Três agências da ONU unem-se para promover turismo urbano sustentável
A ONU Turismo, a ONU-Habitat e a UNESCO unem esforços para promover o turismo urbano sustentável, num encontro que mantiveram à margem da 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial, que teve lugar no Cairo (Egito), com o tema “Turismo Urbano: Políticas e Governança para Cidades Mais Sustentáveis, Inclusivas, Criativas e Resilientes”.

Publituris
Descobrir o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial
easyJet assinala 10.º aniversário de base no Porto com oferta de descontos
ISCE reúne 34 parceiros na “Global Tourism TechEDU Conference 2025”
AVK adquire Pixel Light e consolida liderança no setor audiovisual
Air France opera até 900 voos por dia para quase 190 destinos no verão 2025
ARPTA com nova liderança
Iberia reforça ligações a Roma, Paris e Viena
Os 3 dias do RoadShow das Viagens do Publituris
SATA lança campanha para famílias com tarifa gratuita para crianças
Indústria do turismo dos EUA preocupada com queda nas viagens domésticas e internacionais
A partir da interconexão dos seus mandatos, esta é a primeira vez que três agências da ONU unem forças no Fórum Urbano Mundial para estimular o diálogo e pedir cooperação para ajudar a impulsionar o turismo urbano sustentável.
Como parte desta parceria estratégica, uma série de Soluções Urbanas: Turismo Urbano Sustentável Orientado pela Cultura será lançada nas próximas semanas. Desenvolvidas pela UNESCO, em colaboração com a ONU Turismo e a ONU-Habitat, essas soluções visam colocar a cultura no centro das políticas e estratégias de turismo urbano sustentável, misturando herança cultural, criatividade e tradições locais, para promover o crescimento inclusivo. Essas soluções ajudarão a transformar o turismo num poderoso catalisador para mudanças positivas.
Igualmente, as três agências da ONU continuarão a explorar formas de colaboração, desde o turismo, território e cultura, até a intersecção para a criação de cidades e territórios mais sustentáveis, resilientes, criativos e inclusivos, acelerando a localização dos ODS e a implementação da Nova Agenda Urbana.
O evento do Cairo baseia-se na parceria inovadora e bem-sucedida entre a ONU-Habitat e a ONU Turismo, quando as agências organizaram, com o apoio do governo basco, uma Reunião do Grupo de Especialistas sobre o Avanço do Turismo Urbano Sustentável: Ferramentas para promover boas práticas em cidades e territórios” (Bilbao, 21-22 de março de 2024), onde representantes de governos nacionais, regionais e locais, academia, setor privado e sociedade civil, debateram como construir melhores políticas e governança para o turismo urbano de uma forma que beneficie a todos. As conclusões finais desta reunião foram apresentadas no evento, que serviram de base para ações futuras.
Recorde-se que na reunião de Bilbao, os participantes partilharam a sua visão de como o turismo impulsiona o desenvolvimento económico e social nas suas respetivas cidades. Também, enfatizaram o papel do turismo no avanço da infraestrutura urbana, acessibilidade, preservação e promoção de ativos culturais e naturais, estímulo às indústrias criativas e regeneração de áreas negligenciadas, eventualmente transformando as suas cidades em lugares melhores.
Por outro lado, os especialistas destacaram que, para atingir o seu potencial máximo, o turismo deve ser desenvolvido de forma sustentável em todas as dimensões económica, sociocultural e ambiental, e que isso requer uma governança e abordagem holística e multissetorial que incorpore o turismo e a cultura ao planeamento urbano e territorial, abordando as diversas necessidades de todas as partes interessadas, principalmente as comunidades locais.
O Fórum Urbano Mundial foi criado em 2001 pelas Nações Unidas para a analisar uma das questões mais prementes que o mundo enfrenta atualmente: a rápida urbanização e os seus impactos, nomeadamente políticos, económicos e ao nível das alterações climáticas. Trata-se de um fórum técnico não legislativo, convocado pela UN-Habitat e recebido numa cidade diferente em cada dois anos. Depois da primeira edição, realizada em Nairobi, no Quénia, o evento regressou agora ao continente africano, desta vez no Egito.
Na última edição, a 11ª, realizada na cidade polaca de Katowice, foi discutido o futuro das cidades com base nas tendências, desafios e oportunidades existentes, tendo sido destacada, em particular, a necessidade de preparação para enfrentar futuras pandemias e outros choques.