Novo Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil.
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
O investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que a Aena está a fazer visa tornar o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, numa infraestrutura “mais confortável, segura, ecológica e espaçosa para embarques e desembarques”.
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O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil, deu esta quarta-feira, 11 de dezembro, início às obras de ampliação e modernização, num investimento de 2,4 milhões de reais (cerca de 380 mil euros) que vai tornar a infraestrutura num “aeroporto mais confortável, seguro, ecológico e espaçoso para embarques e desembarques”.
O Aeroporto de Congonhas vai, com este investimento, passar a contar com um novo terminal de passageiros “om mais que o dobro do tamanho atual”, além de novas pontes de embarque e diversas melhorias para a eficiência operacional.
“Além do acréscimo das áreas operacionais, também serão adquiridos novos equipamentos, tecnologias e sistemas modernos, promovendo o aumento da eficiência das operações. Outra novidade são os pontos de parada de aeronaves adaptados para receber modelos de maior capacidade, como o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10”, lê-se num comunicado da Aena, gestora aeroportuária brasileira.
O objetivo destas intervenções passa por “oferecer uma infraestrutura aeroportuária de excelência, conectando pessoas e promovendo o desenvolvimento sustentável”, afirmou Maurici Lucena, presidente da Aena, durante a cerimónia que marcou o arranque das obras de modernização e ampliação do aeroporto.
Presente na cerimónia esteve também Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, assim como o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth.
As intervenções devem estar concluídas em junho de 2028, data em que se prevê que o novo terminal deva iniciar o embarque de passageiros, ainda que as obras decorram por etapas, de forma a “minimizar impactos nas operações”.
“A primeira incluirá a demolição de estruturas, instalação de canteiros de obras, intervenções no pátio de aeronaves e melhorias nas pistas de taxiamento. Na segunda, as companhias aéreas serão transferidas para os novos hangares, dando início à construção do píer do novo terminal e às obras no hangar tombado”, indica a Aena.
Na terceira fase, serão instaladas as pontes de embarque no novo píer e o sistema de controle e processamento de bagagens, enquanto as etapas finais contemplarão a conclusão do terminal de passageiros, com entrega das novas pontes, sistemas de bagagem e retrofit do terminal atual.
Um dos principais destaques destas intervenções é o novo terminal de passageiros, que vai dobrar a área destinada aos embarques, que vai somar mais de 100 mil m², entre outros espaços comerciais, lounges, escritórios e salas empresariais.
“O terminal de embarque terá um novo salão de check-in, com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, e novo píer, com 33 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão 19 novas pontes de embarque, em substituição às 12 atuais, garantindo 70% ou mais dos embarques diretos às aeronaves. O hangar tombado ganhará novo uso, com 10 portões de embarque remoto. Haverá, ainda, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento para até 17 canais de inspeção”, refere o comunicado.
A zona de desembarque vai também passar a oferecer mais conforto aos passageiros, já que vai ser instalado “um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com 10 carrosséis (são três atualmente), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagem, totalizando 228 metros de extensão”.
A eficiência operacional também será aprimorada com as obras, já que vai passar a existir “um novo pátio de 215 mil m² para a aviação comercial”, assim como o aumento de 30 para 37 posições de parada de aeronaves, sendo 19 nas pontes e 18 remotas,” com afastamentos adequados e 100% conforme as normas internacionais, sendo adequados para receber o Airbus A321neo e o Boeing 737 Max 10 em todas as posições”.
“Além disso, pistas e pátios receberão reforço estrutural, a construção de novas pistas de rolagem, nova via de serviço para a aviação geral e uma saída rápida quando operando pela cabeceira 35L”, acrescenta a Aena, que explica também que, para melhorar a circulação viária e reduzir o trânsito no acesso ao terminal, vai ser criada “uma nova praça pick-up com 72 vagas para embarque em carros de aplicativos”, enquanto a “área de meio-fio terá um incremento de 250 metros para embarque e desembarque dos passageiros e haverá um acesso direto à futura estação de metro da linha Ouro”.
A Aena recorda também que, ao longo do seu primeiro ano de gestão, a infraestrutura já tinha sido alvo de várias melhorias, a exemplo de uma bolsa para motoristas de carros de aplicativo e uma nova área para embarque de passageiros, que reduz o tempo de espera dos usuários, tendo sido também iniciada a renovação da sala de embarque remoto e das casas-de-banho, que deverão ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025.
A Aena adquiriu ainda dez novos autocarros 100% elétricos para o embarque remoto de passageiros, veículos que têm zero emissão de gases e ruídos, contam com autonomia de 270 km a cada recarga de bateria, o que vai permitir “uma redução de 510 toneladas de CO2 por ano”.
Entre outras ações já realizadas, estão o reordenamento e ampliação dos raios-X, repavimentação com asfalto das ruas de acesso ao aeroporto, revitalização dos tapetes de bagagem, aumento de pontos de energia no terminal (tomadas), oferta de assentos na sala de embarque, repavimentação das pistas de taxiamento de aeronaves, além da inauguração de novas lojas e restaurantes.