Avianca Brasil já está na Star Alliance
Até ao passado mês de Maio, a companhia atingiu 9% da participação total no mercado brasileiro.

Marta Barradas
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A Avianca Brasil, que faz parte da Synergy Group, integrou oficialmente esta quarta-feira a rede de aviação Star Alliance, que soma agora um total de 13 companhias.
A companhia brasileira vem adicionar 15 novos destinos no país aos 12 existentes operados pelas companhias-membro e disponibilizar aos seus passageiros 88 voos semanais internacionais a partir de 12 aeroportos do Brasil.
José Efromovich, presidente da Avianca Brasil e irmão de German Efromovich, começou por afirmar durante o evento que “quando iniciámos a nossa operação como táxi aéreo [referindo-se à Ocean Air, antes da aquisição da Avianca] não sabíamos onde iriamos chegar. (…) Em 2010, recebemos os primeiros aviões Airbus e foi o ano em que iniciámos um período de grande crescimento até ao presente”.
Segundo o responsável, desde 2010 a 2014, a Avianca Brasil aumentou a sua participação no mercado brasileiro de 2,6% para 8% e, até ao passado mês de Maio, a companhia atingiu 9% da participação total deste mercado, que continua a ser liderado pela companhia TAM.
Além disso, durante o mesmo período, foram acrescentados quatro novos destinos à sua operação e mais 26 aviões à sua frota. Actualmente, detém 41 aeronaves e está presente em 24 aeroportos.
No que diz respeito às receitas da transportadora brasileira, José Effromovich destaca que “não acredito que venhamos a ter lucro este ano”, assim como foi verificado no ano de 2014, razão que atribui à difícil situação política e económica do país.
No entanto, com a integração da companhia na Star Alliance, o responsável espera um aumento: “Nós é que vamos distribuir, por isso é óbvio que no segundo semestre [de 2015] a nossa procura aumente um pouco mais”, sem precisar números exactos.
“A Star Alliance vai ajudar nesse momento a trazer passageiros a mais que no mercado doméstico não estariam disponíveis”, conclui o presidente da Avianca Brasil.
Segundo Fernando Pinto, presidente da TAP, existe uma forte vantagem de ter a Avianca na Star Alliance. “Podemos ver hoje o potencial e a velocidade de crescimento da Avianca nos últimos anos no Brasil e nas rotas em que opera já tem uma óptima participação de mercado. E é nessas rotas que pretendemos ter uma grande distribuição para os nossos passageiros que vêm para o Brasil”.
Para o responsável, esta entrada significa “uma série de facilidades que podem ter em conjunto com a TAP, nomeadamente o programa de milhas e o facto de estarem no mesmo terminal nos aeroportos, tudo isso ajuda na distribuição”.
Em relação à possível entrada da Azul na Star Alliance, Fernando Pinto revela que “já existe uma conversação da Azul com a Star Alliance”, no entanto, “isso será algo a ser discutido com a Star Alliance, não com a TAP, mas se isso acontecer, será bom também”.
*A jornalista está em São Paulo a convite da Star Alliance