este ano o Fluviário aposta em workshops “para podermos ter mais ligação com a área científica e sensibilizarmos as pessoas para a importância da biodiversidade dos nossos rios e procurar ter outra oferta para além de visitas. Iremos também lançar um novo site onde teremos venda de bilhetes online”, indicou a empresa.
Já concluído e inaugurado, o ano passado, está um novo espaço de exposição viva, o Grande Aquário do Amazonas, que tem como principal função contribuir para a preservação das espécies nativas do rio Amazonas. Está também previsto, sem data final ainda, a construção de um parque temático para complementar a visita ao Fluviario de Mora, aberto todo o ano.
Desde que o Fluviário abriu já acolheu quase 940 mil visitantes, vindos dos quatro cantos do nosso país, mas também do estrangeiro, a maioria de Espanha, mas também do Brasil, Alemanha e Reino Unido.
“O 2022 tem sido um ano de recuperação que nos tem trazido muitos visitantes, felizmente temos tido muitos grupos escolares que voltaram a fazer as suas visitas de estudo. Esperamos superar o ano de 2019 o que seria muito bom, chegar aos 50 mil visitantes seria excelente”.