“Alqueva desafia Portugal” prevê investimento de 96 milhões no destino
A ATLA pretende demonstrar ao País o potencial de crescimento económico da região, num esforço concertado com as entidades espanholas.

Raquel Relvas Neto
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A ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva apresentou o plano de acções 2014-2020 que se baseia numa estratégia de desenvolvimento Integrado e Sustentável para o território de Alqueva.
Este plano, apresentado esta quinta-feira à comunicação social, teve em conta a articulação e vontades dos principais agentes de Desenvolvimento Públicos e Privados, ao nível local, transregional e transfronteiriço.
O plano de acções concretas está dividido em acções transversais e nos eixos referentes a Ambiente e Ordenamento do Território; Inovação, Empreendedorismo e Competitividade; e Turismo.
Segundo José Calixto, presidente da ATLA e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, este plano pressupõe um investimento de 96 milhões de euros, dos quais 36% são destinados ao eixo do Turismo, ou seja, 34,56 milhões de euros. A concretização do Plano de Acção assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.
No que refere ao eixo do Turismo, as acções programadas centram-se no desenvolvimento do Parque Temático do Alqueva; na criação de circuitos e rotas temáticas, desde interligar a Cidade Europeia do Vinho – Reguengos de Monsaraz – e a gastronomia ou outros produtos endógenos; programação do Dark Sky Alqueva; centro de interpretação de Água; Animação, lazer e cultura; rede de postos de informação turística; potenciação do turismo sénior e de saúde.
Apolónia Rodrigues, técnica da ATLA, explicou que só a integração dos eixos conjuntamente com as acções transversais “poderão mostrar ao País o potencial que o Alqueva tem”.
Entre as acções transversais está a ser designada uma equipa técnica, que posteriormente procederá à elaboração de um plano de marketing e comunicação conjunto entre Portugal e Espanha, bem como acções de promoção e divulgação.
O presidente da ATLA considera que através destas acções poderá potenciar-se um “turismo de qualidade e de excelência” no destino.
Criada em 2005, a associação é constituída actualmente pelos municípios do Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa e pelos Ayntamientos espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.