Vila Galé inaugura Adega do Paço do Curutelo
A Adega do Paço do Curutelo resulta de um investimento de 3,4 milhões de euros dos grupos Vila Galé e Madre, e faz parte de parte de um projeto de enoturismo que inclui a construção do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic, Country, Resort Hotel Conference & Spa.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
A Vila Galé já inaugurou a Adega do Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, espaço que tem capacidade de produção de mais de 200.000 garrafas e que resulta de um investimento de 3,4 milhões de euros da responsabilidade da Xvinus, empresa detida pelos grupos Vila Galé e Madre.
“Com uma capacidade de produção de mais de 200.000 garrafas, a nova adega está equipada com a mais moderna tecnologia, permitindo acompanhar e monitorizar todos os processos, desde a receção da uva, ao controlo das fermentações e engarrafamento, e terá a capacidade de vinificar todas as parcelas da propriedade”, avança a Vila Galé, em comunicado.
Segundo o grupo de hotelaria português, o Paço do Curutelo, com 57 hectares, conta com cerca de 13 hectares de vinha já plantados, com parcelas entre os sete e os 20 anos, e vai receber novas plantações em 2025, perfazendo um total de 20 hectares.
Loureiro, Alvarinho, Avesso e Arinto serão as castas de referência, tendo o primeiro vinho verde com a marca Paço do Curutelo sido lançado a 25 de abril de 2024.
“O projeto e a marca Paço do Curutelo têm como objetivo produzir vinhos que caraterizem a região dos vinhos verdes e criar várias referências de vinho diferenciados, quer pelo seu método de produção, quer pela diversidade de castas plantadas, nunca desvirtuando a sub-região do Lima, onde o Paço do Curutelo está inserido e onde a casta rainha é o Loureiro”, antecipa o enólogo, Ricardo Gomes.
A marca de vinhos Paço do Curutelo é a segunda da Xvinus, que já tem a Val Moreira para a sua produção na Quinta do Val Moreira, no Douro, enquanto a Vila Galé conta com a marca Santa Vitória, dedicada a vinhos alentejanos, e o grupo Madre é produtor de vinhos na região do Tejo, em Arruda dos Vinhos, sob a designação Quinta de São Sebastião.
A nova Adega do Paço do Curutelo apresenta uma arquitetura contemporânea, que, segundo a Vila Galé, “se distingue pela sua sala de provas com uma vista inebriante” e está aberta ao publico para visitas e degustações diariamente, entre as 10h00 e as 18h00.
A Vila Galé diz ainda que “este espaço faz parte de um projeto de enoturismo que inclui ainda a construção do Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic, Country, Resort Hotel Conference & Spa e um Centro de Eventos”.
“Com um investimento total de 20 milhões de euros, já considerando o valor gasto na adega, a futura unidade de alojamento será inaugurada em abril de 2025. Terá 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, salão e eventos, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local”, acrescenta o grupo de hotelaria, explicando que esta unidade vai ter como tema a escultura e que faz parte do projeto global de recuperação de um castelo e de um conjunto de edifícios em adiantado estado de degradação e que a Vila Galé está a recuperar.