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Taxa turística de Lisboa vai pagar reabilitação da Tapada das Necessidades

A reabilitação da Tapada das Necessidades, em Lisboa, vai acontecer, financiada pelas receitas da taxa turística do município. O investimento, de cerca de 20 milhões de euros, será executado de forma faseada até 2028.

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A reabilitação da Tapada das Necessidades, em Lisboa, vai acontecer, financiada pelas receitas da taxa turística do município. O investimento, de cerca de 20 milhões de euros, será executado de forma faseada até 2028.

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Após anos de indefinição e degradação, o turismo em Lisboa vai financiar a reabilitação da Tapada das Necessidades, um espaço verde situado na freguesia da Estrela. Esta requalificação, no valor aproximado de 20 milhões de euros, será executada por fases entre este ano e 2028, e será integralmente financiada com as receitas da taxa turística, através do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa (FDTL). A proposta que substancia este financiamento foi recentemente aprovada pela Câmara de Lisboa.

De acordo com os documentos, citados pela LPP / Lisboa Para Pessoas, jornal local dedicado à Lisboa Metropolitana, a Tapada das Necessidades é “um jardim histórico com uma área de cerca de 10 hectares” e “com uma grande importância patrimonial e cultural” para a cidade. A autarquia reconhece, avança a mesma fonte, que o espaço “se encontra bastante degradado e a necessitar de uma profunda reabilitação com o objetivo de ser dinamizado para o usufruto da população, tendo em vista a melhoria da zona”.

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A reabilitação da Tapada das Necessidades permitirá devolver à população da cidade e da área metropolitana um espaço mais digno, mas também contribuir para a “diversificação” da oferta turística em Lisboa. A presente intervenção “terá sempre um efeito multiplicador na atração de turistas, contribuindo muito para a projeção da imagem internacional e para a reputação da cidade de Lisboa”.

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A requalificação deste espaço verde vai acompanhar o Plano de Salvaguarda e Gestão da Real Quinta das Necessidades, aprovado por unanimidade em aabril de 2024. Este documento define as bases para a recuperação e conservação do espaço, que foi criado no século XVIII, por iniciativa de Dom João V, e que ao longo dos séculos sofreu várias transformações e períodos de abandono.

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Porto de Lisboa eleito Melhor Porto Atlântico da Europa

O Porto de Lisboa foi eleito o Melhor Porto Atlântico da Europa nos Prémios Cruceroadicto, que foram entregues durante a FITUR Cruzeiros e nos quais a infraestrutura portuguesa concorria com os portos de Reiquiavique (Islândia) e de Santa Cruz de Tenerife (Espanha).

O Porto de Lisboa foi eleito como o Melhor Porto Atlântico da Europa na terceira edição dos Prémios Cruceroadicto, um prestigiado reconhecimento internacional, promovido pela Cruceroadicto e votado exclusivamente pelos passageiros de cruzeiro, cujos galardões foram entregues durante a FITUR Cruzeiros.

Num comunicado enviado à imprensa, o Porto de Lisboa adianta que, nesta categoria, concorria com os portos de Reiquiavique (Islândia) e de Santa Cruz de Tenerife (Espanha), arrecadando um galardão em que, em 2023, já havia alcançado o terceiro lugar na mesma categoria.

“Este prémio marca uma evolução significativa para o Porto de Lisboa, que em 2023 havia alcançado o terceiro lugar na mesma categoria, atrás de Las Palmas Gran Canária e de La Corunha. A conquista deste ano confirma Lisboa como uma referência no setor e reforça o seu compromisso em proporcionar uma experiência de excelência a todos os turistas que escolhem a capital portuguesa como porto de escala, partida ou chegada”, congratula-se a infraestrutura portuária.

Os prémios foram entregues durante a FITUR Cruzeiros, uma seção dedicada ao setor de turismo de cruzeiros inserida na feira internacional FITUR Madrid 2025, depois de uma votação que terminou a 1 de janeiro e que inclui os passageiros que embarcaram num cruzeiro no último ano.

“É com imenso orgulho e satisfação que recebemos o título de Melhor Porto Atlântico da Europa pelos Prémios Cruceroadicto. Este reconhecimento tem um valor ainda mais especial por ser fruto da escolha direta dos passageiros de cruzeiro, que são, sem dúvida, os melhores juízes da experiência que proporcionamos. O facto de sermos eleitos pelos próprios turistas que passam pelo nosso porto reforça a confiança que depositam em nós, não só pela infraestrutura de excelência, mas também pelo acolhimento, pela segurança e pelo esforço constante em melhorar cada detalhe da sua experiência” refere Carlos Correia, presidente da APL – Administração do Porto de Lisboa.

Os Prémios Cruceroadicto foram criados em 2022 pela revista online Cruceroadicto, especializada no setor de cruzeiros, abrangem 16 categorias e refletem a opinião dos passageiros de cruzeiros, com base nas suas experiências pessoais.

 

 

 

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“Sentimos que há um grande apetite dos viajantes portugueses pelo Dubai”

O Turismo do Dubai promoveu esta segunda-feira, 27 de janeiro, um workshop em Lisboa para agentes de viagens, durante o qual foram reveladas as novidades do destino e destacado o crescimento que o mercado português tem vindo a apresentar.

O número de turistas portugueses que visita o Dubai está a crescer e, no ano passado, subiu 18%, revelou esta segunda-feira, 27 de janeiro, Mohammad Jassim Fathi, manager de operações internacionais do Turismo do Dubai para Portugal, Espanha e Américas, que considera que os portugueses gostam do Dubai, o que torna Portugal num dos mercados mais importantes para o destino.

“Portugal é um dos mercados de origem centrais para nós, e queremos continuar este crescimento para atrair mais turistas, sentimos que há um grande apetite dos viajantes portugueses pelo Dubai, e o Dubai é uma ótima paragem para os portugueses que viajam para a Ásia”, afirmou o responsável, que esteve em Lisboa para participar num workshop do Turismo do Dubai para agentes de viagens portugueses.

Mohammad Jassim Fathi atribui o crescimento dos turistas portugueses no Dubai ao trabalho que tem vindo a ser feito no mercado nacional, com várias formações e outras iniciativas para agentes de viagens, assim como à oferta variada do próprio destino, que é capaz de agradar aos mais variados segmentos turísticos.

“O Dubai é visto como um destino que tem muito para oferecer, e os portugueses viajam por muitas razões mas, no caso do Dubai, sabemos que gostam de praia e cultura, e isso é algo que podemos oferecer”, destacou o manager do Turismo do Dubai, realçando que também a arquitetura moderna e arrojada do Dubai constitui um motivo de atração turística.

Muitos dos portugueses que visitam o Dubai, fazem-no em programas de stopover, ainda que Mohammad Jassim Fathi sublinhe que, nos últimos anos, o Dubai se tenha tornado “no destino final para cada vez mais turistas portugueses”.

Prova disso é a média de noites que os portugueses passam no destino, que está perto das quatro noites e que, segundo o responsável, tem vindo “a crescer gradualmente” a cada ano.

“Penso que muitos dos portugueses que estiveram no Dubai em stopover, por uma ou duas noites, viram o que o destino tem para oferecer e decidiram marcar outra viagem, com as suas famílias”, acrescentou Mohammad Jassim Fathi, revelando que, apesar de o Dubai ser essencialmente um destino para famílias, há cada vez mais casais e turistas seniores portugueses a viajar para o Dubai.

Certo é que o Turismo do Dubai vai continuar a apostar no mercado portugueses e tem já previstas mais algumas iniciativas para 2025, a exemplo de parcerias com operadores turísticos, participações em roadshow e formações para agentes de viagens.

Durante este workshop, que contou com a participação da Emirates, Nortravel, Viajar Tours, Solférias, Soltrópico, Icarion, Lusanova e Image Tours, foram também reveladas as novidades do destino, a exemplo do novo museu interativo House of Hype, que abre a 7 de fevereiro, assim como do novo hotel Jumeirah Marsa Al Arab, cuja abertura está prevista para 14 de março.

 

 

 

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ONU Turismo vai abrir Escritório Temático em Marrocos

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, durante uma conferência de imprensa na sequência de uma reunião, em Rabat, com o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita.

Destacando os esforços envidados pelo governo marroquino e por todas as partes interessadas para o desenvolvimento do setor do turismo, nomeadamente através de uma oferta e serviços de elevada qualidade, Zurab Pololikashvili especificou que esta visão de desenvolvimento e esta abordagem inovadora convenceram a ONU a abrir um Escritório Temático da Organização em Marrocos, contribuindo assim para o estabelecimento de um ecossistema sólido e sustentável no país.

O secretário-geral da ONU Turismo que a promoção do turismo de Marrocos permitiu, após a pandemia de Covid-19 e o terremoto de Al-Haouz, colocar os números do turismo do destino numa trajetória crescente, com mais de 17 milhões de visitantes em 2024, uma meta que muitos países não conseguiram alcançar nos últimos quatro anos”.

Esta visão, sublinhou, permitiu nomeadamente a Marrocos assegurar a organização de eventos desportivos de grande dimensão continental e global, nomeadamente o Campeonato Africano das Nações de 2025 e o Campeonato do Mundo de 2030, dois eventos que certamente aumentarão o número de visitantes e turistas no Reino.

“O Mundial de Futebol é uma oportunidade excecional para promover o turismo e ter cada vez mais visitantes no país”, explicou Pololikashvili, acrescentando que a ONU Turismo está ao lado de Marrocos para alcançar cada vez mais sucessos nesta área.

Por sua vez, Bourita destacou a parceria estratégica entre Marrocos e a ONU Turismo, baseada em prioridades partilhadas e numa visão comum para o futuro do turismo global, destacando o papel fundamental do Reino na promoção do turismo sustentável numa escala global.

Saudou também a decisão da ONU Turismo de abrir um escritório temático da Organização em Marrocos, explicando que esta estrutura servirá de plataforma de cooperação entre o Reino, a ONU Turismo e os países membros da Organização, no quadro de uma abordagem consistente com a visão do Rei Mohammed VI para uma cooperação sul-sul ativa, unida e pragmática.

Recorde-se que o Reino de Marrocos é atualmente membro do Conselho Executivo da ONU Turismo para o período 2022-2025 e apresenta oficialmente a sua candidatura para ocupar um dos lugares atribuídos à região de África no Conselho para o período 2025-2029.

 

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Espanha captura 33% do tráfego turístico para o Sul da Europa no arranque de 2025, diz estudo

Madrid, Barcelona e as Ilhas Canárias são, segundo um recente estudo da Mabrian, os destinos espanhóis que devem continuar a concentrar a maioria da procura internacional neste início de 2025.

Espanha deverá voltar a registar uma forte procura turística durante os primeiros meses de 2025, indica um estudo da Mabrian, que prevê que o país vizinho venha a capturar cerca de 33% do tráfego turístico para o Sul da Europa no primeiro trimestre do ano.

De acordo com o estudo, divulgado esta terça-feira, 28 de janeiro, 74,4% da procura turística em Espanha deverá recair sobre 1o destinos, concretamente Madrid, Barcelona, Málaga, Alicante, Palma de Maiorca, Tenerife, Las Palmas, Valência, Sevilha, e Lanzarote.

“Esta concentração destaca a forte atração que esses destinos espanhóis têm entre os viajantes internacionais”, diz Carlos Cendra, diretor de Marketing e Comunicações da Mabrian.

O estudo da Mabrian destaca, no entanto, as cidades de Madrid e Barcelona, assim que são responsáveis por 24% e 21,7% da procura turística internacional em Espanha e que continuam a registar um aumento da procura, principalmente no que diz respeito à capital espanhola, que deverá registar um crescimento de 3 pontos percentuais face ao primeiro semestre de 2024. Em Barcelona, é esperado um crescimento de 1,2 pontos percentuais.

Destaque merecem ainda as Ilhas Canárias, que se devem manter como um tendência entre os destinos turísticos para viajantes internacionais, uma vez que destinos como Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura têm vindo a aumentar as suas quotas de procura internacional, face ao primeiro semestre do ano passado.

“Tenerife lidera a tendência, capturando 3,7% da procura de viagens internacionais para Espanha, seguida pela Gran Canaria com 3,4%”, acrescenta o estudo da Mabrian, que aponta ainda a importância de destinos como Málaga, Alicante e Palma de Maiorca, que representam 6,4%, 4,3% e 4,1% da procura internacional para Espanha.

“Essa tendência positiva reflete os esforços sustentados para posicionar esses destinos como opções para o ano todo”, acrescenta o responsável da Mabrian, citado num comunicado enviado à imprensa.

No total, a Mabrian analisou 20 destinos espanhóis, concluindo que, no seu conjunto, estes destinos “representam 33% da procura total de viagens internacionais para o Sul da Europa e 12% da demanda global por viagens para a Europa”.

“Estes dados reforçam a posição da Espanha como um destino global líder e seu papel significativo em impulsionar a demanda para a Europa”, refere ainda o responsável da Mabrian.

Recorde-se que, no ano passado, Espanha registou um novo recorde de visitantes internacionais, contabilizando 94 milhões destes turistas.

 

 

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Algarve com avaliação “amplamente positiva” por parte dos turistas

Avaliada que foi a perceção dos turistas na época alta no Algarve, o Observatório para o Turismo Sustentável da região conclui que a grande maioria pretende voltar e recomendaria o Algarve a outras pessoas.

O Algarve continua a consolidar-se como um destino turístico de excelência, com os turistas a destacar a segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes.

De acordo com os inquéritos realizados pelo Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve (AlgSTO), durante a época alta, 83,8% dos turistas manifestam a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas.

As principais motivações para visitarem a região continuam a ser as férias e o lazer, com 90% dos inquiridos a escolherem o Algarve para desfrutar de momentos de descanso, indicando o estudo que a praia, o sol e o mar continuam a ser as atividades mais procuradas, com 39% das escolhas, seguidas pela gastronomia (23%) e pelas excursões e passeios turísticos (16%).

A qualidade dos serviços turísticos também foi reconhecida, com os serviços de alojamento a obterem uma avaliação de 4,31 (numa escala de 1 a 5), destacando-se como os de maior qualidade, seguidos pela restauração (4,19) e a simpatia dos residentes, com uma média de 4,07.

No que ao custo do destino, o Algarve foi considerado um destino de “custo moderado”, com uma média de 3,33 na escala de preços. A avaliação mais alta foi atribuída aos serviços de alojamento (3,53), enquanto as lojas tradicionais e os centros comerciais apresentaram preços mais moderados (3,19 e 3,16, respetivamente).

Para, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve “os resultados destes inquéritos são apenas a confirmação do excelente trabalho que temos vindo a desenvolver para promover o Algarve como um destino seguro, sustentável e acolhedor.”, concluindo que “continuamos focados em oferecer aos nossos visitantes uma experiência autêntica, mas sempre equilibrada entre a preservação dos nossos recursos naturais e o crescimento económico da região.”

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ALEP com formação sobre AL no Algarve

Nesta ação de formação, a ALEP pretende responder a diversas dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve.

Para dar resposta às dúvidas suscitadas pelos proprietários e gestores de Alojamento Local do Algarve, a Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) acaba de lançar uma ação de formação certificada em Faro, no dia 12 de fevereiro, com o apoio do Turismo do Algarve, com o objetivo de dar a conhecer em detalhe todas as alterações práticas à atividade e alertar para os novos desafios para o futuro do AL.

Nesta ação de formação prática presencial de 3 horas e 30 minutos, os participantes obterão respostas a diversas dúvidas. Entre elas, enumera a ALEP estão: O que muda com a nova legislação: Decreto-Lei 76/2024; Quais são as novas regras de AL em condomínio?; Como fica a abertura de novos registos em frações de prédios no litoral e interior e em cidades onde há regulamentos municipais? Quais são as atuais limitações?; Os registos de AL vão ter prazo de validade?; E o que muda na questão fiscal?; Qual é a nova forma de comprovar atividade e qual é o papel do Seguro neste processo? E o que acontece a quem não enviou o Comprovativo de Atividade em 2023?; Afinal quais são os novos poderes das Câmaras? Quais são as perspetivas para os regulamentos municipais?; Como fica a questão da intransmissibilidade?.

A ação de formação decorrerá na sede da Região de Turismo do Algarve, a partir das 14h30 e os interessados em frequentar a formação certificada da ALEP poderão obter mais informações sobre inscrição e modo de pagamento em www.alep.pt/FORMACAOALGARVENOVALEI

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Eurocontrol geriu perto de 1,8 milhões de voos a partir de Masstricht, em 2024

O centro de controlo de tráfego aéreo de Maastricht geriu perto de 1,8 milhões de voos, sendo que o mês de julho foi o mais movimentado com mais de 172 mil voos.

O Centro de Controlo de Aéreo de Maastricht da Eurocontrol (MUAC, sigla em inglês) geriu, em 2024, 1.794.971 voos no seu espaço aéreo, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior, referindo que estes dados “demonstram o aumento contínuo da procura por viagens aéreas, bem como a capacidade do MUAC de responder a esse crescimento e fornecer serviços de navegação aérea seguros, eficientes e confiáveis num dos espaços aéreos mais movimentados e complexos da Europa”.

Como previsto, foi durante o verão que o maior volume de tráfego foi registado no espaço aéreo do MUAC. Do início de junho até o final de setembro de 2024, o MUAC geriu 669.774 voos, representando um aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os fatores que contribuíram para esse aumento incluem “o típico crescimento sazonal de voos no período de verão, bem como horários adicionais de voos relacionados a grandes eventos desportivos na Alemanha e em França”, avança a Eurocontrol.

Julho foi o mês mais movimentado para o MUAC, com 172.195 voos, com o dia 11 de julho a ser o mais movimentado do ano, com 5.649 voos, coincidindo com o início do período de férias de verão. Esse número ficou ligeiramente abaixo do recorde histórico diário de voos estabelecido em 2018.

Em relação a atrasos, o MUAC registou uma média de 0,20 minutos de atraso por voo ao longo do ano, sendo o clima a principal causa. Esse valor foi inferior à previsão de 0,23 minutos por voo e “está em linha com o ano anterior”, refere a entidade

Refletindo a área de responsabilidade única, que inclui a gestão do espaço aéreo da Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos e noroeste da Alemanha, os cinco principais destinos dos voos no espaço aéreo do MUAC em 2024 foram, respetivamente, Amsterdão, Heathrow, Frankfurt, Paris e Stansted.

Peggy Devestel, diretora do MUAC, adianta que, para 2025, “esperamos superar, pela primeira vez, os níveis de tráfego anteriores à pandemia”, concluindo que os “esforços de planeamento para o próximo ano garantem que estamos bem preparados para os desafios que esse aumento no tráfego trará”.

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FITUR supera expectativas com perto de 255 mil visitantes

A 45.ª edição da FITUR fechou portas no passado dia 26 de janeiro, tendo recebido perto de 255 mil visitantes.

A 45.ª Feira Internacional de Turismo – FITUR, encerrou portas com números que ultrapassaram as expectativas da organização, alcançando quase 255.000 visitantes, com um crescimento significativo nos três primeiros dias, que receberam 155.000 profissionais.

Além destes números de participação, e com um total de nove pavilhões, a FITUR 2025 “consolidou”, segundo a organização “a sua liderança em participação, recebendo mais de 9.500 empresas em 884 stands”, tendo reunido 156 países de todo o mundo, com 101 deles a participar com delegações oficiais. Este grande fluxo também gerou um impacto económico de 445 milhões de euros em Madrid”.

Com o Brasil como país convidado e sob o tema “Orgulho. Somos Turismo”, a FITUR celebrou uma edição “na qual todos os participantes defenderam critérios de sustentabilidade para garantir um crescimento equilibrado e viável no médio e longo prazo, tanto para o planeta quanto para as comunidades locais”, refere a organização. Além disso, “especialistas destacaram como a diversificação, a redução da sazonalidade e a integração de novas ferramentas tecnológicas estão a impulsionar um modelo de turismo inclusivo e competitivo que assegura um futuro mais sustentável para todos”, concluindo ainda a organização da feira de Madrid que “este modelo promove diferentes tipos de turismo que contribuem para esse desenvolvimento, como o turismo desportivo, cinematográfico e linguístico”.

A 46.ª edição da FITURI realiza-se de 21 a 25 de janeiro de 2026 e terá o México como país parceiro.

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SIXT revoluciona mobilidade urbana em Portugal

A SIXT Portugal, líder em soluções inovadoras de mobilidade, acaba de lançar o projeto “First Mover”, um programa pioneiro de micromobilidade apoiado por uma frota de quadriciclos elétricos.

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O projeto “First Mover” posiciona a SIXT como a primeira empresa de rent-a-car no país a oferecer este serviço, unindo sustentabilidade, conveniência e tecnologia de vanguarda.

Com especial foco no segmento de turismo, mas também nos profissionais urbanos e nos jovens – isto, porque os veículos podem ser conduzidos por utilizadores a partir dos 16 anos, desde que possuam carta de motociclo (B1) –, este projeto promove uma alternativa de mobilidade adaptada às necessidades da vida moderna nas cidades.

Micromobilidade, macro versatilidade

Os quadriciclos elétricos da SIXT, fornecidos pela XEV, destacam-se pela versatilidade, inovação tecnológica e sustentabilidade. Com uma autonomia máxima até 150 km, os modelos garantem conforto, segurança e uma capacidade de carga de 180 litros, argumentos idênticos aos de qualquer automóvel citadino convencional, com a vantagem acrescida na facilidade de estacionamento, mesmo nos locais mais desafiantes.

Projetados para alugueres flexíveis e de curta duração, estes veículos oferecem uma experiência de mobilidade económica e sustentável.

Numa fase inicial, os modelos estarão disponíveis para aluguer nas três estações SIXT no centro de Lisboa: Picoas, Estefânia e Tivoli.

Com esta iniciativa, a SIXT reforça a sua posição na vanguarda da inovação em mobilidade, impulsionando a transição para um futuro mais responsável.

 

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Movimento nos aeroportos de Cabo Verde bate recorde em 2024

O movimento de passageiros nos aeroportos de Cabo Verde atingiu um recorde em 2024 ao alcançar os três milhões, de acordo com dados da Agência de Aviação Civil, consultados pela Lusa.

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O total supera o número pré-pandemia de 2,7 milhões, em 2019, que era até agora o mais alto de sempre.

Tanto o movimento de passageiros internacionais como o movimento interno estão a aumentar desde 2021, mas a circulação entre ilhas ainda não superou os valores de 2019.

Em 2024, o movimento de passageiros internacionais foi de cerca de 2,4 milhões e o movimento interno aproximou-se dos 614 mil.

Em 2019, registou-se um movimento de 1,9 milhões de passageiros internacionais e 821 mil domésticos.

Mais de metade do movimento de passageiros regista-se nas ilhas do Sal e Boa Vista, principais destinos de turistas estrangeiros.

O turismo está em crescimento em Cabo Verde e o Governo antecipou para 2024 a meta de 1,2 milhões de turistas, antes estabelecida para 2026, aguardando-se por números oficiais.

O Governo concessionou, em 2023, o serviço público aeroportuário à Cabo Verde Airports, firma do grupo Vinci, com o objetivo de expandir e modernizar os quatro aeroportos internacionais internacionais (Boavista, Praia, Sal e São Vicente) e três aeródromos (Fogo, Maio e São Nicolau) com um plano de investimentos a 40 anos.

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