Rali de Portugal gerou impacto económico de 183,3M€
O Rali de Portugal, que decorreu entre 09 e 12 de maio, gerou um impacto económico 11,29% superior à prova de 2023, contribuindo para aumentar a estada média nas regiões Norte e Centro e para uma imagem “amplamente positiva” do país a nível internacional, segundo um estudo da Universidade do Algarve.
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O Rali de Portugal, que decorreu entre 09 e 12 de maio, gerou um impacto económico de 183,3 milhões de euros, o que representa um aumento de 11,29% ou 18,6 milhões de euros face à prova de 2023, avança um estudo da Universidade do Algarve, citado pela Lusa.
Este estudo concluiu que o evento gerou 93,67 milhões de euros em despesa direta por parte dos adeptos, equipas e organização nas regiões, dos quais 36% foram provenientes de visitantes estrangeiros, incluindo 25% que visitaram pela primeira vez o país.
O Rali de Portugal, que passou por 14 municípios das regiões Norte e Centro do país, “demonstrou um impacto transformador, conjugando desenvolvimento económico, valorização mediática e reforço da identidade territorial”, lê-se no estudo.
A prova gerou uma receita fiscal de 22,6 milhões de euros e atraiu também, ao longo de quatro dias, 1,2 milhões de assistências, tendo os espetadores ficado cerca de 2,9 noites nos locais onde decorreu a prova, numa média que sobe para as 3,2 noites no caso dos visitantes estrangeiros.
De referir é ainda o alcance mediático que a competição registou, com um tempo total de transmissão televisiva de 873 horas e 15 minutos, sendo que 90% desse tempo foi transmitido em direto, em mais de 100 países.
Japão, Finlândia, Espanha, Itália, Reino Unido e Indonésia foram os mercados estrangeiros mais impactados pela transmissão do Rali de Portugal, seguindo-se mercados emergentes como Turquia, Taiwan e Chile.
O estudo apurou ainda que, devido ao Rali de Portugal, a perceção da imagem de Portugal através das regiões envolvidas foi amplamente positiva, com 94,8% dos visitantes nacionais e 96,9% dos visitantes estrangeiros a classificarem-no como “bom” ou “muito bom”.
“O destino foi classificado como bonito, verde, acolhedor, com destaque para a sua natureza e gastronomia”, refere ainda o trabalho da Universidade do Algarve sobre a prova, que é organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) e que integra o calendário do WRC – Campeonato Mundial de Ralis.
No que respeita à organização do rali, “as palavras mais referidas foram espetacular, organizado, adrenalina, emoção e convívio, sendo que a maioria, cerca de 66%, manifestou intenção de regressar no inverno”.