Grupos hoteleiros criam ‘Feel Portugal’
O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação para lançar acções promocionais comuns no estrangeiro.

Raquel Relvas Neto
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A ‘Feel Portugal’ é a mais recente iniciativa privada para promover o destino Portugal nos mercados emissores. O Grupo Pestana, Tivoli, Vila Galé, Sana Hotels e, mais recentemente, a Visabeira Turismo juntaram-se e criaram a associação jurídica que visa lançar acções promocionais comuns no estrangeiro “para mostrar o nosso destino a potenciais clientes”.
Pedro Lopes, administrador do Grupo Pestana, explicou ao Publituris que a ‘Feel Portugal’ trata-se de um “conjunto de empresas, que há cerca de seis meses trocaram impressões no sentido de desenvolver acções concretas de promoção em vários mercados emergentes”. O responsável esclareceu que a criação da associação jurídica ‘Feel Portugal’ foi uma necessidade para que se pudessem candidatar a fundos públicos disponibilizados pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), “mas trata-se de uma associação informal”.
Uma das metas da Feel Portugal será aparecer juntos em feiras internacionais do sector turístico, promover acções promocionais “onde iremos convidar agentes de viagem e ‘decision makers’ a visitar o nosso destino, concretamente a região Norte, Lisboa e o Algarve, ficando nas nossas unidades, com o apoio da TAP nas viagens”. Estas iniciativas pretendem traduzir-se em “incentivos para vendas do destino Portugal”.
Inicialmente, a Feel Portugal tem o seu foco direccionado ao mercado alemão, “porque acreditamos que temos um grande potencial de crescimento”. Pedro Lopes descreve que a principal motivação de férias (80%) do alemão cinge-se ao sol e praia e ao descanso em família, segmento no qual se enquadra a oferta que as empresas que integram a ‘Feel Portugal’ disponibilizam. Dos 100% dos alemães que viajam, apenas 1,3% é que escolhem Portugal, refere o administrador do Grupo Pestana: “Portugal tem um trabalho a fazer para captar mais alemães, (…) não nos parece difícil crescer mais neste mercado”. Neste sentido, a TAP, parceira da Feel Portugal, está também a desenvolver novos voos para a Alemanha, nomeadamente para Hannover no próximo Verão IATA.
Pedro Lopes indica que, “se a primeira acção, que ainda não está definida, correr bem, avançaremos para outros mercados”.