Andaluzia promove cultura e património para atrair portugueses em city-breaks
“Andaluzia, viva a cultura intensamente” é o novo slogan promocional do Turismo da Andaluzia para atrair os turistas portugueses.
Inês de Matos
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
Pipadouro ganha prémio como melhor experiência inovadora em enoturismo a nível mundial
Mercado canadiano está em “franco crescimento nos Açores”, diz Berta Cabral
Boost Portugal leva Spinach Tours para Espanha, Países Baíxos, EUA e América do Sul
O Turismo da Andaluzia realizou esta sexta-feira, 17 de Novembro, uma acção promocional que visa atrair os turistas portugueses através da cultura e património, iniciativa que pretende contribuir para reduzir a sazonalidade do destino, convidando os portugueses a visitarem o território em city-breaks, ao longo de todo o ano.
“Portugal é um mercado importante, que está a crescer e é cada vez maior em número de turistas”, afirmou Natalia Briales, conselheira de Turismo da Embaixada de Espanha, durante a apresentação da iniciativa, que assenta no slogan “Andaluzia, viva a cultura intensamente”.
Portugal é actualmente o oitavo mercado emissor de turistas para a Andaluzia e, em 2016, o destino recebeu 246 mil turistas portugueses, que geraram 691 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros desta região espanhola e, segundo Manuel Muñoz, director de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, a tendência para 2017 aponta para que os números se mantenham idênticos.
“Um em cada três turistas que visitam a Andaluzia, viajam devido ao Turismo Cultural. Queremos aumentar”, afirmou o responsável durante a acção promocional, que destaca a oferta patrimonial do destino, com especial foco nos locais classificados como Património Mundial da Humanidade.
“A Andaluzia é muito mais que sol e praia, muito mais que neve e muito mais que Córdoba”, afirmou Manuel Muñoz, acrescentando que o lançamento desta iniciativa pretende promover também os city-breaks, uma vez que “a Andaluzia tem muito turismo cultural, que é ideal como motivação para city-breaks”.
“Queremos aumentar o número de turistas ao longo de todo o ano e em todo o território”, explicou o responsável, destacando as duas ligações aéreas existentes desde Lisboa para Sevilha e Málaga, apesar de reconhecer que a maioria dos turistas portugueses que visitam a Andaluzia se deslocam de carro.
Além de Portugal, o Turismo da Andaluzia está também a lançar a mesma acção promocional noutros mercados europeus, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido, Itália e França, que ocupam os primeiros lugares no top de mercados emissores de turistas para a Andaluzia.
Em Portugal, o Turismo da Andaluzia abriu também uma pop-up store na Baixa lisboeta, onde é possível conhecer de forma virtual o património cultural e natural da região, estando ainda previstas degustações gastronómicas e sorteios de viagens à Andaluzia, até sábado, 18 de Novembro.
Paralelamente, o Turismo da Andaluzia lançou também uma campanha na imprensa e rádio para chamar a atenção para a pop-up store e convidar os portugueses a visitarem o território andaluz ao longo do próximo ano.
Esta acção promocional inclui ainda um jantar na Embaixada de Espanha em Lisboa, na noite desta sexta-feira, com a presença de Francisco Javier Fernández, conselheiro de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, incluindo também uma actuação do pianista e compositor flamenco, Dorantes.