Três agências da ONU unem-se para promover turismo urbano sustentável
A ONU Turismo, a ONU-Habitat e a UNESCO unem esforços para promover o turismo urbano sustentável, num encontro que mantiveram à margem da 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial, que teve lugar no Cairo (Egito), com o tema “Turismo Urbano: Políticas e Governança para Cidades Mais Sustentáveis, Inclusivas, Criativas e Resilientes”.
Publituris
A partir da interconexão dos seus mandatos, esta é a primeira vez que três agências da ONU unem forças no Fórum Urbano Mundial para estimular o diálogo e pedir cooperação para ajudar a impulsionar o turismo urbano sustentável.
Como parte desta parceria estratégica, uma série de Soluções Urbanas: Turismo Urbano Sustentável Orientado pela Cultura será lançada nas próximas semanas. Desenvolvidas pela UNESCO, em colaboração com a ONU Turismo e a ONU-Habitat, essas soluções visam colocar a cultura no centro das políticas e estratégias de turismo urbano sustentável, misturando herança cultural, criatividade e tradições locais, para promover o crescimento inclusivo. Essas soluções ajudarão a transformar o turismo num poderoso catalisador para mudanças positivas.
Igualmente, as três agências da ONU continuarão a explorar formas de colaboração, desde o turismo, território e cultura, até a intersecção para a criação de cidades e territórios mais sustentáveis, resilientes, criativos e inclusivos, acelerando a localização dos ODS e a implementação da Nova Agenda Urbana.
O evento do Cairo baseia-se na parceria inovadora e bem-sucedida entre a ONU-Habitat e a ONU Turismo, quando as agências organizaram, com o apoio do governo basco, uma Reunião do Grupo de Especialistas sobre o Avanço do Turismo Urbano Sustentável: Ferramentas para promover boas práticas em cidades e territórios” (Bilbao, 21-22 de março de 2024), onde representantes de governos nacionais, regionais e locais, academia, setor privado e sociedade civil, debateram como construir melhores políticas e governança para o turismo urbano de uma forma que beneficie a todos. As conclusões finais desta reunião foram apresentadas no evento, que serviram de base para ações futuras.
Recorde-se que na reunião de Bilbao, os participantes partilharam a sua visão de como o turismo impulsiona o desenvolvimento económico e social nas suas respetivas cidades. Também, enfatizaram o papel do turismo no avanço da infraestrutura urbana, acessibilidade, preservação e promoção de ativos culturais e naturais, estímulo às indústrias criativas e regeneração de áreas negligenciadas, eventualmente transformando as suas cidades em lugares melhores.
Por outro lado, os especialistas destacaram que, para atingir o seu potencial máximo, o turismo deve ser desenvolvido de forma sustentável em todas as dimensões económica, sociocultural e ambiental, e que isso requer uma governança e abordagem holística e multissetorial que incorpore o turismo e a cultura ao planeamento urbano e territorial, abordando as diversas necessidades de todas as partes interessadas, principalmente as comunidades locais.
O Fórum Urbano Mundial foi criado em 2001 pelas Nações Unidas para a analisar uma das questões mais prementes que o mundo enfrenta atualmente: a rápida urbanização e os seus impactos, nomeadamente políticos, económicos e ao nível das alterações climáticas. Trata-se de um fórum técnico não legislativo, convocado pela UN-Habitat e recebido numa cidade diferente em cada dois anos. Depois da primeira edição, realizada em Nairobi, no Quénia, o evento regressou agora ao continente africano, desta vez no Egito.
Na última edição, a 11ª, realizada na cidade polaca de Katowice, foi discutido o futuro das cidades com base nas tendências, desafios e oportunidades existentes, tendo sido destacada, em particular, a necessidade de preparação para enfrentar futuras pandemias e outros choques.