Grupos hoteleiros criam ‘Feel Portugal’
O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação para lançar acções promocionais comuns no estrangeiro.
Raquel Relvas Neto
AHP debate restrições à circulação de autocarros no centro histórico do Porto com a Câmara Municipal
Nova Edição: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Edição Digital: 50 anos da Marina de Vilamoura, estudo “Distribuição Turística”, ‘Espanha Verde’, Cuba, easyJet e Festuris
Madeira recebe 11.ª edição dos World Golf Awards
Alunos das Escolas do Turismo de Portugal ganham medalhas internacionais
Universidade do Algarve recebe última sessão das conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”
Turismo do Alentejo e Ribatejo aprova plano de atividade com acréscimo de 50%
Soltrópico anuncia novos charters para Enfidha no verão de 2025
Concorrência dá ‘luz verde’ à compra da Ritmos&Blues e Arena Atlântico pela Live Nation
Número de visitantes em Macau sobe 13,7% para mais de três milhões em outubro
A ‘Feel Portugal’ é a mais recente iniciativa privada para promover o destino Portugal nos mercados emissores. O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação jurídica que visa lançar acções promocionais comuns no estrangeiro “para mostrar o nosso destino a potenciais clientes”.
Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, explicou ao Publituris que a ‘Feel Portugal’ trata-se de um “conjunto de empresas, que há cerca de seis meses trocaram impressões no sentido de desenvolver acções concretas de promoção em vários mercados emergentes”. O responsável esclareceu que a criação da associação jurídica ‘Feel Portugal’ foi uma necessidade para que se pudessem candidatar a fundos públicos disponibilizados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “mas trata-se de uma associação informal”.
Uma das metas da Feel Portugal será aparecer juntos em feiras internacionais do sector turístico, promover acções promocionais “onde iremos convidar agentes de viagem e ‘decision makers’ a visitar o nosso destino, concretamente a região Norte, Lisboa e o Algarve, ficando nas nossas unidades, com o apoio da TAP nas viagens”. Estas iniciativas pretendem traduzir-se em “incentivos para vendas do destino Portugal”.
Inicialmente, a Feel Portugal tem o seu foco direccionado ao mercado alemão, “porque acreditamos que temos um grande potencial de crescimento”. Pedro Lopes descreve que a principal motivação de férias (80%) do alemão cinge-se ao sol e praia e ao descanso em família, segmento no qual se enquadra a oferta que as empresas que integram a ‘Feel Portugal’ disponibilizam. Dos 100% dos alemães que viajam, apenas 1,3% é que escolhem Portugal, refere o administrador do Grupo Pestana: “Portugal tem um trabalho a fazer para captar mais alemães, (…) não nos parece difícil crescer mais neste mercado”. Neste sentido, a TAP, parceira da Feel Portugal, está também a desenvolver novos voos para a Alemanha, nomeadamente para Hannover no próximo Verão IATA.
Pedro Lopes indica que, “se a primeira acção, que ainda não está definida, correr bem, avançaremos para outros mercados”.