Acordo entre SATA e APAVT permite emissão de vouchers para reembolso a clientes
Acordo permite dar “tempo às empresas para se recomporem economicamente e, juntas , gerir as próximas viagens dos seus clientes”, diz a APAVT.
Publituris
Espanha multa cinco low cost em 179M€ por cobrança indevida de bagagem de mão
600 aeroportos certificados na gestão do carbono a nível mundial
Museus e monumentos com novos preços de entrada a partir de 1 de janeiro
Ryanair ameaça retirar voos de dez aeroportos em França
São Tomé e Príncipe aumenta taxas aeroportuárias a partir de 1 de dezembro
Aviação brasileira vive melhor outubro da história
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
A companhia aérea açoriana SATA e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciaram na passada sexta-feira, dia 3 de abril, um acordo que permite, nas tarifas IT e Corporate, que a emissão de vouchers passe a ser exclusiva pelas agências/operadores emissores, em nome dos passageiros ou em nome das agências emissoras dos bilhetes. O mesmo acordo prevê que alargamento da validade dos vouchers, que passa agora a ser de um ano após a sua emissão, além de o bilhete gerado ter também a validade de mais um ano.
“O cliente ficará, assim, com o reembolso garantido, porque o acordo permite dar tempo às empresas para se recomporem economicamente e, juntas , gerir as próximas viagens dos seus clientes”, refere o comunicado da APAVT.
“Confiança, foco e solidariedade. É um acordo que é fruto de confiança mútua , e que dá confiança ao consumidor, que vê a cadeia de valor a organizar-se para, em tempos tão difíceis, cumprir responsabilidades; é um acordo que significa foco e esperança no futuro, uma vez que organiza a relação para o momento da retoma; finalmente, é um acto de solidariedade – Mais do que nunca, precisamos de dar as mãos para vivermos o futuro”, afirma o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. “Cumprimento a SATA pela coragem e pela inovação, e espero que este acordo possa ser um exemplo para todo o mercado”, acrescenta.
Por seu lado, o administrador da SATA, Mário Chaves, afirma que: “Os nossos parceiros Agentes de Viagens merecem todo o nosso apoio e, em conjunto com a APAVT, trabalhamos na busca de soluções para minimizar o impacto do momento difícil que todos atravessamos. Simplificamos e flexibilizamos os processos por forma a assegurar maior autonomia e, desta forma, garantir a agilidade que o momento reclama. Deste nosso lado, enviamos o nosso contributo ativo para que, juntos, consigamos enfrentar o enorme desafio que temos pela frente!”
Recorde-se que esta solução de vouchers está a ser utilizada noutros países, nomeadamente em Espanha, para assegurar o reembolso de viagens canceladas devido à pandemia da Covid-19.
Também a Secretaria de Estado do Turismo em Portugal está a analisar, em conjunto com a APAVT, um enquadramento para as viagens organizadas por agências de viagens e turismo, à semelhança do que outros Estados Membros da União Europeia já fizeram. Fonte da Secretaria confirma ao Publituris que está, nesta altura, “em análise a oportunidade de fixar um enquadramento para as viagens organizadas por agências de viagens e turismo, em particular aquelas que não tenham sido efetuadas ou que tenham sido canceladas por facto imputável ao surto de pandemia provocado pela doença Covid 19, à semelhança do que foi feito noutros Estados Membros”.