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Meeting Industry

78% das viagens de negócios sofreram perturbações em 2024

O “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostra que 43% dos viajantes de negócios sofreram atrasos superiores a uma hora. O número mais elevado de cancelamento de voos foi registado nos EUA, enquanto os europeus afirmam que são as greves nos transportes que mais impactam.

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78% das viagens de negócios sofreram perturbações em 2024

O “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostra que 43% dos viajantes de negócios sofreram atrasos superiores a uma hora. O número mais elevado de cancelamento de voos foi registado nos EUA, enquanto os europeus afirmam que são as greves nos transportes que mais impactam.

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Aviação

As interrupções de viagens continuam a afetar significativamente as empresas e os respetivos funcionários em todo o mundo, com 78% dos viajantes de negócios a serem, de alguma forma, afetados durante as viagens de trabalho em 2024.

Os resultados do “Travel Disruption Report” da TravelPerk mostram que, embora as taxas gerais de perturbação permaneçam semelhantes às de 2023, as causas variam significativamente por região, com cancelamentos e greves a afetar particularmente os mercados europeus.

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As conclusões baseiam-se numa pesquisa global encomendada pela TravelPerk no Reino Unido, EUA, Alemanha e Espanha, que inquiriu 4.000 viajantes de negócios, bem como em dados de aviação global de terceiros analisados pela TravelPerk.

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O estudo de 2024 revela que mais de um em cada quatro (27%) viajantes de negócios enfrentou cancelamentos durante 2024 quando viajou em trabalho, enquanto mais de um quinto (21%) sofreu interrupções devido a eventos climáticos e greves nos transportes.

O impacto significativo das perturbações nas viagens afeta as empresas e os trabalhadores. Dos inquiridos, 41% perderam ou chegaram atrasados a uma reunião presencial com um cliente devido a perturbações nas viagens e 40% incorreram em custos adicionais, como o pagamento de um hotel e taxas de remarcação. Para compensar o tempo perdido, mais de um terço (36%) dos viajantes de negócios tiveram de trabalhar horas extra para recuperar o trabalho perdido e 85% afirmaram que a sua produtividade no trabalho foi afetada por estas perturbações. Talvez para combater estas perturbações, cada vez mais viajantes (23%) estão a prolongar as suas viagens para pernoitar, em vez de regressar no mesmo dia.

Os dados regionais da plataforma mundial em gestão de viagens de negócios, mostram disparidades notáveis na forma como os diferentes mercados são afetados. Os viajantes de negócios britânicos e alemães enfrentaram o maior impacto das greves dos transportes (27% e 29%, respetivamente), em comparação com apenas 9% nos EUA. Entretanto, os viajantes norte-americanos registaram o maior número de cancelamentos durante o período analisado (139.777 voos foram cancelados de março a setembro de 2024) e a taxa mais elevada de perturbações relacionadas com o clima, 30%, significativamente acima da média global de 21%.

E não são apenas as condições meteorológicas e as greves que estão a afetar as viagens. Em julho deste ano, o setor das viagens a nível mundial sofreu um abalo devido a uma falha informática causada por um Crowdstrike. Em julho, apenas 57% dos voos foram efetuados sem atrasos.

Embora os EUA tenham o maior volume de cancelamentos, a análise dos dados de voos de terceiros revela que a China lidera agora em termos de taxas de cancelamento, com quase 5%, seguida do Canadá (3%) e dos EUA (3%). Isto representa uma mudança em relação a 2023, quando a Indonésia liderou a lista com 13%.

Tomasz Wrzaszcz, Travel Intelligence Specialist da TravelPerk, revela que, embora ada região enfrente desafios únicos, o resultado final para os viajantes de negócios é o mesmo: “mais tempo passado em aeroportos, estações de comboio ou terminais de autocarros e menos horas de trabalho produtivo ou de tempo em casa”.

Por isso, Kamil Jagodzinski, vice-presidente de Customer Care da TravelPerk, admite que nos tempos que correm, “viajar pode ser imprevisível”, reconhecendo que “a qualquer momento, os viajantes têm de lidar com alterações meteorológicas, impactos geopolíticos ou falhas técnicas”.

Com 85% das pessoas a afirmar que as interrupções afetaram a sua produtividade, a oportunidade perdida pelas empresas pode ser “significativa”, concluindo Yasmine Bratt, Chief Revenue Officer da TravelPerk, que “as empresas que permitem que os seus empregados sejam mais flexíveis, chegando na noite anterior ou utilizando o meio de transporte mais eficiente, podem mitigar mais eficazmente o impacto das perturbações, tanto nos seus colaboradores como nos resultados”.

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Caminho de Santiago mais inclusivo

Projeto InCASA tem como objetivo principal tornar o percurso mais acessível a peregrinos com necessidades especiais.

Considerado Património Mundial pela Unesco, o Caminho de Santiago acolhe, todos os anos, milhares de peregrinos que têm como objetivo chegar à Catedral de Santiago de Compostela. Com diferentes rotas e podendo ser realizado a pé, de bicicleta, a cavalo ou até de barco, o Caminho continua a apresentar barreiras a todos os peregrinos com algum tipo de deficiência.

Neste contexto, surge o “InCASA – Inclusive Camino de Santiago: An accessible journey for all”, um projeto que conta com a participação da Atlântica – Instituto Universitário e que pretende tornar o Caminho de Santiago acessível a todos os peregrinos, mesmo os que apresentam algum tipo de limitação.

Com a primavera e o outono a destacarem-se como as estações mais populares para realizar o percurso, o Caminho de Santiago tem registado um aumento no número de peregrinos nos últimos anos.

Contido, a jornada que marca a vida dos participantes, apresentando-se como uma experiência transformadora, é também um grande desafio para pessoas com deficiência. Em 2022, menos de 5% dos viajantes que concluíram o caminho revelaram ter algum tipo de incapacidade. Com 438.182 participantes, em 2022 – um número sem precedentes –, apenas 127 foram capazes de realizar a peregrinação em cadeira de rodas.

Tendo em conta estes números, e com a ambição de tornar a experiência mais acessível a todos, nasceu o InCASA que, ainda numa fase inicial, terá a duração de dois anos, e vai, através do mapeamento das principais dificuldades encontradas, desenrolar-se com três objetivos específicos. O primeiro diz respeito à criação de uma aplicação dedicada e aberta a todos os utilizadores, com o intuito de fornecer informações detalhadas sobre a peregrinação. O segundo objetivo passa pelo desenvolvimento de uma plataforma que inclua cursos de formação e recursos gratuitos para cuidadores, técnicos de juventude e profissionais de associações que organizam roteiros com pessoas com incapacidade. Finalmente, o projeto vai culminar com a realização do Caminho, com jovens com incapacidade, testando assim a aplicação, bem como os resultados do trabalho desenvolvido.

O projeto passou, recentemente, por uma fase de focus groups, tendo havido a recolha de dados de participantes de vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, Polónia, Eslovénia e Roménia. Os dados obtidos são reveladores, destacando-se a necessidade urgente de criar mais condições para pessoas com cadeiras de rodas, seguindo-se a necessidade de integrar assistentes pessoais e a importância do seu apoio nas atividades diárias ao longo do percurso. Os focus groups permitiram ainda identificar vários desafios encontrados no Caminho de Santiago, tendo sido categorizados em obstáculos ambientais, barreiras arquitetónicas, barreiras ecológicas e barreiras legais.

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Centro de Portugal com três filmes entre os melhores do mundo nos World Tourism Film Awards

Filme da Nazaré foi o grande vencedor na categoria Cidades. Produções da Turismo Centro de Portugal e das Caldas da Rainha também reconhecidas a nível internacional. Portugal foi o país mais premiado.

Três filmes promocionais da região Centro de Portugal destacaram-se entre os melhores do mundo na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards, que decorreram em Valência, Espanha, consolidando o estatuto do Centro de Portugal como uma referência também no panorama global de filmes de turismo.

Os prémios, organizados pelo CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, distinguem os filmes turísticos mais premiados ao longo do ano, num circuito que abrange 10 festivais em diferentes países, incluindo o Festival ART&TUR, realizado no Centro de Portugal.

O filme promocional “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, produzido pela produtora Lobby Films and Advertising, conquistou o 4.º lugar na categoria “Regiões”, sublinhando Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, que “este é um filme que aborda, de uma forma única e especial, a diversidade e a riqueza do Centro de Portugal. Assente na lógica de promoção do ‘menos é mais’, daquilo que nos diferencia e nos distingue, das nossas singularidades, tem na sustentabilidade o seu vetor central”.

Também do Centro de Portugal, os municípios de Nazaré e Caldas da Rainha sagraram-se também vencedores na gala, merecendo a preferência dos jurados dos vários festivais internacionais que integram o circuito do CIFFT.

O filme “Nazaré – Bigger Than Life” (“Nazaré – Maior do que a Vida”) foi um dos grandes triunfadores do circuito, terminando em 1.º lugar na categoria “Cidades”, filme produzido pela OONIFY para o Município da Nazaré.

Já o filme “Caldas da Rainha Magnificent” (“Caldas da Rainha Magnífica”), produzido pela Eureka Films para o Município das Caldas da Rainha, conquistou o 5.º lugar também na categoria “Cidades”. De assinalar que este filme resultou do “ART&FACTORY”, iniciativa integrada no festival de cinema de turismo “ART&TUR”, que todos os anos decorre no Centro de Portugal.

De resto, Portugal foi dos países mais premiados nos World Tourism Film Awards, que reconheceram 27 produções de 16 países como os Melhores Filmes de Turismo do Mundo, nas cinco categorias competitivas: Promoção de Cidade, Região e País, Produtos Turísticos e Serviços Turísticos. Os vencedores destacaram-se nos rankings CIFFT, uma lista que reúne os vídeos e campanhas turísticas mais premiados ao longo do ano e revela as principais tendências do setor.

Com oito produções entre os melhores filmes de turismo do mundo, além dos troféus para a Turismo Centro de Portugal e Municípios de Nazaré e Caldas da Rainha, destacaram-se produções de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Rota Vicentina, Museu de Serralves, NURI Conservas Pinhais e um consórcio representando os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença. Além disso, a PORTUGALNTN, Lda. recebeu o troféu CIFFT “People’s Choice” Award 2024.

O Turismo da Suíça foi o grande vencedor global, com “The Ride of a Lifetime”, um vídeo promocional protagonizado pelo carismático duo Roger Federer e Trevor Noah. Esta produção destacou-se ao conquistar um duplo reconhecimento, o título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, em 1.º lugar na categoria de Produtos Turísticos, e o novo prémio CIFFT Tourism Press Award, um galardão especial atribuído por um painel internacional de jornalistas de viagens.

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Aviação

Euroairlines assina acordo com a GOL

Com esta parceria, a GOL terá acesso a agregadores, consolidadores e agências de viagens na rede de mais de 50 BSP em que a Euroairlines está presente.

A GOL Linhas Aéreas, do Brasil, lançou uma parceria ‘interline’ com a companhia aérea espanhola Euroairlines, que permitirá à primeira comercializar as suas rotas em diferentes países através da segunda. Com esta parceria, a GOL terá acesso a uma extensa rede de agências de viagens, OTA, agregadores e consolidadores em mais de 60 países, através da placa IATA Q4-291 da Euroairlines.

A companhia brasileira opera atualmente uma média de 610 voos por dia e é uma das principais empresas da América Latina, tendo transportado mais de 8 milhões de passageiros no 3.º trimestre de 2024.

Atualmente, a GOL, nascida em 2021 e a primeira companhia aérea a introduzir o modelo de low cost no Brasil, opera em 65 aeroportos no Brasil e outros 13 fora do país, abrangendo as Américas do Sul e Central, além do Caribe e da Flórida, nos EUA. Além disso, a GOL foi a primeira companhia aérea a introduzir o modelo de low cost no Brasil, democratizando o transporte aéreo na região.

Para o CEO da Euroairlines, Antonio López-Lázaro, o acordo consolida a autoridade da Euroairlines na prestação de serviços na América Latina, bem como o crescimento significativo da empresa espanhola na região. “A GOL é uma das maiores companhias aéreas do Brasil, voando também para as Américas e Caraíbas, o que a torna um parceiro ideal para o serviço de distribuição da Euroairlines nestas regiões”, reconhece o responsável.

“A Euroairlines fornecerá à GOL capilaridade local e regional para consolidar seu crescimento global”, acrescenta a diretora comercial da Euroairlines, Amanda Machado.

Atualmente, a GOL possui 47 acordos ‘interline’ e 17 acordos de’ codeshare’ com diversas companhias aéreas parceiras globais em todo o mundo.

“Este acordo com a Euroairlines irá expandir a rede da GOL e aumentar o alcance global da nossa marca, permitindo que novos passageiros em todo o mundo experimentem nossos serviços de voo no Brasil, nas Américas e no Caribe”, reconhecendo André Gaspar, diretor de Alianças e Distribuição da GOL Linhas Aéreas, que “este é um passo importante para proporcionar maior acesso aos viajantes que visitam o Brasil e exploram as Américas e o Caribe”.

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Transportes

Procura nacional faz FlixBus reforçar oferta em 25% para Vigo

A FlixBus reforça a oferta de viagens para Vigo para dar resposta ao aumento de 25% na procura de viagens para esta cidade galega.

ace à procura por viagens para a Vigo, especialmente depois do arranque da iluminação de Natal, no passado dia 16 de novembro, a FlixBus decidiu reforçar a oferta em 25% para a cidade galega.

Assim, a partir desta semana, passa a haver até 14 ligações diárias diretas a Vigo a partir de cidades como Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

“Vigo tem-se afirmado cada vez mais como um destino de Natal dos portugueses, sobretudo os que vivem no Norte do País, e a prova disto é este aumento da procura das viagens para esta cidade galega nesta quadra natalícia”, refere Pablo Pastega, vice-presidente para a Europa Ocidental e diretor-geral da FlixBus em Portugal.

Para o responsável do operador de mobilidade alemão a atuar no nosso mercado, “este é um aumento significativo, quando comparado com o ano passado, o que levou a FlixBus a reforçar a oferta”. Assim, a partir do Porto, a FlixBus oferece até 14 viagens diárias, sendo duas delas noturnas, adiantando Pastega que, “para além de ser uma opção mais sustentável e económica, é também mais confortável, já que a viagem dura pouco mais de duas horas, e evita os constrangimentos de trânsito e estacionamento que se verificam nesta época devido à grande afluência de visitantes”.

Nos últimos anos, a cidade de Vigo tornou-se um dos destinos europeus de referência na quadra natalícia. Este ano, as decorações de Natal desta cidade galega contam com 2.500 árvores iluminadas e mais de 4.000 grinaldas e objetos luminosos, num total de mais de 11,5 milhões de LED distribuídos por 420 ruas.

Mas não é só para Vigo que a FlixBus está a registar uma grande procura. Por cá, a “Óbidos Vila Natal” é, de acordo com os dados internos da FlixBus, o mercado de destaque em Portugal, já que a partir do próximo dia 6 de dezembro, data de início do evento, e até ao final do mês, se verifica um aumento de 33% na procura de viagens na FlixBus com destino às Caldas da Rainha.

“Aquilo que verificamos é que, apesar de não haver autocarros expresso a parar em Óbidos, as pessoas estão a viajar para as Caldas da Rainha, e a partir daí usam outros meios de transportes públicos para chegar até à vila de Óbidos”, frisa Pablo Pastega. “Este aumento da procura coincide com o início do mercado de Natal, o que prova o dinamismo e a importância destas atividades para o turismo da região”, acrescenta o responsável, revelando que a FlixBus disponibiliza diariamente 12 viagens entre Lisboa e Caldas da Rainha.

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Figuras

“Chapéu de Ouro do Município” de Águeda para Carlos Costa

A Câmara Municipal de Águeda entregou o “Chapéu de Ouro do Município” a Carlos Costa, doutor e mestre em Turismo, diretor do Programa Doutoral em Turismo na Universidade de Aveiro, durante a cerimónia que encerrou as Jornadas Internacionais de Turismo, realizada naquela cidade.

“Despertamos consciências e alertamos para o que temos de bom, sobretudo quem temos com muita qualidade”, disse o presidente da autarquia de Águeda Jorge Almeida, sublinhando que atribuir o “Chapéu de Ouro” a Carlos Costa “ajuda para continuar a dignificar esta iniciativa do Município”.

Sendo o docente um investigador na área, desafiou a que “o fenómeno de Águeda” seja estudado. “Somos um caso de estudo. No vosso lugar, como académicos, estaria curiosíssimo, porque contrariámos tudo o que os livros dizem e não estudámos em nenhum”, declarou autarca, salientando que o trabalho de marketing territorial que tem sido desenvolvido pelo Município de Águeda, nos últimos anos, tem sido “extraordinário e tem sido apontado como exemplo, nacional e internacionalmente”.

O turismo, há poucos anos, “passava completamente ao lado de Águeda” e, hoje, “a cidade está inundada de turistas, de todas as nacionalidades, de todas as cores, que se juntam a este colorido que soubemos criar”, continuou, para destacar o cuidado que o Município coloca no que faz e que torna “tão especial as experiências vividas aqui”.

“Portugal tem um PIB per capita elevadíssimo por causa do turismo”, afirmou Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda com o pelouro do turismo, salientando que a cidade tem contribuído para essa realidade, com a promoção e desenvolvimento territorial, de que o “Águeda é Natal” (a decorrer até dia 12 de janeiro) e o “AgitÁgueda” são exponentes maiores.

As Jornadas Internacionais de Turismo são um espelho disso mesmo, com oradores de vários pontos do país e de outras partes do mundo (Madeira, Lisboa, Cabo Verde, Costa Rica e Malta), numa troca de experiências “muito enriquecedora, de parte a parte. Águeda está a fazer o seu caminho, com uma estratégia definida e com uma vontade imensa de continuar a surpreender a cada dia”, concluiu Edson Santos.

O galardoado com o “Chapéu de Ouro” 2024, declarou que “Águeda, temos de o dizer, é um dos Municípios [do país] que mais tem feito por esta área [do turismo]”, com “a sua gastronomia, o rio e estas imagens que tem vindo a criar, dos chapéus e do Pai Natal, que atrai muitas pessoas”.

Carlos Costa define o turismo como “combustível” que precisa “de um motor que acione o seu desenvolvimento”, apontando a Câmara de Águeda como um bom exemplo neste domínio e o resultado é este: “Águeda tem vindo a crescer de uma forma excecional e ímpar nesta área”.

O “Chapéu de Ouro”, que vai na sua 4.ª edição, distingue aqueles que, pelo trabalho desenvolvido, contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico. A cada ano o júri desta iniciativa seleciona projetos, personalidades ou entidades, que se destacam neste setor.

Carlos Costa, o homenageado deste ano, é ainda editor da Revista Turismo & Desenvolvimento, membro da Direção da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas e diretor técnico-científico da empresa spin-off em turismo “IDTOUR – Unique Solutions”. Recentemente, foi distinguido na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Standford (EUA).

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Tourist visiting Spain

Análise

Portugueses fazem retrospectiva das suas viagens de 2024 à Preply e já olham para 2025

Num recente estudo levado a cabo pela Preply, os turistas portugueses de todas as regiões do país refletiram sobre as suas viagens realizadas ao longo do ano que está a terminar, e fizeram as suas expectativas para 2025.

Os dados divulgados pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população no ano que está prestes a terminar, pediu a inquiridos de Norte a Sul que partilhassem as suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas no que toca a fazer as malas em 2025. Para este estudo foram entrevistados 400 portugueses residentes em todas as regiões do país.

Ao longo do levantamento, seis em cada 10 inquiridos pela especialista em idiomas disseram estar a encerrar 2024 menos stressados graças ao hábito de viajar, que também os ajudou a fortalecer as suas relações pessoais, expandir o conhecimento cultural e, ainda, aumentar a autoconfiança, enquanto, os seus planos para os próximos doze meses, nesse sentido, podem ser resumidos num único objetivo: relaxar e descansar, dentro ou fora do país.

Entre a maioria dos inquiridos pela plataforma, oito em cada 10 disseram ter viajado pelo menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (89%), para 62,9% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu os seus níveis de stress consideravelmente, cooperando para dias de maior bem-estar, mesmo perante desafios.

Os efeitos positivos, de toda a forma, se estendem a outras áreas, sobretudo considerando a quantidade de inquiridos que relataram também terem se tornado pessoas com mais conhecimento cultural (57,7%), autoconfiança (26,9%) e proximidade com os seus relacionamentos pessoais (47,4%) graças aos dias passados fora de casa em 2024, sem contar todos os ganhos no que se refere à capacidade de adaptação a outras realidades (24,9%).

Por outro lado, segundo a maioria dos inquiridos, a preparação levou em conta as mais diversas ferramentas — das plataformas de reservas online (65,4%), ao Youtube (15,2%), blogs e sites de viagem (35,6%) e, claro, as redes sociais (23,5%), que os ajudaram a recolher dicas e contornar possíveis imprevistos.

Ao serem indagados sobre possíveis surpresas, muitos inquiridos não só se mostraram positivamente impactados por certas localidades, como fizeram questão de eleger os três destinos nacionais que mais excederam suas expectativas: Porto (13,4%), Aveiro (11%) e Braga (10,7%) — distritos que, seja pelo custo-benefício, acolhimento da população local ou experiências fora do comum, revelaram-se muito melhores do que o esperado.

Entretanto, provando que os portugueses desejam aproveitar ao máximo as folgas e férias para novas experiências turísticas, quando questionados pela Preply, 84,5% partilharam ter a meta principal de viajar para outros países, parcela mais expressiva que à de respondentes cujo objetivo será visitar novos lugares dentro de Portugal (47%).

Independentemente do destino escolhido, tanto o tipo de viagem quanto a sua finalidade parecem aproximar-se entre os mais diversos viajantes: para o ano que vem, a maioria dos inquiridos espera embarcar rumo a praias paradisíacas (55,4%), cidades históricas (55,6%) e destinos de natureza e aventura (37%), em todas elas com o intuito de relaxar e descansar (79,7%), viver experiências únicas e marcantes (42,7%) e, ainda, explorar novas culturas (50%).

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Transportes

Brasil: Turistas vão poder viajar entre os estados do Nordeste de comboio

O Nordeste do Brasil pode ganhar uma “transnordestina turística”, um comboio de passageiros que ligaria diversos estados da região. Esta informação foi avançada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em entrevista a um jornal local.

Conforme avança o Diário do Nordeste, o comboio de passageiros partiria de Teresina, no Piauí, passaria pelo Delta do Parnaíba, situado entre os estados do Maranhão e Piauí, e seguiria pelo litoral do Nordeste até Salvador.

“Todo mundo ganha, e passaríamos a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia, mas sim o turismo no Nordeste brasileiro. Então seria um ganho para todos, em vez dos estados estarem a competir um com o outro”, afirma.

A proposta está em discussão e, segundo o governador, poderia estimular o turismo da região. A construção da ferrovia depende da viabilidade económica do projeto.

“Um comboio só para passageiros precisa de estudo económico para saber se tem procura, porque é um investimento elevado, nenhuma empresa vai fazer isso sem procura”, comentou Elmano de Freitas.

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Destinos

Vila do Conde faz aposta clara na cultura náutica como posicionamento estratégico

O Município de Vila do Conde, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, tornou público o seu Plano Estratégico de Marketing Turístico 2025-2030, onde apresenta uma aposta clara na cultura náutica.

Com uma clara definição estratégica e um plano de ação que suporta e orienta a atividade do Município e do setor privado do concelho, acredita-se estarem asseguradas as condições essenciais não só à melhoria do desempenho de Vila do Conde nos indicadores globais do turismo, mas, também, à manutenção da qualidade de vida da comunidade, enquanto principal desígnio deste plano.

“Onde a vida abraça o mar!” é o slogan do destino que resulta de uma mistura de hospitalidade, paixão, energia inovadora e fiabilidade, e destaca a cultura náutica como pilar central de um turismo sustentável, que combina inovação, beleza natural e valorização da comunidade.

Com 74 ações, o plano enfatiza a sustentabilidade e a digitalização, contando com a parceria do setor privado e da Academia para projetar Vila do Conde nos próximos 5 anos.

A apresentação pública do Plano Estratégico foi complementada com a apresentação das ações para 2025 e do conceito de comunicação que norteará a primeira campanha do ano.

“Vila do Conde tem um grande potencial turístico e este novo posicionamento, de um território onde a vida floresce harmoniosamente à beira-mar, num território onde as belezas naturais se unem à riqueza cultural, patrimonial e social. Promover um turismo sustentável, que promova estas caraterísticas, mantendo a identidade e o bem-estar da comunidade é o grande desígnio deste plano”, realça o presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, citado na página oficial da autarquia.

“Pensar o turismo, a partir da preocupação com qualidade de vida da população, e querer cooperar e alinhar estratégias para aumentar a competitividade internacional da Região, é um exemplo a seguir”, considera o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, também citado pela mesma fonte, que avançou que a entidade que dirige “tem muito a ganhar com o posicionamento que Vila do Conde ambiciona ter, e pelo caminho que definiu para o atingir”.

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Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães acaba de ser eleita Capital Verde Europeia 2026, e o prémio, que reconhece o compromisso contínuo do município para a sustentabilidade ambiental, foi atribuído esta quarta-feira, em Valência, cidade que detém o título este ano.

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A cidade portuguesa concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), tendo-se, agora, sagrado vencedora, depois de, no ano passado, já ter figurado entre as três cidades finalistas. No âmbito do prémio, o município de Guimarães irá receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade, no âmbito da estratégia levada a cabo pelo município.

Ao longo das diversas fases do prémio, o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026, composto por sete especialistas independentes, destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais – “qualidade do ar”; “ruído”; “água”; “biodiversidade, áreas verdes e uso do solo”; “resíduos e economia circular”; “alterações climáticas: mitigação; e “alterações climáticas: adaptação” –, reconhecendo o compromisso contínuo do município com a sustentabilidade ambiental.

A candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por mais de uma década de trabalho na transição climática, focada nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia. Recorde-se que Guimarães tinha apresentado a primeira candidatura ao prémio em 2017 – tendo alcançado o quinto lugar entre as 13 cidades concorrentes. Este ano, e à semelhança do ano passado, a candidatura foi composta por um amplo portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional. A título de exemplo, refira-se que o município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o setor privado, a academia e a administração municipal.

Este compromisso reflete-se no Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade: investigação, envolvimento dos cidadãos e educação ambiental. Neste ponto, destaque para a ação do Laboratório da Paisagem e do programa PEGADAS, através dos quais Guimarães tem promovido a sensibilização para questões ambientais, incentivando comportamentos mais sustentáveis entre os cidadãos e as escolas. Este compromisso reflete-se ainda em projetos inovadores como o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, iniciativas que visam a descarbonização e a criação de comunidades sustentáveis.

Guimarães é, também, signatária do Green City Accord e recebeu o prestigiado Mission Label da Comissão Europeia, no âmbito da EU Mission: Climate-Neutral and Smart Cities. A cidade está ainda envolvida em várias missões europeias relacionadas com os oceanos, solos e alterações climáticas, com projetos já em fase de implementação.

O prémio Capital Verde Europeia é atribuído anualmente, destinando-se a cidades europeias com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, social e económica. A atribuição do prémio resulta de um processo de seleção rigoroso, ao longo do qual as cidades candidatas devem apresentar argumentos e provas do que já foi implementado à data e do que ainda será feito para se tornarem mais sustentáveis.

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Aviação

Emirates já voa com Airbus A350 

A introdução do A350 reforça estratégia de expansão da Emirates face à crescente procura por viagens.

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A Emirates apresentou oficialmente o seu primeiro Airbus A350-900 no que o grupo diz ser uma aeronave concebida para proporcionar “uma experiência de viagem excecional, oferecendo três classes de cabine espaçosas”. O avião tem capacidade para 312 passageiros, distribuídos por 32 lugares de Classe Executiva totalmente reclináveis, 21 lugares em Premium Economy e 259 lugares amplamente espaçados na Classe Económica.

Os novos produtos a bordo refletem o compromisso contínuo da Emirates em oferecer uma experiência premium, enquanto otimiza a eficiência operacional. Este é o primeiro novo tipo de aeronave a integrar a frota da Emirates desde 2008.

Além do novo A350, a Emirates opera atualmente dois outros tipos de aviões em voos para 140 destinos: os Boeing 777 de longo curso e o Airbus A380, de dois andares. A introdução do A350 permitirá à companhia expandir-se para novos destinos, incluindo aeroportos de média dimensão, onde aeronaves maiores não são adequadas. O A350 da Emirates estará disponível em duas versões: uma para rotas regionais e outra para viagens de longo curso.

A Emirates planeia realizar o seu primeiro voo comercial regular com o A350 para Edimburgo a 3 de janeiro de 2025. Nos meses seguintes, os passageiros poderão experimentar viajar neste avião para diversos destinos na região do Golfo, como Bahrain, Muscat e Kuwait, bem como em cidades europeias como Lyon e Bolonha. O A350 também será operado em cidades da Ásia Ocidental, incluindo Colombo, Mumbai e Ahmedabad. Além disso, a companhia aérea anunciará no próximo ano novos destinos até 15 horas de voo do Dubai.

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