EL AL aposta nas ligações entre Portugal e Israel
A Sund’or International Airlines, companhia subsidiária da transportadora israelita, irá reforçar voos entre Lisboa e Tel Aviv durante o próximo ano.

Marta Barradas
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A Sund’or International Airlines, companhia subsidiária da transportadora israelita EL AL, anunciou esta terça-feira, em Lisboa, num encontro que decorreu no hotel Tivoli Oriente Lisboa, o reforço de novos voos entre Lisboa e Tel Aviv para Maio de 2014.
A companhia charter, que iniciou a operação entre os dois destinos em Julho de 2009, irá contar novamente com um voo semanal regular, entre 25 de Maio a 28 de Outubro de 2014, às terças-feiras. O voo de Tel Aviv até Lisboa irá sair às 16h10 da hora local, enquanto o voo de Lisboa com destino a Tel Aviv será pelas 21h15, ambos na hora local, respectivamente.
Para a Champions League, que irá decorrer em Lisboa, a companhia charter da EL AL irá igualmente reforçar as ligações entre os dois destinos no dia 23 de Maio, com um voo extra a partir de Tel Aviv pelas 02h20 e, a partir de Lisboa, pelas 07h25.
Ainda na celebração do dia Judaico Succoth, nos dias 9 e 16 de Outubro (quintas-feiras), serão reforçados voos a partir de Tel Aviv às 16h10, e a partir de Lisboa pelas 21h15.
Ruthi Frankel Lifshitz, directora de vendas e marketing da Sund’or, disse no evento que “Lisboa é um destino programado, não pensamos apenas no mercado Israelita. Estamos interessados em aumentar o negócio a partir de Portugal e estender o período de operação, adicionando frequências semanais, se a procura assim justificar”.
Quanto ao desempenho da companhia subsidiária em Lisboa, a responsável adiantou que em 2012 foram transportados 5050 passageiros, num total de 15 voos, correspondendo a 74% de load factor.
Já em 2013, a Sund’or transportou 5200 passageiros entre os dois destinos, num total de 21 voos, correspondendo a 70% de load factor, dos quais “540 passageiros eram portugueses em grupos LIS-TLV-LIS”, avançou Ruthi Lifshitz na sua apresentação.
Durante o encontro, Tzipora Rimon, embaixadora de Israel em Portugal, ressalvou a importância do aumento da actividade do turismo em Portugal, e afirmou que “o interesse por Portugal tem vindo a aumentar”, referindo-se aos turistas israelitas. A responsável adiantou ainda: “trabalhamos para aumentar os laços” entre Israel e Portugal, referindo que já havia contactado com a secretaria de Estado do Turismo em Fevereiro passado.
Assim, o objectivo daquele país e da companhia aérea EL AL, é o de “aumentar o contacto entre Israel e Portugal”, concluiu Tzipora Rimon.
Walter Wasercier, director-geral para Espanha e Portugal da EL AL, destacou o facto de Israel ser um destino muito além do que apenas para turismo religioso. O responsável refere sete segmentos do destino: o enoturismo, o turismo de saúde, turismo cultural, turismo de segmento LGBT, segmento de luxo, turismo religioso e turismo de negócios.
Israel tem como principal mercado a Suiça, sendo o país que mais visita aquele local. Dados referentes ao ano de 2012 referem que o país recebeu cerca de 3,5 milhões de visitantes.
Portugal e Espanha são também dois mercados muito importantes para o país, correspondendo a 10 mil e 55 mil visitantes do destino, respectivamente.