Andaluzia promove cultura e património para atrair portugueses em city-breaks
“Andaluzia, viva a cultura intensamente” é o novo slogan promocional do Turismo da Andaluzia para atrair os turistas portugueses.

Inês de Matos
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O Turismo da Andaluzia realizou esta sexta-feira, 17 de Novembro, uma acção promocional que visa atrair os turistas portugueses através da cultura e património, iniciativa que pretende contribuir para reduzir a sazonalidade do destino, convidando os portugueses a visitarem o território em city-breaks, ao longo de todo o ano.
“Portugal é um mercado importante, que está a crescer e é cada vez maior em número de turistas”, afirmou Natalia Briales, conselheira de Turismo da Embaixada de Espanha, durante a apresentação da iniciativa, que assenta no slogan “Andaluzia, viva a cultura intensamente”.
Portugal é actualmente o oitavo mercado emissor de turistas para a Andaluzia e, em 2016, o destino recebeu 246 mil turistas portugueses, que geraram 691 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros desta região espanhola e, segundo Manuel Muñoz, director de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, a tendência para 2017 aponta para que os números se mantenham idênticos.
“Um em cada três turistas que visitam a Andaluzia, viajam devido ao Turismo Cultural. Queremos aumentar”, afirmou o responsável durante a acção promocional, que destaca a oferta patrimonial do destino, com especial foco nos locais classificados como Património Mundial da Humanidade.
“A Andaluzia é muito mais que sol e praia, muito mais que neve e muito mais que Córdoba”, afirmou Manuel Muñoz, acrescentando que o lançamento desta iniciativa pretende promover também os city-breaks, uma vez que “a Andaluzia tem muito turismo cultural, que é ideal como motivação para city-breaks”.
“Queremos aumentar o número de turistas ao longo de todo o ano e em todo o território”, explicou o responsável, destacando as duas ligações aéreas existentes desde Lisboa para Sevilha e Málaga, apesar de reconhecer que a maioria dos turistas portugueses que visitam a Andaluzia se deslocam de carro.
Além de Portugal, o Turismo da Andaluzia está também a lançar a mesma acção promocional noutros mercados europeus, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido, Itália e França, que ocupam os primeiros lugares no top de mercados emissores de turistas para a Andaluzia.
Em Portugal, o Turismo da Andaluzia abriu também uma pop-up store na Baixa lisboeta, onde é possível conhecer de forma virtual o património cultural e natural da região, estando ainda previstas degustações gastronómicas e sorteios de viagens à Andaluzia, até sábado, 18 de Novembro.
Paralelamente, o Turismo da Andaluzia lançou também uma campanha na imprensa e rádio para chamar a atenção para a pop-up store e convidar os portugueses a visitarem o território andaluz ao longo do próximo ano.
Esta acção promocional inclui ainda um jantar na Embaixada de Espanha em Lisboa, na noite desta sexta-feira, com a presença de Francisco Javier Fernández, conselheiro de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, incluindo também uma actuação do pianista e compositor flamenco, Dorantes.