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Ómicron travou recuperação do transporte aéreo em janeiro, diz IATA

Apesar da Ómicron, em janeiro, todas as regiões do mundo assistiram a um aumento do tráfego aéreo mas a IATA alerta que, nos próximos meses, também o impacto da guerra na Ucrânia se deve fazer sentir.

Inês de Matos
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Ómicron travou recuperação do transporte aéreo em janeiro, diz IATA

Apesar da Ómicron, em janeiro, todas as regiões do mundo assistiram a um aumento do tráfego aéreo mas a IATA alerta que, nos próximos meses, também o impacto da guerra na Ucrânia se deve fazer sentir.

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A recuperação do transporte aéreo em janeiro foi penalizada pela Ómicron e pelas medidas restritivas adotadas por vários países para conter a nova variante, o que acabou por travar a recuperação das viagens domésticas e internacionais, aponta a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

De acordo com os dados mais recentes da associação, divulgados esta quinta-feira, 10 de março, apesar do impacto da Ómicron, a procura por viagens aéreas internacionais ficou, no primeiro mês do ano, 82.3% acima do que tinha sido registado em mês homólogo do ano passado, ainda que, em comparação com dezembro de 2021 se tenha registado uma descida de 4,9%.

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Já a procura por viagens domésticas cresceu 41,5% acima de janeiro de 2021, mas desceu 7,2% face ao último mês de 2021, enquanto a procura internacional aumentou 165.6% em relação a janeiro do ano passado, tendo, contudo, descido 2,2% numa comparação mensal com dezembro de 2021.

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“A recuperação das viagens aéreas continuou em janeiro, apesar de ter sido atingida por uma bomba chamada Ómicron”, destaca Willie Walsh, diretor-geral da IATA num comunicado enviado à imprensa, onde explica que as medidas restritivas nas fronteiras “não impediram a disseminação da variante”.

De acordo com o responsável, foi a vacinação que fez a diferença e impediu que os sistemas de saúde ficassem sobrecarregados, pelo que muitos governos estão agora a ajustar as políticas da COVID-19″, adaptando-as a uma endemia, o que passa pelo “levantamento das restrições de viagem que tiveram um impacto devastador na vida, economia e liberdade de viajar”.

Os dados da IATA indicam que o crescimento registado em janeiro no tráfego aéreo internacional foi comum a todas as regiões do mundo, com destaque para a Europa, onde o tráfego aéreo internacional cresceu 225,1% em janeiro, valor que até traduz um aumento numa comparação com dezembro, quando este indicador tinha subido 223,3% face a igual mês do ano anterior. Em janeiro, as companhias aéreas europeias aumentaram ainda a capacidade em 129,9%, enquanto o load facto subiu 19,4 pontos percentuais, para 66,4%.

Na América Latina, a recuperação do tráfego em janeiro também foi forte e chegou aos 157,0%, num crescimento que também superou o que tinha sido registado em dezembro e que traduzia um aumento de 150,8% face a dezembro de 2020. Em janeiro, a capacidade subiu 91,2%, enquanto o load factor registou o mesmo crescimento apurado na Europa, aumentando 19,4 pontos percentuais, para 75,7%, o mais alto entre todas as regiões pelo 16.º mês consecutivo.

Na América do Norte, o tráfego aéreo subiu 148,8% face a janeiro de 2021, o que, sublinha a IATA, traduz uma “descida significativa” face ao aumento de 185,4% registado em dezembro, o que se pode explicar com o surgimento da Ómicron. Já a capacidade aumentou 78,0% e o load factor subiu 17 pontos percentuais, fixando-se nos 59,9%.

No Médio Oriente, o tráfego aéreo apresentou uma subida de 145,0%, com a IATA a destacar que este valor “fica bem abaixo” do aumento de 178,2% que tinha sido registado em dezembro. Já a capacidade cresceu 71,7% em janeiro e o load factor aumentou 17,5 pontos percentuais, para 58,6%.

Já as companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento de tráfego internacional de 124,4% em janeiro, também “significativamente abaixo” do crescimento de 138,5% que tinha sido apurado em dezembro de 2021, enquanto a capacidade aumentou 54,4% e o load factor cresceu 14,7 pontos percentuais, para 47,0%, mantendo-se como o mais baixo entre todas as regiões.

Ainda assim, foi em África que o tráfego aéreo internacional menos cresceu em janeiro, subindo apenas 17,9% face a janeiro de 2021, o que também corresponde a uma desaceleração face ao crescimento de 26,3% que tinha sido registado em dezembro de 2021. Já a capacidade em África aumentou 6,3% em janeiro e o load factor subiu 6,0 pontos percentuais, para 60,5%.

A IATA sublinha, no entanto, que em comparação com 2019, a procura por viagens aéreas ficou, em janeiro, “bastante abaixo” do níveis pré-pandemia e apresentou uma descida de 49.6% face a mês homólogo de 2019. Já o tráfego internacional de passageiros desceu 62.4% e o doméstico caiu 26.5%.

Impacto da guerra na Ucrânia

A associação também alerta para o impacto da guerra na Ucrânia no transporte aéreo e, apesar de referir que os números de janeiro ainda não mostram qualquer interferência, já  que o conflito militar apenas começou em fevereiro, o certo é que se espera que as sanções impostas à Rússia e o encerramento do espaço aérea a aviões russos tenham “um impacto negativo nas viagens, especialmente nos países vizinhos”.

A IATA revela que o mercado ucraniano representou, em 2021, 3,3% do tráfego aéreo na Europa e 0,8% do tráfego aéreo global, enquanto o peso do tráfego aéreo russo chegou aos 5,7% a nível europeu (excluindo o mercado doméstico russo) e aos 1,3% do tráfego global.

Segundo a IATA, o encerramento do espaço aéreo devido ao conflito militar na Ucrânia levou ao cancelamento de algumas rotas, nomeadamente entre a Europa e a Ásia, mas também entre a Ásia e a América do Norte, ainda que o impacto tenha sido mais reduzido do que seria expectável, uma vez que muitos países asiáticos ainda permanecem de fronteiras encerradas devido à COVID-19.

Em consequência da guerra na Ucrânia, a IATA está também preocupada com o “aumento repentino nos preços dos combustíveis”, que está a pressionar os custos das companhias aéreas, uma vez que, em poucos meses, o preço do combustível para a aviação quase duplicou, passando de 78 dólares por barril, para 140 dólares.

“Absorver um impacto tão grande nos custos, num momento em que o setor está a lutar para reduzir as perdas ao sair da crise de dois anos da COVID-19, é um grande desafio. Se o preço do combustível da aviação permanecer tão alto, com o tempo, é razoável esperar que isso se reflita nos rendimentos das companhias aéreas”, alerta Willie Walsh.

O diretor-geral da IATA considera ainda que a abolição da obrigatoriedade de uso de mascara facial a bordo poderá dar um novo impulso ao transporte aéreo, pois representa mais um passo em relação à normalidade.

“Não faz sentido continuar a exigir máscaras nos aviões quando elas não são mais necessárias em centros comerciais, teatros ou escritórios. Os aviões estão equipados com sistemas de filtragem de qualidade hospitalar altamente sofisticados e têm um fluxo e taxas de troca de ar muito maiores do que a maioria dos outros ambientes internos onde a obrigatoriedade de máscara já foi removida”, considera ainda Willie Walsh.

 

 

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Etihad Airways anuncia mudanças nos pedidos de grupos

Segundo a Etihad Airways, esta mudança visa “centralizar e agilizar o processo de solicitação de grupos”, entrando em vigor a partir de 23 de dezembro.

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A Eithad Airways vai mudar os procedimentos para os pedidos de grupos em Portugal a partir de 23 de dezembro, numa mudança que visa “centralizar e agilizar o processo de solicitação de grupos”, informou a companhia aérea de Abu Dhabi.

De acordo com a informação divulgada, os agentes de viagens portugueses devem passar a preencher um formulário com “os detalhes da solicitação de grupo”, enviando, de seguida, um e-mail para o endereço [email protected] com a solicitação.

“A sua compreensão e cooperação são apreciadas à medida que implementamos essas mudanças. Certifique-se de que sua equipa está ciente deste novo processo para garantir que as suas solicitações sejam recebidas e acionadas adequadamente”, acrescenta a informação divulgada pela companhia aérea.

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Turkish Airlines arrecada novo recorde e torna-se na companhia aérea que voa para mais países

O Guinness World Records reconheceu a Turkish Airlines como a companhia aérea que voa para um maior número de países no mundo, com a transportadora turca a ficar cerca de 30 países à frente do seu principal concorrente.

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A Turkish Airlines foi reconhecida pelo Guinness World Records como a companhia aérea que voa para um maior número de países, ficando 30 países à frente da sua principal concorrente, avança a companhia aérea de bandeira turca.

“A Turkish Airlines, que detém o título de voar para o maior número de países do mundo desde 2012, foi oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records como detentora do recorde. A transportadora nacional de bandeira alcançou com sucesso o título do Guinness World Records para o “Maior número de países para onde voa uma companhia aérea”, lê-se num comunicado divulgado pela transportadora.

O reconhecimento foi entregue à Turkish Airlines durante uma cerimónia no Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benítez, após a chegada do voo inaugural da companhia aérea para Santiago,  que decorreu esta quinta-feira, 19 de dezembro e que passou a ligar Istambul à capital do Chile quatro vezes por semana, via São Paulo, Brasil.

“Com base nos critérios de avaliação do Guinness World Records, a Turkish Airlines estabeleceu o recorde com voos para 120 países, refletindo apenas as rotas ativas dos últimos 12 meses. No entanto, incluindo rotas temporariamente suspensas e o voo inaugural de hoje para o Chile, a rede de voos da Turkish Airlines  abrange agora 131 países”, acrescenta a companhia aérea.

O reconhecimento é motivo de orgulho para a Turkish Airlines, considera Bilal Ekşi, CEO da companhia aérea, que destaca o facto da transportadora ser a que voa para um maior número de destinos há mais de uma década.

“Estamos muito felizes por estar em Santiago, no Chile, a nossa mais recente rota que foi lançada hoje, e por receber o título do Guinness World Records para o maior número de países voados por uma companhia aérea. Enquanto única companhia aérea que manteve essa distinção por mais de uma década,  mostramos orgulhosamente a força da nossa rede de voos e reforçamos a nossa missão de conectar pessoas, culturas e destinos ao redor do mundo”, afirma o responsável.

Já Talal Omar, vice-president do Guinness World Records para a região MENA e Turquia, afirmou que o compromisso da Turkish Airlines em conectar o mundo é um exemplo da “visão e excelência na aviação”.

“Esta conquista notável afirma seu papel vital no cenário global da aviação, alcançando mais destinos internacionais do que qualquer outra companhia aérea. Damos os parabéns à Turkish Airlines por esta conquista extraordinária”, diz o responsável.

 

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Flixbus reforça operações doméstica e internacional para o Natal

Nesta quadra festiva, a Flixbus vai aumentar em 24% as viagens da sua rede doméstica e em15% a nível internacional, de forma a dar resposta “às necessidades de mobilidade dos portugueses e dos turistas que visitam o país”.

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A Flixbus anunciou um reforço das suas operações doméstica e internacional para dar resposta à procura nesta quadra festiva, estimando um aumento de 24% das viagens na rede doméstica e de 15% a nível internacional.

“A FlixBus reforça, a partir desta semana e até janeiro, todas as suas linhas domésticas e internacionais a fim de responder às necessidades de mobilidade dos portugueses e dos turistas que visitam o país nesta época natalícia”, refere a empresa de autocarros de passageiros.

Entre Lisboa e Porto, a Flixbus vai aumentar a oferta para até 166 viagens, 83 em cada sentido, o que representa um aumento de 60% face ao ano anterior, quando foram disponibilizadas 104 viagens neste percurso.

Para Coimbra, as viagens da Flixbus também crescem 29%, enquanto as viagens para as cidades da Guarda, Viseu, Aveiro e Figueira da Foz, nas quais a Flixbus diz que também tem vindo a sentir “um aumento da procura”, houve reforço de horários e frequências em todas as viagens.

No Algarve, que “continua a ser um dos destinos preferidos dos portugueses para a passagem de ano”, a Flixbus, também houve um reforço das ligações, tal como já tinha acontecido no ano passado.

Para facilitar ainda as deslocações em território nacional dos passageiros que chegam a Portugal de avião, a Flixbus reforçou ainda “as ligações aos três aeroportos nacionais”, concretamente Lisboa, Porto e Faro.

“À semelhança do ano passado, a ligação Porto-Lisboa é a que regista maior procura, e, neste período festivo, a FlixBus disponibiliza até 166 viagens diárias neste eixo, 83 em cada sentido, o que representa um aumento de cerca de 60% em relação a 2023, em tivemos até 104 viagens (52 em cada sentido) durante este período de Natal e Ano Novo. É a prova de que a mobilidade do país vai muito além do comboio, e que os chamados “expressos” têm um papel importantíssimo na mobilidade do país”, realça Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental e diretor-geral da FlixBus em Portugal.

Viagens para Espanha também contam com reforço

Além da operação doméstica, a Flixbus reforçou também a sua operação internacional, com destaque para as viagens entre território nacional e Espanha, que conta com mais horários este Natal e passagem de ano.

“De acordo com dados internos, este ano registou-se um aumento de cerca de 25% na procura de viagens para a Galícia, o que levou a FlixBus a reforçar os horários para este destino”, refere a empresa, explicando que, desde final do ano passado, há até 14 ligações diárias diretas a Vigo a partir de cidades como Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

A Flixbus tem registado ainda uma forte procura por viagens com destino à Andaluzia, com destaque para Sevilha, assim como para Bilbao e San Sebastián, no País Basco, pelo que as viagens para estes destinos foram também reforçadas.

O crescimento de oferta da Flixbus para esta época festiva chega ainda às ligações entre Lisboa e Madrid, onde o aumento da oferta previsto é de 18%, com até 12 viagens diárias entre estas duas capitais europeias.

Rede doméstica vai ter 11 novos destinos em 2025

Paralelamente ao reforço da oferta para o Natal e passagem de ano, a Flixbus anunciou ainda que, em 2025, vai aumentar a sua rede doméstica em Portugal com 11 novos destinos, numa oferta que visa dar “resposta à cada vez maior procura por viagens na rede FlixBus”.

“A FlixBus é líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente, e por isso há cada vez mais pessoas a optar por viajar na nossa rede, seja pelo preço, pela comodidade, ou até por ser uma alternativa mais sustentável. Atualmente, a FlixBus opera em 90 cidades em Portugal, e em 2025 iremos acrescentar 11 novos destinos, todos no interior do país. Aliás, do total de destinos na nossa rede em 2025, cerca de metade serão no interior do país”, explica Pablo Pastega.

Apesar da elevada procura que a Flixbus diz registar em Portugal, a empresa continua a queixar-se das dificuldades em aceder aos principais terminais rodoviários do país, com Pablo Pastega a indicar que essa será uma das prioridades da empresa para o próximo ano.

“Em 2025 iremos continuar a nossa luta relativamente ao acesso aos terminais. Continuamos sem acesso a Sete Rios, o principal terminal da cidade de Lisboa, isto apesar dos esforços quer junto da Câmara Municipal de Lisboa, que tem o poder para resolver a situação, quer junto de outras entidades relevantes. Coimbra é outras das prioridades da FlixBus em termos de locais de paragem, já que a Rua do Padrão não reúne as condições mínimas de conforto e segurança, e a Câmara Municipal de Coimbra também não tendo dado resposta a este problema”, denuncia o responsável.

 

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Palermo e Tirana juntam-se aos destinos da easyJet para o verão de 2025

As novas ligações para Palermo e Tirana terão partidas de Lisboa a partir de junho do próximo ano.

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A easyJet acaba de juntar mais dois destinos ao leque de oferta para o próximo ano com ligações a partir do aeroporto de Lisboa. Com voos duas vezes por semana, à terça e sexta-feira, a partir de 3 de junho, estão disponíveis lugares para voos entre Lisboa e Palermo, na Itália. Já a partir de 24 de junho, a easyJet ligará Portugal à Albânia, com voos para Tirana à terça-feira e ao sábado.

O destaque deste verão vai ainda para a operação da easyJet em Cabo Verde, estando, durante todo o verão, disponíveis voos entre a Ilha do Sal e Lisboa e Porto, com aumento das frequências para cinco vezes por semana para Lisboa e quatro vezes por semana para o Porto. Este reforço da operação surge após o sucesso da entrada da companhia no mercado cabo-verdiano em outubro deste ano, com os voos de Lisboa e do Porto para a Ilha do Sal.

Para o verão de 2025, a easyJet anunciou ainda várias novas rotas que ligam os aeroportos portugueses a vários destinos, tendo acrescentado, recentemente, as ligações entre Lisboa e Milão Linate, bem como entre Bordéus e Faro. No total, são já nove as novas ligações da easyJet de e para aeroportos portugueses anunciadas para 2025. Para este verão estão disponíveis, no total, mais de sete milhões de lugares de e para aeroportos portugueses.

Para José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal, “estas novas ligações a Palermo (Itália) e a Tirana (Albânia), reforçam o nosso compromisso de oferecer destinos atrativos e um serviço eficiente”.

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TAP confirma que já transportou dois milhões de passageiros nas rotas entre Portugal e Brasil

Em novembro, Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, tinha avançado que a transportadora nacional previa alcançar, pela primeira vez, a marca dos dois milhões de passageiros entre os dois países por volta de 20 de dezembro, o que agora se confirmou.

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A TAP confirmou esta quinta-feira, 19 de dezembro, que alcançou a marca de dois milhões de passageiros transportados nas rotas entre Portugal e o Brasil, naquela que foi a primeira vez na história da companhia aérea que este marco foi alcançado.

“Pela primeira vez na sua história, a companhia aérea ultrapassou a marca de dois milhões de passageiros transportados num único ano entre os dois países. Este número representa um crescimento relevante na procura por voos entre os dois continentes e consolida a posição da TAP como uma das principais operadoras das rotas transatlânticas”, congratula-se a transportadora, num comunicado enviado à imprensa.

O passageiro dois milhões foi alcançado esta quinta-feira, 19 de dezembro, num voo que partiu do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, e que teve destino à cidade do Porto, em Portugal, com escala na capital portuguesa.

“A TAP tem o orgulho de ligar dois países com uma história compartilhada e um futuro promissor. Este recorde reflete o nosso compromisso com a qualidade dos serviços e a confiança dos passageiros no nosso trabalho. Agradecemos a todos que escolheram e escolhem a TAP para as suas viagens entre Portugal e o Brasil e seguimos empenhados em oferecer uma experiência de voo excepcional”, afirma Luís Rodrigues, CEO da TAP.

Recorde-se que, em meados de novembro, Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, já tinha avançado que a transportadora de bandeira nacional previa alcançar, pela primeira vez, a marca dos dois milhões de passageiros transportados entre os dois países por volta da “semana 50 do ano, ou seja, lá para 20 de dezembro”, o que agora foi confirmado pela companhia aérea.

TAP Miles&Go também atinge marca histórica

Tal como a TAP, também o TAP Miles&Go, o programa de passageiro frequente da transportadora nacional, está de parabéns por ter alcançado uma marca histórica, uma vez que este programa alcançou, recentemente e pela primeira vez, dois milhões de clientes no Brasil.

“Para celebrar este feito, o TAP Miles&Go presenteou o passageiro dois milhões com 200 000 milhas”, refere ainda a companhia aérea.

A TAP voa atualmente para 12 cidades no Brasil, concretamente São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, e, em abril de 2025, retoma os voos para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passando a disponibilizar 15 rotas para 13 cidades no país, com partida de Lisboa e Porto.

 

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Iberia reforça operação no Natal e disponibiliza mais de 1M de lugares

Neste Natal, a Iberia vai operar 5.081 voos, o que representa uma oferta de mais de um milhão de lugares, entre 20 de dezembro e 7 de janeiro.

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A Iberia anunciou um reforço de operação para este Natal, com a companhia aérea a operar 5.081 voos, o que representa uma oferta de mais de um milhão de lugares, entre 20 de dezembro e 7 de janeiro, informou a companhia aérea de origem espanhola.

Segundo a Iberia, o reforço destina-se essencialmente aos novos destinos de inverno, como Salzburgo, Innsbruck, Tromso e Rovaniemi, assim como a algumas capitais europeias, como Londres, Paris, Roma, Genebra, Zurique e Praga, que estão entre os destinos mais procurados para esta época festiva.

Num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 18 de dezembro, a Iberia indica que, para aqueles destinos, “o tamanho das aeronaves foi aumentado para atender à alta demanda desta época”.

“Os destinos de neve são um sucesso este ano, com Salzburgo e Innsbruck, na Áustria, onde a Iberia oferece voos diretos duas vezes por semana desde o início de dezembro. E Tromso, na Noruega, é o destino ideal para observar a aurora boreal, cidade que também tem duas frequências semanais, às quintas e domingos”, lê-se na informação divulgada.

No entanto, o destino mais popular para esta época festiva é Rovaniemi, na Lapónia finlandesa, para onde a Iberia programou “quatro voos semanais de Madrid, às quartas, quintas, sábados e domingos”.

No que diz respeito às capitais europeias, a Iberia vai disponibilizar ainda oito voos por dia para Londres, no Reino Unido, enquanto Paris, em França, vai ter até 11 voos diários e Roma vai contar seis ligações por dia.

Além das capitais europeias, a Iberia reforçou também a oferta para outros destinos icónicos, como Nova Iorque e Boston, que vão contar com três voos por dia desde Madrid, no caso de Nova Iorque, e um voo diário no que diz respeito a Boston, sendo esta rota operada em aviões Airbus A321XLR.

A Iberia indica ainda que a época festiva do Natal também vai ser comemorada a bordo com menus especiais na classe Business até 31 de dezembro, e sobremesas alusivas à data na Premium Economy e Economy, entre outras ofertas e iniciativas previstas.

Até 31 de dezembro, também os Premium Lounges da Iberia em Madrid vão assinalar o Natal com menus especiais, assim como o réveillon na noite da Passagem do Ano.

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Summerwind representa Egyptair em Portugal

A Summerwind passa a ser o GSA da Egyptair em Portugal, ficando responsável pela “representação comercial, reservas e apoio aos passageiros do mercado português” da companhia aérea do Egito.

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A Egyptair escolheu a Summerwind para GSA em Portugal, ficando a empresa responsável pela “representação comercial, reservas e apoio aos passageiros do mercado português” da companhia aérea do Egito.

“Esta nomeação é algo que muito orgulha a atual estrutura acionista da Summerwind, bem como toda a equipa em Lisboa, que já manifesta o seu agradecimento à Egyptair por este voto de confiança”, afirma João Moreira Baptista, diretor-geral da Summerwind Portugal.

A Summerwind recorda que a Egyptair opera atualmente dois voos por semana na rota Lisboa (LIS) – Cairo (CAI), ligações que são realizadas às terças e quintas-feiras, num avião Boeing 737-800.

“Este será o único voo direto entre a capital portuguesa e o Cairo, capital do Egito. As partidas de Lisboa, com duração aproximada de cinco horas e 20 minutos, serão realizadas durante a noite, saindo de Lisboa às 23h00 e chegando ao Cairo às 06h00”, indica a Summerwind, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Amr Adawy, vice-presidente Comercial da Egyptair, a companhia aérea retomou a rota que estava suspensa desde 2011 no verão passado, uma vez que Lisboa é “um dos destinos cada vez mais procurados” pelos passageiros da transportadora egípcia.

“A operação para Lisboa insere-se no plano de expansão adoptado pela Egyptair, visto que, recentemente, adicionámos mais destinos à nossa extensa rede em África, Médio Oriente e Ásia, servindo mais de 70 destinos em todo o mundo, oferecendo assim diversas ligações aos passageiros a partir de Lisboa”, acrescenta o responsável, lembrando que a companhia oferece também ligações diárias para alguns dos destinos  mais turísticos do Egito, como Luxor, Aswan, Sharm El-Sheikh e Hurghada.

A Summerwind disponibiliza o número de telefone +351 215 893 627 para tratamento de assuntos relacionados com a Egyptair.

 

 

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Binter começa a voar entre Tenerife e Ponta Delgada a 1 de julho

A nova rota para Ponta Delgada foi uma das novidades anunciadas pela Binter para 2025 e vai arrancar a 1 de julho, com um voo por semana.

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A Binter vai lançar uma rota entre Tenerife e Ponta Delgada, com início a 1 de julho de 2025, de que vai contar com uma ligação aérea por semana, avança o HostelTur, que cita informação da companhia aérea.

A nova rota para Ponta Delgada foi uma das novidades anunciadas pela Binter para 2025, que vai contar com um aumento de oferta de 48% face a 2024 e seis novas rotas desde Tenerife.

Além de Ponta Delgada, a Binter vai também começar a voar, no próximo ano, para Valência, San Sebastián, Pamplona, Granada e Murcia, tendo anunciado ainda o reforço das ligações para Jerez de la Frontera.

“Este programa é o resultado de um trabalho conjunto, através do Turismo de Tenerife, e a Binter para consolidar a rede de rotas externas da empresa a partir da sua base operacional em Tenerife Norte, que aumentará 67%, e promoverá o desenvolvimento da conectividade aérea de a ilha nos próximos anos, aproveitando a fase de crescimento em que a companhia aérea se encontra”, refere a Binter, citada pelo Hosteltur.

O aumento da oferta da Binter, que vai contar com mais de 838 mil lugares, é possível graças aos novos aviões a jato Embraer E195-E2 da companhia aérea, que vão permitir aumentar em 75% os destinos servidos desde Tenerife e que se espera que possam dar “um impulso importante para a chegada de visitantes de novos mercados”.

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Turkish Airlines aumenta voos para Lisboa a partir de junho

A partir de 9 de junho, o número de voos da Turkish Airlines entre Lisboa e Istambul, na Turquia, passa de 14 para 18 ligações semanais para “oferecer maior flexibilidade, conveniência e oportunidades” ao mercado.

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A Turkish Airlines vai aumentar, a partir de 9 de junho, o número de voos entre Lisboa e Istambul, na Turquia, passando de 14 para 18 ligações semanais, informou a companhia aérea de bandeira turca, em comunicado.

“Este aumento reflete o nosso compromisso em oferecer maior flexibilidade, conveniência e oportunidades de novas ligações ao mercado”, realça a Turkish Airlines, na informação divulgada.

As novas frequências vão ter partida de Istambul às segundas, quartas, sextas e domingos, pelas 20h30, chegando à capital portuguesa pelas 23h35, enquanto em sentido contrário os voos decorrem às segundas, terças, quintas e sábados, partindo de Lisboa pelas 06h10 para chegar a Istambul às 13h00.

“Acreditamos que esta nova frequência criará novas oportunidades para os nossos parceiros e clientes, facilitando o acesso à extensa rede da Turkish Airlines”, acrescenta a informação divulgada pela transportadora.

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Explora III chega em 2026 e já foi apresentado

O Explora III é o terceiro navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, começa a navegar no verão de 2026 e vai realizar a sua temporada inaugural pelo Norte da Europa.

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A Explora Journeys revelou os primeiros detalhes do Explora III, o terceiro navio da marca de luxo do MSC Group, que começa a navegar no verão de 2026 e vai realizar a sua temporada inaugural pelo Norte da Europa.

“Durante a sua temporada inaugural, o Explora III levará os viajantes a experienciar viagens cénicas pelos litorais do norte da Europa, das paisagens mágicas da Islândia e da Gronelândia e do cenário vibrante da Costa Leste da América do Norte, antes de se posicionar nas Caraíbas para o Inverno 2026/2027”, indica a companhia de cruzeiros, em comunicado.

O navio, que vai contar com 463 suítes de várias categorias, “foi concebido a pensar na experiência do viajante, oferecendo mais espaço do que nunca”, realça a Explora Journeys, sublinhando que o Explora III “apresenta um dos rácios mais elevados de espaço público total por viajante, bem como espaços públicos exteriores alargados”.

Com 18.7 metros quadrados de espaço público por viajante, o Explora III vai oferecer também “experiências culinárias inigualáveis”, uma vez que os conceitos gastronómicos exclusivos da Explora Journeys regressam com este navio.

“Os viajantes desfrutarão de uma ampla variedade de opções gastronómicas gourmet, incluindo os favoritos como Anthology, Sakura, Fil Rouge, Med Yacht Club, Marble&Co. Grill e Emporium Marketplace. A gastronomia continuará a ser um destaque, com os viajantes a desfrutarem de refeições casuais e requintadas numa variedade de locais inspiradores”, lê-se na informação divulgada.

Destaque ainda para o Ocean Wellness and Fitness,  espaço unificado dedicado ao bem-estar que, segundo a Explora Journeys, inclui o Ocean Welness-The Spa, o Fitness Center e o Fitness Studio, estes últimos criados em parceria com a Technogym.

“O espaço apresenta os mais recentes equipamentos de formação de ponta. Para melhorar ainda mais essa experiência única de bem-estar existe a área Open Air Fitness no deck 14, onde os viajantes podem treinar ao ar livre enquanto apreciam vistas deslumbrantes do oceano, e uma pista de corrida alargada ao longo do deck 12. O alargado Sports Court agora oferece Pickleball, Paddle e Basquetebol, proporcionando uma grande variedade de atividades”, acrescenta a informação divulgada.

Para crianças e adolescentes, o Explora III dispõe ainda do Nautilus Club, que conta com espaços dedicados e experiências selecionadas, concebidas para crianças e adolescentes e onde uma “equipa dedicada de anfitriões especializados garante momentos inesquecíveis para os viajantes mais jovens”.

O Explora III também oferece salas de reunião sofisticadas no Deck 11, que, segundo a companhia, são “ideais para eventos empresariais, funções e videoconferências sem interrupções” e que se assumem como “espaços versáteis” que podem ser divididos em três salas separadas.

Quando começar a navegar, o que está previsto para o verão de 2026, o Explora III vai realizar um itinerário pela Europa Ocidental com uma visita a Bordéus, em França, antes de seguir para o Norte da Europa.

“Com início em Southampton a 17 de agosto de 2026, o navio visitará destinos na Holanda, Noruega, Estónia, Suécia e Alemanha, antes de seguir para a Islândia e Gronelândia. Ao longo do percurso, os viajantes têm a oportunidade de explorar portos fora do comum, como Rønne na Dinamarca, Nanortalik e Paamiut na Gronelândia e Seyðisfjörður na Islândia”, acrescenta a Explora Journeys.

A partir de 27 de setembro, o navio chega à cidade de Quebec, no Canadá, antes de continuar a sua viagem em direção à costa leste dos EUA e do Canadá, incluindo a cidade de Nova York, nos EUA, e as Ilhas Magdalen, no Canadá.

“O navio chegará a Miami a 25 de outubro de 2026 antes de navegar para as Caraíbas para a temporada de inverno, oferecendo uma escapadela excecional para destinos tropicais”, indica ainda a Explora Journeys.

O Explora III vai ser também o primeiro navio da Explora Journeys movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), entre outras inovações, refletindo “os esforços da marca para descarbonizar as suas operações marítimas para reduzir o impacto ambiental”.

O Explora III vai ser o terceiro navio da Explora Journeys, depois da chegada do Explora I, que foi o primeiro navio da frota da companhia de cruzeiros de luxo, e do Explora II, que está a operar desde 12 de setembro de 2024.

Depois do Explora III, a Explora Journeys conta receber mais três navios, com o Explora IV a chegar em 2027, enquanto o Explora V e o Explora VI estão previstos para 2027 e 2028, respetivamente.

 

 

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