“Alqueva desafia Portugal” prevê investimento de 96 milhões no destino
A ATLA pretende demonstrar ao País o potencial de crescimento económico da região, num esforço concertado com as entidades espanholas.

Raquel Relvas Neto
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva apresentou o plano de acções 2014-2020 que se baseia numa estratégia de desenvolvimento Integrado e Sustentável para o território de Alqueva.
Este plano, apresentado esta quinta-feira à comunicação social, teve em conta a articulação e vontades dos principais agentes de Desenvolvimento Públicos e Privados, ao nível local, transregional e transfronteiriço.
O plano de acções concretas está dividido em acções transversais e nos eixos referentes a Ambiente e Ordenamento do Território; Inovação, Empreendedorismo e Competitividade; e Turismo.
Segundo José Calixto, presidente da ATLA e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, este plano pressupõe um investimento de 96 milhões de euros, dos quais 36% são destinados ao eixo do Turismo, ou seja, 34,56 milhões de euros. A concretização do Plano de Acção assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.
No que refere ao eixo do Turismo, as acções programadas centram-se no desenvolvimento do Parque Temático do Alqueva; na criação de circuitos e rotas temáticas, desde interligar a Cidade Europeia do Vinho – Reguengos de Monsaraz – e a gastronomia ou outros produtos endógenos; programação do Dark Sky Alqueva; centro de interpretação de Água; Animação, lazer e cultura; rede de postos de informação turística; potenciação do turismo sénior e de saúde.
Apolónia Rodrigues, técnica da ATLA, explicou que só a integração dos eixos conjuntamente com as acções transversais “poderão mostrar ao País o potencial que o Alqueva tem”.
Entre as acções transversais está a ser designada uma equipa técnica, que posteriormente procederá à elaboração de um plano de marketing e comunicação conjunto entre Portugal e Espanha, bem como acções de promoção e divulgação.
O presidente da ATLA considera que através destas acções poderá potenciar-se um “turismo de qualidade e de excelência” no destino.
Criada em 2005, a associação é constituída actualmente pelos municípios do Alandroal, Moura, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Serpa e pelos Ayntamientos espanhóis de Alconchel, Cheles, Olivenza e Villanueva del Fresno.