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Novo Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil.
Aviação

Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização

O investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que a Aena está a fazer visa tornar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, numa infraestrutura “mais confortável, segura, ecológica e espaçosa para embarques e desembarques”.

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Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização

O investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que a Aena está a fazer visa tornar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, numa infraestrutura “mais confortável, segura, ecológica e espaçosa para embarques e desembarques”.

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O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, deu esta quarta-feira, 11 de dezembro,  início às obras de ampliação e modernização, num investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que vai tornar a infraestrutura num “aeroporto mais confortável, seguro, ecológico e espaçoso para embarques e desembarques”.

O Aeroporto de Congonhas vai, com este investimento, passar a contar com um novo terminal de passageiros “om mais que o dobro do tamanho atual”, além de novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional.

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“Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas modernos, promovendo o aumento da eficiência das operações. Outra novidade são os pontos de parada de aeronaves adaptados para receber modelos de maior capacidade, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10”, lê-se  num comunicado da Aena, gestora aeroportuária brasileira.

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O objetivo destas intervenções passa por “oferecer uma infraestrutura aeroportuária de excelência, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou Maurici Lucena, presidente da Aena, durante a cerimónia que marcou o arranque das obras de modernização e ampliação do aeroporto.

Presente na cerimónia esteve também Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, assim como o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth.

As intervenções devem estar concluídas em junho de 2028, data em que se prevê que o novo terminal deva iniciar o embarque de passageiros, ainda que as obras decorram por etapas, de forma a “minimizar impactos nas operações”.

“A primeira incluirá a demolição de estruturas, instalação de canteiros de obras, intervenções no pátio de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento. Na segunda, as companhias aéreas serão transferidas para os novos hangares, dando início à construção do píer do novo terminal e às obras no hangar tombado”, indica a Aena.

Na terceira fase, serão instaladas as pontes de embarque no novo píer e o sistema de controle e processamento de bagagens, enquanto as etapas finais contemplarão a conclusão do terminal de passageiros, com entrega das novas pontes, sistemas de bagagem e retrofit do terminal atual.

Um dos principais destaques destas intervenções é o novo terminal de passageiros, que vai dobrar a área destinada aos embarques, que vai somar mais de 100 mil m², entre outros espaços comerciais, lounges, escritórios e salas empresariais.

“O terminal de embarque terá um novo salão de check-in, com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer, com 33 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. O hangar tombado ganhará novo uso, com 10 portões de embarque remoto. Haverá, ainda, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento para até 17 canais de inspeção”, refere o comunicado.

A zona de desembarque vai também passar a oferecer mais conforto aos passageiros, já que vai ser instalado “um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão”.

A eficiência operacional também será aprimorada com as obras, já que vai passar a existir “um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial”, assim como o aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas,” com afastamentos adequados e 100% conforme as normas internacionais, sendo adequados para receber o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10 em todas as posições”.

“Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, a construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L”, acrescenta a Aena, que explica também que, para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao terminal, vai ser criada “uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos”, enquanto a “área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metro da linha Ouro”.

A Aena recorda também que, ao longo do seu primeiro ano de gestão, a infraestrutura já tinha sido alvo de várias melhorias, a exemplo de uma bolsa para motoristas de carros de aplicativo e uma nova área para embarque de passageiros, que reduz o tempo de espera dos usuários, tendo sido também iniciada a renovação da sala de embarque remoto e das casas-de-banho, que deverão ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025.

A Aena adquiriu ainda dez novos autocarros 100% elétricos para o embarque remoto de passageiros, veículos que têm zero emissão de gases e ruídos, contam com autonomia de 270 km a cada recarga de bateria, o que vai permitir “uma redução de 510 toneladas de CO2 por ano”.

Entre outras ações já realizadas, estão o reordenamento e ampliação dos raios-X, repavimentação com asfalto das ruas de acesso ao aeroporto, revitalização dos tapetes de bagagem, aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), oferta de assentos na sala de embarque, repavimentação das pistas de taxiamento de aeronaves, além da inauguração de novas lojas e restaurantes.

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Rui Ventura é o novo presidente da Turismo Centro de Portugal

Num ato eleitoral que contou com o voto de 149 associados, representando 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral, Rui Ventura foi eleito presidente da Turismo Centro de Portugal com 57,72% dos votos.

A Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) elegeu esta quinta-feira, 27 de março, Rui Ventura como novo presidente da Comissão Executiva desta entidade, para um mandato que termina em 2028.

O ato eleitoral com os votos de 149 associados, que representaram 93,7% dos 159 elementos do colégio eleitoral.

Apresentaram-se dois candidatos à presidência da Comissão Executiva. Rui Ventura, até agora presidente da Câmara Municipal de Pinhel, obteve 86 votos (57,72%) e Walter Chicharro, deputado na Assembleia da República e anterior presidente da Câmara Municipal da Nazaré, obteve 60 votos (40,27%), registando-se três 3 votos brancos.

Recorde-se que este ato eleitoral teve como único propósito eleger o presidente da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, lugar que se encontrava vago desde dezembro de 2024, pelo falecimento de Raul Almeida. Os restantes órgãos sociais da TCP, eleitos em julho de 2023, mantêm-se inalterados.

Depois de conhecidos os resultados, Rui Ventura enalteceu a participação, salientando que as duas candidaturas “mantiveram a elevação que esta entidade regional sempre teve, com um espírito de união que lhe é reconhecido”.

“É meu propósito que estejamos sempre juntos, quer os municípios, quer os privados, com quem tenho aprendido muito nas últimas semanas”, concluindo que “fui bem recebido, colhi ideias e recolhi o sentimento de cada um dos setores desta entidade. Acredito que esta região de turismo vai ter mais futuro ainda”.

Após a Assembleia Geral Extraordinária, seguiu-se uma Assembleia Geral Ordinária, que teve como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório de Atividades e do Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2024, que foram aprovados por unanimidade.

Nascido a 26 de agosto de 1971, em Pinhel, onde reside, o percurso Rui Ventura tem sido maioritariamente marcado pela sua envolvência na política e no associativismo cultural e desportivo.

É funcionário autárquico, tendo assumido o cargo de presidente da Câmara Municipal de Pinhel em 2013, para o qual foi eleito após ter sido Adjunto, vereador e vice-presidente do anterior presidente da Câmara. Foi presidente do Conselho de Administração da Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira (2016-2020) e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (2018-2020). É vice-presidente da Associação Territórios do Côa e presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira.
Os órgãos sociais da TCP, para o período 2023-2028, são:

Comissão Executiva:
Presidente: Rui Ventura
Vice-Presidente: Anabela Freitas
Jorge Sampaio
Elsa Marçal
Luís Albuquerque

Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Francisco Rolo (TCP – Associação para a Promoção do Turismo na Região Centro de Portugal)
Secretário da Mesa: Vítor Pereira (Câmara Municipal da Covilhã)

Conselho de Marketing:
Presidente: Jorge Almeida “Loureiro” (Hotel Avenida)
Luís Tadeu Marques (ADIRAM – Associação Aldeias de Montanha)
Carlos Ascensão (Aldeias Históricas de Portugal)
Laura Rodrigues (Câmara Municipal de Torres Vedras)
Rodolfo Baldaia de Queirós (Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior)
Jorge Costa (Empreendimentos Turísticos Montebelo)
António Marques Vidal (APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos)

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Lisboa, Roma e Porto lideram preferências dos franceses para férias de primavera

Um estudo realizado pelo KAYAK.fr em parceria com a Ipsos revela os destinos preferidos dos viajantes franceses na primavera. Lisboa, Roma e Porto estão na liderança.

Com a chegada da primavera, muitos franceses estão a planear as suas viagens para aproveitar o clima agradável. Um estudo realizado pelo KAYAK.fr, em parceria com a Ipsos, empresa de estudos de mercado, destaca as principais tendências em viagens na primavera francesa.

De acordo com dados de comparação de viagens, as capitais e grandes cidades europeias continuam a ser as mais populares. Lisboa, Roma e Porto lideram o ranking, seguidas de perto por três cidades espanholas:  Barcelona, ​​Madrid e Sevilha.

O clima desempenha um papel fundamental na escolha dos destinos: 27% dos franceses preferem o clima ensolarado. Além disso, a facilidade de acesso é um fator determinante: 21% procuram estadias com tempo de viagem de até duas horas para otimizar seu tempo no local.

Os viajantes franceses estão atentos aos seus gastos: 65% planeiam um orçamento inferior a 500 euros por pessoa, enquanto as preferências vão para estadias curtas, mas intensas, com 48% a optar por escapadas de três a quatro dias, e 45% a optar por de uma semana ou mais.

Ainda de acordo com o site de comparação de viagens, os franceses procuram, acima de tudo, reconectar-se com a natureza: a caminhada é a atividade preferida (33%). A gastronomia também desempenha um papel importante, com 48% dos viajantes interessados ​​em especialidades locais. Por fim, a exploração urbana, incluindo visitas a museus e compras, atrai uma parcela significativa de turistas franceses.

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Ryanair chega pela primeira vez aos 200M de passageiros transportados num ano

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

A Ryanair anunciou que, pela primeira vez, chegou aos 200 milhões de passageiros transportados num único ano, atingindo um “novo recorde histórico”, avança a companhia aérea low cost, em comunicado.

“A Ryanair tem orgulho de ter transportado 200 milhões de passageiros em 2024/2025 e estamos satisfeitos”, congratula-se Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, citado no comunicado enviado à imprensa.

A marca foi atingida esta quarta-feira, 26 de março, num voo da Ryanair desde Fuerteventura para Madrid, em Espanha, e Maria Cornelia Vos foi a passageira que permitiu à companhia aérea alcançar a marca dos 200 milhões de passageiros.

Os 200 milhões de passageiros transportados pela Ryanair em 2024/2025 representam um aumento de 9% face ao total de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no anterior ano fiscal.

Depois de alcançada esta marca histórica, a Ryanair conta chegar, em 2025/2026, aos 210 milhões de passageiros, número que vai constituir um novo recorde para a companhia aérea.

 

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Turismo de Portugal lança novos apoios à inovação no setor

O Turismo de Portugal acaba de aprovar dois regulamentos de apoio a programas de inovação no âmbito do Programa FIT 2.0 – Fostering Innovation in Tourism.

Um dos regulamentos aprovados tem a ver com o apoio a programas de aceleração que dispõe de 500 mil euros para financiar iniciativas que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes áreas prioritárias: agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, gastronomia, inteligência artificial e transição verde.

Já o de apoio a programas de inovação aberta conta com 600 mil euros para programas focados em aeroportos, agências de viagens e operadores turísticos, alojamento, experiência seamless, mobilidade e transição verde.

O Turismo de Portugal revela que as candidaturas estão abertas até 24 de abril e devem ser submetidas exclusivamente na plataforma eletrónica do SGPI – Si​stema de Gestão de Projetos​ de Investimento, disponível em investimento.turismodeportugal.pt. Podem concorrer entidades que tenham assinado, ou venham a assinar até à data-limite, um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal.

Refira-se que o Programa FIT 2.0, integrado na estratégia do Instituto, é desenvolvido em parceria com uma rede de incubadoras nacionais e visa fortalecer o ecossistema de inovação no turismo, impulsionando a competitividade do setor.

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Reuniões Regionais da Airmet vão chegar a quatro cidades

As Reuniões Regionais da Aimet vão percorrer quatro cidades portuguesas ao longo de quatro dias, começando no Porto, a 31 de março, seguindo depois para Coimbra, a 1 de abril, Lisboa, no dia 2 e Albufeira, a 3 de abril.

Este evento, dirigido às agências de viagens associadas da Airmet, tem como objetivo reforçar a proximidade com os membros da rede, apresentar novidades e proporcionar um espaço de partilha entre profissionais do setor.

Durante estes encontros, será feito um balanço dos resultados alcançados em 2024 e analisada a evolução e crescimento da rede Airmet. Serão também partilhadas as novidades para 2025, incluindo o investimento em tecnologia e formação, que o agrupamento de gestão de agências de viagens irá realizar com o objetivo de reforçar e melhorar a sua proposta de valor para os seus associados.

O evento contará ainda com a participação de alguns operadores do setor, nomeadamente Citavis, Costa Cruzeiros, Flexible Autos, Grupo W2M, Solférias, Soltrópico/Egotravel e Soltour, que vão apresentar as suas novidades.

Rui Alberto, diretor geral da Airmet, destaca a importância deste ciclo de reuniões regionais, realçando que “estes encontros são uma excelente oportunidade para estarmos próximos das nossas agências e compreendermos as suas necessidades”. O responsável considera ainda que “vamos partilhar os resultados do último ano e apresentar os investimentos que estamos a fazer em tecnologia e formação, sempre com o objetivo de reforçar o apoio que prestamos às nossas agências”, para concluir que “queremos que cada agência sinta que está integrada numa rede forte, dinâmica e focada no crescimento.”

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Faturação do alojamento turístico português soma 6,7MM€ em 2024

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, no ano passado, o alojamento turístico registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, crescimento de 10,9% face a 2023. Já o total de hóspedes foi de 31,6 milhões e as dormidas chegaram aos 80,3 milhões.

No ano passado, o alojamento turístico nacional registou uma faturação de 6,7 mil milhões de euros, num crescimento de 10,9% face ao ano anterior, avança a Informa D&B.

De acordo com o estudo “Setores DBK da Informa D&B: ‘Estabelecimentos Hoteleiros’”, os dados incluem hotéis, unidades de alojamento local, aparthotéis, apartamentos turísticos, estabelecimentos de turismo no espaço rural e de habitação e aldeamentos turísticos, assim como as Pousadas e ‘Quintas da Madeira’.

Tal como a faturação, também o número de hóspedes aumentou 5,2% no ano passado, situando-se nos 31,6 milhões, enquanto o total de dormidas chegou aos 80,3 milhões, o que representa mais 4% do que em 2023.

“Os hotéis receberam 20,8 milhões de hóspedes, 66% do total, e registaram aproximadamente 48,8 milhões de dormidas (cerca de 61% do total). Os estabelecimentos de alojamento local foram os que registaram maior crescimento em termos de dormidas”, lê-se na informação divulgada.

Entre o total de dormidas, o estudo da Informa D&B apurou que 23,9 milhões foram realizadas pelos residentes em Portugal, o que traduz um aumento de 2,4% face ao ano anterior, enquanto nos residentes no estrangeiro o crescimento foi de 4,8%.

“Entre os estrangeiros, os britânicos mantiveram-se como os clientes mais importantes, representando 13% das dormidas totais, à frente dos alemães e dos espanhóis. No entanto, são de destacar os aumentos das dormidas realizadas pela população residente nos Estados Unidos da América e dos Países Baixos, com crescimentos de 12% e 9%, respetivamente”, apurou o estudo.

A Informa D&B diz ainda que, no final de 2023, a capacidade hoteleira em Portugal era de cerca de 480 mil camas, mais 4,5% do que no ano anterior, sendo que “pouco mais de metade do número total de camas, ou seja, cerca de 250 mil, correspondia a hotéis, seguindo-se o segmento de alojamento local com 19%”.

Quanto a regiões, o estudo diz que o Algarve foi, no ano passado, a região com maior oferta de camas, com 28% do total, à frente da zona de Grande Lisboa, com 19%, ainda que, se forem considerados apenas os hotéis, o foco vai para a Madeira e também para o Algarve.

“É no arquipélago de Madeira e no Algarve que se localizam os de maior dimensão, sendo de 274 e 259 o número médio de camas por estabelecimento nestas regiões em 2023, um número que na média do país era de 154. Por categoria, os hotéis de 3 e 4 estrelas representavam 66% do número total e equivaliam a cerca de 70% da capacidade total deste tipo de estabelecimentos”, refere ainda o estudo.

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In Sure Broker lança novo seguro para garantia dos incumprimentos das companhias aéreas

A In Sure Broker está a lançar um seguro opcional que complementa a atual oferta de seguros de viagem, trazendo mais segurança para a agência de viagens. Trata-se de uma garantia que visa salvaguardar as agências de viagem face ao incumprimento das companhias aéreas.

Este novo seguro garante à agência organizadora da viagem por perdas financeiras irrecuperáveis decorrentes de serviços contratados (como hotéis, cruzeiros, transferes, entre outros), caso a companhia aérea cancele ou altere significativamente a viagem com mais de 14 dias de antecedência.

Com mais esta garantia opcional com vista a complementar a atual oferta atual de seguros de viagem, a In Sure Broker assegura que “o nosso compromisso mantem-se: proteger não só os viajantes, mas também as eventuais perdas financeiras das agências de viagem.”

 

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Emirates acrescenta mais sete destinos à rede dos A350

Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que a Emirates passa a servir em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

A Emirates vai passar a voar com aviões A350 para mais sete destinos, anunciou a companhia aérea do Dubai, que tem vindo a receber novos aparelhos deste modelo, o que permite a sua estreia em África e no Sudeste Asiático.

Segundo comunicado da companhia aérea, Tunes, Amã, Istambul, Dammam, Ho Chi Minh City, Bagdade e Oslo são os novos destinos que passam a ser servidos em aviões A350, o que está previsto já para esta temporada de verão.

“A nossa expansão estratégica do A350 em diversas geografias no Médio Oriente/CCG, Europa, África e Sudeste Asiático potencia a flexibilidade e eficiência operacional do avião, ao mesmo tempo que oferece a mais passageiros opções de viagem premium e a oportunidade de experimentarem os nossos interiores de última geração, como a Classe Executiva e a Premium Economy, bem como muitos pormenores em todas as cabines, agora disponíveis em mais cidades do que nunca”, explica Adnan Kazim, vice-presidente e diretor Comercial da Emirates Airline.

No caso de Tunes, a Emirates vai utilizar o A350 seis vezes por semana (todos os dias, exceto à terça-feira), a partir de 1 de junho, data em que também a capital da Jordânia passa a ser servida com voos diários no A350 da Emirates.

No mês seguinte, a 1 de julho, A350 da Emirates, equipado com as mais recentes cabines, aterrará pela primeira vez em Istambul, na Turquia, realizando igualmente voos diários, enquanto na Arábia Saudita, o A350 passa a ser usado nos voos de Dammam, também a partir de 1 de julho.

Já a primeira viagem do A350 da Emirates para o Sudeste Asiático acontece a 1 de agosto, com o início da operação diária deste aparelho para Ho Chi Minh City, no Vietname, enquanto a capital do Iraque vai passar a ter três voos por semana servidos com o A350, a partir de 3 de agosto.

A Emirates anuncia ainda a estreia deste avião em Oslo, a 1 de setembro, uma vez que este é o aparelho que realiza os voos diários da companhia aérea para a capital da Noruega.

A transportadora aérea de bandeira do Dubai diz que, “irá anunciar mais destinos com o A350, incluindo rotas de longo curso, nos próximos meses, à medida que os novos aviões se juntam à sua frota”.

Além destes sete novos destinos que passam a ser servidos pelos A350, a Emirates anunciou também um reforço dos voos realizados com este aparelho para o Bahrein e o Kuwait.

“O Bahrein tornar-se-á uma operação quase exclusiva do A350 com a adição do terceiro voo diário EK 835/836 a partir de 1 de junho. O Kuwait será servido por um segundo voo A350 no voo diário EK 857/858 a partir de 1 de outubro. Para além disso, Bolonha receberá o seu primeiro A350 a 1 de junho, um mês antes da última data anunciada para a sua colocação em serviço”, lê-se no comunicado divulgado.

Recorde-se que os aviões A350 da Emirates apresentam três classes de cabine e têm capacidade para transportar 312 passageiros, incluindo 32 lugares reclináveis da Classe Executiva, numa configuração 1-2-1 e um mini-bar para lanches rápidos, 21 lugares na Classe Premium Economy e 259 lugares na Classe Económica com uma generosa disposição.

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Produtores de viticultura regenerativa reúnem-se em Lisboa

Produtores de viticultura regenerativa, um total de 14, reúnem-se em Lisboa para falar sobre o tema, considerado premente, mas bastante desconhecido, apresentar a 2.ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF) e dar a provar os seus vinhos (um por cada produtor), no próximo dia 7 de abril, entre as 15h00 e as 16h30, na Sala Ogival da ViniPortugal.

Com vista a dar a conhecer a prática recente da viticultura regenerativa em Portugal, Luís Serrano Mira e Renato Neves, proprietário e diretor de viticultura e enólogo da Herdade das Servas, respetivamente, idealizaram e promoveram, em setembro de 2024, a 1.ª edição do Regenerative Wine Fest (RWF). Teve como palco a Herdade das Servas, em Estremoz, local onde regressa para uma 2.ª edição, a 31 de maio de 2025 (sábado), onde este ano a tónica da agricultura regenerativa vai refletir-se também na oferta gastronómica, disponível ao longo do dia.

De oito produtores fundadores, passaram-se a 14 nesta 2.ª edição, que, para além da presença no RWF 2025, decidiram reunir-se, em Lisboa, para falarem sobre o tema, de forma clara e objetiva, apresentarem o programa do evento de maio, contando também com a expertise de Edgardo Pacheco, jornalista e curador do evento, e de Georgete Félix, Investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), num momento de literacia, finalizado com uma prova “livre” de 14 vinhos.

O Regenerative Wine Fest serve para promover a literacia sobre as práticas agrícolas neste contexto, falar-se sobre a forma como estas podem originar vinhos únicos e, simultaneamente, ajudar a salvar os ecossistemas onde coexistimos com os outros seres vivos. O RWF é uma “semente” no calendário enófilo, mas também de eventos de boas práticas agrícolas, reforçando o papel de produtores que apostam na excelência e nas inovações que estão a transformar a viticultura contemporânea, com vista a uma produção vitivinícola sustentável de A a Z.

 

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“Amendoal em Flor” é nova experiência turística no Alentejo

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, em parceria com a Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, promove uma nova experiência turística no destino centrada na beleza e riqueza do “Amendoal em Flor”, um património agrícola que ocupa mais de 25 mil hectares na região.

A apresentação da iniciativa contou com a participação de tour-operadores e DMC nacionais (Iag7viajes, Inatel, SoulTours, Mtsglobe, Saltyhill, Haveawineday e Caminhos da Natureza), proporcionando-lhes um contacto direto com esta paisagem singular e com os seus produtos associados, nomeadamente a vinha e olival.

Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, “a região “tem um património natural e cultural único, e a floração dos amendoais é um dos espetáculos mais belos da nossa paisagem mediterrânica”, acentuando que, com esta iniciativa, “pretendemos proporcionar uma experiência diferenciadora, onde o turismo de natureza se alia à riqueza gastronómica e vinícola da região, dando a conhecer a autenticidade do nosso território.”

Segundo Nuno Russo, diretor executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, “As amendoeiras em flor são um produto turístico, desde há muito tempo, no Algarve e norte do país, contudo o Alentejo oferece uma extensão de paisagem como nenhuma outra região, pois o Alqueva é a maior região produtora de amêndoa do país, e a floração dos amendoais dos associados da Portugal Nuts, embora de curta duração, oferecem uma paisagem única, que pinta o Alentejo de branco, num verdadeiro espetáculo de cor”.

O programa incluiu visitas guiadas a propriedades emblemáticas do Alentejo, atuais e futuros associados da Portugal Nuts, onde os participantes tiveram a oportunidade de contemplar as amendoeiras em plena floração e vivenciar experiências enogastronómicas únicas. Com mais de 25 mil hectares de amendoais integrados no mosaico paisagístico do Alentejo, esta iniciativa reforça a aposta no turismo de experiências na natureza e na valorização dos produtos locais.

O itinerário teve início no Lagar da Casa Relvas, onde os participantes foram recebidos para uma visita e uma prova enogastronómica com amêndoas. Seguiu-se a deslocação para a Herdade da Mingorra, onde teve lugar a visita aos amendoais em flor, assim como uma visita à adega e à cave. A experiência culminou com uma prova de vinhos e um almoço regional junto à adega.

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