Grupos hoteleiros criam ‘Feel Portugal’
O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação para lançar acções promocionais comuns no estrangeiro.

Raquel Relvas Neto
Soltour reforça operação para a Tunísia com voos de Lisboa e do Porto
4º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal reúne 170 participantes em Odemira
GEA faz balanço positivo das suas reuniões regionais
Mercado das Viagens promove ciclo de formações
2024 regista novo recorde nas reservas no AL
Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%
Lisboa e Porto Alegre voltam a estar ligadas com voos da TAP
90% dos gestores de viagens empresariais já utilizam IA, mas “muitos continuam a enfrentar obstáculos”
ITA Airways junta-se à aliança de aviação Star Alliance
Caminhos Cruzados amplia leque de experiências enogastronómicas
A ‘Feel Portugal’ é a mais recente iniciativa privada para promover o destino Portugal nos mercados emissores. O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação jurídica que visa lançar acções promocionais comuns no estrangeiro “para mostrar o nosso destino a potenciais clientes”.
Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, explicou ao Publituris que a ‘Feel Portugal’ trata-se de um “conjunto de empresas, que há cerca de seis meses trocaram impressões no sentido de desenvolver acções concretas de promoção em vários mercados emergentes”. O responsável esclareceu que a criação da associação jurídica ‘Feel Portugal’ foi uma necessidade para que se pudessem candidatar a fundos públicos disponibilizados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “mas trata-se de uma associação informal”.
Uma das metas da Feel Portugal será aparecer juntos em feiras internacionais do sector turístico, promover acções promocionais “onde iremos convidar agentes de viagem e ‘decision makers’ a visitar o nosso destino, concretamente a região Norte, Lisboa e o Algarve, ficando nas nossas unidades, com o apoio da TAP nas viagens”. Estas iniciativas pretendem traduzir-se em “incentivos para vendas do destino Portugal”.
Inicialmente, a Feel Portugal tem o seu foco direccionado ao mercado alemão, “porque acreditamos que temos um grande potencial de crescimento”. Pedro Lopes descreve que a principal motivação de férias (80%) do alemão cinge-se ao sol e praia e ao descanso em família, segmento no qual se enquadra a oferta que as empresas que integram a ‘Feel Portugal’ disponibilizam. Dos 100% dos alemães que viajam, apenas 1,3% é que escolhem Portugal, refere o administrador do Grupo Pestana: “Portugal tem um trabalho a fazer para captar mais alemães, (…) não nos parece difícil crescer mais neste mercado”. Neste sentido, a TAP, parceira da Feel Portugal, está também a desenvolver novos voos para a Alemanha, nomeadamente para Hannover no próximo Verão IATA.
Pedro Lopes indica que, “se a primeira acção, que ainda não está definida, correr bem, avançaremos para outros mercados”.