Mais de 100 mil visitantes no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2025, que decorreu entre 21 de março e 6 de abril, sob o tema da “Ciência”, revelou-se um grande sucesso, tendo acolhido cerca de 100 mil visitantes ao longo destes dias, revela a organização.

Publituris
Receitas turísticas de janeiro crescem 8,7% e ultrapassam os 1,5MM€
Portugal no Top 20 para viver e trabalhar, diz ranking da Henley&Partners
Norfin investe na construção de hotel cinco estrelas no Palmares Ocean Living & Golf
“Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”, diz José Luís Arnaut, presidente-adjunto da ATL
A 22ª edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos encerrou a edição de 2025 com grande sucesso. A vila recebeu cerca de 100 mil visitantes e o evento destacou-se pela presença de chefs pasteleiros de inquestionável qualidade e de figuras de renome internacional.
“Fomos brindados com verdadeiras obras-primas da pastelaria e chocolataria, surpreendendo e deliciando todos os que por cá passaram”, realça o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel. “Gostaria de enaltecer a participação dos nossos talentosos atores locais, que se juntaram a esta grande celebração, contribuindo com a sua arte e dedicação para criar um ambiente verdadeiramente mágico e acolhedor., disse o autarca, reforçando que este evento coloca Óbidos no mapa dos grandes acontecimentos nacionais e internacionais.
Para Ricardo Duque, presidente do conselho de administração da Óbidos Criativa, empresa organizadora do festival, esta foi uma edição que veio consolidar o processo qualitativo que o festival tem vindo a fazer desde 2022 ao nível da profissionalização do evento, reunindo as marcas mais identificativas do chocolate, os profissionais mais conceituados na área, mas também investindo na formação de novos talentos através da aliança com os institutos formativos. “Todo este projeto visa criar um evento de elevada qualidade sem nunca esquecer quem nos visita, proporcionando um conjunto de experiências lúdicas e pedagógicas para as famílias, sempre com muito chocolate à mistura”, afirma o responsável, que garante para 2026 continuar a inovar e a fazer crescer o potencial deste festival.
Ao longo das três semanas de festival, os visitantes puderam desfrutar de uma vasta programação recheada de experiências e atividades dedicadas ao chocolate, entre elas muitos momentos de showcooking, demonstrações e vários concursos que reuniram diversos talentos. O tema deste ano explorou as novas fronteiras da gastronomia, com destaques como a presença do chef Jordi Roca, do El Celler de Can Roca, de Girona, restaurante com três estrelas Michelin e uma Estrela Verde, a criação de uma Tablete XXXL de Chocolate do Dubai com cerca de 100 quilos, e a participação de João Carlos Silva, de São Tomé e Príncipe, conhecido pelo seu programa “Na Roça com os Tachos”, na RTP.
A edição de 2025 contou com a presença de mais de 90 chefs, 85 toneladas de chocolate e mais de 50 marcas que encantaram os participantes com suas criações e técnicas inovadoras, em conjunto com 90 horas de programação que reuniram muitas abordagens ao ingrediente de sucesso: o Chocolate.
Este ano, o festival reafirmou o seu compromisso com a profissionalização e qualidade, promovendo a formação de novos talentos e consolidando parcerias com instituições de ensino e grandes academias do setor, como as escolas de gastronomia, com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) e com o Turismo de Portugal, o que se mostrou fundamental para a continuação do sucesso do evento.
Para a edição de 2026, o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos promete continuar a inovar e a expandir o seu potencial, mantendo-se fiel à sua missão de ser uma referência global na gastronomia e na promoção de experiências lúdicas e pedagógicas para todas as idades.