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Hertz Ride oficializa expansão para aos EUA

O serviço de aluguer de motos e mototurismo criado pela Hertz Portugal chega agora aos Estados Unidos, onde poderão ser realizados tours como a mítica ‘Route 66’ e o ‘Best of California’, num investimento de 8 milhões de dólares em três anos.

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Hertz Ride oficializa expansão para aos EUA

O serviço de aluguer de motos e mototurismo criado pela Hertz Portugal chega agora aos Estados Unidos, onde poderão ser realizados tours como a mítica ‘Route 66’ e o ‘Best of California’, num investimento de 8 milhões de dólares em três anos.

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A Hertz Ride, serviço de aluguer de motos e mototurismo criado e gerido pela Hertz Portugal (Grupo Hipogest), acaba de reforçar a sua expansão e anuncia o lançamento oficial nos Estados Unidos, com os eventos de abertura das lojas em Las Vegas e em Riverside esta quarta e sexta-feira, 25 e 27 setembro, respetivamente, e com abertura ao público a 1 de outubro.

Anunciado em primeira mão na 76ª edição da EICMA, no final de 2018, a partir de agora a expansão deste serviço para os Estados Unidos é oficial e passa a estar disponível para todos os amantes de viagens de aventura em duas rodas, que pretendam realizar tours como a mítica ‘Route 66’ que liga Chicago a Los Angeles ou o ‘Best of California’.
O aluguer de motos e a realização de mototurismo poderão ser feitas a partir das estações em Riverside e Las Vegas, estando prevista a expansão para a Flórida e outros estados norte-americanos durante os próximos meses.

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A Hertz Ride, criada totalmente em Portugal, já está disponível em seis países europeus – Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria e Eslovénia, e agora também nos Estados Unidos, num investimento de 8 milhões de dólares em três anos.

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“A expansão da Hertz Ride para os Estados Unidos era uma ambição nossa assim que saímos de Portugal pela primeira vez. Através da nossa longa relação com a Hertz, foi possível trazer este novo produto para o país onde a própria Hertz foi criada há mais de 100 anos. Os nossos riders poderão experienciar agora algumas das mais míticas estradas que fazem parte do nosso imaginário”, afirma Duarte Guedes, CEO da Hertz Portugal.

“A Hertz Ride é um serviço premium focado para entusiastas de veículos motorizados, que permite oferecer soluções chave na mão de aluguer de motos e de mototurismo com e sem guia. Estas soluções procuram combinar a aventura com o conforto, através de uma frota totalmente composta por motos topo de gama com o máximo de sete meses ou 15 000 quilómetros de utilização e na sua maioria equipadas pelo sistema completo de bagagem e proteções de motor”, explica a empresa

Além disso, a Hertz Ride disponibiliza o serviço one-way, que permite aos seus clientes devolverem a moto num destino diferente daquele onde a recolheram e que consiste numa oferta única no mercado europeu.

Nos Estados Unidos, a Hertz Ride contará com o apoio de marcas de renome, tais como a Michelin, a Cardo Systems, a Rev’it e a Nexx Helmets, que ajudarão a tornar a experiência da viagem ainda mais confortável e inesquecível.

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Agência Abreu realiza “Mundo Abreu” no Pavilhão Carlos Lopes

No fim de semana de 1 e 2 de março, o Mundo Abreu está de regresso e reunirá parceiros e clientes no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A feira de viagens, que decorre em todas as lojas e em abreu.pt, mantém os espaços promocionais e de venda em alguns shoppings do norte do país.

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No fim-de-semana de 1 e 2 de março, a Agência Abreu volta a realizar em Lisboa a sua feira de viagens, regressando ao modelo em sala, com o Pavilhão Carlos Lopes a servir de montra aos diversos parceiros e fornecedores da Agência Abreu que têm, assim, oportunidade de divulgar os seus produtos e destinos junto dos clientes portugueses.

Associação de Promoção de Turismo da Madeira, Marrocos, TAP e outras companhias aéreas, são alguns dos parceiros presentes nesta edição do Mundo Abreu. A estes somam-se cadeias hoteleiras nacionais e internacionais, regiões de turismo e entidades oficiais de destinos, bem como as companhias de cruzeiros e a Disneyland Paris, que traz novidades e fará as delícias, sobretudo, dos mais novos.

‘Mundo Abreu, o Prazer de Viajar’ mantém-se como mote deste evento, de entrada gratuita, com concertos, passatempos de viagens e muitas dinâmicas e surpresas que irão animar quem visitar o Pavilhão Carlos Lopes.

Já quem está no norte de Portugal terá também oportunidade de visitar no MarShopping Matosinhos e no NorteShopping, os espaços temáticos à Ilha da Madeira, Alentejo, Marrocos e Espanha.

Com as praias como destinos mais apreciados dos portugueses para o verão que se aproxima, no Pavilhão Carlos Lopes estarão reunidos os principais operadores turísticos, disponíveis para apresentar as mais recentes novidades. Além de praias, haverá oferta para os mais variados gostos e bolsas dos clientes, seja para férias em Circuitos, Cruzeiros, estadias na Europa, Grandes Viagens, África, Médio Oriente e Américas, Espanha e suas Ilhas, não esquecendo, claro, Portugal, e os seus arquipélagos Madeira e Açores.

“O regresso do Mundo Abreu em sala era algo que já ambicionávamos, e 2025, data de celebração do nosso 185.º aniversário, é o ano desse regresso. Queremos continuar a levar este evento de viagens às famílias portuguesas, não apenas pelos descontos, mas também pela animação que proporcionamos ao abrir portas a um evento totalmente gratuito, cheio de música e surpresas. Acreditamos que estar perto dos nossos clientes é a melhor forma de dar a conhecer a qualidade e variedade das nossas propostas, garantindo que cada casal, família, grupo de amigos ou cliente individual irá viajar com a confiança que merece”, refere o diretor-geral da Agência Abreu, Pedro Quintela.

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Hotelaria

Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma nova referência na hotelaria a Norte na nova edição da Publituris Hotelaria

A edição de fevereiro da Publituris Hotelaria faz capa com o mais recente Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, que surge de uma parceria entre a marca Tivoli, da Minor, e a Sogevinus. Neste número, encontre ainda uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal, e Rudi Azevedo, CEO da RM HUB.

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No número 224 da revista Publituris Hotelaria o destaque vai para o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, uma unidade hoteleira que nasce nas antigas caves de Vinho do Porto Kopke após um investimento de 50 milhões de euros e de uma parceria entre a marca Tivoli, do grupo Minor, e da Sogevinus.

Francisco Viana Brito, diretor-geral deste novo hotel, dá conta dos planos traçados para a unidade hoteleira, as experiências que pretendem dinamizar à volta do vinho Kopke e da possibilidade de estabelecer sinergias com os projetos turísticos vizinhos. De seguida, uma entrevista com Pedro Braga, CEO da Sogevinus, revela os contornos desta parceria e o investimento da empresa de vinhos na área do enoturismo.

Esta é também a edição em que celebramos o 20.º aniversário da Publituris Hotelaria, onde passamos em revista algumas das capas mais emblemáticas destas duas últimas décadas e os destaques que chegaram à primeira página.

Com a aproximação da segunda edição da Gala do Guia Michelin Portugal, o número deste mês inclui uma entrevista com Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em território nacional. A evolução do panorama gastronómico em Portugal, mas também a apresentação das Chaves Michelin pelo Guia em abril de 2024, guiaram esta conversa.

No especial deste mês, conheça as empresas fornecedoras que vão estar presentes na Better Tourism Lisbon Travel Market – BTL, que este ano decorre de 12 a 16 de março.

No capítulo dos Fornecedores, Rudi Azevedo, CEO da RM HUB, dá conta da formação em revenue management lançada pela RM Academy, que segue um formato de subscrição.

Já a rubrica “Palavra de Chef” destaca David Jesus, chef nos espaços de restauração do L’AND Vineyards. A idealização das cartas para os restaurantes Mapa e Café da Viagem, a formação das equipas e a importância da sazonalidade marcaram esta conversa com o chef que acredita que a evolução para crescer mais e melhor faz-se de forma consciente e, sobretudo, com tempo.

Na “Inspeção” deste mês, viajámos até Budapeste para lhe dar a conhecer o Áurea Ana Palace Hotel, uma ode à cidade húngara e à imperatriz Sissi. Aberto desde 2021, o boutique hotel é uma unidade histórica que resulta da renovação de dois edifícios antigos do final do século XIX e início do século XX.
Por fim, brindamos com as escolhas de Gonçalo Cosme, responsável comercial da Almeida Garrett Wines e co-founder da Garrafeira Tesouros de Baco.

Os indicadores desta edição foram fornecidos pela Guestcentric, sendo que os artigos de opinião são assinados por André Cavalheiro (Highgate Portugal), Mariano Faz (AHM) e Leonardo Simões (ADHP Júnior).

Leia a edição completa através do link.

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OTA pesam 18% nas reservas de atrações turísticas

O crescimento das OTA na venda de reservas de atrações a nível mundial aumentou relativamente ao período pré-pandémico.

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Um estudo da Arival – “The State of Visitor Attractions” – mostra que as OTA realizam 18% de todas as reservas de atrações a nível mundial, em comparação com menos de 10% antes da pandemia.

Segundo o documento, a distribuição de bilhetes para atrações turísticas, que incluem locais e monumentos culturais, museus, jardins zoológicos e aquários, miradouros e parques de diversões, sofreu uma transformação significativa nos últimos cinco anos. “As atrações turísticas há muito que são os principais motores do turismo, a razão para visitar um destino”, considera Douglas Quinby, cofundador e diretor executivo da Arival.

“A vontade dos viajantes de visitar estes locais é ilimitada, mas a disponibilidade de bilhetes e a capacidade técnica da indústria turística para lhes aceder não o são. Os grandes mercados de experiências de viagem online reconhecem isso e têm feito investimentos significativos para disponibilizar bilhetes para atrações, em alguns casos apesar das próprias atrações, em vez de em colaboração com elas”, salientando, contudo, que “ainda há muito trabalho a ser feito para ligar as atrações ao ecossistema global de distribuição de viagens”.

Apesar do crescimento das OTA e dos sites das atrações, a venda de bilhetes ‘offline’ continua a ser, de longe, o maior ponto de venda, concluindo a Arival que uma em cada três atrações não utiliza um sistema modernizado de venda de bilhetes online e não tem conectividade digital com os revendedores.

 

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ERT Alentejo e Ribatejo promove “Bolsa de Negócios” na BTL 2025

De 12 a 14 de março, a Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo promove diversas iniciativas no âmbito da Bolsa de Negóicos.

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Durante a BTL – Better Tourism Travel Market 2025, a Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo irá promover inúmeras iniciativas nos dias dedicados aos profissionais do setor, com várias entidades e empresas do Ribatejo e Alentejo a terem a oportunidade de participar na Bolsa de Negócios, com o objetivo de apresentarem os seus vários produtos e serviços.

José Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, adianta que o espaço da região irá contar com a presença de mais de 20 entidades a “promover e divulgar a sua diferenciação junto dos operadores turísticos”, salientando que, “através de reuniões diretas e exclusivas, terão a oportunidade de potenciar parcerias de negócio”.

As entidades presentes na Bolsa de Negócios estarão organizadas por dias temáticos. Assim, o dia 12 de março, quarta-feira, será dedicado ao Enoturismo, no dia 13 de março será a vez da Náutica e Fluvial Marítimo e o dia 14 de março foca-se na Natureza e Património.

No dia 12 de março (Enoturismo), estarão presentes entidades como a Torre de Palma, Quinta do Quetzal, Vinhos do Alentejo, Gerações da Talha, Ervideira, Casa de Santa Vitória, Rota dos Vinhos do Tejo. No dia seguinte (13 de março – Náutica e Fluvial Marítimo) marcam presença a Adral/Sines Tecnopolo, Estação Náutica de Sines, Estação Náutica de Mértola, Estação Náutica de Avis, Estação Náutica de Odemira, Estação Náutica de Alandroal, Estação Náutica de Monsaraz, Estação Náutica de Moura – Alqueva e Estação Náutica de Ponte de Sor – Montargil.

Finalmente, no último dia dedicado aos profissionais (14 de março – Natureza e Património) estarão presentes Sines Sea View – Sovereign Magic, Corktrekking, Natours Passeios, Rota Vicentina, Bike Tours Portugal e as áreas protegidas do Parque Natural da Serra de São Mamede, do Parque Natural do Vale do Guadiana, da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e a Área Protegida Privada Montado do Freixo do Meio.

De referir que a ERT do Alentejo e Ribatejo estará no Pavilhão 1, no stand 1C01, com mais de 1.200m2, no qual estarão representados todos os municípios e 29 empresas.

José Santos conclui que “a oferta turística do Alentejo e Ribatejo será promovida e potenciada quer durante os dias destinados aos profissionais de Turismo como nos dias para o público final. O facto de sermos destino nacional convidado permite-nos reforçar a apresentação das nossas mais-valias junto dos diferentes públicos daquela que é a maior feira nacional de turismo realizada em Portugal e que atrai milhares de visitantes”.

Recorde-se que no primeiro dia da BTL (12 de março), será realizada a apresentação da Candidatura do Baixo Alentejo a ‘Cidade Europeia do Vinho 2026.

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Prémios

Votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam hoje

As votações para os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

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As votações para a 13.ª edição dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2025” terminam esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro.

Com 89 nomeados, as 15 categorias são:
Melhor Operador Turístico
Melhor Agência Corporativa
Melhor Consolidador
Melhor DMC
Melhor Distribuidor B2B
Melhor GSA Aviação
Melhor Sistema Global de Distribuição
Melhor Empresa de Gestão Hoteleira
Melhor Empresa de Software de Gestão Hoteleira
Melhor Startup
Melhor Consultoria e Assessoria em Turismo
Melhor Formação Turismo
Melhor Parceiro Segurador
Melhor Empresa de Organização de Eventos
Melhor Venue para Eventos e Congressos

Poderá votar até ao final do dia de hoje em https://premios.publituris.pt/trade/2025/

Como sempre, os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

O prémio de “Personalidade do Ano” é atribuído diretamente pela redação do Publituris.

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 12 de março de 2025, a partir das 11h00 na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, em Lisboa.

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Transportes

Ryanair com 72 rotas no Porto para o verão 2025

A Ryanair revelou que no próximo verão operará 72 rotas no Porto, incluindo um novo voo para Roma Fiumicino. No total, a companhia lowcost diz que as 250 frequências semanais representarão cerca de 5,7 milhões de passageiros.

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O Porto terá 72 rotas a serem operadas pela Ryanair no verão de 2025, incluindo um novo destino: Roma Fiumicino. A companhia lowcost de origem irlandesa revela, em comunicado, que no próximo verão operará com 12 aeronaves baseadas no Porto, indicando um investimento de 1,2 mil milhões de euros e representando 4.600 de empregos na região.

A Ryanair refere ainda que estas rotas representam cerca de 5,7 milhões de passageiros com mais de 250 frequências semanais, incluindo um reforço para cidades como Paris, Bruxelas, Edimburgo, Alicante, Málaga ou Cagliari.

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Hotelaria

Novos hotéis em construção ou planeamento atinge recorde com quase 16.000 unidades no final de 2024

No final de 2024, o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report” da Lodging Econometrics indica que existem quase 16.000 hotéis em construção ou em planeamento, o que acrescentará mais de 2,4 milhões de quartos.

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De acordo com o “Global Hotel Construction Pipeline Trend Report,” da Lodging Econometrics (LE), no final de 2024, existiam 15.820 projetos de hotéis em construção ou em planeamento, correspondendo a um acréscimo de 2.438.189 quartos, ou seja, um aumento de 4% nas unidades e 3% relativamente aos quartos, face a igual período de 2023.

No último trimestre de 2024, segundo os dados divulgados, encontravam-se 6.231 projetos em construção em todo o mundo, o equivalente a 1.098.620 quartos, correspondendo a um crescimento de 1% relativamente a período homólogo de 2023.

Já quanto aos projetos que deverá iniciar construção nos próximos 12 meses, a LE refere 3.872 hotéis, o equivalente a 539.054 quartos, indicando o mesmo aumento de 1% face às estimativas realizadas no ano anterior.

Quanto aos projetos em planeamento, somam 5.717, ou seja, 800.515 quartos, correspondendo a um aumento mais significativo de 10% em termos de projetos e +9% no que toca ao número de quartos, quando compara com o mesmo período de 2023.

Os EUA lideram este ranking com um novo recorde de 6.378 novos projetos, o equivalente a 746.986 quartos, correspondendo a um aumento de 7% e 8%, respetivamente. A China surge em segundo lugar com 3.779 projetos e 681.915 quartos.

Os EUA representam, assim, 40% do pipeline global de projetos hoteleiros globais, com a China a ser responsável por 24%, o que faz com que estes dois países pesem 64% na totalidade dos hotéis em construção ou em projeto.

A LE assinala, igualmente, o crescimento da Índia, com 693 projetos e 87.512 quartos, correspondendo a um crescimento de 35% e 43%, respetivamente. O Canadá surge em quarto lugar com um novo recorde para o país de 333 projetos e 43.413 quartos, enquanto a Arábia Saudita aparece com 316 projetos e 83.275 quartos.

Recorde-se que Portugal surge no “Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report” da LE em quinto lugar, com 113 projetos e 14.059 quartos em construção, com Lisboa a aparecer como uma das cidades europeias com mais projetos (3.º lugar), indicando o relatório um total de 35 hotéis/3.976 quartos.

A Europa, por sua vez, terminou o quatro trimestre de 2024 com um total de 736 hotéis e 112.904 quartos em construção, revelando ainda a LE que existem 415 projetos e 59.719 quartos a aguardar o início de construção nos próximos 12 meses, com 510 projetos/71.841 quartos já em fase inicial de planeamento.

Globalmente, o ano de 2024 viu serem abertos 2.226 novos hotéis, somando 317.608 quartos e representando um aumento de 7% face ao ano de 2023.

Para 2025, a LE prevê a abertura de 2.815 novos hotéis/429.639 quartos, para, em 2026, esse número aumentar para 2.820 novos hotéis, embora o número de quartos não cresça proporcionalmente, somando 419.151 quartos.

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NAV controla um recorde de 917 mil voos, em 2024

A NAV Portugal controlou mais de 917 mil voos no espaço aéreo português durante 2024, constituindo um novo máximo anual, indicando ainda que conseguiu reduzir os atrasos médios por movimento controlado em 14%.

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A NAV Portugal controlou um total de 917.077 voos IFR (Instrument Flight Rules, sigla em inglês) no espaço aéreo português em 2024, correspondendo a um crescimento de 7,5% face a 2023, um novo máximo anual, confirmando a tendência de crescimento sustentado da aviação.

Em comunicado, informa-se da subida do tráfego expressiva em duas Regiões de Informação de Voo (RIV) sob responsabilidade da NAV Portugal. Na RIV de Lisboa, que engloba todo o espaço aéreo de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira, foram controlados 719.180 voos, mais 7% face ao ano anterior, para uma média diária de 1.965 voos. Já na RIV de Santa Maria, que engloba toda a Região Autónoma dos Açores e uma vasta área do Atlântico Norte, o crescimento foi de 9,5%, com 197.897 voos controlados, ou uma média de 541 voos diários.

Relativamente à atividade nas torres de controlo, também foram registados crescimentos, com destaque para Faro, onde o tráfego subiu 4,8%, com um total de 75.555 voos controlados, e Ponta Delgada, onde a subida foi de 6,9%, para 32.419 voos.

No comunicado, indica-se ainda que a NAV Portugal conseguiu reduzir os atrasos médios por movimento controlado em rota, ficando este indicador nos 0,39 minutos, uma redução de 14% face ao registado em 2023, destacando Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal, “a maior fluidez e eficiência na gestão do espaço aéreo”.

 

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Alentejo regista melhor ano turístico de sempre

As 3,2 milhões de dormidas e os 277 milhões de euros de proveitos totais, fazem com que 2024 tivesse sido o melhor ano turístico de sempre na região do Alentejo.

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No ano 2024, o Alentejo registou 3,2 milhões de dormidas, 1,7 milhões de hóspedes e proveitos totais acima dos 277 milhões de euros (+12%), fazendo com que o ano passado seja o melhor ano turístico de sempre da região.

Embora os números do INE indiquem “um abrandamento da procura, mas em cima dos resultados de 2023, ainda crescemos no ano passado 4,2%”, José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo e candidato à agência responsável pela promoção externa da região nas eleições de 31 de março”, confirma que o resultado final “coloca-nos coloca ligeiramente acima da média nacional”.

Nos mercados externos, onde a região registou perto de 560 mil hóspedes e mais de um milhão de dormidas, o responsável destaca a resiliência do mercado alemão e o crescimento acima da média nacional no que toca ao mercado norte-americano. O maior desafio para futuro é o mercado espanhol, que perdeu espaço na quota dos mercados internacionais, considerando José Santos “a recuperação do mercado espanhol” como “uma das grandes bandeiras no nosso programa para a presidência da Agência Regional de Promoção Turística”.

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Destinos

Turismo na Europa acima dos níveis de 2019, embora penalizado pelo longo-curso, diz ETC

De acordo com os dados divulgados pela European Travel Commission (ETC), as chegadas de turistas internacionais à Europa ultrapassaram os números de 2019 e 2023 no quarto trimestre de 2024. A recuperação do longo-curso continua, contudo, mais demorada, muito devido à região da Ásia-Pacífico. Já os EUA ultrapassaram os números de 2019 em 22 dos 27 destinos da UE.

Victor Jorge

Os dados mais recentes divulgados pela European Travel Commission (ETC), com base nos meses de novembro e dezembro, dão conta que de um crescimento de 6,3% nas chegadas internacionais à Europa, em 2024, face a 2019 e de um aumento de 6,7% relativamente a 2023. Já as dormidas registaram uma evolução de 5,9% e 4,8% quando comparado com 2019 e 2023, respetivamente.

Embora o desempenho das viagens se tenha mantido forte, o relatório da ETC indica que os consumidores estão cada vez mais a optar por destinos com uma melhor relação preço-qualidade. Tal facto deve-se segundo a ETC “aos custos mais elevados das viagens, causados pela inflação dos serviços e pelo aumento da procura por viagens”, indicando os dados que, em 2024, os turistas gastaram 7,8% mais em toda a Europa do que em 2023, totalizando 705 mil milhões de euros, com quase três quartos do gasto total na região impulsionados pela Europa Ocidental.

Considerando o último trimestre de 2024, e depois de um verão “muito forte”, os destinos do mediterrânicos e do sul da Europa registaram um abrandamento, realidade que inclui Portugal, Sérvia, Grécia e Montenegro, embora os números se tivessem mantido acima de 2023, indicando, para Portugal, uma evolução de 17,8% face a 2019.

No que diz respeito ao longo curso, em 2024, as expectativas de uma forte recuperação do mercado emissor chinês não se concretizaram. A procura por viagens neste mercado concentrou-se principalmente em deslocações regionais, com menos viagens de longo curso, especialmente para a Europa, tendo ficado ainda 39,6% abaixo dos níveis pré-pandémicos.

Assim, os números referentes às viagens de longo curso para a Europa indicam que 2024 deverá ficar a 5% dos níveis de 2019.

Em contraste, a excelente performance dos EUA contribuiu para a recuperação do número de chegadas internacionais de longo curso na Europa, embora a ETC reconheça que “a incerteza da administração Trump está a aumentar, uma vez que os riscos de inflação podem reduzir o rendimento disponível, diminuindo, potencialmente, as viagens internacionais”.

De qualquer maneira e relativamente ao quarto trimestre de 2024, 22 dos 27 Estados-Membros europeus viram as chegadas provenientes dos EUA aumentarem com destaque para a Turquia (+153%), Portugal (+91%), Lituânia (+67%) e Montenegro (+49%).

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